Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Cultivo PESa primeira vez

Diário de cultivo completo.
Fala galera, tudo tranquilo?


Hoje (sábado) passei o dia todo correndo atrás do meu cultivo, após um esporro bem dado do morta, resolvi parar de procurar por alternativas e meter a mão no bolso logo. Fui no supermercado e comprei 14 copos de whisky, sendo que já tinha 2 aqui em casa e outras coisinhas que faltavam pra iniciar meu cultivo. O print eu consegui com um parceiro.


Comecei preparando o substrato, dobrei a receita que o morta tinha me passado. Ficou assim:

6 copos de vermiculita seca
3 copos de farinha de arroz integral (moída por mim no liqüidificador)
fiz um cafezinho com 5 colheres de café e pus a borra na mistura
5 colheres de sopa de calcário
4 colheres de sopa de cremogema
3 copos de água mineral



Misturei tudo em uma vasilha, parte seca antes e depois coloquei água. Em outra vasilha pus vermiculita seca. Preparei 16 copos colocando 1cm de vermiculita no fundo, a mistura até deixar um dedo antes da borda e completei com vermiculita seca. Cobri os copos com filtro de café e duas lâminas de papel alumínio e envolvi com fita isolante. Separei 4 e mandei pra panela de pressão e foi aí que comecei a apanhar. Pra começar minha panela de pressão tá uma droga e tive que fazer altas gambiarras nela pra pegar pressão (vide foto abaixo :D:eek:). Depois de muita luta, consegui deixar eles lá por 25 minutos e resolvi abrir pra ver se estava dando certo. Quando abri tinha 2 abertas e 2 estufadas. Me vieram a cabeça várias dúvidas aí subi aqui pro meu quarto (moro em casa) e fiquei umas 2 horas lendo o fórum procurando saná-las :eek:. Descobri que tinha me precipitado, lembrei do esporro do morta (foi útil!) e resolvi fazer com categoria. Desfiz todos os 16 copos, lavei-os, passei álcool em todos e refiz, dessa vez colocando 0,5cm de vermiculita seca embaixo, a mistura até chegar 3cm antes da borda e 0,5cm de vermiculita seca por cima (selo). Antes de por o selo, limpei a parte de dentro e de fora da borda do copo com álcool e um pano. Coloquei um filtro inteiro de papel e uma lâmina de papel alumínio com 4 furos eqüidistantes e lacrei com fita isolante. Coloquei 4 pra esterilizar na panela de pressão, pus um pano de prato no fundo da panela, os potes em cima e enchi água até eles boiarem e mais um pouco (deu a metade da panela). Levei ao fogo alto sem a válvula, com 10 minutos já estava saindo vapor, com 15min coloquei a válvula, com 20min deixei em fogo baixo e só desliguei o fogo com 80 minutos.


Aproveitei que tinha "acabado" o processo, peguei a máquina e comecei a tirar foto das coisinhas pra fazer um diário :D.

Segue abaixo algumas fotos:

indisp.png

Vou fazer a seringa de esporos agora porque vou inocular amanhã de manhã, tem que esperar esfriar a panela e esterilizar mais aqueles 12 potes. Com mais progresso, atualizarei.


Agora algumas dúvidas:
- Quando eu for inocular, vou ter que furar o filtro de papel e isso meio que vai inutilizar a função dele, porque vou ter que cobrir o buraco com alguma coisa, correto? Dessa forma, por onde haverá a troca gasosa?
- Eu fiz muitos potes, porém só tenho uma panela de pressão que comporta 4 potes. Como faço para manter os outros potes "conservados" para futuras esterelizações? Acredito que há essa necessidade, já que aquilo é um excelente meio de cultura para o nosso amiguinho cubensis, logo deve ser para uma galera.


Valeu aí galera pelo conhecimento e oportunidade, eu tô há 14h mexendo só com isso, tinha até esquecido de comer, fui lembrar disso agora :eek:
Abraços!
 
O filtro de papel como vc usou me parece inútil, mas não se preocupe muito com a troca gasosa, o micélio vai crescer e ocupar todo o bolo sem precisar de trocas gasosas.

Se vc preparou o bolo tem que esterilizar. Em três dias no máximo vc consegue esterilizar tudo isso aí, e nesse tempo os bolos não estragarão. Depois de esterilizados podem ficar vários meses (ou até anos) para serem inoculados, contanto que o nível de umidade seja compensado na inoculação, pois o bolo estará seco.
 
Eu usei o filtro de papel porque queria lacrar o bolo antes de esterilizar, pra ficar mais tranquilo. Agora eu queria saber o esquema de trocas gasosas na formação do micélio, algumas pessoas comentaram que acelera a colonização.


Mas Neuro, você acha melhor eu guardar os bolos na geladeira ou pode deixar do lado de fora mesmo?


Abraços.
 
Ei @egoless ,

antes de qualquer coisa quero te desejar boas vibrações pra o seu primeiro cultivo! :) Depois vou te aconselhar ter muita paciência nos cultivos, fique tranquilo pq tudo tem seu tempo. Então não deixe de comer e fazer suas coisas como vc costumava fazer. Isso pode atrapalhar sua vida e seu cultivo tbm. Falo isso pq, primeiro, ja ouvi essas recomendações de uma pessoa aqui do CM e, segundo, ja cometi esse erro no meu primeiro cultivo. A ansiedade me fez perder tudo! Tenha muita calma e respeite o tempo dos cubbies.;)

Agora sobre o seu cultivo:)

Cara que doideira eh essa na sua panela de pressão:?: :D A esterilização do meio eh muito importante, então aconselho fazer da melhor maneira! Depois de esterilizado vc pode guardar em qualquer lugar, desde que esteja bem selado para não entrar nenhum contaminante. Eh ate legal guardar uns potes pq assim vc pode saber se sua esterilização foi eficiente (se não contaminar) e se houver futura contaminações identificar se foi pela esterilização ou se veio pela inoculação.

Em relação as trocas gasosas, eu to com o NEURO! Acho que vc tem que se preocupar mais em manter a temperatura ideal para o colonização(28 'a 30 C), isso sim vai agilizar o processo. Depois da inoculação feche bem os furos e sele bem os potes.;)

Outra coisa que ja notei eh que quanto menor forem os potes, mais rápido eh a colonização do micélio e talvez possa diminuir a chance de contaminações. Mas lembre-se assepsia eh muito importante (principalmente na hora que for fazer as seringas e inocular o meio).

Grande abraco e boa sorte:!:
 
Última edição por um moderador:
Postando pra desejar boa sorte, tenha boas germinações :pos:

Um amigo de um amigo disse que só colocaria um pouquinho mais de cremogema, para 16 copos ele usaria umas 6 ou 7 colheres rasas.

Hehe cuidado com essa panela ai hein cara, parece uma bomba punk! :eek:
 
Pense a nível dos parâmetros ideais de desenvolvimento do micélio. A taxa de CO2 tb é um parâmetro, assim como temperatura, umidade etc.

Eu acredito que a rapidez na colonização seja devido ao fato dos índices de CO2 ficarem mais próximos do ideal na fase vegetativa. Os cubensis produzem muito CO2 e a concentração do gás dentro dos copos é muito alta. A entrada de ar fresco estabiliza os índices de CO2, contanto que a quantidade de O2 não seja alta.

Já verifiquei que usar uma área grande de filtro para trocas de ar é desvantajosa. O substrato seca muito rápido e os níveis de CO2 caem para a a taxa ideal de frutificação. O ideal mesmo, na minha opinião, é utilizar um espaço mínimo na tampa para servir de filtro, realizando uma troca lenta de ar, evitando assim a alta perda de umidade do substrato, a muito alta concentração de CO2 e consequentemente evitando alguns contaminantes.

Quanto aos copos, é melhor deixá-los na geladeira para conservar mais.

Sorte!
 
egoless disse:
Fala galera, tudo tranquilo?

Hoje (sábado) passei o dia todo correndo atrás do meu cultivo, após um esporro bem dado do morta, resolvi parar de procurar por alternativas e meter a mão no bolso logo.

fez bem nao fez? :) só falei da maneira que falei porque esse é seu unico carimbo de esporos.

nao fiz por mal. fiz pra vc ver que PROCEDIMENTOS sao feitos para serem seguidos, nao adaptados.

outro conselho, se for adaptar algo , adapte algo que já foi testado antes; e pergunte para alguem mais esperiente antes.

o melhor desse nosso hobby é poder fazer vários experimentos, MAS só começe os experimentos quando tiver prints suficientes pra isso. o simples fato de imaginar uma raça morrendo nas maos de alguém é muito doloroso.

ow sou seu amigo hein cara!
 
Última edição por um moderador:
mortandelo disse:
fez bem nao fez? :) só falei da maneira que falei porque esse é seu unico carimbo de esporos.
nao fiz por mal. fiz pra vc ver que PROCEDIMENTOS sao feitos para serem seguidos, nao adaptados.
outro conselho, se for adaptar algo , adapte algo que já foi testado antes; e pergunte para alguem mais esperiente antes.
o melhor desse nosso hobby é poder fazer vários experimentos, MAS só começe os experimentos quando tiver prints suficientes pra isso. o simples fato de imaginar uma raça morrendo nas maos de alguem é muito doloroso.
:pos: ow sou seu amigo hein cara!:pos:

Claro morta, isso é necessário às vezes. Processos que exigem cuidado como o cultivo de cogumelos necessitam de muita paciência e disciplina. Percebi que técnica é requerida também pra não fazer muita bagunça como eu fiz :eek:, mas a prática levará a praticidade (dã)!
Meu pai também me deu algumas dicas e quando tudo deu errado, me aconselhou a recomeçar. Creio que adquiri um aprendizado que poderá ser usado até em minha futura profissão: técnica, paciência, disciplina e cuidado são características primordiais para um futuro cirurgião :pos:.


Agora, atualizando meu cultivo.

Ontem a noite preparei uma seringa, limpei todo meu banheiro, passei água sanitária em toda a bancada da pia e paredes adjacentes, borrifei lysol umas 5 vezes de 5 em 5 mins e passei álcool em todos os objetos que iria usar. Coloquei máscaras, luvas, jaleco e borrifei mais uma vez lysol no ambiente.
Utilizei um copo de água mineral, seringa e um pote de análises clínicas para o procedimento, todos novos. Preferi este método ao invés de esquentar água, pois isso diminuiria minha circulação para dentro e fora do banheiro. Abri a seringa, injetei a agulha dentro do copo, puxei 5ml de água e pus a capinha da agulha. Abri o pote de análises clínicas e o carimbo, com a pazinha que vem no pote raspei cerca de 1/3 do carimbo (que estava meio apagadinho) e em seguida peguei a seringa, tirei a capa, com um isqueiro esterilizei a agulha e joguei a água dentro do pote. Suguei e joguei umas 3 vezes até finalmente esterilizar a agulha com fogo, por a capinha na agulha, limpar a seringa com álcool e guardá-la em um ziplock novo, junto com o carimbo. Levei o ziplock a geladeira.

No dia seguinte, limpei todo o banheiro novamente com o mesmo processo acima, levei a panela de pressão fechada com os 4 bolos para lá, limpei toda em volta com água sanitária, abri, retirei um bolo, esterilizei a agulha com fogo e inoculei cerca de 0,3ml para cada furo. Cobri os furos com durex, que já estavam recortados e colados na parede. Esterilizei a agulha com fogo a cada bolo. No último bolo, só consegui injetar em 1 dos 4 furos, na rapidez do processo não percebi que a seringa tinha acabado. Limpei tudo, envolvi os 4 bolos em um saco plástico preto, tudo devidamente borrifado com lysol, coloquei dentro de uma bolsa térmica e conservei embaixo de minha pia, em um armário de madeira. O armário do banheiro me pareceu um bom lugar, por ser relativamente quente.


Agora estou cozinhando os outros bolos, sendo que um acabou de estourar dentro da panela. Vou cozinhá-los e reservá-los, farei novas inoculações quando tiver algum resultado nesses bolos já prontos, assim poderei observador possíveis erros e corrigí-los já de início.
Abraços.
 
Parabéns, estou torcendo pelo seu cultivo. Parece que vc fez as coisas bem limpas e isso é bom. Agora, tome cuidado na hora da esterilização para não esplodir sua casa. É sempre bom colocar um pano de prato em baixo dos copos na esterilizaçao na panela de pressão, pq evita o atrito entre eles e o fundo da panela, evitando quebrar. Boa sorte.
 
Fala galera, tranquilo?
Só atualizando o diário.


Dia 26/10/06 inoculei em mais 3 copos.
Todos os copos ficaram encubados no escuro a uma temperatura de 26 graus por 1 semana. Após isso mudei a bag para o lado do freezer, alcançando 28 graus estáveis.


Hoje abri para verificar e a situação é a seguinte:
Nos 4 potes inoculados dia 22/10: Somente em um germinou e o micélio ocupa cerca de 1/4 da lateral do copo.
Nos 3 potes inoculados dia 26/10: Nos três germinaram, o micélio ocupa 1/4 da lateral dos copos, no lado em que foi injetado.


Gostaria de comentar algumas medidas adotadas por mim.

Quanto ao método de inoculação:
Nos primeiros 4 copos: eu não usei a lateral do copo para injetar os esporos. Acredito que nos 3 copos que não germinaram, os esporos não tenham passado do selo de vermiculita. Injetei esporos em 4 furos eqüidistantes.
Nos 3 copos que inoculei posteriormente: usei a lateral do copo porém só injetei uma vez. Deixei a água com esporos escorrer até o final do copo.

Quanto aos buracos:
Nos primeiros 4 copos: todos os buracos foram tampados com durex.
Nos 3 copos que inoculei posteriormente: nenhum buraco com tampado com durex, nem o que usei para inocular.

Contaminantes:
Em nenhum copo há contaminação. Nos 3 copos que não germinaram não há sinal de nada, estão exatamente como saíram da panela de pressão.


Valeu galera, qualquer ajuda é bem vinda.
Abraços.
 
espere. esperar agora é a unica coisa que pode fazer, tente manter a temperatura correta de incubaçao, que é de 29 graus. essa strain é BEM adaptada aos metodos basicos descritos aqui no fórum. se seguir tudo certinho tem 90% de chance de tudo dar certo. nao que seja um " erro" injetar sem usar o vidro, mas atrasa muito a colonização do bolo. a gota escorrendo até o fundo deposita milhoes de esporos em todo caminho percorrido, gerando varios ponstos de germinaçao. a inoculaçao interna do bolo tem como vantagem a baixa formaçao de sub-strains, consequentemente gerando um Pinset mais bonito e mais homogeneamente distribuido pelo bolo.só que Demooora ....
 
Opa, tranquilo?

Verifiquei ontem (11/11/06) e vi que o micélio ocupou todas as laterais do pote finalmente. Mas mesmo assim falta um pouquinho pra colinizar 100%. Está demorando pra caramba... To achando que é falta de good vibes :rolleyes:

Os outros 3 que não nasceram nada continuam do mesmo jeito. Acho que meu palpite tava certo, os esporos não atravessaram sequer o selo de vermiculita. De qualquer forma vou esperar mais 10 dias para descartá-los.

Sexta-feira vou fazer mais 4 bolinhos do que restou do print.
Abraços!
 
Restou quanto do print? com 1/4 do print vc faz uns 5 ml´s no mínimo, e inocula 5 copos! caso a agulha não tenha atravessado o selo de vermuculita e nao aparecer contaminação nenhnuma significa que o copo esta bem esterilizado vc pode perfeitamente inocular eles novamente! compre uma agulha maior na farmácia!

Abraço!
 
Opa, tranquilo?

Verifiquei ontem (11/11/06) e vi que o micélio ocupou todas as laterais do pote finalmente. Mas mesmo assim falta um pouquinho pra colinizar 100%. Está demorando pra caramba... To achando que é falta de good vibes :rolleyes:

Os outros 3 que não nasceram nada continuam do mesmo jeito. Acho que meu palpite tava certo, os esporos não atravessaram sequer o selo de vermiculita. De qualquer forma vou esperar mais 10 dias para descartá-los.

Sexta-feira vou fazer mais 4 bolinhos do que restou do print.
Abraços!



Opa ,, se ta faltando good viber aqui vai um monte

good vibes
good vibes
good vibes.... !!!
Estou torcendo para que o cultivo de certo ,,,Nossa vc caprixou na exterilizaçaum !! Boa Sorte !! :D :D :D :D
 
Última edição por um moderador:
E ae pessoal, tudo certo?
Finalmente os bolos estão 100% colonizados!

Restou quanto do print? com 1/4 do print vc faz uns 5 ml´s no mínimo, e inocula 5 copos! caso a agulha não tenha atravessado o selo de vermuculita e nao aparecer contaminação nenhnuma significa que o copo esta bem esterilizado vc pode perfeitamente inocular eles novamente! compre uma agulha maior na farmácia!

Abraço!

Deve ter restado 1/4 mesmo. Vou fazer mais alguns copos, afinal quero meu natal farto :D
Só não vou usar esses copos que não nasceram nada, pois neles demoraram cerca de 1 mês para o micélio ocupar 100%. Da próxima vez vou fazer mais soltinho, colocando a vermiculita só depois de por a água, é só arrumar um tempinho, que tá escasso pra mim, final de período é uma complicação hehe. Ah, e comprei hoje uma agulha de 20ml e uma de 10ml! Valeu!

Opa ,, se ta faltando good viber aqui vai um monte

good vibes
good vibes
good vibes.... !!!
Estou torcendo para que o cultivo de certo ,,,Nossa vc caprixou na exterilizaçaum !! Boa Sorte !! :D :D :D :D

Valeu Soboro! Foi só vir good vibes que os bolos colonizaram 100%! :D



Agora vem o terrário. Borbulhador, bomba d'água, pedras porosas em mãos já; amanhã é dia de comprar isopor, mangueiras, argila expandida e acrilon. Vou fazer um terrário com saída de ar na lateral coberta com acrilon, 2 pedras porosas no fundo com água (com 1/3 cobertas pela água) e argila expandida junto. O sistema de refrigeração vou copiar o do Kliphos, achei sua idéia bastante engenhosa e quero manter meu terrário entre 18ºC e 21ºC. Na tampa farei um corte quadrado, cobrirei com vidro ou algum plástico transparente e usarei uma luminária com luz fria por fora para prover a iluminação. O terrário ficará inclinado uns 15º para não cair gotas de água sobre os bolos.

Algumas dúvidas:
Qual a melhor maneira de esterilizar o isopor para o terrário?
Quanto tempo devo deixar a luminária ligada por dia? A luminária é realmente necessária ou a claridade do banheiro deve ser suficiente?


É isso aí, amanhã farei o dunk e mandarei os meninos para a geladeira, segunda eles estão no terrário! Obrigado a todos!
Abraços!
 
Opa, tranquilo?

Verifiquei ontem (11/11/06) e vi que o micélio ocupou todas as laterais do pote finalmente. Mas mesmo assim falta um pouquinho pra colinizar 100%. Está demorando pra caramba... To achando que é falta de good vibes :rolleyes:

Os outros 3 que não nasceram nada continuam do mesmo jeito. Acho que meu palpite tava certo, os esporos não atravessaram sequer o selo de vermiculita. De qualquer forma vou esperar mais 10 dias para descartá-los.

Sexta-feira vou fazer mais 4 bolinhos do que restou do print.
Abraços!



Fala @egoless


Antes de fazer outros copos leve esse cultivo até o fim.

Você saberá onde acertou , onde errou.

Daí no próximo cultivo você corrigirá os erros.


Após a inoculação os furos devem ser vedados.

Essa fase de colonização do substrato ocorre na ausência de oxigênio.

Deixar os furos abertos não acelera a colonização, pelo contrário inibi a colonização



Por isso os copos não colonizaram.

Faça um teste, cubra os furos e espere mais un dias.


Abrir os furos da inoculação só depois que o micélio colonizou toda superfície.

Quando a colonização parou, aí sim, abre-se um dos furos para dar uma alavancada.

Caso contrário o risco de contaminação é grande, mesmo com o selo de vermiculita.
 
Última edição por um moderador:
Fala Maurício! Tudo tranquilo?

Os copos que não germinaram nada pertencem aos 4 primeiros, nos quais os furos só foram utilizados para não explodirem durante a esterilização. Eles foram tampados com durex logo após a inoculação.
Mesmo assim, os copos em que foram mantidos os furos demoraram 3 semanas para colonizarem 100%, talvez pelo fato citado por você acima.

Na próxima vez melhorarei o substrato (o deixarei mais soltinho, aerado), manterei 29ºC constantes, manterei dois copos sem furos e em dois copos abrirei furos após alguma colonização. Quero testar se realmente vale a pena usar furos.

Valeu cara!
Abraços.
 
Fala @egoless

Para esterelizar deixe o tampão de papel alumíno solto sobre a boca do copo.

Só ajuste, apertando um pouco, para não cair da boca.

Por que?

O vapor quente e umido circula com maior facilidade dentro do copo, penetrando o substrato e a esterelização é muito mais eficiente.

Quando tirar os copos da panela de pressão, passe fita durex, imediatamente, para lacrar.

Inocule os copos frios e vede os furos, imediatamente.

A colonização e rápida e vigorosa.
 
Última edição por um moderador:
E ae galera. Tudo tranquilo?
Estou aqui novamente para mais uma atualização.

2 copos colonizaram 100% desde semana passada, por razões de tempo disponível, resolvi colocá-los no terrário. Os outros 2 faltam muito pouco para colonizarem 100%.

Terrário:
Caixa de Isopor 40L, tampa com vidro no meio, termômetro agarrado no mesmo, argila expandida, água com hipoclorito, 2 pedras porosas, bomba de ar e bomba de água com mangueiras em volta da superfície interna do terrário para resfriamento.

Temperatura estável alcançada: 18-19ºC
Temperatura ambiente: 27ºC
Umidade: Olhometro, paredes e teto com formação de gotas de água.
Lâmpada fria a 30cm da janela de vidro.

Injetei cerca de 40ml de água nos bolos usando uma seringa, fiz o cold shock de 48h e após testado o terrário, coloquei-os em um pratinho com vermiculita úmida por baixo.
22/11/06 às 2:00am o experimento foi finalizado. (nota pessoal)


Os bolos estavam lindos, com aquele cheiro bem característico dos cubensis.
Abraços.
 
Back
Top