Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Dúvida sobre secar Amanita com cloreto de cálcio

Então tem algo errado, pois o cloreto tem que se liquefazer, e se acumular no fundo do pote, na forma líquida.

Acho que seria melhor você tirar fotos, para entendermos melhor o problema.
 
Infelizmente eu não tô conseguindo passar fotos para o computador. Já tentei de tudo mas não consigo.

Não sei se isso quer dizer alguma coisa, mas o filtro branco do pote de cloreto ficou manchado numa parte. É normal isso?
 
Hoje fui perceber que o cloreto de cálcio tá, sim, se liquefazendo. As "paredes" do lado de dentro do pote tão molhadas, mas o líquido não tá indo pra debaixo do pote.

Os cogumelos ficaram bem duros, mas todos mofaram. Só uns caules se salvaram.
 
Última edição:
Me falaram que, se o cloreto de cálcio não tá se liquefazendo, é porque não tem umidade no ambiente. Para não desperdiçar o cloreto tirei-os de perto dos cogumelos e deixei cada um numa parte do guarda-roupa e eles agora tão se desfazendo rapidamente. Por que com os cogumelos não funcionou? Os cogumelos depois de secos no ventilador teriam ficado duro com o tempo mesmo longe do cloreto de cálcio? Porque, se foi o cloreto que os deixou duros, então por que eles mofaram mesmo assim? Percebi que os cogumelos, mesmo não estando mais com o cloreto, estão com pouco cheiro de Amanita e bastante cheiro da fragrância que vem no pote de cloreto; é normal isso, e tem alguma relação com o fracasso da secagem?
 
A unha do meu pé está estranha, tem uns pontos brancos. Será que é micose?

Sem fotos, nem o dr. House...

Vai ver os cogumelos nem estão estragados, você é que acha que é mofo e está aí de bobeira.

Percebi que os cogumelos, mesmo não estando mais com o cloreto, estão com pouco cheiro de Amanita e bastante cheiro da fragrância que vem no pote de cloreto; é normal isso, e tem alguma relação com o fracasso da secagem?
Tem relação com você ter comprado potes com fragrância... E parece que pelo menos a fragrância está funcionando. Cheire o seu guarda roupa, veja se lá está com cheiro de amanita.
 
Vai ver os cogumelos nem estão estragados, você é que acha que é mofo e está aí de bobeira.

Mas é normal os cogumelos apresentarem esses pontinhos brancos depois de secos? O caule também fica com uma coloração esverdeada.

As manchas brancas parecem espuma/algodão/teia de aranha, mais ou menos como essas nas primeiras fotos:
https://www.google.com.br/search?q=...ChMIionNrp2LxwIVwSoeCh3HVgCW&biw=1024&bih=677

O esverdeado no caule lembra um pouco o bolor do queijo gorgonzola.

O engraçado é que os cogumelos sempre pegam esse bolor quando postos junto com o cloreto de cálcio. Enquanto eles secam no ventilador isso não acontece.
 
Mas é normal os cogumelos apresentarem esses pontinhos brancos depois de secos? O caule também fica com uma coloração esverdeada.

As manchas brancas parecem espuma/algodão/teia de aranha, mais ou menos como essas nas primeiras fotos:
https://www.google.com.br/search?q=...ChMIionNrp2LxwIVwSoeCh3HVgCW&biw=1024&bih=677

O esverdeado no caule lembra um pouco o bolor do queijo gorgonzola.

O engraçado é que os cogumelos sempre pegam esse bolor quando postos junto com o cloreto de cálcio. Enquanto eles secam no ventilador isso não acontece.

Está estranho isso ai. Amanitas secas tem um aroma espetacular, um néctar, muito adocicado.
E esse esverdeado no caule com certeza é alguma bactéria contaminante.
 
Tô com dois Amanitas secando no ventilador, depois pretendo colocá-los num pote com cloreto de cálcio. O problema é que o pote de cloreto é muito grande para o pote onde vou colocá-lo e a maior parte daquela tela branca (a tela é meio curva) fica tocando na tampa do pote no qual eu vou colocar os Amanitas e o cloreto. Minha dúvida é se isso não vai dificultar a ação do cloreto e se seria melhor eu comprar uma embalagem menor de cloreto. Aqui tem uma foto pra vocês terem mais ou menos uma noção:

P24-05-16_16.38[1].jpg

As bordas da tela não ficam tocando na tampa porque a tela é meio "redonda".

PS.: Achei um pote aqui maior e que cabe com folga o cloreto de cálcio. Minha dúvida é se esse pote é hermeticamente fechado, já que se não for não adianta muito, certo? Vou postar uma foto dele pra vocês verem se é hermeticamente fechado ou não.

P24-05-16_22.17.jpg
 
Última edição:
Ficar encostado assim na tampa vai atrapalhar, sim. Use um pote menor, ou coloque o cloreto direto no pote maior, e os cogumelos dentro de um outro pote mais baixo, para não molhar.

Ainda estou procurando um pote na segunda foto, só vejo uma tampa. Não tenho como saber se o pote é hermético ou não, mas apostaria que não. Não precisa ser 100% hermético, mas pelo menos bem selado.
 
Use um pote menor, ou coloque o cloreto direto no pote maior, e os cogumelos dentro de um outro pote mais baixo, para não molhar.

Não entendi direito. Você pediu pra eu tirar o cloreto da embalagem e colocá-lo no pote da segunda foto (que só mostra a tampa) e depois colocar os cogumelos dentro de um pote menor e colocar esse pote menor dentro do pote com o cloreto?

Ainda estou procurando um pote na segunda foto, só vejo uma tampa. Não tenho como saber se o pote é hermético ou não, mas apostaria que não. Não precisa ser 100% hermético, mas pelo menos bem selado.

É esse o tipo de pote da segunda foto:

aa.jpg
 
tirar o cloreto da embalagem e colocá-lo no pote da segunda foto (que só mostra a tampa) e depois colocar os cogumelos dentro de um pote menor e colocar esse pote menor dentro do pote com o cloreto?
Quase isso...

Tirar o cloreto de dentro do pote de cloreto (abrir o filtro branco, tirar o sal de lá), colocar no fundo do primeiro pote onde o pote de cloreto não cabe. Depois usa um pote menor pra colocar os amanitas dentro desse mesmo pote maior.

Esse segundo pote não parece ser hermético.

potes.jpg
Em amarelo é o cloreto.
 
Agora entendi. Vou fazer isso mesmo. Valeu pela dica.
 
Aconteceu a mesma coisa que no ano passado. Os chapéus começaram a ficar com um esbranquiçado e os caules com umas manchas escuras, também apareceu uma "capinha" branca nas lamelas. A foto do pote:

P30-05-16_10.16.jpg

A tampa azul do pote menor (onde estavam os Amanitas) não estava totalmente fechada, estava só encostada, e ainda tinha aquele buraquinho nele por onde o ar passava. De qualquer forma, troquei-o por um pote sem tampa que fica com mais espaço aberto.

A qualidade das fotos tá ruim mas dá pra ver:

P30-05-16_10.17.jpg P30-05-16_10.18.jpg P30-05-16_10.18[1].jpg P30-05-16_10.19.jpg P30-05-16_10.19[1].jpg P30-05-16_10.20.jpg P30-05-16_10.20[1].jpg P30-05-16_10.21.jpg P30-05-16_10.21[1].jpg

PS.: umas fotos com a qualidade melhor:

20160530_201631.jpg 20160530_201701.jpg 20160530_201727.jpg 20160530_201757.jpg 20160530_201842.jpg 20160530_201929.jpg 20160530_202112.jpg
 
Última edição:
umas fotos com a qualidade melhor:
Você não parece ter seguido as instruções do Salaam. De qualquer forma esses cogumelos estão todos mofados e precisam ser jogados no lixo. Você tem que pensar que cogumelos têm muita água e se você não for desidratá-los primeiro ao vento, você precisa de uma quantidade muito grande de dissecante. O cloreto absorve apenas 30% do peso dele em água, então faça as contas se o que você tinha aí era suficiente e se usou ele da forma mais eficiente (um pote tampado dentro de outro pote???). Da próxima faça a primeira etapa de secagem no ventilador.
 
Mas eu os deixei secando antes no ventilador. Ele ficaram uns 2 dias no pote de frente para o ventilador ligado na potência máxima. Só depois os coloquei com o cloreto.

Na verdade o pote menor não estava tampado, ele só estava com a tampa encostada, e de qualquer forma havia um buraco na tampa pelo qual o cloreto podia agir sobre os Amanitas. E imagino que esse não seja o problema, já que ano passado eu deixei uns Amanitas (que não estavam dentro de outro pote) dentro do pote hermético com o cloreto de cálcio, já que o cloreto cabia porque era daqueles menorzinhos, redondos, e aconteceu a mesma coisa, os Amanitas ficaram mofados.

Existe outro dessecante melhor que o cloreto de cálcio? Se eu tivesse usado silica gel, será que eles teriam mofado do mesmo jeito?

O chapéu maior ainda parece estar intacto, sem bolor. Vou tentar fumar a pele dos que mofaram, ano passado fumei e não fez efeito, vou ver se agora faz. Não tem problema fumá-los, né?

O cloreto absorve apenas 30% do peso dele em água, então faça as contas se o que você tinha aí era suficiente e se usou ele da forma mais eficiente

Como faço essa conta? Eu usei 100 gramas de cloreto. A silica gel absorve quanto % de água?
 
havia um buraco na tampa pelo qual o cloreto podia agir sobre os Amanitas
Morpheu, a ação não é 'espiritual', é preciso que a umidade das amanitas seja amplamente liberada no mesmo 'ambiente' do cloreto, você quer que a ação seja o mais rápido possível, ou seja, você quer que ela desidrate antes que os fungos e bactérias comecem a se alimentar dela e tenham condições de proliferarem.
Se eu tivesse usado silica gel, será que eles teriam mofado do mesmo jeito?
Pra mim a vantagem da sílica, além dela ser reaproveitável, é que ela permite maior proximidade dos frutos com o dissecante, o que me parece acelerar o processo. Dito isso, nunca usei cloreto para secar cogumelos, então eu não tenho muita propriedade pra falar disso, embora use cloreto em gavetas/armários.
Como faço essa conta?
Essa conta é uma regra de três simples. Se você tem 100g de cloreto, ele pode absorver 30g de água. Para descobrir quanto de água havia nas amanitas você deve pesá-las frescas e imaginando que tenham 90% de água faria a conta. Se passar eles pelo ventilador é só contar quanto de agua perderam e quanto resta.
A silica gel absorve quanto % de água
30% do peso também.
 
Morpheu, a ação não é 'espiritual', é preciso que a umidade das amanitas seja amplamente liberada no mesmo 'ambiente' do cloreto, você quer que a ação seja o mais rápido possível, ou seja, você quer que ela desidrate antes que os fungos e bactérias comecem a se alimentar dela e tenham condições de proliferarem.

Pode ser, mas acho que mesmo se eu não tivesse tampado o pote dos Amanitas ainda assim eles teriam mofado, já que ano passado eu não fiz isso e eles mofaram do mesmo jeito.

Pra mim a vantagem da sílica, além dela ser reaproveitável, é que ela permite maior proximidade dos frutos com o dissecante, o que me parece acelerar o processo. Dito isso, nunca usei cloreto para secar cogumelos, então eu não tenho muita propriedade pra falar disso, embora use cloreto em gavetas/armários.

E se eu deixar os cogumelos em cima do pote do cloreto, na tela branca, isso acelerará o processo por maior proximidade? Ou então rasgar a tela branca. Embora na embalagem diga para não danificar aquela tela, se ela fosse rasgada e aberta isso não faria com que a ação do cloreto se espalhasse mais rápido pelo ambiente?

Eu não tenho balança, então não tenho como pesar os cogumelos.

Será que na próxima devo comprar dois potes pequenos de cloreto de cálcio para secá-los? E deixar mais tempo no ventilador é uma boa ideia?
 
E se eu deixar os cogumelos em cima do pote do cloreto, na tela branca, isso acelerará o processo por maior proximidade? Ou então rasgar a tela branca. Embora na embalagem diga para não danificar aquela tela, se ela fosse rasgada e aberta isso não faria com que a ação do cloreto se espalhasse mais rápido pelo ambiente?
Será que na próxima devo comprar dois potes pequenos de cloreto de cálcio para secá-los? E deixar mais tempo no ventilador é uma boa ideia?

Sim, mais tempo no ventilador é uma boa pedida. Cheguei a deixar amanitas por 3 dias secando no ventilador. Ajuda bastante, elas tem um volume muito grande.
Depois a dica para ter um bom aproveitamento com o cloreto de cálcio é deixar ela com os frutos dentro de um pote pequeno. Quanto menor a área melhor, entende?
Eu usei aqueles vidros de pepino de vidro grandes sabe? Só coloca um pote de cloreto de cálcio lá dentro já é o suficiente.
 
Sim, mais tempo no ventilador é uma boa pedida. Cheguei a deixar amanitas por 3 dias secando no ventilador.

Acho que ano passado eu cheguei a deixar uns por 3 dias no ventilador, e mesmo assim mofaram. Acho que na próxima vou deixar 4, ou até mais.

Depois a dica para ter um bom aproveitamento com o cloreto de cálcio é deixar ela com os frutos dentro de um pote pequeno. Quanto menor a área melhor, entende?
Eu usei aqueles vidros de pepino de vidro grandes sabe? Só coloca um pote de cloreto de cálcio lá dentro já é o suficiente.

Mas esse pote de pepino é hermético? Aquele pote que eu usei você acha grande demais? Se eu não conseguir arranjar um pote pequeno, seria uma boa ideia colocar mais cloreto?
 
Se eu não conseguir arranjar um pote pequeno, seria uma boa ideia colocar mais cloreto?


A @Malahov explicou direitinho, mas parece que não a mensagem não foi captada.

Os dessecantes tem limites de absorção de água. Tanto a sílica como o cloreto absorvem por volta de 30% do seu peso em água. E como é conhecido a sílica pode ser seca com facilidade para reaproveitamento.

Mas, dando um exemplo simples, a cada 100 gramas de cogumelo fresco 90 gramas são água. Para absorver 90 gramas de água você precisará de uns 300 gramas de dessecantes, se for tudo feito em uma única etapa.

Um túnel de vento pode ajudar, pois os cogumelos perdem parte da umidade ao passarem pelo mesmo, mas não adianta pensar que colocar um pote pequeno de dessecante para uma grande massa de cogumelos vai fazer milagre. No fundo é coletar para ver o material se estragar depois.
 
Back
Top