Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Em Andamento Diário 001 - Primeiro Cultivo - B+ AKM

Diário de cultivo em andamento.
Raças
B+ AKM
Inoculação
23/03/2025
Inoculação via
Multi-esporos
Assepsia (Inoculação)
Ar livre
Aniversário
13/04/2025
Terrário
Caixa organizadora
Técnicas
Spawn em arroz integral e vermiculita, carimbo de esporos, seringa de cultura líquida, bunk de vermociculita, casing em um terrário
Substratos
Arroz integral
Vermiculita
Saudações!

Essa a minha primeira postagem no fórum e também o meu primeiro diário de cultivo. Provavelmente haverão diversos erros, mas estou empolgado com a jornada, então melhor aproveitar.

Nunca consagrei cogumelos, no entanto fui tomado por uma paixão repentina, comecei a pesquisar e aqui estou. Essa mesma curiosidade surgiu a 10 anos atrás com com Ayahuasca. Atualmente iniciei o processo de plantio de mariri e chacrona, me preparando para que no futuro eu possa produzir o meu próprio chá.

Mas vamos ao que interessa!

Para a minha primeira tentativa estou usando como guia o documentário do YouTube (Esporos no Ar Completo, canal Mundo Cogumelo).

Durante cerca de 14 dias adquiri todo os itens necessário para realização do primeiro cultivo. Escolhi a variedade B+ AKM de forma intuitiva (lê-se, não saber critérios para escolher a variedade).

23/04/2025 - PREPARO

Na manhã de domingo, junto com um amigo (que também nunca cultivou cogumelos) começamos o processo.

1- Preparamos o substrato de arroz integral (1 parte), vermiculita (3 partes) e água (2 partes);
2- Esterilizamos os copos com álcool 70 e preenchemos com o substrato;
3- Fechamos os copos com papel alumínio, fixando-o com fita crepe. Adicionamos duas outras camadas de papel alumínio sem a fita;
4- Esterilizamos os copos com substrato na panela de pressão por 40 minutos, deixando eles resfriarem naturalmente;

Enquanto fazíamos esse processo, iniciamos a construção do terrário e a adaptação da caixa térmica.

Para o processo de inoculação, fizemos o seguinte:
1- Limpamos a sala com água sanitária;
2- Lavamos um azulejo grande com sabão e depois água sanitária para esteriliza-lo, depois passamos álcool 70 e bactericida.
3- Usamos 4 velas, 1 em cada canto do azulejo;
4- Usamos luvas e máscaras esterilizadas;
5- Sala fechada e sem circulação de ar.

INOCULAÇÃO
1- Abrimos o carimbo de esporos e usamos a seringa para lavar os carimbos e criar a solução de esporos;
2 - Inoculamos 10ml dessa solução em cada copo, fechando os furos com adesivo microporoso;

INCUBAÇÃO
A incubação está sendo realizada em um caixa térmica com um termostato, apesar de acreditar que talvez não fosse tão necessário por viver em uma região quente.
1- Iniciamos a incubação (24/03/2025);

004.jpg 003.jpg

PREOCUPAÇÕES
1- Não encontrei água destilada na minha região, improvisamos fervendo a água e aguardando ela voltar a temperatura ambiente para utilizá-la.
2- Como mencionado anteriormente, moro em uma região quente, nos períodos mais quentes a temperatura fica por volta de 30 a 34º C, tenho monitorado com um termômetro.

OBS.: Futuramente irei adicionar fotos do terrário, da caixa térmica, dos copos e adaptações feitas.

ATUALIZAÇÃO: 30/03/2025 (07 DIAS DA INOCULAÇÃO)

A maior parte dos recipientes ainda não deu sinais claros de desenvolvimento do micélio, no entanto também não apresentaram contaminações.
Apenas um dos copos já está apresentando um micélio em crescimento (esse rapazinho me deixou animado).

Imagem do WhatsApp de 2025-03-30 à(s) 09.04.39_53e0a184.jpg

001.jpg

ATUALIZAÇÃO 06/04/2025 (14 DIAS DA INOCULAÇÃO)

04 dos 06 copos apresentaram contaminação, uma delas apresentando manchas pretas e outros manchas verdes (não faço ideia do que sejam).
006 - Semana 02.jpg
007 - Semana 02.jpg008 - Semana 02.jpg

01 dos 06 copos não apresentou nenhum desenvolvimento de micélio.
010 - Semana 02.jpg

01 dos 06 copos está apresentando um micélio saudável, pretendo aniversariá-lo no próximo domingo (13/04).
009 - Semana 02.jpg

Talvez o fato de não termos utilizado a água destilada tenha sido o principal fator de contaminação dos copos de inoculação.
De qualquer forma se apenas um dos copos for bem sucedido ficarei bem satisfeito!

ATUALIZAÇÃO 13/04 - ANIVERSÁRIO

No domingo do dia 13/04 o jovem micélio solitário fez aniversário e foi transferido para o terrário.
Nesse processo usei dois potes pequenos com cerca de 1cm de vermiculita esterilizada no micro-ondas, em seguida quebrei o micélio em partes menores e mais uma fina camada de vermiculita.

012 - Semana 03.jpg014 - Semana 03.jpg

Informações do terrário:
Usei uma caixa organizadora de 60 litros (acho que sou um pouco exagerado), junto com um termohigrômetro e uma bomba de ar (de aquário interna).

013 - Semana 03.jpg
Obs.: Acho que esse termo termohigrômetro da shopee não funciona direito, a umidade interna varia muito pouco, e lá dentro as paredes estão com gotículas, e diz que tá com 75% de umidade. Não tô confiando e penso em deixar rolar pra ver.

Última edição:
Olá, seja bem vindo ao forum e boa sorte na sua primeira jornada!

Pode ser que você enfrente problemas com a temperatura, mas não significa que você não vai ter sucesso, acredito que dê pra colher uns cogumelos!

Só faltou mesmo as fotos, em breve você posta.

Olá, seja bem vindo ao forum e boa sorte na sua primeira jornada!

Pode ser que você enfrente problemas com a temperatura, mas não significa que você não vai ter sucesso, acredito que dê pra colher uns cogumelos!

Só faltou mesmo as fotos, em breve você posta.

Acho que estou trabalhando no limite do aceitável, talvez mova a caixa para o quarto com ar-condicionado durante a noite.

Estou animado para acompanhar o desenvolvimento do bolinho solitário. Com tantos copos perdidos vc já deve estar pensando em fazer novos para compensar?

Bolinho solitário foi boa! kkk Estou aguardando a água destilada chegar para preparar uma nova remessa.

Acho que estou trabalhando no limite do aceitável, talvez mova a caixa para o quarto com ar-condicionado durante a noite.

Bolinho solitário foi boa! kkk Estou aguardando a água destilada chegar para preparar uma nova remessa.
Isso aí campeão. a gente não pode desanimar, eu to começando um cultivo agora também, e estou meio que com medo do que vai vir, mas sempre com pensamento positivo...

Isso aí campeão. a gente não pode desanimar, eu to começando um cultivo agora também, e estou meio que com medo do que vai vir, mas sempre com pensamento positivo...
Inclusive, dá uma olhada se tiver afim no meu diário: Quarto Cultivo (Segundo verdadeiro)

Back