Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Em Andamento Diário 001 - Primeiro Cultivo - B+ AKM

Diário de cultivo em andamento.
Raças
B+ AKM
Inoculação
23/03/2025
Inoculação via
Multi-esporos
Assepsia (Inoculação)
Ar livre
Aniversário
13/04/2025
Terrário
Caixa organizadora
Técnicas
Spawn em arroz integral e vermiculita, carimbo de esporos, seringa de cultura líquida, bunk de vermociculita, casing em um terrário
Substratos
Arroz integral
Vermiculita
Saudações!

Essa a minha primeira postagem no fórum e também o meu primeiro diário de cultivo. Provavelmente haverão diversos erros, mas estou empolgado com a jornada, então melhor aproveitar.

Nunca consagrei cogumelos, no entanto fui tomado por uma paixão repentina, comecei a pesquisar e aqui estou. Essa mesma curiosidade surgiu a 10 anos atrás com com Ayahuasca. Atualmente iniciei o processo de plantio de mariri e chacrona, me preparando para que no futuro eu possa produzir o meu próprio chá.

Mas vamos ao que interessa!

Para a minha primeira tentativa estou usando como guia o documentário do YouTube (Esporos no Ar Completo, canal Mundo Cogumelo).

Durante cerca de 14 dias adquiri todo os itens necessário para realização do primeiro cultivo. Escolhi a variedade B+ AKM de forma intuitiva (lê-se, não saber critérios para escolher a variedade).

23/04/2025 - PREPARO

Na manhã de domingo, junto com um amigo (que também nunca cultivou cogumelos) começamos o processo.

1- Preparamos o substrato de arroz integral (1 parte), vermiculita (3 partes) e água (2 partes);
2- Esterilizamos os copos com álcool 70 e preenchemos com o substrato;
3- Fechamos os copos com papel alumínio, fixando-o com fita crepe. Adicionamos duas outras camadas de papel alumínio sem a fita;
4- Esterilizamos os copos com substrato na panela de pressão por 40 minutos, deixando eles resfriarem naturalmente;

Enquanto fazíamos esse processo, iniciamos a construção do terrário e a adaptação da caixa térmica.

Para o processo de inoculação, fizemos o seguinte:
1- Limpamos a sala com água sanitária;
2- Lavamos um azulejo grande com sabão e depois água sanitária para esteriliza-lo, depois passamos álcool 70 e bactericida.
3- Usamos 4 velas, 1 em cada canto do azulejo;
4- Usamos luvas e máscaras esterilizadas;
5- Sala fechada e sem circulação de ar.

INOCULAÇÃO
1- Abrimos o carimbo de esporos e usamos a seringa para lavar os carimbos e criar a solução de esporos;
2 - Inoculamos 10ml dessa solução em cada copo, fechando os furos com adesivo microporoso;

INCUBAÇÃO
A incubação está sendo realizada em um caixa térmica com um termostato, apesar de acreditar que talvez não fosse tão necessário por viver em uma região quente.
1- Iniciamos a incubação (24/03/2025);

PREOCUPAÇÕES
1- Não encontrei água destilada na minha região, improvisamos fervendo a água e aguardando ela voltar a temperatura ambiente para utilizá-la.
2- Como mencionado anteriormente, moro em uma região quente, nos períodos mais quentes a temperatura fica por volta de 30 a 34º C, tenho monitorado com um termômetro.

OBS.: Futuramente irei adicionar fotos do terrário, da caixa térmica, dos copos e adaptações feitas.

Olá, seja bem vindo ao forum e boa sorte na sua primeira jornada!

Pode ser que você enfrente problemas com a temperatura, mas não significa que você não vai ter sucesso, acredito que dê pra colher uns cogumelos!

Só faltou mesmo as fotos, em breve você posta.

Back