Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Cultivo em milho de pipoca

Diário de cultivo problemático.
Oi Galera...
sou fungicultor iniciante e estou apanhando muito nessa jornada.
Desde que voltei a morar em casa, voltei a tentar fazer cultivo de cogumelos.
Comecei ainda em setembro mas até hoje, só contaminações.
Por vezes cheguei perto, mas sempre tive descuidos, resultando em contaminações...
Não usava PP, achando que o vapor era suficiente (até porque, na minha lógica, sempre "quase" dava certo) e sempre tentei técnicas com PF TEK.
Agora, além de 6 bolos de PF TEK esperando, tenho 2 de milho.
Um deles, atingiu um estágio que preciso identificar se ele já está bom pra fazer o casing.
Queria que vocês vissem a foto do substrato pra ver se a colônia já é forte o suficiente.
Em positivo, vou colocar ela numa bandeja de marmita esterilizada no forno (1hr 300º) e colocar uma camada de meio centímetro de vermiculita por cima pra servir de casing. Alguém tem alguma sugestão melhor?
A vermiculita vou esterilizar colocando água, 10min microondas, e repetindo 3x.
Isso tudo é o melhor jeito de se fazer?
Valeu pela ajuda!!!
IMG_20140102_020746.jpg
 
Última edição por um moderador:
Galera, seguem as fotos do segundo flush..
não consigo entender porque eles não estão ficando firmes... assim que crescem um pouco tombam.
Alguém sabe o que é isso? seguem as fotos
 

Anexos

  • 20140131_113343.jpg
    20140131_113343.jpg
    223.2 KB · Visualizações: 22
  • 20140131_113339.jpg
    20140131_113339.jpg
    164 KB · Visualizações: 20
Bom.. a umidade tá em torno de 99%.. em quanto eu preciso deixar? uns 80%?
A troca gasosa acho que não é o problema porque tem uma bomba de aquário 24h.
A temperatura sim, preciso cuidar mais pra ficar trocando a garrafa de água congelada...

Outra pergunta... mesmo com ele com essa "contaminação sinistra" aí, tão bons pra consumo? :D
Valeu @Amaral
 
Para armazenar deve ser secado no método tradicional: cracker dry
 
Beleza. Hoje mais um pote ficou 100% colonizado..
Fiz o substrato utilizando pó de coco + vermiculita...
Coloquei num pote e foi pra PP durante 1h.
Já coloquei marmitex e colher no forno.
Tirando do forno, tudo vai pra GB. 1 camada de milho colonizado + 1 camada de ~1.5cm por cima com esse substrato. Depois posto as fotos.
Quando terminar, vou colocar a tampa e esperar 7 dias na incubadora.
 
Então...
Hoje cheguei de viagem e fui abrir a marmitex que tava linda! Tão linda, que já tava colonizando o papelão! Tão bonitinho..
Tirei da incubadora e coloquei no terrário :).
Vamo esperar agora pra ver...

E também no terrário, o terceiro flush começou...
seguem as fotos
20140207_170228.jpg 20140207_170309.jpg 20140207_170316.jpg
 
Voltando a falar do balde...
ele comecou a produzir uns exemplares bonitos...
mas acho que apenas vermiculita nao eh legal como camada de casing... tem que haver mais...
Agora no balde a superficie ficou toda branca com um tom esverdeado... queria que voces dessem uma olhada e me dissessem o q acham que pode ser
20140213_110041.jpg
 
Contaminou amigo @brenoman, infelizmente nem os frutos provenientes de substratos contaminados devem ser administrados.
Por segurança dispense tudo no lixo, de preferência a um lixo distante da área de cultivo!
 
Voltando pro terrário..
tem um casing que fiz que tem milhões de pinos, mas eles não se desenvolvem! O que será que está acontecendo?
 

Anexos

  • 2014-02-17 13.37.23.jpg
    2014-02-17 13.37.23.jpg
    227.7 KB · Visualizações: 18
Tá muito calor dentro desse terrário @brenoman, temperatura alta e constante. Utilize uma forma de resfriar o terrário(gelo), pelo menos por algumas horas do dia!!!
 
Back
Top