Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Cultivo MoKsha PF Tek - cubensis B+

Diário de cultivo completo.
Então, comecei ontem o meu cultivo, fazendo a preparação das seringas pra inoculação. A ideia é fazer cerca de 50 bolos de PF Tek, que terão garrafas PET de 2 L com vermiculita ou perlita ao fundo, pra manter a umidade, como terrários.

PREPARAÇÃO DAS SERINGAS - 26/10/12

Pra preparar as seringas os materiais usados foram os seguintes:
- 6 seringas 10 ml
- 1 seringa 5 ml
- 3 potinhos urina
2012-10-26 19.35.01.jpg
- álcool 70
- água sanitária
- dextrose
- extrato de levedura

Ideia geral:
3 diferentes meios.
O primeiro deles apenas com água e os esporos, uma seringa multiesporos convencional. Uma seringa de 10 e outra de 5, 15 ml. Solução pra preparar a próxima cultura líquida, reserva.
O segundo apenas com 1% de dextrose. Meio de cultura líquida convencional. 3 seringas, 30 ml. Ideia de preparar a cultura dentro da própria seringa vem do MicelioCarioca.
O terceiro com 1% de dextrose + 0,5g/L de extrato de levedura. Li que o cultivo em dextrose, apesar de ser o mais cristalino e, portanto, o mais fácil de se detectar contaminações, também é um dos meios mais incompletos. Rico em açúcares, mas pobre em aminoácidos e mesmo íons em gerais (como, por exemplo, os de fósforo, que os fungos precisam para compor seu DNA), o crescimento em dextrose é mais lento e deficiente que o em, por exemplo, caldo de milho ou Karo. O extrato de levedura é resultado da lise de leveduras, ou seja: contém todos os nutrientes essenciais ao desenvolvimento de um fungo. A concentração vem de Catalfamo & Tyler, 1964 (http://www.erowid.org/archive/rhodium/pdf/psilocybin.submerged.culture.pdf).

Preparo:
- Liguei o fluxo laminar, com as seringas e materiais que eu iria usar dentro do fluxo (depois de dar um banho de álcool 70 nele e em todo o resto). A luz ultravioleta ficou ligada. À esquerda dá pra ver o borrifador de álcool, que era utilizado sempre que eu tirava minhas mãos do fluxo e precisava colocar de volta.
2012-10-26 20.29.24.jpg
- Os potinhos de urina estéreis foram abertos, tiveram a dextrose e extrato de levedura pesados e foram fechados. Tentei ser o mais rápido possível, cerca de 15 segundos com cada potinho aberto.
- Uma proveta foi desinfetada. Para isso, ela foi bem limpa com detergente e esponja e depois ficou durante 15 minutos imersa em água sanitária pura, seguidos de 10 minutos imersa em álcool 70. Depois foi enxaguada várias vezes com água bidestilada.
- Foram medidos os volumes (de água bidestilada) na proveta e adicionados aos potinhos de urina. +3 segundos aberto.
- Os potinhos foram levados para o fluxo laminar e ficaram sob irradiação de ultravioleta durante 20 ~ 25 min.
2012-10-26 20.40.48.jpg
- Os potinhos foram abertos e as seringas preenchidas.

Resultado:
2 seringas (15 ml) de multiesporos
2 seringas (20 ml) de CL em dextrose 1% + extrato de levedura 0,5g/L
3 seringas (20 ml) de CL em dextrose 1%

Por enquanto é isso... As inoculações vão ocorrer entre 5 e 15 dias (os esporos que usei eram frescos). Conforme as coisas forem andando vou editando o post e colocando mais resultados.

*Ah é, desculpem pela má qualidade das fotos... Foram tiradas do celular :/

Última edição:
Hmm... Não tenho certeza quanto à esterilidade do extrato de levedura, mas acredito que ele deva ser relativamente limpo (é um extrato P.A. laboratorial). De qualquer forma, ele foi exposto à radiação UV por cerca de 25 minutos.

Amanhã vou preparar uma grande quantidade de copos e surgiu uma dúvida...

Posso fechar com durex antes de esterilizar na panela de pressão? Lembro de ter lido sobre isso, mas não consigo mais achar o tópico específico...

Pelo que eu me lembro o consenso geral era de que o durex não aguenta, mas também lembro de ter lido alguém dizendo que passava várias camas de durex e funcionava.

Outra alternativa seria amarrar com um barbante... Também lembro de ter lido sobre isso e também não consigo mais achar :/

Geralmente quando se esteriliza na panela, a tampa de alumínio fica solta... o vapor precisa entrar dentro dos copos para haver a esterilização completa. Apenas aperte bem a tampa com as mãos.
Espere a panela esfriar e quando for tirar da pp, o processo para lacrar os copos precisa ser rapido, pois lá dentro esta tudo esterlizado, pronto para inoculação.

Geralmente quando se esteriliza na panela, a tampa de alumínio fica solta... o vapor precisa entrar dentro dos copos para haver a esterilização completa. Apenas aperte bem a tampa com as mãos.
Espere a panela esfriar e quando for tirar da pp, o processo para lacrar os copos precisa ser rapido, pois lá dentro esta tudo esterlizado, pronto para inoculação.

Só um adendo. Esse tempo em que a panela de pressão fica esfriando, se deve lacrar o seu bico (por onde sai o vapor), um plastico filme de preferência, porque é dali que ela irá puxar o ar de fora para dentro, enquanto estiver esfriando.

Só um adendo. Esse tempo em que a panela de pressão fica esfriando, se deve lacrar o seu bico (por onde sai o vapor), um plastico filme de preferência, porque é dali que ela irá puxar o ar de fora para dentro, enquanto estiver esfriando.

Pensemos juntos.

Quando a panela de pressão está em funcionamento ela expulsa, em teoria, todo o ar e a parte preenchida por gás fica somente com vapor de água. Quando ela esfria o vapor de água volta à forma líquida, volta a ser água. Logo algo tem que preencher esse espaço.

Será realmente possível evitar a entrada de ar, mesmo vedando a entrada. E quando se abrir a panela fria?

Acho que não necessariamente "tem que preencher" esse espaço. Assim como a panela suporta pressão positiva, é possível que ela suporte pressão negativa, caso as entradas de ar sejam fechadas. Nesse caso o espaço que era ocupado por água em forma de vapor enquanto a panela estava quente passaria a ser ocupado por ar rarefeito, enquanto a panela se mantiver selada.

Mais algumas atualizações:

Preparei +20 bolos, dessa vez em copinhos de requeijão. 10 já foram inoculados.
Fiz também uma cultura em milho, com pouco menos de 1kg em um vidro de 1 L, e duas culturas líquidas com dextrose + extrato de levedura, uma com 200 ml, num vidro com tampa de rosca, e outra com 30 ml, num potinho de urina. A velocidade de colonização novamente começou muito rápida, com sinais de desenvolvimento de micélio em menos de 24 horas e colonização de pelo menos 5% do potinho de urina e 1% do vidro grande em menos de 48 horas. Mas fiquei com uma dúvida em relação ao milho... Logo depois da esterilização (1 hora em autoclave), alguns grãos, principalmente os mais de cima, apresentavam um aspecto de desidratados/queimados, apesar de haver uma breve quantidade de água no fundo do vidro. Além disso, depois de 48 horas eles perderam o tom amarelo e ficaram mais pálidos, amarronzados... Esses sintomas são indícios de algum problema?

Não, tenho usado as com glicose (sem crescimento)... Ainda não consegui achar aquela agulha mais grossa, aí fiquei com receio de usar as seringas com extrato de levedura, que tem desenvolvimento do micélio (isso porque só tenho as agulhas 22G e ouvi que elas entopem muito facilmente).

Hm.. provavelmente se for micélio de cubensis o que tem nessas CLs de levedura, o desenvolvimento vai ser absurdo de tão rapido, estou curioso pelos resultados.
Quanto a agulha, é simples, vai em qualquer loja de agropecuária, lá eles vendem diversas agulhas para vacinar gado, ela é bem mais grossa e bem cumprida, diga que é para um experimento e peça pra escolher... Boa sorte!

Edit: Se possível, poste fotos de suas CLs.

Paz e Luz!

Última edição:
Ah, quando se abrir certamente o ar exterior vai preencher a panela... Mas nesse caso seriam minutos de contato, até os copos serem lacrados, versus horas de contato (caso realmente dê pra vedar a panela e ela realmente suporte essa pressão negativa).

Não postei fotos porque minha câmera é muito ruim... :/
Vou ver se arranjo uma melhorzinha pra tirar umas fotos que prestem.

Horas Versus minutos.

Pouca pressão de entrada do ar (e contaminantes) versus alta pressão de entrada do ar.

Se você vedar, provavelmente vai demorar muito mais tempo para esfriar a panela. Outra coisa, se não vedar, o ar vai entrar, mas dentro da panela a temperatura ainda vai estar elevada, protegendo em partes a esterilziação.
Mas se acha que é necessário, tem a opção de enrolar um filtro de papel na valvula de escape. Primeiro veda com o filme plastico e quando for tirar, fique em um ambiente limpo e envolva a valvula com o filtro.

gente pra que complicar tanto no basico??
nunca vedei a panela de pressao.
e ja que tens acesso a um filtro laminar, deixa ela esfriando la dentro ou dentro de uma glovebox.

Tá rolando... Dos 25 copos inoculados até então, parece que 20 tem sinal visível de micélio (não tenho certeza porque não estão comigo). A princípio, nenhuma contaminação.

As seringas com EL + glicose desenvolveram micélio (uma delas acabou contaminando depois de eu usar metade), enquanto que as só com glicose não.

Das duas culturas líquidas que eu fiz, uma acho que contaminou.

Também tenho feitos uns spawns de milho, estudando possibilidades de cultivo out.

Hoje colocamos os primeiros 5 copos pra frutificar. No fundo das garrafas PET colocamos argila expandida, fervida por cerca de meia hora na água com algumas gotas de detergente. Em volta das garrafas, furos com filtros de café tapando.

Fotos:

2012-12-13 20.50.14.jpg2012-12-13 20.53.48.jpg2012-12-13 20.53.33.jpg2012-12-13 21.07.34.jpg2012-12-13 21.07.45.jpg

Back