Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Cultivo Taz e PESa Pf & Palha

Diário de cultivo completo.
Olá amigos cogumelisticos :)

Raça:Taz e PESa

Substrato:pf tek e Palha de milho

Tipo e tempo de esterilização:pP. 1 hora

Origem dos esporos: papai noel viu que fui um bom menino e deixou debaixo de meu travesseiro

Tipo de inoculação: Seringa com agua mineral

Data da inoculação:05/09/2006

Data da germinação:09/09/2006

Temperatura de incubação:28 - 30°C

Data da colonização total:+ ou - 1/10/2006

Data do aniversário:07/10/2006

Parâmetros do terrário: caixa plastica 40x30x30 cm, bombinha de aquario normal injetando ar, e bomba submersa (20v/4w) fora do terrario fazendo uma pequena circulaçao e tb mais um fonte de ar gerando mais goticulas nas paredes do terrario
em um dos cantos 4 furos com lã de vidro e um cooler fazendo a exaustão de ar, no fundo argila expandida e aguá mineral...

Tipo de frutificação: Casings com marmita n 9, Substrato da mistura 50% pó de coco/50 % vermiculita, um pouquinho de
um café bem aguado que fiz com nescafé e + ou - 2 colheres rasas de cha de calcario.

É um prazer estar postando mais um diario e compartilhando com voçês, dessa ves tive oportunidade de cultivar
taz e pesa, 2 strains mu belas :D, bem fiz 6 frascos pf normal 2 verm/1 farinha de arroz/1 agua, 1 hora na panela tranquilo... eu fui ao varejao e vi que vendiam milhos em espigas com a palha veio então a ideia de usa-la, fiz o seguinte
procedimento > escolhi as palhas mais novinhas e as picotei e deixei seca-las bem, depois deixei 1hr em quase fervura quando ia ferver desligava e assim ia, bem hidratadas misturei com um pouco de cremogema e vermiculita tb 1 hr na panela de pressão..

no dia 5 inoculei, tinha feito a seringa no dia 3, foi tecnina normal, virei minha caixa plastica, um potinho de exames 50 cents, achei bem legal vem ate com uma pazinha para raspar o print, fiz 2 seringas de 10ml deixei hidratando, fiz uma inoculaçao generosa em cada frasco dessa vez fiz 4 nas paredes e nao 1 no centro como de costume, pois bem começou a germinar no dia 9 , micelio de pesa bem rizomorfico
indisp.png
bem brilhoso esse micelio e como acumula agua :D

o micelio de taz algodado enquanto o pesa afunda o substrato o taz o transforma em algodao doce kkkk
indisp.png

essa web que tirei as fotos não é muito boa, as fotos da palha nao ficaram boas a melhorzinha ficou essa, ela ja esta com nós essa foto foi no dia 29_09 e é um frasco de taz
indisp.png
acabei de tirar essas fotos são 2 frascos de pesa :
indisp.png

na noite do dia 07/10 fiz 2 casings com os 3pfs de cada, deixei em pedaços medios deixando vales, estou deixando encubando a 28-30 graus vou deixar uns 2 / 3 dias e estou afim de dar um cold nelas ou manda-las direto para o terrario...
aqui esta encubando as casings logo colocarei a caixa pra funcionar
indisp.png
a bomba submersa injeta ar e movimenta a agua e a bomba normal injeta ar do outro lado do terrario

a palha provavelmente vou frutificar direto do bolo vamos ver o que vai dar :D
por enquanto é só pessoal e fiquem na paz :)

...

Companheiros estou me afastando do forum por motivos pessoais...

<<<<<<<very<<<<>>>>>good<<<<<<>>>>>>vibes>>>>>>

Fala Allansnake

Dedicação e perseverança para obter esses lindos frutos.

Parabéns !!!!!

Bom dia pessoal como estao td na paz? aconteceram algumas coisas em minha familia fiquei um tanto confuso e me afastei um pouco do forum, estou recolocando as coisas no lugares , agradeço todos pelas boas energias e continuando a caminhada :) a lua fez seu ciclo e com ela nossos filhos crescendo dia 10 tive o segundo flushe nas casings, tb o bulk resolveu soltar seus frutos, a casing de pesa esta bem colonizada e com bastante pins, as marmitex as bordas dela pela umidade estavam começando a enferrujar, tirei as bordas e só deixei o apoio que nao estava afetado, as fotos naquela beleza de webcam mas da pra ter uma noção :)
indisp.png
:)

vista geral
indisp.png

Pesa 2 flushe
indisp.png

lindos, esses 2 tinham em media estirpes de 18 cm e chapeis de 7 cm :D

9 frutos taz
indisp.png

geral pesa
indisp.png

abraços a todos :idea: :)

Fala Allan

Muito, muito bom !!!!!!

Os PESA e TAZ reconheceram seu esforço e propiciaram essa magnífica colheita.

Tire muitos carimbos.

Parabéns !!!!!

lindos frutos! notei também que ficaram (em sua maioria) retinhos hein!
uma fonte de luz em cima do bolo?
quantos cm (arox) de distancia, as beiraddas foram tampadas para nao entrar luz? (ando tendo sempre cogus tortos... ainda consigo resolver isso!)

Fala Allan

Muito, muito bom !!!!!!

Os PESA e TAZ reconheceram seu esforço e propiciaram essa magnífica colheita.

Tire muitos carimbos.

Parabéns !!!!!

Obrigado Mauricio as boas energias nos ajudam concerteza :D, a um tempo arrumei uma caixa de cobertor nova, que uso como printadeira, deixo algumas folhas de papel aluminio, depois a definitiva, e qdo esta printando deixo a caixa envolvida por um sanito preto e "lacrada" com elastico :)

lindos frutos! notei também que ficaram (em sua maioria) retinhos hein!
uma fonte de luz em cima do bolo?
quantos cm (arox) de distancia, as beiraddas foram tampadas para nao entrar luz? (ando tendo sempre cogus tortos... ainda consigo resolver isso!)

mortan a fonte de luz é uma lampada de 15w branca que deixo + ou - uma altura de 1,60m do terrario, geralmente qdo estao crescendo tento deixar a luz em um ciclo de 12/12.
indisp.png

A parede do terrario eu estava conversando com o psilo ele sugeriu contact preto achei uma boa, qdo eu lembrei que tinha um pouco daquelas paisagem de aquario, recortei certinho e achei bacana e tb deu um clima mais natureza para os filhos crescerem mais a vontade :)

indisp.png

prendi o paisagem com linha de pesca, varias voltas além de elas prenderem o papel, ainda serviu de suporte para as placas de gelo reutilizavel, ficou bem basico e ta funcionando bem :)

faça a experiencia, coloquei um sanito ou algo que nao deixe as paredes translucidas, acho que pode ajudar!

sorte! e abraços a todos

Fala Allan

Notei que você está usado placas de gelo para resfriar o terrário.

Como está a temperatura na sua região ?

Fala Allan

Notei que você está usado placas de gelo para resfriar o terrário.

Como está a temperatura na sua região ?

Sim as placas são uma boa, além delas eu utilizo 2 garrafas de 2tls com agua congeladas, entao o resfriamento fica assim:

no canto junto a parede deixo uma garrafa de 2lt, e no outro canto 1 placa de gelo tenho 2(grandes) para trocar qdo descongelar, a placa pequena interna utilizo qdo esta muito calor, ou tb para abaixar mais a temperatura e estimular o pinning...

o tempo aqui na região sudeste esta instavel, mas a media de 30 graus, dentro de casa é mais quente se nao deixo nada refriando dentro do terrario tb vai pra 28 - 30 graus pq bate sol na casa , agora com a primevera fica esse calor abafado ai formam nuvens esfria um pouco o tempo fecha, esfria mais e a abençoada chuva vem, depois esquenta de novo e ai vai, estou apreciando essa mudança de tempo para ir ao pasto aqui perto na cidade vizinha :)

tb fiz um bulk com o micelio selvagem no dia 29/10 fui olhar os frascos e vi que o micelio estava indo bem e entao resolvi fazer o bulk, fiz tb normal 50/50 vermiculita / pó de coco um pouco de café soluvel na agua e um pouco de calcario, até hoje o micelio não deu as caras, estou positivo que possa aparecer frutos e sendo nascidos em um ambiente "limpo" a chances de um bom carimbo é maior e assim quem sabe não teremos uma nova strain :pos:
o bulk de palha eu fiz no dia 09/10 e só deram frutos no dia 10/11, com paciencia chegamos lá :)

Sim as placas são uma boa, além delas eu utilizo 2 garrafas de 2tls com agua congeladas, entao o resfriamento fica assim:

no canto junto a parede deixo uma garrafa de 2lt, e no outro canto 1 placa de gelo tenho 2(grandes) para trocar qdo descongelar, a placa pequena interna utilizo qdo esta muito calor, ou tb para abaixar mais a temperatura e estimular o pinning...

Ok temperatura entre 18 e 21º C para induzir pins.

Depois que os pins surguirem pode deixar entre 23 e 28º C.

Essa é a fase mais difícil para o cultivador essa espera é de lascar.

Mais com certeza logo surguirão os pins.

tb fiz um bulk com o micelio selvagem no dia 29/10 fui olhar os frascos e vi que o micelio estava indo bem e entao resolvi fazer o bulk, fiz tb normal 50/50 vermiculita / pó de coco um pouco de café soluvel na agua e um pouco de calcario, até hoje o micelio não deu as caras, estou positivo que possa aparecer frutos e sendo nascidos em um ambiente "limpo" a chances de um bom carimbo é maior e assim quem sabe não teremos uma nova strain

Oxalá !!! você tenha sucesso em isolar um carimbo saudável de um selvagem.

Seria uma grande conquista, uma strain nova.

Última edição por um moderador:
b fiz um bulk com o micelio selvagem no dia 29/10 fui olhar os frascos e vi que o micelio estava indo bem e entao resolvi fazer o bulk, fiz tb normal 50/50 vermiculita / pó de coco um pouco de café soluvel na agua e um pouco de calcario, até hoje o micelio não deu as caras, estou positivo que possa aparecer frutos e sendo nascidos em um ambiente "limpo" a chances de um bom carimbo é maior e assim quem sabe não teremos uma nova strain :)
importante também anotar tudo , EXATAMENTE como está fazendo, para servirr de guia para esse seu isolamento. todos torcemos pra que tenha sucesso nessa empreitada. tem mais dados do biotipo do cogumelo que utilizou pra carimbar? como região da coleeta (se possivel uma localidade Nao exata - cidade parará..) local onde encontrou o cogumelo, se estava aparentemente sobre um bolo ou o bolo havia sido enterrado pela chuva e tinha mato em cima, coisas do tipo podem ajudar você a conseguir frutificar, e os futuros cultivadores a saber o que fazer. um primeiro multi esporos a partir dos selvagens pode produzir DEZENAS de novas caracteristicas, visto que na natureza eles muito dificilmente encontram uma quantidade tao grande de substrains juntas em um mesmo bolo. tente carimbar TODOS cogumelos que conseguir, se possivel anotando caracteristicas como forma, azulamento e etc. (tudo isso pra facilitar ehhehe nao para complicar!)

Ok temperatura entre 18 e 21º C para induzir pins.

Depois que os pins surguirem pode deixar entre 23 e 28º C.

Essa é a fase mais difícil para o cultivador essa espera é de lascar.

Mais com certeza logo surguirão os pins.

qdo fiz minhas primeiras casings (thai) , deixava frutificando a 24-26 graus, mas eu dei cold nelas, estranho mas nao frutaram mas tb teve outra fiz elas usando milho por enquanto milho eu nao me identifiquei, depois fiz 2 casings e começei a manter a 21-23 e ai consegui, então me prendi a esse parametro :eek: , depois que surgirem os pins vou trocar as placas com menos frequencia para deixar a 23-28 deixaria o processo um pouco menos trabalhoso, ou tb uma boa para quem não tem tempo de ficar toda momento cuidando da cultura :)

importante também anotar tudo , EXATAMENTE como está fazendo, para servirr de guia para esse seu isolamento. todos torcemos pra que tenha sucesso nessa empreitada. tem mais dados do biotipo do cogumelo que utilizou pra carimbar? como região da coleeta (se possivel uma localidade Nao exata - cidade parará..) local onde encontrou o cogumelo, se estava aparentemente sobre um bolo ou o bolo havia sido enterrado pela chuva e tinha mato em cima, coisas do tipo podem ajudar você a conseguir frutificar, e os futuros cultivadores a saber o que fazer. um primeiro multi esporos a partir dos selvagens pode produzir DEZENAS de novas caracteristicas, visto que na natureza eles muito dificilmente encontram uma quantidade tao grande de substrains juntas em um mesmo bolo. tente carimbar TODOS cogumelos que conseguir, se possivel anotando caracteristicas como forma, azulamento e etc. (tudo isso pra facilitar ehhehe nao para complicar!)

Sim :) , um dia fui ao pasto na epoca ainda lembro que levei um potinho exame que sobrou um pouquinho de esporos de pesa qdo fiz as seringa ah já que eu ia ao pasto na epoca pensei que não custava jogar esporos em bolos por lá, cheguei lá natureza o beleza ;) , começei a andar e olhando bolos e cogumelos contemplando, vi varios tipos de micelio e alguns cogumelos, mas nesse passeio eu e 2 amigos nos afundamos no local, no intuito de ir em algum lugar mais resguardado andando um tempo e chegamos a um local muito bonito um riozinho do lado, o morro fazendo sombra, estava la levantando bolo jogando um pouco de esporos , qdo eu olho um micelio com cara de familiar ( Posso estar errado tb né ) mas era muito familiar com cub, analizei bem antes de mecher, ai com o potinho de exame coloquei um pedaçinho de esterco e coloquei tb pedaçinhos nos estercos do lado, e vim pra casa, trouxe esterco misturei cremogema e um pouco de vermiculita umideci e joguei pedaçinhos de micelio colonizado la dentro, depois de um tempo estavam colonizados o esterco, ai resolvi fazer o bulk e espero tb que de certo eu tirei uma foto no dia 18/10 qdo o micelio estava no frasco, deem uma olhada
indisp.png

o micelio estava embaixo começando a subir pelo esterco bovino qdo o vi, na cidade de joaquim egidio interior SP

Cadê a foto !!! estou curioso agora. good vibes!

Poxa legal Allan eu também já levei bostas colonizadas pra casa deram uns 3 cogus mais fininhos e pequenos :( acho que foi por causa do calor na frutificação 30graus.

Good vibes!

Última edição por um moderador:
Parabens velho! Linda safra!! Qto deu no total em gramas?

Cadê a foto !!! estou curioso agora. good vibes!

não conseguiu visualizar?
indisp.png

Poxa legal Allan eu também já levei bostas colonizadas pra casa deram uns 3 cogus mais fininhos e pequenos acho que foi por causa do calor na frutificação 30graus.

Good vibes!

Mas vc conseguiu frutificar e realmente era cubensis? no pasto tem muitos tipos de micelio, eu tb não tenho total certeza que seja cubs, se for e der frutos sera muito bom, vamos ver o que vai rolar... estimular o pinning tb é uma etapa :)

Parabens velho! Linda safra!! Qto deu no total em gramas?

tb tou gostando muito , pior que não tive como pesa-los mas estou satisfeito com os resultados, a cada cultivo agente aprende mais um pouco :)

Fala Allan

Essa semente de estrume colonizado com micélio de selvagem você vai inocular em que tipo de substrato ?

O Mortandelo está com uma tecnica bem simples e eficaz.

Ele coloca um fiapo de fibra de coco no bolo, o micélio sobe pela fibra.

Então ele inocula em pedaços de papelão.

Você pode tentar essa tecnica para obter maior quantidade de micélio saudável.

Fala Mauricio td na paz :) ?

Quando cheguei em casa no dia que coletei o micelio, pensei em 2 alternativas 1 eu usaria os pedaçinhos de esterco em algum substrato nutritivo ou faria bolos com esterco que coletei por la, foi que fiz coloquei o esterco e adicionei um pouco de cremogema e vermiculita, fiz isso pq ? como era esterco achei que seria dificil nao contaminar, adicionando esterco a um meio esterelizado...

dia 29/9 fiz os frascos, dia 29/10 vi que o micelio estava bem colonizado em 2 frascos, fiz o bulk normal, poderia ter reservado um pedaçinho para a clonagem essa tecninca do morta foi como vc disse, simples e eficaz,ou que acha de retirar um pouco de substrato e tentar a clonagem? , por aqui está chovendo de leve, temperatura abafada mas ventando bem, vi na previsão do tempo que amanha a umidade do ar estara em 76%+ou-, estou querendo ir dar uma volta pelo pasto :)

Boa Noite Pessoal, Voltando ao Assunto Selvagens e animando a esperança vou contar o que aconteceu comigo hoje...

Fui para o pasto como estava querendo, andando por la contemplando a natureza, estranho que não tinha visto nenhum tipo de cogumelo nem os "brancos" que vi na ultima vez, andei em uma boa area e não tinha achado nada a não ser esterco colonizado chutado em 1 dos lugares, andei/parei umas 5 horas + ou -, estava indo embora quando resolvo ir por outro caminho, avisto um pontinho branco de longe e pensei sera q compensa ir até lá? qdo chego perto fiquei muito feliz por era um lindo Cub como eu nao via a tempos por aquelas terras, o colhi e guardei em um pote e recolhi um pouco de esterco colonizado, qdo avisto 3 pins grandes que os deixei lá para continuar o ciclo, nesse momento uma garoa refrescava o ambiente :)
Seu chapeu em um tom branco amarelo claro, estirpe grossa, e onde oxidou fica uma cor esverdeada azulada escura.

Coloquei o chapeu para printar, e o estirpe esta envolvido em papel de pão enrolada com papel aluminio, tem uma boa parte de esterco colonizado nele, tenho trigo e arroz integral por aqui, estou pensando em fazer uma seringa com parte do print, ou clonar:)

PaPa Mauricio e Mestre Mortan o que voçês acham?

indisp.png

Otima fonte pra clones, se puder evitar de comê-lo use-o para isloar uma strain. um otimo exemplar desses pode dar uma alavancada na sua pesquisa. tente papelao, tente agar, tente tudo, até milho...
guarde-o embrulhado em aluminio dentro de um tupperware na geladeira enquanto isso

Back