Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Diário de cultivo (primeiro cultivo) strain autralian.

Diário de cultivo completo.
Faaala essa galera, esse é meu primeiro poste no fórum depois da apresentação... Então depois de muita pesquisa e leitura aqui no CM inoculei no dia 23/10 meus esporos de uma seringa adquirida na internet a qual dizem ser da strain australian.

Sou biólogo, então já estou bastante familiarizado com o ciclo de vida, preparação de substratos e protocolos de desinfestação...

Pela dificuldade em encontrar vermiculita em minha cidade optei por fazer meu substrato com arroz integral quebrado + fibra de coco, feito na proporção de 2fibra/1arroz.

Utilizei três copos de vidro, nos quais inoculei em média 1ml por furo, fazendo quatro furos.
segui todo o protocolo indicado no fórum, preparação do substrato, esterilização usando PP, limpei o local de trabalho utilizando álcool 70%, fechei o local para evitar correntes de ar durante a inoculação e utilizei uma caixa organizadora deitada como uma "capela" também pra evitar a circulação de ar.

Não estou usando uma incubadora, acho que aqui na minha cidade tenho boas condições de temperatura e umidade, os copos estão dentro de uma gaveta que foi previamente limpa com álcool.

Passados 7 dias desde que iniciei o processo, tenho a impressão de que está tudo em ordem, sem surpresas.

Seguem as fotos que tirei até agora.

foto tirada no dia 23/10 após a inoculação

a64ee328-6413-4192-a3d4-e136439a538c.jpg

foto tirada no dia 28/10, onde é possível ver micélio dando seus primeiros sinais de vida.
9f43de9a-a562-496e-9bd5-93755d237952.jpg

foto tirada no dia 30/10, parece que está tudo nos conformes.
e23e8062-718a-425e-bca0-5dad029370d1.jpg

Última edição por um moderador:
sobre o termo monotube, me refiro ao casing feito diretamente no balde

Cuidado com os termos, o monotub é um técnica de bulking, ou seja, vc precisa usar os bolos PF ou qualquer outra forma de spawn, para colonizar um substrato pasteurizado. Já o casing é apenas uma camada de material não nutritivo direto sobre o spawn de grãos ou bolo PF.

Cuidado com os termos, o monotub é um técnica de bulking

Não necessariamente... A técnica diz respeito ao tipo de terrário usado e não ao tipo de substrato usado. O que ocorre é que como nesta técnica você tem um espaço maior para ser utilizado por isso muitos preferem aumentar a quantidade de substrato para aproveitar melhor o espaço. E por isso recorrem ao bulk para este proposito.

Mas não terá problema algum se não usar um substrato Bulk. Se usar apenas um bolo PF despedaçado por exemplo, não tem problema algum.

Já o casing é apenas uma camada de material não nutritivo direto sobre o spawn de grãos ou bolo PF.
E também casing e bulk podem ser somados. Um não exclui o outro. São técnicas diferentes usadas para propósitos diferentes...

Não quebre um bolo pra fazer casing. Não há beneficio e acrescenta a chance de contaminação. A pf tek foi feita pra aniversariar o bolo, claro que tambem serve como substrato, mas o micelio usara energia para recolonizar que poderia estar usando para gerar cogumelos.

É anedótico mas praticamente todo mundo que vi utilizar bolo como spawn acabou rendendo menos do que o proprio bolo em terrario adequado. De preferencia invista em uma perlita ou argila expandida para fornecer umidade aos bolos e se quiser casing ou bulk use grãos.

Não quebre um bolo pra fazer casing. Não há beneficio e acrescenta a chance de contaminação.

Sei que não há necessidade de quebrar o bolos para fazer um casing, mas creio que há benefícios sim. Estimulando o crescimento e avanço do micélio na camada de casing. Na minha opinião se usar assepsia a chances de contaminar são poucas. Já fiz várias vezes, apenas usando luvas e batendo um desinfetante no ambiente e contaminação, zero! Vale lembrar a importância de pasteurizar a camada de casing que ajuda combater a contaminação e estimula o crescimento do micélio!

A pf tek foi feita pra aniversariar o bolo, claro que também serve como substrato, mas o micélio usara energia para recolonizar que poderia estar usando para gerar cogumelos.

Mais até aonde eu saiba essa é a intenção quando fizemos um casing, por isso colocamos de volta na incubadora e esperamos o avanço do micélio na camada de casing para colocar no terrário! Se for pensar dessa maneira então porque não deixar o casing de lado e seguir com a técnica PF?

É anedótico mas praticamente todo mundo que vi utilizar bolo como spawn acabou rendendo menos do que o próprio bolo em terrário adequado.

Talvez isso ocorreu pela falta de prática ao fazer o casing ou outro motivo qualquer. Lembro que fiquei um bom tempo sem cultivar, quando voltei usando a técnica PF, o meus bolos renderam bem pouco. Como os bolos era pequeno e já estavam no TERCEIRO flush, resolvi fazer um casing utilizando essa técnica aqui: Casing - Método PF Casing

O resultados?

Quatro levas/flushes;
segundo-flush01.jpg segundo-flush02.jpg segundo-flush03.jpg segundo-flush04.jpg

PsychoEvie, Ainda não vi um monotub de sem ser bulk, mas realmente, nada impede de ser feito só com spawn, mas haja a spawn kkkk.

Haja mesmo... Eu por exemplo quando fiz meu monotub usei esse potão com certa de 1 litro de spawn (só o azul embaixo, os outros não.)

Visualizar item de mídia 2454
Dai juntei com mais uns 3 litros de bulk pra completar. Imagina se eu tivesse que esperar mais 3 potes desses com spawn colonizar? Quando se trabalha com grande quantidade de substrato é ai que o bulk vale muito a pena por deixa as coisas mais fácil.

Visualizar item de mídia 2471
É anedótico mas praticamente todo mundo que vi utilizar bolo como spawn acabou rendendo menos do que o proprio bolo em terrario adequado.

Isso é estranho porque se o bolo foi despedaçado para fazer o casing você não saberia como ele iria render inteiro no terrário, então não entendi essa sua comparação.

Respeito a sua opinião @gldtn. Ja ouvi argumentos pra ambos os lados varias vezes, e nunca ha consenso, portanto aceito todas as possibilidades.

Se me puder fazer mais claro: a única vantagem da pf tek é a possibilidade de aniversariar direto do bolo, visto que como substrato, é pouco nutritivo (a vermiculita em si Nada acrescenta). Logo, não vejo vantagem sobre um casing/bulk de substrato pf comparado a um bulk de centeio, por exemplo. Os grãos sao tambem mais quebradiços, facilitando o desenvolvimento micelial, enquanto o bolo é mais uniforme.

Além disso, estimar rendimento pra mim não é possivel pois uso multiesporos na maior parte das vezes entao a variaçao é enorme. Ja tive bolos que renderam muito e monotubs com muito mais substrato que rendeu pouco. So seria valida uma comparação proveniente de um cultivo de isolamento.

Acredito pessoalmente que um casing de pf so é mais pratico, pode render mais por ser mais *simples* de manter as condições adequadas, mas mantenho a posiçao de que os bolos em uma SGFC rendem mais.

Última edição:
Boa tarde galera, a discussão bombou aki kkkkkk, muito grato. Ainda não estou certo sobre qual técnica vou utilizar, mas enfim. Segue foto de como está um dos bolos agora, segundo minha namorada tá quase 100%, desculpem a qualidade da imagem, foi tirada com o celular dela, vou esperar eles se consolidarem enquanto providencio o terrário, acho que vou de caixa organizadora e argila expandida, furos com micropore e nada mais, sem termômetro, sem higrômetro, borbulhador lâmpadas, cooler etc. meio xuxa, mas não tô com grana pra fazer um terrário decente. E isso

Anexos

• IMG-20161107-WA0004.jpg
    IMG-20161107-WA0004.jpg
    67.6 KB · Visualizações: 16
Boa tarde galera, a discussão bombou aki kkkkkk, muito grato. Ainda não estou certo sobre qual técnica vou utilizar, mas enfim. Segue foto de como está um dos bolos agora, segundo minha namorada tá quase 100%, desculpem a qualidade da imagem, foi tirada com o celular dela, vou esperar eles se consolidarem enquanto providencio o terrário, acho que vou de caixa organizadora e argila expandida, furos com micropore e nada mais, sem termômetro, sem higrômetro, borbulhador lâmpadas, cooler etc. meio xuxa, mas não tô com grana pra fazer um terrário decente. E isso

Nem precisa ir de caixa organizadora, que são caras. Pode ir de baldes ou garrafa Pet, que também rendem ótimos ambientes de frutificação!
.

Nem precisa ir de caixa organizadora, que são caras. Pode ir de baldes ou garrafa Pet, que também rendem ótimos ambientes de frutificação!
.

E aí man... Eu só tenho a impressão de que um balde não teria espaço suficiente para frutificar três bolos, e pretendo continuar cultivando meus cogus, experimentando e tal, acho que vai valer a caixa.

Mas obrigado pela dica man, a participação de vcs tem me ajudado bastante, sobretudo na contenção de ansiedade rsrs.

Forte abraço

Respeito a sua opinião @gldtn. Ja ouvi argumentos pra ambos os lados varias vezes, e nunca ha consenso, portanto aceito todas as possibilidades

Bom, não vou acrescentar muito para não atrapalhar o diário do nosso amigo!

Também respeito a sua, o que mais gosto da micologia amadora é que todos podemos fazer nossos próprios teste e tirar nossas próprias conclusões. Por isso costumamos dizer que a melhor técnica é aquela que funciona para você!

Se me puder fazer mais claro: a única vantagem da pf tek é a possibilidade de aniversariar direto do bolo, visto que como substrato, é pouco nutritivo (a vermiculita em si Nada acrescenta).

A vantagem da PF Tek vai além de poder aniversariar direto no bolo e é claro que a vermiculita não acrescenta nutritivos, a função dela é outra como ajudar criar um ambiente favorável para os chapeludos crescer.

Logo, não vejo vantagem sobre um casing/bulk de substrato pf comparado a um bulk de centeio, por exemplo.

Entendi.. agora vejo o porque da sua resposta acima. Só acho que não devemos comparar uma a outra. Embora ambas são técnicas de casing, as duas tem propósitos diferentes. Uma foi feita para facilitar para os novatos que estão querendo sair dos bolos e aventurar em casing, a outro já é para os cultivadores mais avançados que já tem certa prática com casing. Então se você for compara as duas, é claro que você não vai ver vantagens em PF Tek > Casing. Mais não deixa de ser um técnica perfeitamente valida para novatos!

Além disso, estimar rendimento pra mim não é possivel pois uso multiesporos na maior parte das vezes entao a variaçao é enorme. Ja tive bolos que renderam muito e monotubs com muito mais substrato que rendeu pouco. So seria valida uma comparação proveniente de um cultivo de isolamento.

Acredito pessoalmente que um casing de pf so é mais pratico, pode render mais por ser mais *simples* de manter as condições adequadas, mas mantenho a posiçao de que os bolos em uma SGFC rendem mais.

A técnica e o substrato, a quantia do substrato e o tipo de terrário não são os único fatores que vai definir o rendimento! Caso ao contrario todos estaria usando a mesma técnica, os mesmo substratos, os mesmo terrário, e a micologia amadora não teria muito mistério.

boooa tarde essa galera, trago boas novas... acabo de aniversariar meu primeiro bolo, optei por fazer um casing num balde pequeno, usando fibra de coco mesmo, quando quebrei o bolo me surpreendi de mais com a saúde desse micélio.

Uma duvida galera, acho que a temperatura por aqui tem ficado um pouco alta para a frutificação, durante o dia segundo a previsão do tempo tem ficado mais ou menos 28º a noite reza a lenda que chega aos 24º, será que terei dificuldades em frutificar?

Seguem as fotos:

Anexos

• IMG_4183.JPG
    IMG_4183.JPG
    148.1 KB · Visualizações: 33
  • IMG_4184.JPG
    IMG_4184.JPG
    210.1 KB · Visualizações: 35
  • IMG_4187.JPG
    IMG_4187.JPG
    167.4 KB · Visualizações: 34
  • IMG_4186.JPG
    IMG_4186.JPG
    151.1 KB · Visualizações: 36
  • IMG_4191.JPG
    IMG_4191.JPG
    206.5 KB · Visualizações: 36
  • IMG_4192.JPG
    IMG_4192.JPG
    274.3 KB · Visualizações: 38
  • IMG_4197.JPG
    IMG_4197.JPG
    174.7 KB · Visualizações: 34
Não quebre um bolo pra fazer casing. Não há beneficio e acrescenta a chance de contaminação. A pf tek foi feita pra aniversariar o bolo, claro que tambem serve como substrato, mas o micelio usara energia para recolonizar que poderia estar usando para gerar cogumelos.

Boa tarde meu nobre, a principio não participei dessa discussão, mas agora segue minha opinião:

Bom, creio que haja vantagem sim em quebrar um bolo PF para utilizar em um casing, já que no caso bolo os cogumelos tem apenas a superfície do bolo para se desenvolverem, quando nós o quebramos aumentamos em muito a área disponível para seu desenvolvimento.

Outra coisa sobre a qual andei refletindo, é sobre o substrato escolhido, acontece que utilizei fibra de coco como substitutitutivo à vermiculita. Embora não se compare ao esterco ou o húmus de minhoca, a fibra de coco também tem valor nutritivo, sendo uma fonte enorme de carbono que dentre outras coisas é responsável pela formação de biomassa, então diferente da vermiculita ela não servirá apenas para fornecer umidade ao Psilocybe e Isso fica bem claro quando observamos uma das fotos que tirei na qual é visível que o micélio colonizou o "selo" que fiz com a fibra de coco, e pelo que andei vendo aqui no forúm não ocorre o mesmo com a vermiculita.
Baseado no que disse acima até questiono se ao utilizar fibra de coco ainda assim podemos classificar a tek utilizada como casing.

grande abraço a todos, espero em breve trazer boas novas

Boa noite galera, não tive tempo de postar antes, mas ontem aniversáriei outro bolo, dessa vez na garrafa pet de 2,5l, estou mantendo a tampa bem perto do micélio para aumentar a umidade e as vezes borrifo água (gelada) e estou usando fibra de coco umedecida mo fundo da garrafa, acho que pode estar pequena em diâmetro...
Também "Fiz um dunk" de algumas horas enquanto preparava as coisas e assistia um filme, não vai dar pra ver nas fotos, mas aparentemente já tem nós miceliais no bolo segue foto.
E segue foto do andamento do balde também. o que pra estimular a pinagem no balde e evitar que ele fique eternamente colonizando a fibra?
A ansiedade está aumentado

Anexos

• IMG_20161114_192229.jpg
    IMG_20161114_192229.jpg
    317.3 KB · Visualizações: 33
  • IMG_20161114_192246.jpg
    IMG_20161114_192246.jpg
    229.9 KB · Visualizações: 34
  • IMG_20161114_192342.jpg
    IMG_20161114_192342.jpg
    391.3 KB · Visualizações: 33
. o que pra estimular a pinagem no balde e evitar que ele fique eternamente colonizando a fibra?
No começo ele coloniza mesmo, pra formar a rede micelial. Como você tá em Salvador, poucos graus a cima da temp adequada, experimente colocar o balde dentro de outro com água e gelo, pra cair a temperatura! Vá trocando de manhã e de noite a água com gelo.

O pessoal comenta sempre aqui do LOUT:
Luminosidade
Oxigenação
Umidade
Temperatura.

Pense em como adequar cada um desses a seu terrario com o menor trabalho possível e com a menor chance de contaminação.

Chegueeei, desculpe o atraso meus amigos cogumeleiros, correria total.
Lindos micélios meu camarada, bora já ligar um incenso pra dar aquela rezada pra mãe natureza abençoar sua frutificaçã;).
Pelo visto há muito o que aprender aqui:ler::bigode:. Ja peguei a cadeira, salve salve galera:p

Fala galera, trago muito boas novas. Passados exatos 7 dias, acordei hj de manhã e encontrei um show de pins, o balde esta bombando e o bolo da garrafa também tem alguns, não tirei fotos ainda, até tentei, mas não estão muito visíveis. Quanto tempo até amadurecerem? Imagino que agora seja questão de uns 7 dias.
Observações: por aqui foi feito tudo muito na xuxa, nada de higrômetro, sem termômetro, sequer comprei vermiculita ou argila expandida. Desde o substrato até o fundo dos "terrários" (um balde e uma garrafa) foram feitos com fibra de coco.
Tô muito feliz... Aquele abraço, em breve trago mais novidades.

Galera, acabei de chegar, fui dar uma conferida e foi isso aí que encontrei, um bocado de cogumelinhos hehehe, espero voltar no próximo domingo com o meu relato de trip kkkk.

Anexos

• IMG_20161120_204603.jpg
    IMG_20161120_204603.jpg
    456.5 KB · Visualizações: 28
Última edição:
Back