Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Cultivo em milho de pipoca

Diário de cultivo problemático.
Oi Galera...
sou fungicultor iniciante e estou apanhando muito nessa jornada.
Desde que voltei a morar em casa, voltei a tentar fazer cultivo de cogumelos.
Comecei ainda em setembro mas até hoje, só contaminações.
Por vezes cheguei perto, mas sempre tive descuidos, resultando em contaminações...
Não usava PP, achando que o vapor era suficiente (até porque, na minha lógica, sempre "quase" dava certo) e sempre tentei técnicas com PF TEK.
Agora, além de 6 bolos de PF TEK esperando, tenho 2 de milho.
Um deles, atingiu um estágio que preciso identificar se ele já está bom pra fazer o casing.
Queria que vocês vissem a foto do substrato pra ver se a colônia já é forte o suficiente.
Em positivo, vou colocar ela numa bandeja de marmita esterilizada no forno (1hr 300º) e colocar uma camada de meio centímetro de vermiculita por cima pra servir de casing. Alguém tem alguma sugestão melhor?
A vermiculita vou esterilizar colocando água, 10min microondas, e repetindo 3x.
Isso tudo é o melhor jeito de se fazer?
Valeu pela ajuda!!!
IMG_20140102_020746.jpg

Última edição por um moderador:
Se vc tiver acesso a umidificador tbm pode ajudar, e usar gelo pra cair a temperatura... uma garrafa de 250ml de cocacola com agua congelada derruba a temperatura de 32°c pra 25°c aqui em casa, a umidade cai bastante, uma idéia q eu tive aqui q deu erto, foi colocar essa garrafa congelada dentro de um pote com agua... assim a umidade nao cai tanto igual a por o gelo exposto ao ar livre.... e sem umidificador a maneira q eu consegui foi colocando perlita e colocando pote com agua e pedra porosa, e em outro pote água com a garrafa congelada.... a umidade o maximo q caiu foi pra perto dos 89% por ai ... mas foi oq o @Arcturus , vaai usando a criatividade e dando uma olhada no fórum q vc vai conseguir algo, mas fica tranquilo que muita gente quebra a cabeça com isso.

Eu li bastante o fórum e nem lembro da galera falando de resfriamento..
é mais de aquecimento!
O esquema da garrafa de coca é ok, mas vou ter que sempre estar lá. O problema é esse, eu viajo muito e deixo na mão da namorada (melhor que nada)...
depois vou numa loja dessas de aquário pra conversar com o vendedor e ver qualé o equipamento que se tem lá que permita fazer isso..
valheu!

tenta procurar algo no google sobre Pastilha Peltier... ai vc liga ela no timer,,, ela tanto aquece quanto resfria...

Sistemas 100% automatizados são um tanto complicados você devera efetuar testes antes mesmo de hospedar seu cultivo.
Você poderá fazer o seguinte:

"Criar uma camara fria"
Caixa térmica para a camara fria (quanto maior mais estável ficara a temperatura)
Caixa térmica para o terrário (conserva bem a temperatura)
Compressor oxigenador de aquário que ficara dentro da caixa de isopor
Pastilha peltier
2 dissipadores para a pastilha (um externo e outro interno)
2 cooler ( um externo e outro interno)
2 termostato digital (uma para o camara e outro para o terrario)

Você devera fazer um furo na caixa da camara de acordo com a sucção do compressor (furo grande prejudica a temperatura)
A saída do compressor acople a uma mangueira porosa que devera estar no fundo do terrário submersa em agua coberta por uma camada de perlita ou acople a uma pedra porosa submersa num recipiente com agua.
O termostato do terrário é pra garantir o controle.
O termostato da camara controla a pastilha peltier para que a temperatura interna da camara fique ideal e não ocasione queda brusca na umidade no terrario.

foto4.JPG

Última edição:
Vije maria! Que tenso!
vou tentar fazer isso.. vou começar encomendando a pastilha peltier...

Agora, atualizando o diário:
Fui dar uma olhada hoje, e os cogus cresceram um pouco, mas continuam pequenos.
Seguem as fotos... reparem que a temperatura aqui está em 28.C.. são 2:40 da manhã!
20140116_020843.jpg 20140116_020845.jpg 20140116_020851.jpg 20140116_020854.jpg 20140116_020901.jpg 20140116_020904.jpg

Atualizando o diário..
colhi 8 cogumelinhos já e tô sempre tirando um pouco antes do chapéu abrir...
mas me preocupa o fato de os cogumelos continuarem "mirradinhos"...
alguém sabe por que isso, como melhorar ou algo que ainda não sei?
20140118_091800.jpg 20140118_091802.jpg 20140118_091807.jpg

É difícil determinar. Se os parâmetros (troca de ar, umidade, temperatura) estão em perfeitas condições, pode ser algum fator genético, substrato pouco nutritivo ou algum contaminante. O mínimo que você pode tentar fazer agora é verificar se os parâmetros estão realmente ideais para o cultivo. Como já foi citado, sempre que colocamos gelo no terrário a umidade tende a cair bastante.

Atualizando o diário..
colhi 8 cogumelinhos já e tô sempre tirando um pouco antes do chapéu abrir...
Lembro-me que você mudou as condições depois
Este foi o flush que cresceu sob condições não favoráveis como falta de rega ou dunk, temperatura elevada e oxigenação escassa... então não a de que se preocupar, caso você mantenha as condições favoráveis os próximos viram normais.

Atualizando a parte do balde...
no dia 2 de janeiro fiz o bulk...
coloquei o spawn e palha de côco por cima..
já fazem 17 dias que estou monitorando ele...
alguém tem alguma idéia de quando serei presenteado?
seguem umas fotos de como tá o andamento...
20140119_112809.jpg 20140119_112815.jpg 20140119_112818.jpg 20140119_112821.jpg 20140119_111748.jpg

Essa palha de coco é bem grossa, não deve dar margem pra muitos pins se formarem, vamos ver.

:eek: levei um susto agora quando vi essa bucha de coco ai, nunca vi nada parecido:oque:
Isso vai depender das condições caso estejam favoraveis.
como estão os parâmetros do cutivo?

Você ao menos pasteurizou essa fibra de coco e/ou adicionou um pouco de cálcio?

Só uma pequena correção: Palha consiste num subproduto vegetal de algumas gramíneas, sobretudo cereais que, após desidratadas, são usadas em indústria ou como forragem animal.

Com 17 dias já era para estar colhendo os frutos.

@tupy qq c acha que eu poderia fazer pra salvar?
De repente remover essa fibra e colocar uma mais ajeitadinha?
@Arcturus todo o processo ta no começo do post...
@Cosmik pasteurizei
Essa fibra dai fui eu q tirei do coco e vo dizer q eh trabalhoso demais pegar essa palha, mas foi oq tinha na hora ;).

Foi um amigo meu que chegou aqui em casa e me ensinou essa técnica "nova".. nem senti necessidade de pesquisar na hora, já que eu tinha um "expert" do lado...
@Cosmik esse negócio de palha de coqueiro, palha de côco, raspa de côco, fibra de côco, pó de côco é muita coisa pra uma pessoa só! :)

qq c acha de eu tirar essa palha (fibra) e colocar outra?

qq c acha de eu tirar essa palha (fibra) e colocar outra?

Pode tentar se quiser, mas no mínimo triture essa fibra, como indicado no link que passei acima.

A fibra já triturada pode ser facilmente encontrada em lojas para jardinagem ou em supermercados nos setores para jardinagem.

Vou seguir o conselho do @Cosmik ...
vou tirar a fibra lá e colocar uma vermiculita úmida...
tindilizei ela no microondas, que nem da última vez... 5min, 7min e 8min...
agora tô esperando esfriar pra fazer assepsia do banheiro e substituir a fibra pela vermiculita

Hoje fiz o que ia fazer...
primeiro fiz uma assepsia do banheiro com agua sanitarizada, lavei bem as maos e levei pra la o prato com a verm umida, o balde e um ziplock do grande...
abri o balde e tirei os cabelo da vea e coloquei no saco (vou pensar em algo p fazer com aquilo)
depois despejei a verm no balde e recoloquei a touca...
tirei foto do ziplock (fiz um furao nele e coloquei micropore)

20140121_093407.jpg

abri o balde e tirei os cabelo da vea e coloquei no saco (vou pensar em algo p fazer com aquilo)
depois despejei a verm no balde e recoloquei a touca...
tirei foto do ziplock (fiz um furao nele e coloquei micropore)

Isso vai contaminar fácil. Sério, não brinque com contaminantes. Não sairá nenhum cubensis dessa peruca. Coloque-a em algum vaso de planta, será mais útil principalmente se a planta precisa de pH mais ácido.

Back