Diferentes variedades no mesmo terrário

Texugo

Hifa
Membro Ativo
Te respondo com outras perguntas.

Qual o problema que pensou que pode ocorrer?

Como é o processo da frutificação?

Psilocybe cubensis é diferente de psilocybe cubensis?

Os parâmetros são diferentes?
 

dinooficial420

Esporo
Membro Novo
Estou mais interessado em saber se isto afeta o desenvolvimento do P.Cubensis. No meu experimento inicial (primeiro cultivo) coloquei dois cases, cada um colonizado com uma variedade diferente, TPB e Florida. Ambos pinaram juntos, contudo o Florida abortou tudo, o TPB cresceu forte. Ambos foram ao mesmo tempo para o DUNK, após a colheita. Desta vez, o TPB não pinou e o Florida cresceu forte. Por isto surgiu esta dúvida.
 

Texugo

Hifa
Membro Ativo
Os cogumelos pequenos podem ser uma característica apenas desse lote/cultivo (substrato, condições de colonização etc),ou a genética mesmo, se é tudo de uma única cultura.
Carimbos apresentam bastante variação mesmo entre um mesmo carimbo, já que cada um dos esporos tem a sua própria genética que dará origem à morfologia, dentro das características daquela cepa / strain / variedade.

Dentre as condições de controle do cultivo e terrário, o que favorece o tamanho dos cogumelos é o micélio estar bem "enraizado", para conseguir pinar com bases bem "gordas" que darão origem a cogumelos grandes, desde que haja condições favoráveis para desenvolvimento do fruto (nutrientes e umidade disponível).

No seu caso os seus cogumelos não parecem muito aquém das imagens que temos na biblioteca para a strain Cambodian Gold, a não ser pelo tamanho, e tem uma quantidade razoável de cogumelos. Pode ser que pela profundidade das quentinhas, a altura do substrato colonizado esteja limitando o micélio um tanto, ou seja um fato relacionado com aquela sua dúvida sobre a colonização da camada de casing.

E aguarde o segundo flush, talvez ainda saiam cogumelos maiores.
 
Superior