Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Dúvida sobre secar Amanita com cloreto de cálcio

Entendi. Mas se eu usei 100 gramas de cloreto e eles não conseguiram evitar que os cogumelos mofassem, provavelmente havia mais que 33 gramas de água então. Mas me parece bem pouco provável, a julgar pela tamanho dos cogumelos, que ali caberia 33 gramas de água. Tirei uma foto pra vocês compararem a quantidade de cloreto e a quantidade de cogumelos.
20160531_183359.jpg

Se quanto maior o peso, mais cloreto eu preciso usar, seria uma boa ideia na próxima vez eu colocar só os chapéus para secar, já que assim teria menos água? Ou então deixar os chapéus secando sozinhos no cloreto e enquanto isso deixar os caules no túnel de vento, para depois que os chapéus já tiverem secos eu tire os caules do túnel de vento para os colocar com o cloreto que restou?

Última edição:
Acho que um dos principais problemas foi ter colocado os cogumelo em um pote quase que completamente fechado.
Se quanto maior o peso, mais cloreto eu preciso usar, seria uma boa ideia na próxima vez eu colocar só os chapéus para secar, já que assim teria menos água? Ou então deixar os chapéus secando sozinhos no cloreto e enquanto isso deixar os caules no túnel de vento, para depois que os chapéus já tiverem secos eu tire os caules do túnel de vento para os colocar com o cloreto que restou?
Não adianta colocar em etapas. O cloreto não é reaproveitável, depois de saturado ele não vai absorver mais nada não importa se colocou pouco a pouco ou tudo. Boa sorte na próxima.

Acho que um dos principais problemas foi ter colocado os cogumelo em um pote quase que completamente fechado.

Isso pode ter prejudicado, mas imagino que não foi isso a causa principal, porque, como já disse, uma vez deixei os cogumelos soltos num pote com cloreto e aconteceu o mesmo.

Não adianta colocar em etapas. O cloreto não é reaproveitável, depois de saturado ele não vai absorver mais nada não importa se colocou pouco a pouco ou tudo. Boa sorte na próxima.

Mas eu posso comprar mais cloreto pra secar os caules. A propósito, não tem problema os caules ficarem vários dias no túnel de vento? Eles não irão começar a apodrecer ou mofar?

Eu tirei os cogumelos que mofaram do pote e deixei só o chapéu que ainda estava praticamente intacto (apareceu uns dois ou três pontinhos brancos bem pequenos nele, mas eu os tirei antes que eles se expandissem). Vou tentar salvar pelo menos esse chapéu. Dizem que quando aparece um bolor numa comida, não adianta tirar o bolor e comer só a parte que não foi contaminada porque ela provavelmente estará com fungo também, embora não apareça, mas os pontinhos no cogumelo eram muito pequenos, acho que ainda dá pra aproveitar.

A propósito, não tem problema os caules ficarem vários dias no túnel de vento? Eles não irão começar a apodrecer ou mofar?
É um ventilador ou é um tunel de vento fraco feito de coolers? Se for um ventilador de tamanho normal, eu diria que resiste vários dias. Esses de coolers, especialmente os com design ineficiente, tenho minhas dúvidas.
apareceu uns dois ou três pontinhos brancos bem pequenos nele, mas eu os tirei antes que eles se expandissem
Você está no fórum tempo suficiente pra entender o ciclo de vida dos fungos e saber que não é bem assim, mas boa sorte.

É um ventilador ou é um tunel de vento fraco feito de coolers? Se for um ventilador de tamanho normal, eu diria que resiste vários dias. Esses de coolers, especialmente os com design ineficiente, tenho minhas dúvidas.

É ventilador mesmo.

O problema devia ser muito cogumelo pra pouco cloreto mesmo, porque depois de quase seis dias com o cloreto os cogumelos ainda estavam moles, até que ontem tirei os mofados e deixei só um chapéu que hoje já está cracker dry.

Como eu falei, ontem apareceu uns dois ou três pontinhos brancos minúsculos nesse chapéu. Eu tirei esses pontos e hoje não apareceu mais nenhum. Vocês acham que é arriscado consumir esse chapéu?

O problema devia ser muito cogumelo pra pouco cloreto mesmo, porque depois de quase seis dias com o cloreto os cogumelos ainda estavam moles, até que ontem tirei os mofados e deixei só um chapéu que hoje já está cracker dry.

Como eu falei, ontem apareceu uns dois ou três pontinhos brancos minúsculos nesse chapéu. Eu tirei esses pontos e hoje não apareceu mais nenhum. Vocês acham que é arriscado consumir esse chapéu?

Na foto que o que você tem é silica gel dentro do pote, correto?
Cloreto de cálcio é outra coisa. Para grandes quantidades eu nunca usei com sucesso a silica gel, é necessário um volume muito grande. Mesmo que digam que a capacidade de absorção é a mesma da silica eu não vi isso na prática. O cloreto de cálcio sempre resolveu muito melhor que a silica gel, nesse caso específico, de secar os frutos. Vá de cloreto de cálcio que não tem erro.

Sobre a sua pergunta. Sim, é arriscado consumir os frutos com esses fungos ou bactérias que estão aparentes ali na foto. Muito cuidado com isso.
.

Na foto que o que você tem é silica gel dentro do pote, correto?

Não. É cloreto mesmo, como disse a Malahov.

Sobre a sua pergunta. Sim, é arriscado consumir os frutos com esses fungos ou bactérias que estão aparentes ali na foto. Muito cuidado com isso.

Mas o chapéu em questão não tem nenhum fungo aparente. Chegou a aparecer uns pontinhos brancos mas eu os tirei antes que eles crescessem. Agora ele tá normal. Fotos dele:
20160603_011129.jpg 20160603_011207.jpg

A pergunta cabal é... o cloreto se liquefez ("derreteu")?

Porque o cloreto de cálcio quando satura de umidade vira líquido, água com sal. E eu não estou vendo líquido ali, só o cloreto seco e cogumelos mofados.

O cloreto tá se liquefazendo sim. Bem pouco, quase nada, mas tá.

A propósito, se havia tanta água nos cogumelos, não era para o cloreto ter se liquefeito bem mais rápido?

Talvez. Mas ter só um furinho aberto na tampa com os cogus com certeza atrapalha. O pote tem que estar completamente aberto ou melhor ainda, poderia até ser um prato (desde que fundo o suficiente para não inundar de cloreto). Precisa expor o ar ao cloreto, e o cogu ao ar secado pelo cloreto, entende?

Mofar não quer dizer que havia muita água nos cogus, precisa de bem pouca umidade para um mofo conseguir se desenvolver. É claro que se o dessecante estiver funcionando como deve, o ar vai ficar tão seco que isso não irá acontecer.

A proporção de cloreto ou sílica eu uso logo uma regra prática: 3 vezes o peso do que estou tentando secar, em dessecante. Isto é, para 10 gramas de cogus, independente de já estarem mais ou menos secos depois do túnel de vento, uso logo 30 g de dessecante. Mas é claro, não seco frescos assim, sempre ao vento antes.

Se você não tem uma balança fica difícil pesar o cloreto ou a sílica, mas se o cloreto nem se liquefez totalmente, o problema ainda é outro.

Talvez. Mas ter só um furinho aberto na tampa com os cogus com certeza atrapalha. O pote tem que estar completamente aberto ou melhor ainda, poderia até ser um prato (desde que fundo o suficiente para não inundar de cloreto). Precisa expor o ar ao cloreto, e o cogu ao ar secado pelo cloreto, entende?

Entendo. Mas ano passado eu não coloquei os cogumelos dentro de outro pote e mesmo assim mofaram. Será que rasgar a tela branca da embalagem vai potencializar o efeito do cloreto, já que facilitará a circulação do ar?

Se você não tem uma balança fica difícil pesar o cloreto ou a sílica, mas se o cloreto nem se liquefez totalmente, o problema ainda é outro.

Eu usei 100gr de cloreto, na embalagem diz que vem 100gr. Engraçado que ano passado o cloreto também não se liquefez, será que é porque o volume do pote em que ele estava fechado junto com os cogus era muito pequeno para caber bastante umidade?

Na próxima vez pretendo colocar só os chapéus junto com dois potes pequenos de cloreto e enquanto isso deixar os caules continuarem no ventilador. Depois que os chapéus já tiverem totalmente secos eu coloco os caules. Se faltar cloreto, eu compro mais.

Será que rasgar a tela branca da embalagem vai potencializar o efeito do cloreto, já que facilitará a circulação do ar?
Sim, é melhor.

Será que é porque o volume do pote em que ele estava fechado junto com os cogus era muito pequeno para caber bastante umidade?
Melhor ser um pote largo, para o cloreto e cogus ficarem espalhados. Mas um pote pequeno é melhor que um muito grande, porque mais ar dentro do pote é mais ar para secar. (o ar que fica dentro do pote antes da secagem começar também leva um pouco de umidade).

Estando tudo certo, a única razão que vejo para mofar é os cogus ainda estarem muito úmidos para a secagem com dessecante, que é mais lenta que no vento.
Todo caso você poderia tentar outros métodos. Por exemplo, colocar um pequeno ventilador (cooler de PC) dentro do pote fechado com o cloreto, apontado para os cogus. Poderia até ser ligado com pilhas. Ou então secá-los com ar quente - atrás do PC, da geladeira... Mudar a estratégia. ;)

Melhor ser um pote largo, para o cloreto e cogus ficarem espalhados. Mas um pote pequeno é melhor que um muito grande, porque mais ar dentro do pote é mais ar para secar. (o ar que fica dentro do pote antes da secagem começar também leva um pouco de umidade).

Aquele pote que eu usei você acha muito grande? O problema de usar potes pequenos é que o cloreto não cabe dentro deles, mesmo naquele pote que eu usei só cabe se for daqueles potes menorzinhos de cloreto.

Estando tudo certo, a única razão que vejo para mofar é os cogus ainda estarem muito úmidos para a secagem com dessecante, que é mais lenta que no vento.

Na próxima vez vou deixar mais tempo no ventilador, talvez uns 4 dias.

Ou então secá-los com ar quente - atrás do PC, da geladeira... Mudar a estratégia. ;)

Mas o mais recomendável não seria secá-los sem calor, para evitar a degradação dos princípios ativos? Ou o calor do PC e da geladeira é baixo e então não tem problema?

Quanto àquele chapéu, afinal, será que é seguro consumi-lo?

Aquele pote que eu usei você acha muito grande? O problema de usar potes pequenos é que o cloreto não cabe dentro deles, mesmo naquele pote que eu usei só cabe se for daqueles potes menorzinhos de cloreto.
Rebobinando... o cloreto você tira do pote que veio e coloca no fundo do pote maior, com o prato ou pote menor raso e aberto, sem tampa e com os cogus em cima/dentro, também dentro do pote maior, tampado.

O calor do PC ou geladeira é pouco, não vai estragar os cogus. Acontece que o ar quente (mesmo que pouco) geralmente seca melhor as coisas. (como você pode observar a roupa seca mais rápido num dia de calor...)

Quanto àquele chapéu, afinal, será que é seguro consumi-lo?
Amanitas por si sós jã não são exatamente seguros... Em qualquer caso não me parece uma boa idéia fumar um fungo (esporos!), mas qualquer que seja a forma de dosagem, e a depender da secagem, creio que o próprio amanita tem mais toxinas que o mofo que está sobre ele.

Rebobinando... o cloreto você tira do pote que veio e coloca no fundo do pote maior, com o prato ou pote menor raso e aberto, sem tampa e com os cogus em cima/dentro, também dentro do pote maior, tampado.

O problema é que acho que não tenho nenhum pote pequeno o suficiente para caber os Amanitas e que fique bem aberto dentro do pote maior para que haja uma grande circulação de ar. Qualquer pote que eu coloque dentro do outro fica meio "fechado". Se eu colocar os cogumelos num prato, é perigoso o cloreto entrar em contato com o cogu.

Amanitas por si sós jã não são exatamente seguros... Em qualquer caso não me parece uma boa idéia fumar um fungo (esporos!), mas qualquer que seja a forma de dosagem, e a depender da secagem, creio que o próprio amanita tem mais toxinas que o mofo que está sobre ele.

Eu pretendo comer aquele chapéu só pra testar como tá a potência dele. Tem também o problema de eu ter coletado ele fora de época, mas acho que só aquele tantinho não vai dar nada, até porque eu acho que as toxinas do Amanita não me afetam muito. Nas vezes que eu tomei eu não cheguei a passar mal, não vomitei, se tive alguma náusea foi bem pouca e por pouco tempo. Acho que vou comer metade, esperar um pouco, se eu não passar mal eu como o resto.

Se eu colocar os cogumelos num prato, é perigoso o cloreto entrar em contato com o cogu.
Use um prato fundo. Ponha o prato no fundo do pote, com os cogus. Coloque o cloreto em volta de forma que não fique mais alto que o prato. Quando o cloreto derreter, o nível de líquido vai ficar abaixo do prato. A menos que você esbarre no pote ou algo do tipo, não cairá líquido dentro do prato.

Se não tiver prato fundo, use menos cloreto... Ou então faça um pote raso, cortando qualquer pote ou garrafa plástica que tiver por aí.

É impossível um prato, seja fundo ou raso, caber dentro daquele pote hermético. O máximo que cabe ali é um pires.

Eu havia pensado no seguinte: comprar dois potes pequenos de cloreto, rasgar a tela branca, cortar o fundo de um copo plástico e colocá-los embaixo de cada cloreto para servir de recipiente para o cloreto que vai derreter, já que naqueles cloretos menores o líquido cai direto para fora da embalagem, e deixar os cogumelos soltos dentro do pote hermético. Não é quase a mesma coisa que tirar o cloreto da embalagem e colocar os cogumelos em outro recipiente?

Os potes de cloreto que já vi, em todos o cloreto fica no fundo e não cai pra lugar nenhum, nem dentro nem fora do pote.

Eu sugeri tirar o cloreto da embalagem porque o pote pequeno limita o contato do cloreto com o ar a uma área pequena (o diâmetro do pote de cloreto). Não dá pra fazer muito melhor que isso... É como se você estivesse fazendo um pote de cloreto gigante e colocando os cogumelos dentro. O único cuidado é não deixar os cogus nadando em cloreto. Como você vai fazer isso não sei, já estou sem idéias rs... Mas só não pode ser em um pote com tampa.

Se tem pires vai pires ué! Desde que os cogus caibam em cima, sem problema. Se for o caso de ser raso demais, coloca um copo pequeno (ou outra coisa) dentro do pote grande e o pires em cima, pra não encostar no fundo. Deve ter umas 300 coisas em casa que dá pra improvisar...

Back