Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Diário de cultivo do kinopio

Diário de cultivo completo.
==================
DIÁRIO DE CULTIVO
==================

STRAIN: Psilocybe Cubensis - Golden Teacher

PF TEK - 60% Vermiculita + 40% Arroz

Grãos:
ARROZ - parte em pó, parte triturada

Método de preparação e esterilização do substrato:
5 potes de vidro
Camada de vermiculita seca de 1cm
Esterilização 1h 20m panela de pressão

INOCULAÇÃO:
Data
03 / 12 / 2016
Seringa Golden Teacher

GloverBox?
Não

Substrato 100% colonizado
Data
29 / 12 / 2016
Fotos
pote_1_23_dias.jpg pote_3_23_dias.jpg dunk2.jpg


ANIVERSÁRIO:
DATA:
03 / 01 / 2017 após 12h de Dunk, fiz Roll depois do dunk

Esterilizado com bastante álcool em gel 70
WhatsApp Image 2017-01-03 at 11.35.12.jpeg

Compressor de aquário para umedecer o ambiente, fica bem embassado
WhatsApp Image 2017-01-04 at 09.30.21.jpeg

ESTADO ATUAL

07 / 01 / 2017 (4 dias depois do dunk e roll)

WhatsApp Image 2017-01-06 at 10.29.59 (1).jpeg WhatsApp Image 2017-01-06 at 10.29.56 (1).jpeg

Já deveria ter aparecido algum pin? Está muito úmido? (tampa muito embassada)

Temperaturas: noite 27, dia 30
 
Última edição:
OK, a que temperatura vcs recomendam pasteurizar e por quanto tempo?

60ºC por 1h é suficiente

Não vá muito longe, fique por aqui, meu amigo Crânio ja tem algo sobre isso, a esterilização da camada casing serve para eliminar os contaminantes que não servem para o micélio. Fora isso temos mais baldes de informações sobre a esterilização de partes não nutritivas ao micelio.
Por favor, mais pesquisa e menos ironia!
Casing
Casing


Luz!

continuo sem entender tua lógica

pasteurização >>>> esterilização(a não ser em casos muito específicos)

se essa é sua unica referencia recomendo que pare de inventar regras e conselhos que vão acabar prejudicando iniciantes q lêem o forum
 
pasteurização >>>> esterilização(a não ser em casos muito específicos)

se essa é sua unica referencia recomendo que pare de inventar regras e conselhos que vão acabar prejudicando iniciantes q lêem o forum
Vamos lá, última postagem e não me manifesto mais por hoje.
1-Esterilizar a vermiculita e a fibra de coco separado da mistura nutritiva(esterco,humus ..etc)
Juntar tudo, esterco, húmus vermiculita e fibra de coco e pasteurizar. Os contaminantes presentes na fibra de coco e na vermiculita devem ser eliminados, preferencialmente, porque não possuem matéria orgânica interessante ao micélio, apenas possíveis contaminantes.
Leia mais o fórum, senti um ar de menosprezo da sua parte quanto ao conteúdo desta comunidade.
Luz
 
Vamos lá, última postagem e não me manifesto mais por hoje.
1-Esterilizar a vermiculita e a fibra de coco separado da mistura nutritiva(esterco,humus ..etc)

seu argumento continua vago, o próprio OP é exemplo de que a pasteurização é superior, não tem porque complicar..

Leia mais o fórum, senti um ar de menosprezo da sua parte quanto ao conteúdo desta comunidade.
essa falácia do espantalho não funciona aqui amigo, tenta denovo
 
Na minha opinião não tem problema pasteurizar tudo junto, principalmente porque tanto a fibra de coco quanto a vermiculita são bem resistentes a contaminantes. Porém, se quiser esterilizar a vermiculita e fibra de coco, não vai ter problemas. O Bhodisatta tem uma técnica para esterilizar usando um cooler onde ele joga água fervendo e deixa passar a noite toda, funciona bem para grandes quantidades.

Eu faço assim para pasteurizar:

Se for palha em pequena quantidade, coloco tudo em um balde (tem vários baldes que são fabricados com PP) e lavo com água morna e sabão primeiro. Deixo lá por umas 2-3 horas para lavar/hidratar. Depois jogo a palha para um novo balde, com um pouco de farinha de conchas e jogo água na temperatura de 75 graus. No final das contas a temperatura cai para + ou - 70 graus. Aí coloco um prato em cima para fechar e deixo lá por 1 hora.

Se é esterco, coloco em potes de vidro grandes, já propriamente hidratadas e com a devida quantidade de farinha de conchas e coloco numa panela com água em volta. Jogo o termômetro para dentro de um dos potes através de um furo e fico monitorando até chegar em 60 graus. Quando chega nessa temperatura eu desligo e deixo por uma hora.

Tendo dito tudo isso, se você nunca fez um bulk bem sucedido antes, quem sabe devesse tentar uma receita mais simples primeiro, só vermiculita e fibra de coco.
 
Na minha opinião não tem problema pasteurizar tudo junto, principalmente porque tanto a fibra de coco quanto a vermiculita são bem resistentes a contaminantes. Porém, se quiser esterilizar a vermiculita e fibra de coco, não vai ter problemas. O Bhodisatta tem uma técnica para esterilizar usando um cooler onde ele joga água fervendo e deixa passar a noite toda, funciona bem para grandes quantidades.

Eu faço assim para pasteurizar:

Se for palha em pequena quantidade, coloco tudo em um balde (tem vários baldes que são fabricados com PP) e lavo com água morna e sabão primeiro. Deixo lá por umas 2-3 horas para lavar/hidratar. Depois jogo a palha para um novo balde, com um pouco de farinha de conchas e jogo água na temperatura de 75 graus. No final das contas a temperatura cai para + ou - 70 graus. Aí coloco um prato em cima para fechar e deixo lá por 1 hora.

Se é esterco, coloco em potes de vidro grandes, já propriamente hidratadas e com a devida quantidade de farinha de conchas e coloco numa panela com água em volta. Jogo o termômetro para dentro de um dos potes através de um furo e fico monitorando até chegar em 60 graus. Quando chega nessa temperatura eu desligo e deixo por uma hora.

Tendo dito tudo isso, se você nunca fez um bulk bem sucedido antes, quem sabe devesse tentar uma receita mais simples primeiro, só vermiculita e fibra de coco.
essa tek do balde é a mais simples e deve ser a mais usada também, concordo que dependendo do sub não deve ter problemas se passar um pouco dos 70ºC...

uma pergunta, depois de 1h pra quanto a cai a temp no balde?? tem caixa térmica na promoção aqui mas queria evitar de gastar mais
 
Última edição:
A temperatura monitorada o tempo todo, não baixou de 80 graus Celsius.
1:45 foi pouco?

Acho que isso explica o cheiro de peixe podre, tu fez esterco cozido :D.

A conversa aqui ta boa, to aprendendo bastante sobre bulk e pasteurização, podem continuar :)
 
essa tek do balde é a mais simples e deve ser a mais usada também, concordo que dependendo do sub não deve ter problemas se passar um pouco dos 70ºC...

uma pergunta, depois de 1h pra quanto a cai a temp no balde?? tem caixa térmica na promoção aqui mas queria evitar de gastar mais

Como a palha já está úmida, quando eu coloco a água a 75 graus e palha juntas a temperatura já cai para 70 graus. Ao longo de uma hora a temperatura vai parar na casa dos 60, depende da época do ano e a temperatura ambiente naquele dia. No inverno eu verifico a temperatura depois de 30 minutos e se está abaixo de 60 coloco mais água quente para elevar um pouco.
 
A presença do Trichoderma está disseminada para controle biológico de fungos em plantas, incluindo coqueiros.
É possível a pasteurização eliminar qualquer possibilidade de vida deste fungo competidor?
Que outros seres habitam a fibra de coco? Das contaminações de manejo até chegar em sua embalagem.
Segue o debate
 
A presença do Trichoderma está disseminada para controle biológico de fungos em plantas, incluindo coqueiros. É possível a pasteurização eliminar qualquer possibilidade de vida deste fungo competidor?

o que acho que não ficou claro é q a intenção não é eliminar nenhum organismo mas sim criar uma janela que favoreça a germinação do cubensis antes dos outros contaminantes

nada é 100% estéril e esterilizar um substrato sem que TODO o resto do ambiente esteja de acordo durante TODO o processo só vai diminuir as chances do cubensis vencer em relação a um substrato pasteurizado

Que outros seres habitam a fibra de coco? Das contaminações de manejo até chegar em sua embalagem.

o ar que vc respira tem todo tipo de fungos e bactérias
 
Última edição:
Pela lógica da biologia se tenho um Trichoderma e quero cultivar Psilocybe, eliminarei o Trichoderma. Eu não conheço nenhum dado que Psilocybe se desenvolve em simbiose com Trichoderma. As orquídeas, a cannabis e uma diversidade de plantas, convivem com dito fungo, em benefício mútuo.
Algumas marcas de fibra de coco não informam a presença do Trichoderma porque não adicionam, mas esporos sabemos como se movem.
Eu prefiro esterilizar a fibra de côco, após adiciono húmus e esterco e pasteurizo. Não uso vermiculita, mas isso é pessoal.
Este flush da imagem é o terceiro dos 5 que foram colhidos em setembro e outubro, fiz 3 carimbos. Depois disso enterrei no quintal da casa da mamãe e não retornei desde então. Não tenho idéia do que deu.
Vida itinerante.

Generosa colheita de B+ e carimbos doados a amigos próximos.

Seguirei com este processo porque observei o micélio limpo no bulk, até o quinto flush, um bolo com potencial para mais.

Só para ilustrar;)




2013-11-13 08.18.48.jpg
 
Many bacteria will survive nearly to the boiling point, and that's a fact. Bacteria in relatively small amounts are beneficial in bulk substrates AND casing layers. It's not just about contamination, although that's a fringe benefit.

That's why we pasteurize bulk substrates. We're trying to kill the mold spores, which die at anything much above 125F or so. Mold will ruin your bulk substrate.

Bacteria and mold will ruin your spawn, so that's why we sterilize our grains. I've answered this exact question a few hundred times already. I'm sorry you feel it's so clear folks with the right answer aren't too knowledgeable.
RR



pastuerization vs. sterilization: substrates and casings - Mushroom Cultivation - Shroomery Message Board

You need to hydrate the substrate and casing materials prior to pasteurization. You can't do it the other way, it doesn't work. In addition, you shouldn't sterilze either. Sterilized casing and/or substrate makes them much more likely to contaminate.
RR

pasteurization and sterilization - Mushroom Cultivation - Shroomery Message Board


Agreed. My bitch is that when people move to edibles/medicinals they have to un-learn all their bad habits, essentially starting the learning curve all over again. With cubes, they'll fruit on just about anything, regardless of how you prepare the substrate, so they're like learning to ride a bike with training wheels. However, if you don't learn to ride without those training wheels, you'll look awfully silly someday when you grow up and have to bolt them on your harley.

That's why I suggest pasteurization of bulk substrates and casing material.

However, this has all been covered before, so do a few searches and you'll find all you ever wanted to know from both sides of this coin.
RR

Casing mix: Pasteurize vs Sterilize (pros v cons; how to do each, etc.) - Mushroom Cultivation - Shroomery Message Board

As has been said for nearly a decade now, fungus spores don't germinate on coir, whether mushroom or mold.

It doesn't matter if you pasteurize or sterilize coir; it will perform either way. Just be sure you do one or the other or the mushroom mycelium will have a hard time colonizing it.
RR


Trichoderma is killed by a temp of 60C for one hour.
RR

which temp kills trichoderma? - Gourmet and Medicinal Mushrooms - Shroomery Message Board
 
Última edição:


Tudo aparentemente certo. Exceto que diferentes cenários podem não seguir essas regras.

É conhecido entre os cultivadores que usam milho que nem sequer uma esterilização direta com uma ou mais horas em panela de pressão mata com certeza Trichoderma. O mesmo aparece nos cultivos dos desavisados que não seguem um método mais rigoroso.

Então o ideal mesmo é analisar cada cenário e reunir os dados que garantam o resultado desejado.
 
Tudo aparentemente certo. Exceto que diferentes cenários podem não seguir essas regras.

É conhecido entre os cultivadores que usam milho que nem sequer uma esterilização direta com um ou mais horas em panela de pressão mata com certeza Trichoderma. O mesmo aparece nos cultivos dos desavisados que não seguem um método mais rigoroso.

Então o ideal mesmo é analisar cada cenário e reunir os dados que garantam o resultado desejado.

exato, o que reforça mais ainda a importancia da pasteurização do substrato se o spawn for suscetivel a contaminação por trichoderma

se ainda tiver trich escondido NOS GRÃOS como vc sugere quando introduzir ele num sub qual teria mais chance de germinar os esporos? o pasteurizado ou o estéril sem nenhuma bactéria concorrente??
 
Última edição:
porque usou 80ºC? o forno não vai abaixo disso??

View attachment 98669
Segundo o dado desta imagem o Trichoderma necessita de 90C para tornar inviável seu desenvolvimento. Talvez isso encerre a discussão sobre esterilizar ou não a fibra de coco que será adicionada ao substrato bulk que será pasteurizado.
O Trichoderma está cada vez mais presente na fibra de coco devido aos benefícios de sua simbiose com raízes de plantas.
Eu não arrisco um Spawn saudável em um bulk sem esterilizar a fibra de côco.
Luz!
 
Como assim?? vc ao menos leu o que tá escrito na imagem?? :rolleyes:
Tô low- insetos e raizes
55-60- Pasteurização
TO HIGH - Trichoderma ,
Na imagem aparece entre 80 e 90C
Eliminar o Trichoderma é um dos propósitos.
Onde errei?
 
Tô low- insetos e raizes
55-60- Pasteurização
TO HIGH - Trichoderma ,
Na imagem aparece entre 80 e 90C
Eliminar o Trichoderma é um dos propósitos.
Onde errei?

errou no contexto "apenas" amiguinho :)



mas ja cansei de perder tempo tentando explicar e isso não paga meus boletos
 
Tô low- insetos e raizes
55-60- Pasteurização
TO HIGH - Trichoderma ,
Na imagem aparece entre 80 e 90C
Eliminar o Trichoderma é um dos propósitos.
Onde errei?

NOTA: Quando falo da trichoderma resistir essa temperatura estou falando explicitamente de um bulk sendo pasteurizado, pois o meio onde o esporo está afeta a temperatura que ele consegue resistir, pois existem inúmeros fatores que afetam isso.

A explicação da imagem é bem simples, se tu usar uma temperatura mais alta que a faixa de pasteurização (quando estiveres fazendo uma pasteurização) tu terás grandes chances de ter um cultivo de trichoderma.

O que evita que a trichoderma tome conta de um bulk são os micro-organismos que competem com a mesma, grande parte deles irá sobreviver na pasteurização, porém somente a trichoderma sobrevive nessa faixa de temperatura (acima de 60 °C - 90 °C).

O porquê do cubensis conseguir colonizar é que a pasteurização irá deixar uma quantidade baixa desses micro-organismos (incluindo a trichoderma) e ao inocularmos o bulk, existe muito mais cubensis do que o resto, ai é o mais forte destruindo o mais fraco.

Eliminar completamente a trichoderma de um bulk é muito mais complicado do que parece, é complicar o que não precisa.
 
uma quantidade baixa desses micro-organismos (incluindo a trichoderma) e ao inocularmos o bulk, existe muito mais cubensis do que o resto, ai é o mais forte destruindo o mais fraco.

Ainda mantenho a recomendação de eliminar o Trichoderma da fibra porque sei que ele não é um micro-organismo, e sim um fungo parasitário que ataca cultivo de champignon, outros fungos, Spawn e terrarios de cultivadores de P.cubensis.
O Trichoderma é facilmente encontrado nos solos e se usarmos terra vegetal, estrume, humus e outros, já teremos uma carga considerável dele que sobreviverá a pasteurização.


Não me parece um organismo simbiótico ao P.cubensis.
 
Ainda mantenho a recomendação de eliminar o Trichoderma da fibra porque sei que ele não é um micro-organismo, e sim um fungo parasitário que ataca cultivo de champignon, outros fungos, Spawn e terrarios de cultivadores de P.cubensis.
O Trichoderma é facilmente encontrado nos solos e se usarmos terra vegetal, estrume, humus e outros, já teremos uma carga considerável dele que sobreviverá a pasteurização.


Não me parece um organismo simbiótico ao P.cubensis.


Os micro-organismos (pré-AO 1990: microorganismos), microrganismos ou micróbios são organismos que só podem ser vistos ao microscópio. Incluem os vírus, as bactérias, os protozoários, as algas unicelulares, fungos (as leveduras unicelulares assim como os demais fungos pluricelulares) e os ácaros.

Ele não faz simbiose com ninguém, o cubensis vai matar-lo, destruir-lo por estar em maior número, na tal guerra pelo substrato :D

Lembrando que, simbiose e coexistência são coisas diferentes, quanto o trichoderma toma conta do bulk ele coexiste com o cubensis por um tempo e depois o mata e fica com o bulk todo, o mesmo acontece quando o cubensis toma conta do bulk.
 
Última edição:
Back
Top