Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Cultivo strain PES AMAZONIA

Diário de cultivo completo.
Strain: PES AMAZONIA
Método PF
Substrato:
Arroz Integral
Milho de Pipoca
Niger
Linhaça
Vermiculita
Água Mineral

O milho de pipoca, arroz, níger e linhaça foram moídos.
Para cada pote da mistura um pote de vermiculita.
A água é adicionada por fim.
Não deixo o milho de molho, nem pre cozinho.
Fiz 15 potes.
Após 28 dias todos os potes 100% colonizados
Digitalizar0001.jpgDigitalizar0003.jpgDigitalizar0004.jpgDigitalizar0002.jpgDigitalizar021.jpg
 
psilocibec disse:
Então cara mas nesse caso ele jah tah contaminado, será q soh essas medidas adiantariam? Creio que ajudaria na não proliferação, mas queria saber se tem medidas de combate, atacar o contaminante com algo que nao seja nocivo ao micélio, pra acabar com a contaminação já instalada.
Acho que tah ficando meio off topic, os moderadores acham melhor discutir as medidas profilaticas contra essa contaminação no subforum de contaminações ou podemos continuar aqui mesmo, pro Mauricio ter alguma base de como lidar com ela?
 
Quando apareceu cobweb aqui (eu tinha aumentado demais a umidade) eu diminui a umidade e aumentei a circulação de ar, assim ele não continou se espalhando como de costume e assim que o micélio cresceu um pouco mais, tomou conta do cobweb por completo.

Eu pensei uma vez em aproximar uma lâmpada incandescente próxima ao foco de contaminação por cobweb, o risco é matar o micélio junto, mas como ele provavelmente vai estar em maior quantidade não vai causar tanto problema. A não ser é claro que já tenham aparecido vários pins, etc, isso poderia fazer eles abortarem. Depois de eliminar o foco de contaminação assim acho que bastaria deixar a umidade mais baixa e a circulação de ar maior. Mas é só uma idéia. Nunca testei na prática eliminar cobweb com calor.
 
Fotos 28/03
flush
Imagem 0066.jpgImagem 0067.jpgImagem 0068.jpgImagem 0069.jpg

Fotos 28/03
2º flush
Imagem 0070.jpgImagem 0071.jpgImagem 0072.jpgImagem 0073.jpg

Fotos 28/03
2º flush
Imagem 0074.jpgImagem 0075.jpgImagem 0076.jpgImagem 0077.jpgImagem 0078.jpg

Fotos 28/03
2º flush
Imagem 0079.jpgImagem 0080.jpgImagem 0081.jpgImagem 0082.jpgImagem 0083.jpg

Fotos 28/03
2º flush
Imagem 0084.jpgImagem 0085.jpgImagem 0086.jpgImagem 0087.jpgImagem 0088.jpg

Nesse 2º flush os cogumelos estão ainda maiores.
A quantidade é menor.
Nas fotos 0084, 0085, 0086 está bem visível a contaminação.
Agora tomando um tom esverdeado.
Se não encontrar um meio de freá-la perderei os casing.

Tive duas outras idéias.

1ª- Fazer uma solução de antibiótico e aspergir sobre a superfície dos casing.
2ª- Fazer uma solução de calcário e aspergir sobre a superfície dos casing.

O antibiótico já foi mencionado aqui em diversas ocasiões para combater contaminação.

O calcário foi usado na construção dos casing para elevar o PH e inibir possíveis contaminantes.

Espero tirar alguns prints desse 2º flush, já que não o fiz no 1º .
Tenho ainda 9 bolos 100% .
Vou usá-los para construir mais 4 casing na próxima Lua Nova, Quarta -feira dia 28/03 .
 
Última edição por um moderador:
A medida profilática seria aumentar o O2 e diminuir o CO2 ao longo do tempo. Talvez um controle do pH em neutro tbm ajude bastante.

Acho q infelizmente são poucas ações tão eficientes quanto dispensar as contaminações antes delas se manifestarem e tomar ações rápidas quando isso acontecer (jogar fora?), o sal não resolve, já li q resolve o foco se jogar hidrated lime q eu interpreto como cal, mas tbm não posso dizer q resolve de vez. Uma vez q aparece é muito difícil fazer desaparecer absolutamente ao longo do tempo, a coisa se espalha, fica dormente, etc.
 
O que fazer quando ocorre contaminação não só é uma questão técnica, mas tb pessoal.

Tanto no seu caso como em qualquer outro que ocorresse contaminação, eu jogaria tudo fora. Sei que é difícil tomar essa atitude quando horas e horas são gastas para a realização do cultivo, mas a saúde vem em primeiro lugar.

A possibilidade de presença de toxinas dos contaminantes nos cogumelos é constante, visto que a rede micelial transporta e distribui tudo que está presente nela. Nos cogumelos em si, onde há toda uma atenção especial por parte do micélio, poderíamos especular sobre o risco de serem eles os grandes acumuladores dessas toxinas.

Numa contaminação que acabou de acontecer talvez seja até possível salvar o bolo/casing sem risco para a saúde. A técnica do sal ou outras medidas de descontaminação em substratos, quando são aplicadas, são para evitar que o contaminante se prolifere pelo resto do composto e/ou compostos vizinhos, mas a área contaminada vai pro lixo, mesmo se ela voltou a sua boa aparência de outrora.

Cuidado com a saúde de vcs! :!:

Cygnus X 1 disse:
o sal não resolve, já li q resolve o foco se jogar hidrated lime q eu interpreto como cal, mas tbm não posso dizer q resolve de vez.

O sal referido não é especificamente cloreto de sódio, mas sim sais como o carbonato de cálcio. Nesse caso funciona sim, mas pra inibir o crescimento dos contaminantes. É o que vc falou, resolve o foco, o que dependendo do estágio evolutivo do contaminante pode sanar ou amenizar o problema.

Tb tem o lance do que usar dependendo da contaminação. Sais são usados no controle de trichoderma e cobweb, comuns no cultivo de P. cubensis. Acredito que a cal seja usada para contaminantes de meio ácido e por aí vai.
 
Última edição por um moderador:
É, Mauricio... Pelo que vi nas fotos, me parece que você está com pelo menos 2 tipos de contaminações diferentes, ambas por fungos . Um de cor cinza escuro e outro verde. :eek:

Desejo-lhe sorte com os próximos casings aí, cara. Ainda não tentei nenhum, mas pretendo tentar muito em breve com uma outra strain que tenho aqui que ainda não iniciei o cultivo. :eek:

Como a galera já falou. Experimente diminuir um pouco mais a umidade (talvez da camada de casing mesmo, não sei a proporção que foi usada. e a perlita em si também já ajuda a manter um alto nível de umidade no terrário) e aumentar a ventilação durante os próximos casings (para diminuir a quantidade de CO2 e aumentar o O2. acho que adicionar peróxido de hidrogênio diretamente na perlita ajudaria muito).

Eu no seu lugar, já teria me livrado das contaminações direto pro lixo! E como o NeuroFX falou.
...é difícil tomar essa atitude quando horas e horas são gastas para a realização do cultivo, mas a saúde vem em primeiro lugar.
Na minha opinião, as medidas preventivas são as melhores. E o uso de antibióticos na cultura auxilia apenas na prevenção de contaminações por bactérias, e não por fungos. Quanto à solução de calcário, eu desistiria, limparia tudo de novo e começava novos casings, já que você ainda têm à sua disposição mais 9 potes 100% colonizados e saudáveis!! ;)

Bem, enquanto eu estava reparando aqui nas suas fotos, eu lembrei que você está usando um cooler para ventilar o seu terrário, não é? Me esclareça umas dúvidas, por favor.

1. O cooler está servindo para exaustão de ar da caixa, e não para inserção de novo ar, confere? Já explico melhor na próxima questão. :p:

Você também citou que fez 5 furos na lateral da caixa e cobriu com uma tela fina.

2. Já que você está sofrendo com problemas de contaminação, após limpar o terrário para receber novos casings, não seria melhor você substituir a tela fina por um filtro de polyfill (perlom), assim como feito com grãos de spawn? Acredito ser um melhor filtro de ar para o seu terrário, diminuindo assim a quantidade de possíveis contaminantes "invadindo" ele (levando em consideração o cooler em exautão e utilizando os 5 furos como entradas de ar).

Espero ter ajudado de alguma forma.

Boa sorte na próxima tentativa! E paciência de cultivador! :pos:

Abraços pra todos. :D

P.s.: Desculpem o post imenso, tava sem sono. :rolleyes:
 
Em tempo! :luz:

Se ainda assim você achar que a ventilação está insuficiente, nada impede que você abra a caixa de vez em quando e abane ela para circular o ar lá dentro.

Mais uma vez... SORTE!! :D :D :D :pos:
 
Fotos 28/03
flush
Imagem 0089.JPGImagem 0090.JPGImagem 0091.JPGImagem 0092.JPGImagem 0093.JPG

Fotos 28/03
2º flush
Imagem 0094.JPGImagem 0095.JPGImagem 0096.JPGImagem 0097.JPGImagem 0098.JPG

Fotos 28/03
2º flush
Imagem 0099.JPGImagem 0100.JPGImagem 0101.JPGImagem 0102.JPGImagem 0103.JPG

Fotos 28/03
2º flush
Imagem 0104.JPGImagem 0105.JPGImagem 0106.JPGImagem 0107.JPGImagem 0108.JPG

Fotos 28/03
2º flush
Imagem 0109.JPGImagem 0110.JPGImagem 0111.JPG

Colhi todos os cogumelos.
Desses todos, separei 6 para tirar o print.
Limpei toda a superfície dos 3 casing.
Ou seja, tirei todos os abortos.
Aguardo o 3º flush.
A foto 0102 mostra a superfície de um dos casing.
Os esporos cairam sobre a superfície deixando uma mancha marrom.
 
Última edição por um moderador:
Como fiz as camadas dos 3 casing bem espessas tenho esperança
de que a contaminação se restringa a superfície.

Os casing foram construídos intercalando os cortes de bolos entre
duas camadas.

Essas camadas são constituídas de vermiculita, fibra de côco, perlita e calcário.
A fibra de côco é o único componente orgânico.

O coller puxa o ar que entra pelos 5 orifícios.
O ar atravessa o ambiente e é expelido pelo coller.
Com não usei um filtro apropriado e sim tela fina
microorganimos adentram ao ambiente.

A fibra de côco úmida é um substrato para esses microorganismos,
que desenvolvem-se na superfície.

Em todos os outros casing que fiz, anteriores a esses,
o problema da contaminação ocorreu.

Logo se não houver material orgânico na superfície para alimentar
esses microorganismos eles não se desenvolveram.

É claro que o micélio é orgânico e está na superfície.
Mas esse não foi atingido pelo contaminante.
O micélio é forte o suficiente para concorrer com os invasores.
A contaminação se restringe a superfície não colonizada.

Então vou estudar 3 alternativas nos próximos casing:
1ª Camada da superfície sem fibra de côco.
2ª Filtro apropriado sobre os orifícios, por onde o ar adentra, para reter microorganismos.
3ª Deixar que toda superfície sejam colonizada antes de colocar o casing no terrário.
 
Última edição por um moderador:
Law sua citação:
"um filtro de polyfill (perlom), assim como feito com grãos de spawn?"
Deve ser a solução para conter os invasores.

Law, você pode me indicar um fornecedor desse filtro ?
O site de quem o distribui.
 
Vá em qualquer loja de aquarismo e peça por perlom, fala que vc quer a espuma para fazer um filtro de aquário...

Custa baratinho...
 
Fotos 29/03
Retirei 6 prints desses cogumelos
Imagem 0112.jpgImagem 0113.jpg

Fiz uma modificação no terrário.
Tirei a tela que cobria os orifícios de entrada de ar.
Coloquei uma espuma de 1 cm de espessura
e cobri com uma nova tela.

Foto 0121 tela fina.
Foto 0123 espuma.
Imagem 0121.jpgImagem 0123.jpg
 
Última edição por um moderador:
Mauricio disse:
3ª Deixar que toda superfície sejam colonizada antes de colocar o casing no terrário.

Só tome cuidado com a quantidade de tempo q vc vai esperar para que toda superfície do casing seja colonizada, pois se ficar uma região colonizada muito tempo lá sem produzir frutos pode ocorrer um overlay

Paz e boa sorte no seu 3º flush :pos:
 
Parabéns aê, Mauricio!! Teus carimbos estão bem escuros e bonitos, mas acho que você poderia ter feito mais uns 6, pelo menos... ;)

Era só retirá-los de cima do papel alumínio e colocá-los sobre uma nova folha de papel alumínio. O novo carimbo fica um pouco mais fraco, mas não quer dizer que não seja viável. :cool:

Abraços aê e que o próximo flush te dê frutos maiores ainda!! hehehehe
 
Modifiquei o terrário mais uma vez.
Retirei a espuma que pus para cobrir os orifícios,
pois o coller não conseguia puxar ar.

Abri um buraco que cobriu a área de todos os orifícios.
Ficou um quadrado de 7X7 cm.

Comprei um tecido sintético parecido com algodão doce.
Fiz 4 camadas desse tecido mais a tela fina e prendi sobre o buraco.
Envolvi o coller também com esse tecido para evitar entrar algum inseto.

Funcionou perfeito, com ótima vazão de ar.

Foto 0116 vista interna do buraco de entrada de ar
Foto 0117 vista externa do buraco de entrada de ar
Foto 0114 vista interna do buraco do coller.
Foto 0120 tecido sintético utilizado
Imagem 0115.jpgImagem 0117.jpgImagem 0114.jpgImagem 0116.jpgImagem 0120.jpg

Os 3 casing que habitavam o terrário estão agora ao ar livre.
Retirei toda camada superficial ( contaminada) e cobri com outra de vermiculita e perlita, misturei calcário em quantidade.

Hoje já notei 3 cogumelos em 2 dos casing.
Vou observar a evolução desses casing.
Imagem 0126.jpgImagem 0127.jpgImagem 0128.jpgImagem 0129.jpg
 
Última edição por um moderador:
Mauricio seu terrario nao transpira ?? Estou tendo problemas com a passagem da agua para fora sem haver nenhum buraco, e ainda envolto com plastico de pvc.

Hehe quero saber se é soh no meu ou se com vc acontece isso tbem , obrigado :D
 
A água está condensando na parede externa da caixa de isopor ?
Sendo assim, é porque esta parede está mais fria do que o ar que circunda.

Tenho condensação na parte interna do vidro.
De manhã não vejo o interior do terrário tamanha condensação.
A ventilação do coller aos poucos seca o vidro.
 
Nao é por isso não a temperatura das paredes eh a mesma que a ambiente, nao teria sentido ela ser mais fria, mesmo pq a agua de dentro eh aquecida. E a agua sai mesmo como um suor dele hehe a agua q tava dentro vai pra fora, dah pra ver pq eh a mesma quantiodade q sai eh a q falta no inteior.

Eu já tive esse problema usando dois isopores diferentes, creio q vou ter q mudar pro vidro mesmo, haha mas mais pra frente pq vidro eh caro!

Parabens pelo cultivo, sorte nesse ultimo flush!
 
Obrigado pela força.

Esse 3º flush veio na minha insistência de não jogar fora os casing.
Eles estavam, com descrevi, com manchas cinza e verde.
Tirei toda a camada da superfície e coloquei outra.
Vermiculita, perlita e muito calcário.
Depois disso as manchas não mais apareceram.
Dois casing estão frutificando, o 3º ainda não.
Os frutos estão vindo pelo perímetro.
Não há sinal de cogumelos na área interna.
 
Back
Top