Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Cultivo strain ECUADOR

• Criador do tópico Mauricio
  • Data de início
Diário de cultivo completo.
Início do cultivo: 02 de Agosto de 2006 às 15:00 horas
Substrato: Arroz integral com casca, milho de pipoca, linhaça e níger
Strains: ECUADOR
Estação: Verão, temp média 35º C
Procedimentos:

Preparo do substrato: O arroz e milho foram moídos misturei a linhaça e o níger.
Acrescentei água mineral a mistura e por fim a vermiculita
Esterelização: O substrato foi acondicionado em potes PP de 800ml, colocado selo de vermiculita, tampão de papel alumínio e esterelizado em panela de pressão por 1 hora.
Inoculação: Cada pote foi inoculado com 8 furos equidistantes.
Colonização: Os potes ficaram em caixa de papelão. Temperatura varia entre 30 a 35º C.

A colonização completa ocorreu em 30 dias.

O terrário estava ocupado com casing e não pude colocar os bolos.

Ficaram, após 100% colonizados, até o dia 15 de Outubro na caixa de papelão.
Imagem 0408.jpgImagem 0409.jpgImagem 0410.jpg

Mais fotos
Imagem 0411.jpgImagem 0412.jpgImagem 0413.jpg

Última edição por um moderador:
Fala Mortandelo

Pó de casca de coco seria a fibra do coco moída ?

Fala Mortandelo

Pó de casca de coco seria a fibra do coco moída ?
Isso mauricio, note que nao é somente a fibra moida, mas sim aquela "massa" toda que fica entre a exo e a endo-casca.
A fibra (que eu comprei errado para o meu primeiro cultivo) está se mostrando um otimo ajudante nas confeçoes de clones multi-micelios.
Eu simplesmente coloco alguns " palitos" cortados em pedaços de 10 cms logo em cima do bolo apos um flush.
O micelio que vem colonizando e tampando as feridas do bolo "sobe" nesses fiapos de fibra e sao spawn para novas plaquinhas de papelao. :pos:

Eu simplesmente coloco alguns " palitos" cortados em pedaços de 10 cms logo em cima do bolo apos um flush.
O micelio que vem colonizando e tampando as feridas do bolo "sobe" nesses fiapos de fibra e sao spawn para novas plaquinhas de papelao

Simple e eficaz.

Vou copiar.

O morta, por acaso essa tal fibra que vc comprou errado pra o seu primeiro cultivo por acaso éh meio parecida com um emaranhado de cabelos?

poruqe ew tb comprei uma porcaria dessas! abaço!

11/11/2006

A colonização segue forte
Imagem 0423.jpg

Descartei os 3 potes que continham a cultura líquida.

Não houve progresso desde a inoculação.

Outro pote de milho apresenta micélio, o 3º ainda não deu sinal.

Dia 14/11 o 1º pote leva um choque térmico e transforma-se em casing.

Espero dessa vez tirar muitíssimos carimbos.

olá mauricio que o micelio continue indo bem :pos: , qdo cultivei thai usei 50/50 de verm é pó de coco, qdo fui comprar o pó de coco percebi que algumas marcas vinham muita fibra e pouco pó que tem uma aparencia de "esponjinhas" gostei mais dos resultados dessas que vem mais pó , mas porem nesse novo cultivo(taz e pesa) usei 50/ 50 verm/ pó de coco coloquei um pouco de café soluvel na agua da mistura pouquinho só pra deixar um pouco amarelada a agua, e tb calcario usei 2 colherinhas de chá bem rasas, o micelio das 2 strains se apresentou com uma cara muito boa fiz as casings e depois do primeiro flushe tive que cobrir com mais uma camada , o choque termico eu o fiz depois que encubei as casings por 3 dias ai deixei de um dia para o outro na geladeira , até agora não apareceu sinal de contaminação

edit: esqueçi da camada inferior, utilizei uma camada de vermiculita umida 1 a 2 cm...

sorte!:luz:

O morta, por acaso essa tal fibra que vc comprou errado pra o seu primeiro cultivo por acaso éh meio parecida com um emaranhado de cabelos?

poruqe ew tb comprei uma porcaria dessas! abaço!
é sim, no meu primeiro diario de cultivo tem fotos lá no comecinho, na primeira pagina.

pra eu nao perder um saco de 10 kilos disso que me custou uma fortuna de 7 reais vale a pena picar aquilo pra misturar em algum substrato?

pra eu nao perder um saco de 10 kilos disso que me custou uma fortuna de 7 reais vale a pena picar aquilo pra misturar em algum substrato?

fala tio td tranquilo? cara a fibra é esse "emaranhado" mesmo, mas vc comprou somente a fibra ou veio tb o pó? eu comprei uma vez um pacote que veio mais fibra do que o pó, percebi que a fibra retem menos umidade quanto o pó que tem a aparencia de esponjinhas, o morta disse que é boa pra clonar micelio eu nunca tentei, como tu ja comprou né, bom eu faria assim comprava um saquinho de 3 pila de pó de coco, e deixaria reservado essa fibra para vc usar em jardinagem ou em clonagens, mas vc nao ira perde-la nao, fibra de coco tem 1001 utilidades :)

Fala velhinho, td certo! Então, veio um pouco dessa esponjinha marrom tb, o problema é que o pó de coco eu não encontro em lugar nenhum por aqui! Eu peguei uma tesoura botei um pote no meu colo e fiquie uma hora picando esse substrato, me rendeu ums 300g de substrato picado heuauehuhae! sei lá vou usando aqui!
abraço!

Fala velhinho, td certo! Então, veio um pouco dessa esponjinha marrom tb, o problema é que o pó de coco eu não encontro em lugar nenhum por aqui! Eu peguei uma tesoura botei um pote no meu colo e fiquie uma hora picando esse substrato, me rendeu ums 300g de substrato picado heuauehuhae! sei lá vou usando aqui!
abraço!

Boa improvisação,e tb pode dar certo, além de um empenho a mais ehhehe serás recompensado no final :eek: :)

14/11/2006

Fotos 0442, 0443 - 1 pote alcançou 100%
Imagem 0442.jpgImagem 0443.jpg

Fotos 0444, 0445, 0446 - 2 potes estão iniciando a colonização.
Imagem 0444.jpgImagem 0445.jpgImagem 0446.jpg

Foto 0424 - cascas de 2 cocos amarelos.
Imagem 0424.jpg

Foto 0427 - retirei a casca amarela e cortei em pedaços.
Imagem 0427.jpg

Foto 0428, 0431 - triturei com água no liquidificador.
Imagem 0428.jpgImagem 0431.jpg

Fotos 0432, 0433 - o material triturado dentro de um saco de algodão novo.
Imagem 0432.jpgImagem 0433.jpg

Fotos 0434, 0435 - saco amarrado com cordão e posto dentro da panela de pressão.
Imagem 0434.jpgImagem 0435.jpg

Fervi o material em água com adição de café e calcário.

O tempo de fervura foi 1 hora.

Amanhã 15/11 prepararei o casing com o pote 100 %.

Foto 0424 - cascas de 2 cocos amarelos.

Foto 0427 - retirei a casca amarela e cortei em pedaços.

Foto 0428, 0431 - triturei com água no liquidificador.
otimo aproveitamento de material local!esse isopor é exatamente o que te falei.parece muito aquelas esponjas sinteticas para enfeites com plantas e tal.

se quiser um aproveitamento total da casca, martele a casca externa em um " cepo" de madeira, com um martelo comum, ela solta esse verniz e vira a " fibra" que eu comprei na primeira vez.
fica OTIMO para orquideas.

Hmmm, interessante a camada de coco caseira.

Como fica a consistência? Fica fiininho?

Não estraga a lâmina não?

Fala NeuroFX

É preciso cortar pedaços pequenos.

Coloco pouca quantidade de cada vez no liquidificador, é bem rápido.

Depois de triturado derramo numa peneira para escorre a água.

O aspecto final é denso, mas porque está molhado.

Seco deve ficar como uma farinha.

O liquidificador esquenta um pouco, as lâminas não sofreram danos.

otimo aproveitamento de material local!esse isopor é exatamente o que te falei.parece muito aquelas esponjas sinteticas para enfeites com plantas e tal.

se quiser um aproveitamento total da casca, martele a casca externa em um " cepo" de madeira, com um martelo comum, ela solta esse verniz e vira a " fibra" que eu comprei na primeira vez.
fica OTIMO para orquideas.

Fala Mortandelo

Eu soltava a fibra da casca martelando.

A fibra sozinha retém pouco a água.

Os casing ficavam resecados.

Esse isopor que prende as fibras é que absorve bastante água.

Eu jogava esse material fora.

O liquidificador facilita a tarefa.

Dessa vez não fiquei com bolhas nas mãos

falando em bolhas nas maos...
acabei de picar 2 kg de capim seco na tesoura.... imagina só como ficaram meus dedos... abriu bolha e rasgou ...auheuaeuha como o shrower dis nada que uma babosa nao cure...

15/11/2006

Montei 4 casing em quentinha de alumínio com o pote de milho 100% colonizado.

Tirei o saco com a fibra da panela pressão.

Torci o saco de algodão até não sair mais água.

Guardei toda fibra moída em um pote limpo.

Coloquei uma camada de fibra no fundo da quentinha.

Em seguida um camada de milho colonizado.

Cobri com uma camada de fibra.

Fechei a quentinha com a folha de alumínio que acompanha a embalagem.

Os 4 casing estão dentro de uma caixa de papelão no escuro para colonizar a camada de fibra.

Temperatura ambiente 28º C

Dia 20/11 devo abrir as quentinhas e adicionar um camada de vermiculita sobre os casing.

Então ficarão 24 horas na geladeira, depois seguirão para o terrário.

Os 4 casing foram abertos dia 20/11 às 17:00 horas.

A camada de fibra de coco estava colonizada nos 4 casing.

Cobri toda superfície com vermiculita esterelizada e fechei novamente.

O terrário será limpo amanhã 21/11 para receber os 4 casing dia 22/11.

Os 2 potes de milho que estavam colonizando contaminaram.

Uma manha preta cresceu próxima a um dos furos de inoculação nos 2 potes.

Ao abrir para jogar fora, vi que a superfície de um dos potes estava totalmente colonizada com micélio saudável.

Mesmo assim dispensei os 2 potes.

Tenho 4 casing saudáveis para entrar no terrário.

Ainda tenho um cogumelo de ECUADOR enrolado em papel alumínio na geladeira.

Estou torcendo por muitos frutos Maurício, muitos prints e tal. Você está de parabéns, sempre trazendo novas strais ao nosso convívio. Louco, louco, louco melo, louco de cogumelo.

22/11/2006 - Limpeza do terrário

Foto 0447 - exaustor protegido por acrilon e tela
Imagem 0447.jpg

Foto 0449 - bomba para reciclar água.
Imagem 0449.jpg

Foto 0450 - entrada e saída dos tubos de refrigeração.
Imagem 0450.jpg

Foto 0451 - tubo de plástico para circular água gelada.
Imagem 0451.jpg

Foto 0452 - placa de isopor sobre o tubo, isolante térmico
Imagem 0452.jpg

22/11/2006 - Casing no terrário

Foto 0453 - bandeja plástica com perlita, está sobre a placa de isopor.
Imagem 0453.jpgImagem 0454.jpg

Foto 0454 - entrada de ar e exaustor em paredes opostas.
Imagem 0455.jpg

foto 0456 - termômetro mergulhado na perlita.
Imagem 0456 .jpg

Back