Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Diário de cultivo do kinopio

Diário de cultivo completo.
==================
DIÁRIO DE CULTIVO
==================

STRAIN: Psilocybe Cubensis - Golden Teacher

PF TEK - 60% Vermiculita + 40% Arroz

Grãos:
ARROZ - parte em pó, parte triturada

Método de preparação e esterilização do substrato:
5 potes de vidro
Camada de vermiculita seca de 1cm
Esterilização 1h 20m panela de pressão

INOCULAÇÃO:
Data
03 / 12 / 2016
Seringa Golden Teacher

GloverBox?
Não

Substrato 100% colonizado
Data
29 / 12 / 2016
Fotos
pote_1_23_dias.jpg pote_3_23_dias.jpg dunk2.jpg


ANIVERSÁRIO:
DATA:
03 / 01 / 2017 após 12h de Dunk, fiz Roll depois do dunk

Esterilizado com bastante álcool em gel 70
WhatsApp Image 2017-01-03 at 11.35.12.jpeg

Compressor de aquário para umedecer o ambiente, fica bem embassado
WhatsApp Image 2017-01-04 at 09.30.21.jpeg

ESTADO ATUAL

07 / 01 / 2017 (4 dias depois do dunk e roll)

WhatsApp Image 2017-01-06 at 10.29.59 (1).jpeg WhatsApp Image 2017-01-06 at 10.29.56 (1).jpeg

Já deveria ter aparecido algum pin? Está muito úmido? (tampa muito embassada)

Temperaturas: noite 27, dia 30
 
Última edição:
Aprendizado da semana.
Os bolos branquinhos como espuma não possuem vermiculita na superfície, demoraram 8 dias (bem atípico no meu cultivo) para começar a nascer os pins.

Eles só nasceram na base do bolo onde tinha vermiculita, onde não tinha vermiculita não nasceu. Isso foi um grande aprendizado pra mim.

Folheando o teonancatl.org eu vi 4 fatores para frutificação, um deles é quando um bolo encontra uma dificuldade; barreira de crescimento.
Acho que a vermiculita se encaixa nisto.

Seus bolos estavam com o selo de vermiculita pra baixo (bolo "de pé")? Às vezes o bolo só frutifica por baixo por estar relativamente desidratado. A frutificação ocorre normalmente/aletariamente por todo o bolo quando as condições estão normais. Mas há de fato um favorecimento da pinagem onde tem vermiculita por dar muita oportunidade para formação de nós hifais (barreira/ar) e retenção de umidade. :coffee:
 
Seus bolos estavam com o selo de vermiculita pra baixo (bolo "de pé")? Às vezes o bolo só frutifica por baixo por estar relativamente desidratado. A frutificação ocorre normalmente/aletariamente por todo o bolo quando as condições estão normais. Mas há de fato um favorecimento da pinagem onde tem vermiculita por dar muita oportunidade para formação de nós hifais (barreira/ar) e retenção de umidade. :coffee:

Obrigado pela dica, mas acho que não se aplica, os bolos em questão ficaram 48h em dunk na geladeira. Acredito que esteja bem hidratados.
 
Gente,
Pasteurizei a 80 graus por 1:45 horas, duas vezes, deixei esfriar..... Hje, 48h depois tá um cheiro de fruto do mar estragado :/

Eh normal?

Minha mistura:
Humus: 10%
Esterco de vaca:40%
Fibra de coco: 10%
Vermiculita: 40%
 
Gente,
Pasteurizei a 80 graus por 1:45 horas, duas vezes, deixei esfriar..... Hje, 48h depois tá um cheiro de fruto do mar estragado :/

Eh normal?

Minha mistura:
Humus: 10%
Esterco de vaca:40%
Fibra de coco: 10%
Vermiculita: 40%


sim, se vc pasteurizou na temperatura errada facilita pra outros microorganismos tomarem conta do substrato, ainda mais usando esterco
 
É incrível a capacidade que cogumelos têm de absorver nutrientes das coisas mais inesperadas. Já li que eles conseguem utilizar até um pouco da vermiculita, o que é inesperado e não sei o quanto isso realmente é verdade, mas era um cultivador muito experiente falando isso
Cubensis é um fungo Saprofito, isto é, decompositor de matéria orgânica. Não sei da onde você viu essa informação mas é bem difícil acreditar que a vermiculita que é composta totalmente de material inorgânico seja utilizada para nutrir esse tipo de fungo.
 
Cubensis é um fungo Saprofito, isto é, decompositor de matéria orgânica. Não sei da onde você viu essa informação mas é bem difícil acreditar que a vermiculita que é composta totalmente de material inorgânico seja utilizada para nutrir esse tipo de fungo.

Acho que a classificação de um fungo como saprófito não diz nada sobre a sua capacidade de se nutrir de materiais inorgânicos. Um exemplo de um composto inorgânico que serve de nutriente para vários tipos de cogumelos, incluindo o psilocybe cubensis, é a gipsita.
 
Gente, tentei preparar um substrato Bulk mas parece que algo deu errado.

~ 10% humus
~ 40% esterco de vaca
~ 10% fibra de coco
~ 40% vermiculita

Botei um pouco de água para deixar úmido.
Deixei 1h e 45min a 80 graus no forno em um saco de assar, fiz duas vezes.
Agora, 48h depois, está com um cheiro de peixe podre :(

O que eu fiz errado? :(
 
Gente, tentei preparar um substrato Bulk mas parece que algo deu errado.

~ 10% humus
~ 40% esterco de vaca
~ 10% fibra de coco
~ 40% vermiculita

Botei um pouco de água para deixar úmido.
Deixei 1h e 45min a 80 graus no forno em um saco de assar, fiz duas vezes.
Agora, 48h depois, está com um cheiro de peixe podre :(

O que eu fiz errado? :(

Você chegou a medir a temperatura do substrato em algum momento? Se o cheio tá ruim, joga fora e faz de novo.

Você tem um termômetro de comida?
 
Você chegou a medir a temperatura do substrato em algum momento? Se o cheio tá ruim, joga fora e faz de novo.

Você tem um termômetro de comida?
A temperatura monitorada o tempo todo, não baixou de 80 graus Celsius.
1:45 foi pouco?
 
@kinopio , no próximo bulk tente o seguinte procedimento:
Esterelize a fibra de coco e a vermiculita, por não conter microorganismos uteis
nesses componentes, ambos podem ser esterilizados para eliminar possíveis contaminantes, resistentes a pasteurização.
A pasteurização do esterco e demais compostos nutritivos não é recomendada a tão elevada têmperatura de 80'.
Outro detalhe sobre a pasteurização, após pasteurizar o substrato, leve imediatamente a geladeira, o rápido resfriamento permite que os microorganismos não se multipliquem, ou seja, estado de dormencia. O resfriamento em temperatura ambiente permite que a vida se recomponha, aumentando a carga de microorganismos, o excesso de vida no bulk não é favorável ao micélio.
Outro detalhe importante é o cálcio que ta faltando na receita, ele corrige o pH. A acidez é um meio hostil ao micélio e amigável à muitas bacterias. Pesquise no fórum sobre as proporções de adição de cálcio. Tem muito sobre isso por aqui.
Sorte na próxima!
 
Última edição:
@kinopio , no próximo bulk tente o seguinte procedimento:
Esterelize a fibra de coco e a vermiculita, por não conter microorganismos uteis
nesses componentes, ambos podem ser esterilizados para eliminar possíveis contaminantes, resistentes a pasteurização.
A pasteurização do esterco e demais compostos nutritivos não é recomendada a tão elevada têmperatura de 80'.
Outro detalhe sobre a pasteurização, após pasteurizar o substrato, leve imediatamente a geladeira, o rápido resfriamento permite que os microorganismos não se multipliquem, ou seja, estado de dormencia. O resfriamento em temperatura ambiente permite que a vida se recomponha, aumentando a carga de microorganismos, o excesso de vida no bulk não é favorável ao micélio.
Outro detalhe importante é o cálcio que ta faltando na receita, ele corrige o pH. A acidez é um meio hostil ao micélio e amigável à muitas bacterias. Pesquise no fórum sobre as proporções de adição de cálcio. Tem muito sobre isso por aqui.
Sorte na próxima!
não sei ein, fontes confiáveis dizem que esterilizar é tão ruim ou pior do que não fazer nada, a não ser que vc trabalhe num ambiente totalmente estéril com uma flow hood pq a vantagem da pasteurização é justamente favorecer os fungos e bactérias benéficos em detrimento dos outros...
 
pasteurização é justamente favorecer os fungos e bactérias benéficos em detrimento dos outros...
Essa afirmativa é correta quando se trata de compostos nutritivos, onde é necessário vida nutritiva ao substrato. A função da vermiculita e a fibra de coco nao é essa, e sim, aerar e controlar a umidade, pense na técnica casing onde é necessário uma camada estéril para proteger o micélio, fornecer umidade e oxigênio, a fibra de coco e a vermiculita são os compostos mais utilizados para isso.
Abraços Psicodélicos!
 
Essa afirmativa é correta quando se trata de compostos nutritivos, onde é necessário vida nutritiva ao substrato. A função da vermiculita e a fibra de coco nao é essa, e sim, aerar e controlar a umidade, pense na técnica casing onde é necessário uma camada estéril para proteger o micélio, fornecer umidade e oxigênio, a fibra de coco e a vermiculita são os compostos mais utilizados para isso.
Abraços Psicodélicos!

ainda assim se vc for fazer o spawn run ao ar livre e não numa flow hood vai ter contato com todo tipo de contaminante, a própria câmara de frutificação não é estéril então qualquer material estéril vai ter menos resistencia a mofos e etc

mas cada um pode fazer da maneira que achar melhor sem dúvidas.
 
qualquer material estéril vai ter menos resistencia a mofos e etc
Então tente fazer um Spawn sem esterilizar e poste os resultados, ou faça um casing sem camada estéril e poste quantos flushs serão colhidos até que os contaminantes dominem seu cultivo. Os contaminantes presentes na fibra de coco e na vermiculita ( dos quais não temos idéia quais são) não são interessantes ao micélio. Por isso devem ser eliminados para que o bulk tenha somente microorganismos simbióticos, naturalmente encontrados no esterco e no húmus, dos quais os psilos se alimentam e crecem felizes.
Luz!
 
Então tente fazer um Spawn sem esterilizar e poste os resultados, ou faça um casing sem camada estéril e poste quantos flushs serão colhidos até que os contaminantes dominem seu cultivo.
Luz!
mas quem falou em fazer spawn, lindão? a unica coisa que precisa ser esterilizada é o spawn a ser germinado, todo o resto, casing/sub é recomendado pasteurização pode pesquisar no google, ler qualquer livro de cultivo de cubensis, ver o bom e velho Let's grow mushrooms e até perguntar pro próprio Roger Rabbit no shroomery

Os contaminantes presentes na fibra de coco e na vermiculita ( dos quais não temos idéia quais são) não são interessantes ao micélio. Por isso devem ser eliminados para que o bulk tenha somente microorganismos simbióticos

interessante, alguma referência disso que acabou de falar??
 
interessante, alguma referência disso que acabou de falar??
Não vá muito longe, fique por aqui, meu amigo Crânio ja tem algo sobre isso, a esterilização da camada casing serve para eliminar os contaminantes que não servem para o micélio. Fora isso temos mais baldes de informações sobre a esterilização de partes não nutritivas ao micelio.
Por favor, mais pesquisa e menos ironia!
Casing
Casing

Luz!
 
OK, a que temperatura vcs recomendam pasteurizar e por quanto tempo?
 
Back
Top