Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Diário de cultivo (primeiro cultivo) strain autralian.

Diário de cultivo completo.
Faaala essa galera, esse é meu primeiro poste no fórum depois da apresentação... Então depois de muita pesquisa e leitura aqui no CM inoculei no dia 23/10 meus esporos de uma seringa adquirida na internet a qual dizem ser da strain australian.

Sou biólogo, então já estou bastante familiarizado com o ciclo de vida, preparação de substratos e protocolos de desinfestação...

Pela dificuldade em encontrar vermiculita em minha cidade optei por fazer meu substrato com arroz integral quebrado + fibra de coco, feito na proporção de 2fibra/1arroz.

Utilizei três copos de vidro, nos quais inoculei em média 1ml por furo, fazendo quatro furos.
segui todo o protocolo indicado no fórum, preparação do substrato, esterilização usando PP, limpei o local de trabalho utilizando álcool 70%, fechei o local para evitar correntes de ar durante a inoculação e utilizei uma caixa organizadora deitada como uma "capela" também pra evitar a circulação de ar.

Não estou usando uma incubadora, acho que aqui na minha cidade tenho boas condições de temperatura e umidade, os copos estão dentro de uma gaveta que foi previamente limpa com álcool.

Passados 7 dias desde que iniciei o processo, tenho a impressão de que está tudo em ordem, sem surpresas.

Seguem as fotos que tirei até agora.

foto tirada no dia 23/10 após a inoculação

a64ee328-6413-4192-a3d4-e136439a538c.jpg

foto tirada no dia 28/10, onde é possível ver micélio dando seus primeiros sinais de vida.
9f43de9a-a562-496e-9bd5-93755d237952.jpg

foto tirada no dia 30/10, parece que está tudo nos conformes.
e23e8062-718a-425e-bca0-5dad029370d1.jpg

Última edição por um moderador:
Então é melhor cuidar e compra a sílica gel pra secar os futuros cogumelos :fumar:

Paz.

Galera, em breve, terminado meu primeiro cultivo, após fazer alguns carimbos, pretendo iniciar a minha fase de testes e farei as minhas considerações pra vcs.
Ainda vou dar uma estudada sobre a fisiologia dos fungos, influência da disponibilidade de carbono, nitrogenio e etc no substrato, mas já queria adiantar uma ideia que tive esses dias.
Provavelmente alguns de vcs já sabem, mas tanto na compostagem quanto na vermicompostagem, minhocário, onde é produzido o húmus de minhoca, se produz um adubo liquido, que fica no fundo da composteira. Então tenho pensado em possibilidades de enriquecimento do casing, que se tornaria um bulking no caso.
Minha ideia é usar a fibra de coco + essa parte líquida do húmus de minhoca para umidecer a fibra de Coco, certamente os resultados serão os mesmos de um bulking tradicional, talvez até melhor, já que possivelmente os nutrientes serão absorvidos com mais facilidade.
Em breve vira uma sequência de testes hehe.
Grande abraço e mais uma vez obrigado a todos da comunidade pelas informações, pelo apoio e atenção.

Boa tarde gente, venho fazer atualizações sobre a situação do meu atual cultivo... Estou com algumas dúvidas:

A primeira e sobre a irregularidade dos pins, acontece que depois que surgiram os primeiros, um ou dois dias depois continuaram surgindo novos, então tenho alguns cogumelos que certamente amadurecerão muito antes dos outros caso eles de fato cheguem a ser desenvolver. Existe meio de tornar a pinagem e o desenvolvimento mais uniformes no casing?

A segunda é o seguinte, como podem ver nas fotos abaixo, a estirpe principalmente dos cogus do balde parecem estar muito pouco desenvolvidas, bem finas. Isso pode ser sinal de alguma deficiência? Tem algo que eu possa fazer em relação a isso?

E por último e sobre a umidade, não tenho borrifado o casing com água, segundo informações da galera isso poderia acabar provocando abortos, entao borrifo apenas as paredes do terrário para tentar manter a umidade agradável para eles. Estou com receio de que o substrato fique seco para a continuação do desenvolvimento deles, o que acham?

Seguem as fotos da situação atual, e de bônus, uma foto da balança que comprei esses dias para pesar meus garotos.

Grande abraço a todos.

Anexos

• IMG-20161122-WA0006.jpg
    IMG-20161122-WA0006.jpg
    96.9 KB · Visualizações: 47
  • IMG-20161122-WA0005.jpg
    IMG-20161122-WA0005.jpg
    146 KB · Visualizações: 49
  • IMG-20161122-WA0004.jpg
    IMG-20161122-WA0004.jpg
    127.8 KB · Visualizações: 49
  • IMG-20161121-WA0031.jpeg
    IMG-20161121-WA0031.jpeg
    281.1 KB · Visualizações: 45
Existe meio de tornar a pinagem e o desenvolvimento mais uniformes no casing?

Pelo que sei, o único jeito de ter pinagem uniforme é com clonagem, assegurando que haverá apenas um micélio no bolo. Seu bolo pina desuniforme devido à inoculação multi-esporos, que gera o crescimento de diversos micélios pelo bolo, tendo cada um seu ritmo. :coffee:

A segunda é o seguinte, como podem ver nas fotos abaixo, a estirpe principalmente dos cogus do balde parecem estar muito pouco desenvolvidas, bem finas. Isso pode ser sinal de alguma deficiência? Tem algo que eu possa fazer em relação a isso?

Se são esses da foto, tá tudo normal. :)

E por último e sobre a umidade, não tenho borrifado o casing com água, segundo informações da galera isso poderia acabar provocando abortos, entao borrifo apenas as paredes do terrário para tentar manter a umidade agradável para eles. Estou com receio de que o substrato fique seco para a continuação do desenvolvimento deles, o que acham?

Eu não borrifo nada, mas pelo que vejo de quem borrifa em face a este tipo de pergunta, o que não pode é cair gota grande nos cogumelos, ficar condensado em cima, molhar mesmo. Mas se borrifar bem fina névoa, não prejudica em nada cair no cogumelo.

Mas alguém mais experiente pode me corrigir ou confirmar essa afirmação. :bigode:

Seguem as fotos da situação atual, e de bônus, uma foto da balança que comprei esses dias para pesar meus garotos.

Excelente, as fotos e a balança para controle da dosagem. Parabéns. :)

Seu bolo pina desuniforme devido à inoculação multi-esporos, que gera o crescimento de diversos micélios pelo bolo, tendo cada um seu ritmo.
Tambem, mas fazendo o re-casing ajuda a pinagem ficar mais uniforme, teoricamente.

Eu não borrifo nada, mas pelo que vejo de quem borrifa em face a este tipo de pergunta, o que não pode é cair gota grande nos cogumelos, ficar condensado em cima, molhar mesmo. Mas se borrifar bem fina névoa, não prejudica em nada cair no cogumelo.

Mas alguém mais experiente pode me corrigir ou confirmar essa afirmação. :bigode:
Mesmo com fina nevoa pode provocar abortos sim, experiencia própria.

Boa tarde essa galera, não trago fotos pois fiz um backup para o PC pra não ficar carregando essas fotos no bolso por ande ando. Mas venho dizer que deu e está dando tudo certo, 60g colhidos do primeiro flush do balde, 20g colhido do primeiro flush da garrafa, e estão ambos indo para o segundo.

Fiz duas trips em duas ocasiões distintas e com doses também distintas, um teste com 10g frescos, comidos in natura e em casa(obs: passadas 2h eu acrescentei 5g na minha viagem), e outra com 2g secos em um show de Paulinho da viola que houve aqui na concha acústica (dessa vez acompanhado de minha namorada com 0,5g rsrsrs), ambas foram maravilhosas talvez futuramente apareça por aqui para falar sobre elas, mas por hora sinto que preciso de um tempo, digerir TUDO ISSO, é muita coisa.

Aproveito a ocasião para pedir que cuidem muito bem desse conhecimento, temos que ter respeito, cuidado, na minha opinião não e desejável que esse conhecimento ou ou próprios chapeludos se popularizem, pois acho que isso pode significar banalização, e com ela sem duvidas virão os problemas!

Gostaria de agradecer a todos do fórum, agradecer pelo material de ótima qualidade, pelas dicas e pela atenção.

Grande abraço a todos, apesar de dar um pause por enquanto, ainda estarei por aqui, caso alguém queira saber detalhes, novidades, trocar uma ideia podem mandar uma mensagem!

Editado para deixar duas de muitas fotos que foram tiradas durante o processo XD!

Vlw galera

Anexos

• IMG_20161123_223641.jpg
    IMG_20161123_223641.jpg
    367.1 KB · Visualizações: 47
  • IMG_20161123_225427.jpg
    IMG_20161123_225427.jpg
    200.2 KB · Visualizações: 45
Última edição por um moderador:
Back