Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Deus

impecável em sua correção.

Deus não existe, Ele simplesmente É. E o verbo se faz presente na vida de cada um (terrena e etérica) atravéz da luz. Somos parte da luz divina e ao mesmo tempo a luz como um todo pois somos todos Um e a verdade está em cada um, embora para muitos ainda obscurecida pelo medo e egoísmo a que fomos impostos através de crenças, religiões e sistemas por muitas gerações. Muitos ficam procurando ou tentando justificar externamente fatos que os levem a crença ou não da existência de Deus. Perguntem a si próprios - Eu existo? (se vc acha que você não existe, procure diminuir ou aumentar um pouco a dose. rs). Somos seres (partículas de Deus) em evolução (livre arbítrio) vivendo voluntariamente neste mundo denso da dualidade entre o bem e o mal com um único objetivo: voltar para o lar após vivenciarmos toda multidimensionalidade deste Universo. Estamos apenas na terceira. Temos todo um caminho pela frente e ao que tudo indica muito mais prazeroso que este. Depende da nossa opção (consciência) e esta não habita nosso cérebro, está na nossa alma.
"Na casa do Pai há várias moradas". "Procurem pela verdade e a verdade vos libertará".

obs: Para alguns neste forúm a verdade pode estar a seus pés, basta procurar, de preferência na natureza. ex; numa floresta de pinus.

E viva o amigo imaginário mais famoso do mundo!

Quem foi que disse que se Deus não existisse a gente o criava ...? :)

O problema é que essa palavra (Deus) já está tão desgastada, que acabou perdendo seu verdadeiro significado.
O secular mal uso que o cristianismo fez da palavra Deus, sempre associando-a ao medo e a culpa, ao domínio e a intolerância, fez com que muita gente tenha aversão a essa palavra e ao que elas nos remete.

Mas, indiferente de nomes e definições dadas por grupos religiosos, sabemos o que essa palavra realmente representa quando temos um contato singelo com a natureza, quando olhamos no fundo dos olhos das pessoas que amamos ou quando vamos ao encontro de nós mesmos, seja por si só ou com um empurraozinho dos cogumelos.

Dai então não é mais preciso "acreditar" em Deus, pois passamos a "saber" o que Ele é. Assim da prá entender o que Yung quis dizer em sua resposta...

Como diz a música de um velho amigo meu:
Já senti muitas vontades, muitas delas saciadas
Mas agora brotou uma, considere a mais ousada
Quero ser Deus, só prá falar com os manos meus...

Saúde e Paz, sempre.

E viva o amigo imaginário mais famoso do mundo!
Quase tão famoso quanto o falecido FreaK´ o Jackson, aquele comedor de criancinhas sabem?
Olha as coincidências.
Ele era um pedófilo estuprador de crianças, e Deus um ser raivoso que inunda planetas, birrento que roga pragas quando não prestam atenção em suas ordens e assassino - lembram o causo do profeta que amaldiçoou um bando de jovens e Deus prontamente mandou um pelotão de URSAS para dilacerá-los?? ALELUIA!
Engraçado é que em ambos os casos o povo dá primeiro lugar a POPULARIDADE DO NOME, do que a relidade dos fatos.

Quem foi que disse que se Deus não existisse a gente o criava ...? :)

O problema é que essa palavra (Deus) já está tão desgastada, que acabou perdendo seu verdadeiro significado.
O secular mal uso que o cristianismo fez da palavra Deus, sempre associando-a ao medo e a culpa, ao domínio e a intolerância, fez com que muita gente tenha aversão a essa palavra e ao que elas nos remete.

Mas, indiferente de nomes e definições dadas por grupos religiosos, sabemos o que essa palavra realmente representa quando temos um contato singelo com a natureza, quando olhamos no fundo dos olhos das pessoas que amamos ou quando vamos ao encontro de nós mesmos, seja por si só ou com um empurraozinho dos cogumelos.

Dai então não é mais preciso "acreditar" em Deus, pois passamos a "saber" o que Ele é. Assim da prá entender o que Yung quis dizer em sua resposta...

Como diz a música de um velho amigo meu:
Já senti muitas vontades, muitas delas saciadas
Mas agora brotou uma, considere a mais ousada
Quero ser Deus, só prá falar com os manos meus...

Saúde e Paz, sempre.

Sábias palavras man. O nome Deus já era, tá sujo. Mas isso é bom, visto que tudo que vem em nome de "deus" vem sujo também.

Chame do que quiser, mas esqueçam a palavra Deus.

Quase tão famoso quanto o falecido FreaK´ o Jackson, aquele comedor de criancinhas sabem?
Olha as coincidências.
Ele era um pedófilo estuprador de crianças, e Deus um ser raivoso que inunda planetas, birrento que roga pragas quando não prestam atenção em suas ordens e assassino - lembram o causo do profeta que amaldiçoou um bando de jovens e Deus prontamente mandou um pelotão de URSAS para dilacerá-los?? ALELUIA!
Engraçado é que em ambos os casos o povo dá primeiro lugar a POPULARIDADE DO NOME, do que a relidade dos fatos.

Puxando isso ai:

Quem matou mais gente? Deus ou Diabo?

Vamos ver nessas contas quem afinal é que matou mais gente, Deus ou Diabo?

Elas não serão totalmente precisas, pois serão drasticamente sub-faturadas, já que não se pode contabilizar quantos morreram no dilúvio, ou em Sodoma e Gomorra, e em outros incontáveis massacres.

Vamos considerar apenas os números explícitos na bíblia.

Após o versículo, temos a contabilidade: Na esquerda o número de vítimas no evento e na direita o somatório total (negrito):

A mulher de Ló, por olhar para trás (gen. 19,26) 1-1

Er, por ser mau aos olhos do Senhor (gen. 38,7) 1-2

Onan, por derramar sua semente (gen. 38,10) 1-3

Por adorarem o bezerro de ouro (ex. 32, 27-28) 3.000-3003

Por blasfemar (lev. 24, 10-23) 1-3.004

Por recolher lenha no sábado (num. 15, 32-36) 1-3.005

Corá, Datã e Abirão, e todas as suas famílias (num. 16, 27) +12-3.019

Queimados vivos por oferecer incenso (num. 16,35) 250-3.269

Por reclamar (num. 16, 49) 14.700-17.969

Por se prostituir com as filhas de Moabe (num. 25,9) 24.000-41.969

Massacre midianita (num. 31, 1-35) +90.000-131.969

Acã e sua família (josué 7, 24-26) +5-131.974

Ataque a Ai (josué 8, 1-25) 12.000-143.974

Cananeus e farizeus (jz. 1,4) 10.000-153.974

Eúde mata em nome de deus (jz. 3, 15-22) 1-153.975

Moabitas (jz.3, 28-29) 10.000-163.975

Midianitas forçados a matar uns aos outros (jz. 7, 2-22) 120.000-283.975

O espírito do Senhor vem até Sansão (jz. 14, 19) 30-284.005

Mais uma vez o Sansão se enche de espírito santo (jz. 15, 14-15) 1.000-285.005

Deus ajuda Sansão a matar (jz. 16, 27-30) 3.000-288.005

Mais benjamitas (jz. 20, 44-46) 25.000-338.105

Por olhar dentro da arca do Senhor (1sam. 6, 19) 50.070-388.175

Filisteus (1sam. 14, 12) 20-388.195

Samuel mata Agague (por ordem de Deus) (1sam 15, 32-337) 1-388.196

Deus feriu Nabal (1sam. 35, 28) 1-388.197

Uzá, por tentar impedir a arca de cair ( 2 Sam.6:6-7) 1-388.198

O filho de Davi, ainda neném ( 2 Sam.12:14-18) 1-388.199

Sete filhos de Saul enforcados diante do Senhor ( 2 Sam.21:6-9) 7-388.206

Punição pelo censo de Davi ( 2 Sam.24:13) 70.000-458.206

Um profeta por acreditar na mentira de outro profeta ( 1rs.13:1-24) 1- 458.207

Deus entrega os sírios ( 1rs. 20:28-29) 100.000- 558.207

Deus faz uma parede cair nos soldados sírios ( 1rs. 20:30) 27.000- 585.207

Deus envia um leão matar um homem por não matar um profeta ( 1rs. 20:35-36) 1- 585.208

Queimados vivos por Deus (2rs. 1:9-12) 102- 585.311

Deus envia dois ursos para matar 42 crianças (2rs. 2:23-24) 42- 585.343

Morreu por não crer em Elias (2rs. 7:17-20) 1- 585.344

Jezebel (2rs. 9:33-37) 1- 585.355

Deus mandou leões matar alguns estrangeiros (2rs. 17:25-26) +3- 585.358

Assírios (2rs. 19:35,) 185.000- 770.358

Saul (1cr. 10, 14) 1- 770.359

Deus entrega Israel nas mãos de Judá (2cr. 13:15-17) 500.000- 1.270.359

Jeroboão (2cr. 13:20) 10- 1.270.360

O Senhor entregou os etíopes (2cr. 14:9-14) 1.000.000- 2.270.360

Jeroão (2cr. 21:14-19) 1- 2.270.361

A mulher de Ezequiel (ez. 24:15-18 ) 1- 2.270.362

Ananias e sua esposa ( Atos 5:1-10) 2- 2.270.364

Herodes ( Atos 12:23) 1- 2.270.365

Então é isso, a contagem nesse momento está em dois milhões, duzentos e setenta mil, trezentos e sessenta e cinco mortes, todas provocadas ou ordenadas por Deus.

Vale lembrar novamente que esse número, apesar de grande, é apenas uma pequena parcela das mortes supostamente cometidas por Deus, já que não há como calcular quantos morreram no dilúvio, em Sodoma, ou em outros vários massacres a povos cujos números não foram divulgados na bíblia.

E quanto ao Diabo? Quantas pessoas ele matou? Vamos ver:

Jó 1,1 Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó. Era homem íntegro e reto, que temia a Deus e se desviava do mal.

Jó 1,12 Ao que disse o Senhor a Satanás: Eis que tudo o que ele tem está no teu poder; somente contra ele não estendas a tua mão.

Ou seja, Diabo matou os dez filhos de Jó, mas reparem, com a permissão de Deus! Logo, o correto seria ambos seres responsabilizados pelas mortes.

Mas enfim, vamos dar essa colher de chá. Temos então o seguinte placar:

DEUS: 2.270.365 mortes
DIABO: 10 mortes.

Fonte: http://www.lideranca.org/cgi-bin/index.cgi?action=forum&board=atualidades&op=display&num=2120

O cara para ser ateu, não precisa ficar com a imagem de cristo de ponta cabeça, não precisa criticar deus, não precisa perder tempo com coisas do tipo.
Afinal, tem que creia e olha que é muita gente, então, estes atos, só servem para sacanear estas pessoas e o que se ganha com isso? E a liberdade do próximo onde fica?

Enfim, acho que pessoas que conseguem discutir deus num nível filosófico fazem alguma coisa que ajuda as outras pessoas, mas quem fica fazendo piadas, bá...

isso é molecagem.

Você deve cultivar o sentimento de que já tem tudo o que é preciso para a jornada extravagante que é sua vida. O que conta é estar vivo. A vida em si mesma já é suficiente, auto-explicativa e completa. .

grande Cacto!
voce ja disse tudo nessa frase ae- a propria vida já nos mostra a verdade
nao adianta ficar contando quem tem mais kills num livro
aliás
falando desse livro
acham q ele tem algum fundamento ?
ou é apenas historias para ocupar mentes vazias ?
na minha visão pessoas sabias enchergam metaforas e simbologias poderosas onde quer que olhem
mas esse livro?
seria ele realmente um grande relato das trips de malucos de tempos longínquos que procuravam visões assim como nós mesmos?:?:

Rir do Deus cristão se enquadra em humor negro... É piada de mau gosto digamos assim. Assim como cartoon de Maomé.

O conceito de Deus é muito bacana tudo e tal, mas a bíblia? Olha veja bem, ela serve muito bem como um livro histórico, é um registro de épocas sob a visão de um povo.

Acreditar no Deus alegórico criado nas menções bíblicas é outra história, implica diversas coisas.

É engraçado que o defensor da bíblia como um guia cheio de sabias metáforas, frequentemente ignora quanlquer passagem que queira ou ache inadequado para o seu dia-a-dia de hoje. Dizem que o tempo muda e as palavras da bíblia se moldam as gerações, mas eu pergunto:

Com que critério decidem o que deve ser "modernizado" e o que deve se manter como sempre esteve na palavra de Deus?

É muito fácil seguir só o que quer da bíblia e ignorar as partes que julga serem inválidas.

Memória seletiva é o bixo.

Por conta disso, a gente tira um sarrinho né.

Druida disse:
grande Cacto!
voce ja disse tudo nessa frase ae- a propria vida já nos mostra a verdade
nao adianta ficar contando quem tem mais kills num livro
aliás
falando desse livro
acham q ele tem algum fundamento ?
ou é apenas historias para ocupar mentes vazias ?
na minha visão pessoas sabias enchergam metaforas e simbologias poderosas onde quer que olhem
mas esse livro?
seria ele realmente um grande relato das trips de malucos de tempos longínquos que procuravam visões assim como nós mesmos?
Caro Druida, tem uns princípios primitivos, que alegam ser o cerne da origem de todas as religiões estruturadas e filosofias antigas do oriente. Este livro é o Caibalion, diz-se ser fruto dos conhecimentos de 6000 Antes de Cristo (aC), professados por um tal Hermes (do Egito), ou Toth (após ter sido proclamado um deus), enfim, dizem que os sábios de todas as religiões e filosofias iam até o Egito beber deste conhecimento.

Dele (dizem) também surgiu a magia, metafísica, alquimia, Templários, maçonaria, etc. apesar de tudo que surgiu dele ser descartado pelos seus seguidores, que só preceituam os seus sete princípios. É um livro muito interessante no âmbito filosófico da compreensão abastrata de deus, para quem é intrigado com isso. Quando eu o li, já era tarde demais. ;)

Enfim, não gosto de discutir religão tirando sarros de tanto esforço humano, o que eu faço é apenas achar ilógico e afirmar a falta de lógica, num nível mais de questionamento mesmo.

Beleza cara, vê se aparece mais...

Quanto à citação de citações do Lysergic:

Realmente, no Antigo Testamento, Deus aparece com um jeito muito diferente do Deus do Novo Testamento. No AT, Deus parece muito violento, ciumento, patriota, hostil a todos que não o servirem e até a todos que não fossem do povo de Israel.
Por exemplo, temos o caso em que Elias para salvar o povo de Israel, que estava se desvirtuando no culto a Baal e, é claro, após os sacerdotes desse culto terem feito das suas com os profetas de Israel, após ter dado uma prova do poder de Deus através de milagres aos olhos do povo, incita a multidão a assassinar todos os sacerdotes de Baal. Após isso, Elias se refugia no deserto, no que parece ser uma crise de consciência.

O que tiramos daí? Que essa era a vontade de Deus ou que foi um ato desesperado de um profeta, já conhecido por seu temperamento explosivo?

No Novo Testamento, Jesus fala sobre os costumes antigos de desposar mais que uma mulher, como uma concessão aos homens daquele tempo (do AT), homens de caráter "mais duro".

Seria então, o AT, mais uma interpretação dos israelitas dos tempos longínquos do que era a vontade de Deus ou a vontade de Deus em si mesma?

A primeira hipótese me parece mais aceitável, visto as pressões a que o povo de Israel via-se submetido, com "inimigos" por todos os lados e a necessidade - real ou não - de uma política expansionista. Interessante notar como a situação - de Israel - não mudou muito, de lá pra cá...

No entanto, no meu entendimento, o Deus do Novo Testamento, não é outro, absolutamente: o que muda é a visão desse Deus, a partir do ponto de vista privilegiado de Jesus Cristo. Sem interesses políticos ou pessoais, com intimidade, como um filho vê e conhece bem a seu Pai. E também com uma forma totalmente nova e reta de pensar, de agir, de falar que, talvez, só Ele podia ter...

Então, o que recomendo a mim mesmo e aos interessados nessa Força que, queiramos ou não, age dentro de nós e no mundo a nossa volta, é que tente enxergar Deus - no AT e na Bíblia como um todo - retroativamente, a partir da visão de Jesus. E possa então descobrir um Deus que vai além da Bíblia, das religiões, dos livros e dos homens. E que também pode ser encontrado na Bíblia e em muitas outras(?) palavras, crenças, livros, homens e - em todos os - lugares.
Um Deus que não é deste mundo.

Acho que a moçada ligada daqui está mais do que apta a descobrir isso, isto é: se estiver interessada. Senão... Não. :p:
No final e sempre tudo soma! :pos:

Hey zigg - essa nossa FORÇA interna, em NADA corresponde ao deus cristão.
Desculpe amigo mas não ME encontro na biblia, em lugar algum.
Talvez no apocalipse de são jõao(de jj benitez) mas no resto não.
Nem com 45 anos de esforço eu consegui isto.

Está em ordem 10000 bc!:)

Mas, pelo menos pra mim, a minha força interna, ainda que claudicante, vem se harmonizando com a Força (alguém falou "Star Wars"?), com Deus.
Isto depois de 36 anos...

E quem falou em religião, ou num só livro, ou fonte? De muitas bocas e em muitas línguas será dita A Palavra... A Mesma, em qualquer boca ou língua.

O Verbo.

O Logos.

O Uno.

O Um que É Todos.

O Alfa e o Ômega.

Eu definitivamente não me indentifico com nada da bíblia ou nenhum Deus existente em qualquer religião.

Ao contrário do que possam pensar, eu espalho o bem, eu quero o bem, eu procuro o bem, mas não aceito a idéia divina. Acredito que deve existir respeito, mas é muito fácil exigir respeito quando não nos colocamos na pele do outro.
Quem não acredita sempre sofre de um processo de evangelização por parte dos "crentes" e sem contar a idéia básica que parte da premissa de que quem não acredita não está para o bem.
E isso não vale só para evangelicos, a evangelização rola com qualquer crente de alguma coisa, sempre a tentativa de persuasão de que ele conhece a "verdade"...

Gosto de pensar que sinto diversas coisas e estou no caminho da ampliação dos sentidos, sinto muitissimas coisas que alguns gostam de chamar de entidades, espiritos, divindades, energias e finalmente deus. Porém me contento com a idéia de que eu simplesmente sou ignorante demais pra afirmar que aquilo é deus ou deixa de ser. Não sabemos nada sobre de onde viemos e o que somos, apenas achamos de maneira bem convicta.

Se conformar com a ignorância é um passo difícil a se tomar mas faz parte.

agente realmente nao precisa saber nada disso Lysergic concordo com vc
basta viver fazendo oq te faz sentir bem
mas é uma coisa muito interessante para deixarmos de lado
eu nao resisto hahaha me faz sentir bem questionar a existencia e o outro mundo
o outro mundo que nos daki ja sabemos que ele existe
mesmo q ele exista só dentro de nossas mentes (oq eu nao acho verdade) ele existe e é dotado de poder ativo na matéria.

Parece meio prepotência nossa definir Deus, não? Cada grupo humano se apropia de Deus de uma forma, lhe dá um nome, um perfil e cria um monte de leis "ditadas por Ele"... Engraçado é que esse mesmo grupo é que passa a se beneficiar desse Deus, se auto definindo 'os escolhidos'.

Parece que quando realmente 'encontramos' Deus todos os conceitos e definições sobre sua pessoa caem por terra, pois Deus está muito além do que nossa "vã filosofia possa imaginar" e não pode ser entendido por nossa mente e intelecto limitado, mas sim pelo mais profundo e puro de nossa alma.

Viram, até eu criei um conceito de Deus agora... Já dá para reunir um grupo, criar uma lei, Lhe dar poderes inquestionáveis, condenar todos os demais conceituadores e obter os benefícios de nossa Igreja... :)

Eu definitivamente não me indentifico com nada da bíblia ou nenhum Deus existente em qualquer religião.

Ao contrário do que possam pensar, eu espalho o bem, eu quero o bem, eu procuro o bem, mas não aceito a idéia divina. Acredito que deve existir respeito, mas é muito fácil exigir respeito quando não nos colocamos na pele do outro.
Quem não acredita sempre sofre de um processo de evangelização por parte dos "crentes" e sem contar a idéia básica que parte da premissa de que quem não acredita não está para o bem.
E isso não vale só para evangelicos, a evangelização rola com qualquer crente de alguma coisa, sempre a tentativa de persuasão de que ele conhece a "verdade"...

Gosto de pensar que sinto diversas coisas e estou no caminho da ampliação dos sentidos, sinto muitissimas coisas que alguns gostam de chamar de entidades, espiritos, divindades, energias e finalmente deus. Porém me contento com a idéia de que eu simplesmente sou ignorante demais pra afirmar que aquilo é deus ou deixa de ser. Não sabemos nada sobre de onde viemos e o que somos, apenas achamos de maneira bem convicta.

Se conformar com a ignorância é um passo difícil a se tomar mas faz parte.

Acho que eu também passo por isso Lysergic, bem isso mesmo, me sinto um ignorante perante o que vejo, não sei o que falar sobre o que vejo.

agente realmente nao precisa saber nada disso Lysergic concordo com vc
basta viver fazendo oq te faz sentir bem
mas é uma coisa muito interessante para deixarmos de lado
eu nao resisto hahaha me faz sentir bem questionar a existencia e o outro mundo
o outro mundo que nos daki ja sabemos que ele existe
mesmo q ele exista só dentro de nossas mentes (oq eu nao acho verdade) ele existe e é dotado de poder ativo na matéria.

Man é mais ou menos por ai mesmo, questionar a existência é minha sina desde a infância. Só fico atento ultimamente e não atribuir regras ou valores, muito menos nomes a coisas que eu não estou completamente elucidado.

Me contenta muito saber que você questiona a existência, é menos um perdido em dogmas. Lembre-se sempre de questionar as suas próprias verdades, se elas parecerem fragéis perante o questionamento, sim elas são frágeis mesmo.

Parece meio prepotência nossa definir Deus, não? Cada grupo humano se apropia de Deus de uma forma, lhe dá um nome, um perfil e cria um monte de leis "ditadas por Ele"... Engraçado é que esse mesmo grupo é que passa a se beneficiar desse Deus, se auto definindo 'os escolhidos'.

Parece que quando realmente 'encontramos' Deus todos os conceitos e definições sobre sua pessoa caem por terra, pois Deus está muito além do que nossa "vã filosofia possa imaginar" e não pode ser entendido por nossa mente e intelecto limitado, mas sim pelo mais profundo e puro de nossa alma.

Viram, até eu criei um conceito de Deus agora... Já dá para reunir um grupo, criar uma lei, Lhe dar poderes inquestionáveis, condenar todos os demais conceituadores e obter os benefícios de nossa Igreja... :)

Aeww! Gostei Mescalito AEHIuaheiuaHEIUaheiuhAEHI Quero participar dessa tua igreja ai heim!

Acho que eu também passo por isso Lysergic, bem isso mesmo, me sinto um ignorante perante o que vejo, não sei o que falar sobre o que vejo.

Não é tão mais simples cacto? Acho que se você atribui nomes e dogmas, o caminho para o conhecimento começa a ficar ofuscado e obstruido por esses próprios empicilhos que te impedem de as vezes enxergar as coisas por um outro ponto de vista e enfim obter o desejado conhecimento.

Não sei se você concorda comigo cacto, mas quanto mais eu descubro coisas, sinto que mais ignorante eu sou.

Não é tão mais simples cacto? Acho que se você atribui nomes e dogmas, o caminho para o conhecimento começa a ficar ofuscado e obstruido por esses próprios empicilhos que te impedem de as vezes enxergar as coisas por um outro ponto de vista e enfim obter o desejado conhecimento.

Não sei se você concorda comigo cacto, mas quanto mais eu descubro coisas, sinto que mais ignorante eu sou.

Cara, lê o Caibalion se tiver um tempo, eu li semana passada, depois daquele vídeo do zeitgeist, eu li este livro, achei pela net, pesquisando sobre egito, mas sim, se tiver um tempo dá uma olhada. Então, vou ter que me ausentar um tempo aí, mas mês que vem quero ver como vai estar o forum, espero que vocês todos estejam cheios de novidades boas aí.

Valeu meus amigos, grande abraço

abração amigo Cacto
boas andanças para ti
vejam o q achei estudando para uma prova por aki
talvez pra vcs isso seja uma coisa banal mas eu achei isso surpreendente
ha um viruss chamado bacteriofago lambda que pode ESCOLHER se vai destruir sua bacteria hospedeira ou deixar seu dna se multiplicando dentro dela, O TAMANHO E COMPLEXIDADE DISSO É FASCINANTE se um viruss faz isso siga meu raciocinio - o viruss esta para os homems assim como os homems estao para os deuses e nao para por ai.... sempre haverá seres maiores e menores seria essa proporção infinita?
pois ja sabemos q o átomo nao é a menor particula e nem mesmo os quarqs e a maior? hauhauhauhuha
o universo é sinistro
tenho certeza q isso tem haver com deus só nao descobri ainda como
talvez a complexidade disso seja uma coisa construida por alguem sei la
tai o texto
Biologia do fago l

O fago l é um parasita obrigatório da E.coli, o qual necessariamente deve injetar o seu DNA na bactéria hospedeira para a sua multiplicação. Após a infecção da E.coli o genoma do fago pode seguir duas vias:

a) No primeiro caso denominado estado lítico, o DNA do fago permanece na bactéria como uma molécula independente, havendo a ativação de alguns genes do fago e a concomitante inativação de outros, dentro de um programa estritamente definido.

Como resultado o cromossomo do fago é replicado ativamente, ocorre a síntese das proteínas da capa e da cauda, formam-se novas partículas virais. Em aproximadamente 45 minutos após a infecção a célula hospedeira é lisada havendo a liberação de cerca de 100 novos fagos.

b) A outra via que o cromossomo do fago pode seguir é o denominado estado lisogênico. Neste caso, o DNA do fago é integrado no cromossomo da bactéria passando a ser chamado profago. No estado lisogênico, todos os genes do profago estão inativos com excessão do gene que produz a proteína repressora. A bactéria hospedeira carregando o profago multiplica-se e este é replicado passivamente e distribuído para as bactérias descendentes.

Em condições naturais a opção entre seguir o estado lítico ou lisogênico depende das condições do meio. Assim, via de regra em meio rico em nutrientes o estado lítico é preferencial, por exemplo o fago l na bactéria E.coli intestinal. Por outro lado, em meio pobre de nutrientes como é o caso da E.coli no solo, o fago prefere o estado lisogênico. Em condições experimentais, o estado a ser seguido depende de um balanço entre os fatores do meio intra e extra celular e de fatores genéticos da bactéria hospedeira e do bacteriófago.

Back