Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Cultura liquida

• Criador do tópico Criador do tópico Nilindo
  • Data de início Data de início

Nilindo

Esporo
Cadastrado
11/12/2023
18
3
22
Ontem fiz a esterelização da base da cultura líquida(Água + mel), fervi a água por 10 minutos e fiz os devidos processos de forma minuciosa, por fim, deixei esfriar e quando abrir hoje pela manhã, a base estava assim, o que é esses fiapos? Será que é confiável injetar o micélio?

Anexos

• IMG_20250523_125735029.jpg
    IMG_20250523_125735029.jpg
    915.1 KB · Visualizações: 10
  • IMG_20250523_125721001_HDR.jpg
    IMG_20250523_125721001_HDR.jpg
    1.1 MB · Visualizações: 10
  • IMG_20250523_125724827_HDR.jpg
    IMG_20250523_125724827_HDR.jpg
    1,012 KB · Visualizações: 9
  • IMG_20250523_125709224.jpg
    IMG_20250523_125709224.jpg
    1.1 MB · Visualizações: 10
Misturei 14g de mel, para 400ml de água. E a esterelização foi de 30 minutos pós pressão. Mesmo se for cristalização a cultura pode ser usada?

Não sei te explicar de forma cientifica o que seria, mas posso dizer que é normal, geralmente quando preparamos cultura líquida após tirar da pressão fica dessa forma mesmo, é só agitar que ele se dissolve novamente, tende também a se acumular no fundo do pote. Verás que é justamente nessas partes que o micélio irá pegar.
Pode usar menos mel da próxima, pode fazer a CL bem fraquinha que dá bom e fica com menos dessas coisas.

Não sei te explicar de forma cientifica o que seria, mas posso dizer que é normal, geralmente quando preparamos cultura líquida após tirar da pressão fica dessa forma mesmo, é só agitar que ele se dissolve novamente, tende também a se acumular no fundo do pote. Verás que é justamente nessas partes que o micélio irá pegar.
Pode usar menos mel da próxima, pode fazer a CL bem fraquinha que dá bom e fica com menos dessas coisas.
Obrigado amigo, tirou um grande peso da minha consciência. Achei estranho ser uma contaminação, eu fiz 7 potes de CL e todos estava com isso, seria muito azar todos pegarem contaminação da mesma forma na mesma quantidade, mas mesmo assim fiquei muito preocupado.

eh inviável usar agua e mel como meio de cultura ne?

Inclusive temos um sub-fórum com muitos tópicos sobre cultura líquida: Culturas de Micélio

E também uma tag: cultura líquida

Eae @Nilindo, como anda o projeto das CLs?
Bom dia amigo! Não tinha visto sua mensagem, também tinha feito tempo que tinha entrado no fórum. De resumo: apenas 2 potes vingaram, todos os outros apenas ficaram dessa mesma forma que está a foto e ficou parecendo um monte de poeira.
Um Shakti que foi de uma cultura liquida e o outro que inclusive foi o único que fiz com esporos de Thai Pink Buffalo vingou também, me surpreendeu que de 7 que fiz, 6 com CL e esse único com esporos e ele vingou. Hoje dia 19/06 estarei fazendo uma inoculação em um spawm de milho. Por mais que perdi 5, ainda fico muito feliz e ainda vou poder ter várias e várias seringa de CL.🍄😍

Anexos

• IMG_20250618_195455_737.webp
    IMG_20250618_195455_737.webp
    267.5 KB · Visualizações: 6
  • IMG_20250618_195539_228.webp
    IMG_20250618_195539_228.webp
    322.7 KB · Visualizações: 6
As CLs das fotos me parecem lindas kkkkkkk eu acabei de fazer a minha primeira clonagem direto em cultura líquida, parece que está vingando... Eu até ia fazer uma CL com esporos, mas pensei melhor e preferi fazer um cultivo com esporos para depois "isolar" clonando um cogu barrigudo que apareceu kkkkkkkk Sucesso para nós

Não tenho mt intimidade com CL's feitas com mel, sempre tive resultados ruins com ela (sempre contaminava ou ficava turva), um sinal q pude observar na sua CL é a presença de bolhas na superficie, tenho tido por regra que bolhas indicavam contaminação (sempre com cheiro de fermentação), a foto foi tirada logo após vc agitar a solução?

Não tenho mt intimidade com CL's feitas com mel, sempre tive resultados ruins com ela (sempre contaminava ou ficava turva), um sinal q pude observar na sua CL é a presença de bolhas na superficie, tenho tido por regra que bolhas indicavam contaminação (sempre com cheiro de fermentação), a foto foi tirada logo após vc agitar a solução?
Não lembro muito bem, mas sei que nesse momento agitei, não lembro se antes ou depois de tirar a foto, depois vou observar isso quando chegar em casa.

Nunca me ocorreu, é bem raro mas pode acontecer sim, creio que pode ser por conta da umidade mt elevada (observado pelas gotas nas laterais), mas não apenas isso, acho que a vitalidade/agressivadade do micélio é o principal fator.
E deve ser por conta da minha ansiedade de retirar da caixa e expor a luz umas 3 vezes ao dia kkkkk

Que lindo, pinou in vitro...
Simmm... Infelizmente acho que uma das cultura liquida contaminou, fiz inoculação faz 2 dias em vários potes e começaram a aparecer manchas verdes hoje em todo os potes, apenas 2 que não apareceram, mas daqui a uns dias creio que viram a aparecer. "Tenho pra mim" que seja por conta do pote de vidro que tem a tampa de metal e esse metal enferrujou, quando fui retirar ou até pra balançar a cultura líquida, o líquido tocava no ferrugem. Próxima semana vou fazer com a outra cultura líquida se não der certo vou descartar e refazer tudo de novo, agora só ter mais atenção. É aquela coisa, a prática leva a perfeição, erros nos traz aprendizado.

expor a luz umas 3 vezes ao dia
Na verdade não, na teoria pode fazer bastante sentido, mas na verdade a luz não induz a frutificação, ela serve apenas como um guia mostrando a direção que os cogumelos devem crescer, ou seja, não foi a causa desse fenômeno; como eu disse deve ser por conta da alta umidade

tampa de metal e esse metal enferrujou
Irmão, já tive literalmente o mesmo problema que você, essa ferrugem não contamina a CL, no entanto é mt incômoda e pode prejudicar o micélio na teoria.

Consegui resolver esse problema utilizando durepóxi, coloquei nas partes onde a ferrugem estava surgindo e nunca mais tive problemas.

Irmão, já tive literalmente o mesmo problema que você, essa ferrugem não contamina a CL, no entanto é mt incômoda e pode prejudicar o micélio na teoria.

Consegui resolver esse problema utilizando durepóxi, coloquei nas partes onde a ferrugem estava surgindo e nunca mais tive problemas.
Na próxima irei colocar VTR
Que lindo, pinou in vitro...
Boa noite, amigo! Queria tirar uma dúvida... Depois de colocar o spawm de milho com o substrato(fibra de coco + vermiculita) espero em torno de quantos dias para colocar pra frutificar? Já que fui instruído a não abrir pra ver pois pode quebrar o micélio e por conta de contaminação

Back