Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Cultivo em milho de pipoca

Diário de cultivo problemático.
Oi Galera...
sou fungicultor iniciante e estou apanhando muito nessa jornada.
Desde que voltei a morar em casa, voltei a tentar fazer cultivo de cogumelos.
Comecei ainda em setembro mas até hoje, só contaminações.
Por vezes cheguei perto, mas sempre tive descuidos, resultando em contaminações...
Não usava PP, achando que o vapor era suficiente (até porque, na minha lógica, sempre "quase" dava certo) e sempre tentei técnicas com PF TEK.
Agora, além de 6 bolos de PF TEK esperando, tenho 2 de milho.
Um deles, atingiu um estágio que preciso identificar se ele já está bom pra fazer o casing.
Queria que vocês vissem a foto do substrato pra ver se a colônia já é forte o suficiente.
Em positivo, vou colocar ela numa bandeja de marmita esterilizada no forno (1hr 300º) e colocar uma camada de meio centímetro de vermiculita por cima pra servir de casing. Alguém tem alguma sugestão melhor?
A vermiculita vou esterilizar colocando água, 10min microondas, e repetindo 3x.
Isso tudo é o melhor jeito de se fazer?
Valeu pela ajuda!!!
IMG_20140102_020746.jpg
 
Última edição por um moderador:
Um deles, atingiu um estágio que preciso identificar se ele já está bom pra fazer o casing.
Queria que vocês vissem a foto do substrato pra ver se a colônia já é forte o suficiente.

Sim, já estão bons para a próxima etapa.

Isso tudo é o melhor jeito de se fazer?

O melhor jeito de se fazer é estudando a biblioteca. Pesquisando o fórum e lendo os diários para não ficar tão perdido quando surgir alguma dúvida básica. :ler:

Sucesso no cultivo! :)
 
Bom Ano Novo, @brenoman , esse pote de milho já dá pra aniversariar sim, e o casing é isso mesmo, camada fina de verm. por baixo, sementes de milho espalhadas bem por todo substrato, e outra camada fina de verm. bem umedecida (H2O mineral) por cima. BOA SORTE aí, mano, também estou na batalha contra uma contaminação de Tricho, mas havemos de vencer esta luta. Já tive bastante sucesso em cultivos anteriores, isto me dá a certeza de ter PLENO SUCESSO. Posta as fotos do cultivo aqui no fórum mesmo, assim ficam preservadas e facilita a visualização.

Acompanhando com votos de um PERFEITO 2014 para todos.
https://teonanacatl.org/threads/bulk-mexican-e-guararemensis-selvagem.9043/
ATENÇÃO ADMINISTRADORES: tendei upara uma imagem agora e deu erro... Dá pra resolver isso? Grato.
 
Galera, so pra atualizar.. no mesmo dia fiz todo o procedimento que havia dito que ia fazer.
Depois, coloquei dentro de um saco de lixo e coloquei 1 copo d`agua pra fazer a umidade.
Tambem fiz um furo na parte onde nao se ve na foto, no saco e coloquei micropore.
Ainda depois, fiz outro pote colonizado dentro de um balde esterelizado com agua sanitaria, depois cobrindo com raspa de coco que pasteurizei.
Fiz 4 furos ao redor do balde e coloquei micropore. Em cima, coloquei uma touca descartavel tambem esterelizada com agua sanitaria.
O clima constante aqui eh de 30.5 ºC. Segue foto do balde e da marmitex.
Agora so esperar pra ver se vinga :)!

20140104_232503.jpg 20140104_232452.jpg
 
Última edição por um moderador:
O clima constante aqui eh de 30.5 ºC. Segue foto do balde e da marmitex.
Agora so esperar pra ver se vinga :)!

A temperatura está um pouco acima do recomendado. Com essa temperatura externa, o micélio deve estar por volta dos 33 ºC. Coloque umas garrafas congeladas em volta do balde ou alguma outra solução alternativa para reduzir ao menos uns 2 graus.
 
Ok.. atualizando o diário...

@Cosmik , valeu pela dica! Estou alternando uma garrafa de coca congelada do lado do marmitex e o balde levei pra um lugar mais frio.
No balde, abri hoje pra ver se identificava algum tipo de avanço, mas não vi nada.
Já no marmitex, o micélio já deu sinal de vida pela camada de verm!
Atualizando as datas:
dia 2/1 -> bolo foi pro marmitex com vermiculita
dia 6/1 -> são as fotos abaixo do "avanço"
Seguem as fotos
20140106_220123.jpg 20140106_220137.jpg
 
Estou alternando uma garrafa de coca congelada do lado do marmitex e o balde levei pra um lugar mais frio.

Recebi uma ligação do micélio, e ele diz agradecido pelo seu gesto de bondade. :)

No balde, abri hoje pra ver se identificava algum tipo de avanço, mas não vi nada.
Já no marmitex, o micélio já deu sinal de vida pela camada de verm!

Mantenha os parâmetros controlados que logo as primórdias começam se formar.
 
Atualizando,
hoje começou a pinar! As 7 da manhã, observou-se o começo da pinagem
e agora as 20h, tirei duas fotos para postar aqui.
A strain é o Albino!
Alguns estão nascendo deitados, será que é porque preciso deixar a entrada de luz só na parte de cima da estufa? enrolar ela com papel alumínio?
Seguem as fotos
20140113_183853.jpg 20140113_183900.jpg
 
Parabéns cara :)
Alguns estão nascendo deitados, será que é porque preciso deixar a entrada de luz só na parte de cima da estufa? enrolar ela com


É aconselhável que a luz venha de cima mas pelo que notei esta ok os cogumelos costumam nascerem meio deitados e depois vão se ajeitando.
 
Que bom cara que você fez um terrario :)
tô achando esses cogus muito pequenos.. será que vão crescer?
O tamanho pode estar relacionado as condições conte mais pra gente como procedeu as trocas gasosas, regas, temperatura...

Se você cuidar direinho os proximos seram maiores
 
Pô..
fiz uma marmita e coloquei 1 copo americano de água.
Fiz um furo num saco de lixo e coloquei micropore.
Foi só isso que eu fiz.
Agora o lance do terrário, como dá pra ver pelas fotos, fiz 4 recortes e tampei com filtro de café
e coloquei uma bomba de aquário na água...
 
Com esse terrário você vai obter flushs mais representativos que esse primeiro.
Sem o microclima correto, o micélio não atinge as condições adequadas para frutificar dentro dos parâmetros.
Sou fã dessa strain albina, parabéns!
 
Fique atento a umidade, temperatura e trocas gasosas...
como esta sendo feito a rega? com que frequencia?
 
Não reguei...
borrifo água no bolo?
Quando fazemos casing não costumamos aplicar dunk. A água é essencial na faze de frutificação já que os basidiocarpos desta especie são formados por aproximadamente 90% de agua logo assim que houver pins visíveis você devera borrifar água suavemente na superfície ate molhar sem excesso para não acumular água no fundo da bandeja. O segredo da rega esta na percepção do cultivador você poderá regar um dia sim outro não.

:!: @brenoman regue com agua limpa como a mineral de potinho
 
Última edição:
Dei umas borrifadas...
achava que ele tirava agua do ambiente por isso a humidade a 99%...
Alem disso, agora de tarde a temperatura do terrario ta em 29.5c
alguma dica de como deixar resfriando automagicamente?
Minha cidade eh muito quente
 
alguma dica de como deixar resfriando automagicamente?
Minha cidade eh muito quente
Isto é possível desde você tenha um termostato digital e uma caixa térmica dai você poderá optar por:
resfriar o ar que é transportado pelo oxigenador de aquário (este é mais eficiente porem complicado)
ou
colocar serpentinas circulando água gelada que pra isso é necessário ter bomba de aquário (neste caso toda vez que o sistema é acionado causa queda brusca na umidade por condensação)

Isso vai da criatividade de cada um mas existem algumas ideias aqui no forum que funcionam você poderá pesquisar um pouco mais.
 
Última edição:
Back
Top