Oi Galera...
sou fungicultor iniciante e estou apanhando muito nessa jornada.
Desde que voltei a morar em casa, voltei a tentar fazer cultivo de cogumelos.
Comecei ainda em setembro mas até hoje, só contaminações.
Por vezes cheguei perto, mas sempre tive descuidos, resultando em contaminações...
Não usava PP, achando que o vapor era suficiente (até porque, na minha lógica, sempre "quase" dava certo) e sempre tentei técnicas com PF TEK.
Agora, além de 6 bolos de PF TEK esperando, tenho 2 de milho.
Um deles, atingiu um estágio que preciso identificar se ele já está bom pra fazer o casing.
Queria que vocês vissem a foto do substrato pra ver se a colônia já é forte o suficiente.
Em positivo, vou colocar ela numa bandeja de marmita esterilizada no forno (1hr 300º) e colocar uma camada de meio centímetro de vermiculita por cima pra servir de casing. Alguém tem alguma sugestão melhor?
A vermiculita vou esterilizar colocando água, 10min microondas, e repetindo 3x.
Isso tudo é o melhor jeito de se fazer?
Valeu pela ajuda!!!
sou fungicultor iniciante e estou apanhando muito nessa jornada.
Desde que voltei a morar em casa, voltei a tentar fazer cultivo de cogumelos.
Comecei ainda em setembro mas até hoje, só contaminações.
Por vezes cheguei perto, mas sempre tive descuidos, resultando em contaminações...
Não usava PP, achando que o vapor era suficiente (até porque, na minha lógica, sempre "quase" dava certo) e sempre tentei técnicas com PF TEK.
Agora, além de 6 bolos de PF TEK esperando, tenho 2 de milho.
Um deles, atingiu um estágio que preciso identificar se ele já está bom pra fazer o casing.
Queria que vocês vissem a foto do substrato pra ver se a colônia já é forte o suficiente.
Em positivo, vou colocar ela numa bandeja de marmita esterilizada no forno (1hr 300º) e colocar uma camada de meio centímetro de vermiculita por cima pra servir de casing. Alguém tem alguma sugestão melhor?
A vermiculita vou esterilizar colocando água, 10min microondas, e repetindo 3x.
Isso tudo é o melhor jeito de se fazer?
Valeu pela ajuda!!!
Última edição por um moderador: