Então, acabei esquecendo de postar aqui o primeiro teste...
Na primeira vez eu fiz duas seringas, uma de 10ml e outra de 20ml, direto dos
esporos. No início o
micélio foi crescendo bem; um pouco demorado, mas bem. A de 20ml se desenvolveu mais rápido, e eu acho que foi porque tinha mais espaço com ar (mas não tenho certeza).
Mais tarde, a de 10ml acabou contaminando. Uma coisa verde começou a aparecer e a tomar conta de tudo. Eu tinha percebido umas gotas de água na
incubadora, e acho que aquela seringa estava vazando (acho que a proteção da agulha estava meio solta).
Tentei inocular um
bolo com a seringa de 20ml, que parecia estar boa, mas o micélio demorou muito mais para se formar do que nos outros bolos (que foram inoculados com esporos). Mais tarde todos eles contaminaram (haha), então provavelmente foi alguma besteira que eu mesmo fiz.
Agora da última vez eu fiz mais duas seringas de 10ml (também direto do esporo). Cresceram mais rápido do que as primeiras que eu fiz, e pareciam estar bem saudáveis. Coloquei as fotos ali embaixo, mas não sei se dá pra ver direito.
Usei as duas para fazer dois potes grandes de CL, que parecem estar se desenvolvendo bem (fotos ali embaixo também). Nesses potes grandes eu usei
Água mineral e
dextrose.
Valeu!