Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Cultivo de tasmanianos em Cremo PF.

Diário de cultivo completo.
Olá comunidade :D

Postando um cultivo de um conhecido de um amigo meu.

Resumo de cultivo

Raça:Tasmanianos
Região, estação do ano e temperatura média:Sudeste, Inverno. 20°C
Substrato:PF enriquecida com cremogema.
Tipo e tempo de esterilização:PP. 65 minutos.
Origem dos esporos:Reserva pessoal.
Tipo de inoculação:Seringa Multi-Esporos
Data da inoculação:-
Data da germinação:-
Temperatura de incubação:30°C
Data da colonização total:-
Data do aniversário:1/09/2006
Bomba: choque térmico
Parâmetros do terrário:Caixa de 58l vedada com contact preto nas laterais e tampa não tranparente com abertura central para entrada de luz. Umidade e troca de ar fornecidas por um inalador em ciclos de 15 minutos a cada uma hora. Argila expandida no fundo. Luz fluorescente branca a 10cm da entrada de luz, ligada ao mesmo ciclo do inalador. Em dias frios aquecedor.
Tipo de frutificação:Casing em duas fases. A primeira com camada de casing composta de 3/8 de pó de pinha, 3/8 de pó de coco e 2/8 de vermiculita. Na primeira fase os casings ficaram encubados no escuro à 30º para recuperação. Depois do choque térmico começou a segunda fase, com camada de casing composta de 2/3 de pó de pinha, 1/3 de vermiculita e uma colher de leite de magnesia. (1.200mg de hidroxido de magnésio.)
Data da formação de primórdias:5/09/2005
Data do aparecimento de pins:10/09/2006
Data da maturação do primeiro fluxo:17/09/2006
Data da maturação do segundo fluxo: 30/09/2006
Data da maturação do terceiro fluxo: 8/10/2006
Método de conservação:Secagem por desumidificador
Carimbos:>50
Observações: O calor prejudicou um pouco este fluxo, os tasmanianos se mostraram bem sensiveis ao calor. Nasceram em grande quantidade e estavam bem férteis mas tortos e finos, um ou outro que teve tempo de adquirir força antes de se esticarem - o calor acelerou o processo de maturação. A potencia deles também ficou abaixo do normal, baixo azulamento embora não tenham ficado inativos, uma grande quantidade conseguiu dar efeitos consideraveis.

Paz, amor e poesia!
casings taz 003.jpgcasings taz 004.jpgcasings taz 006.jpgcasings taz 007.jpgcasings taz 011.jpgcasings taz 017.jpgcasings taz 018.jpgcasings taz 019.jpgcasings taz 001.jpg
 
A sua colocação é muito válida, só q o maior problema é q ele já cresce entortando, mesmo antes do chapéu ou partes mais distais ganharem muita massa. Mas definitivamente concordo com vc q o talo fica menos denso, mais oco, sempre argumentei a favor da idéia q com alta temperatura os cogumelos esticam mais e perdem massa seca ao fazer isso, mas isso explica apenas parcialmente, eu creio, se eles crescerem perfeitamente perpendicular ao solo, mesmo em alta temperatura, eles ainda continuam com o talo mais fino, entende a minha observação? Eles continuam finos mas crescem retos, o q vai contra nossa observação alta temp. - cogumelos distorcidos.
 
Hm, entendi. O que será que causou essa distorção então?? Agora os outros casings também estão dando o segundo fluxo e nenhum está entortando, o único parametro diferente foi a temperatura. Será que eles cresceram tortos assim por alguma razão genética?? Nos 4 casings? E agora estão crescendo retinhos...

Haha explica essa Mister M!!
 
Pode existir uma relação entre temperaturas altas e distorção dos talos só q sua ação não é perfeitamente linear quanto maior temperatura mais torto ficam, porque certamente não é o único fator nem o principal. Precisamos avaliar os outros fatores, umidade, luz e substrato, individualmente e depois as possíveis combinações desses em relação ao quão torto ele fica, creio q ainda estamos em uma fase especulativa mas q merece aprofundamento.

É uma questão genética no sentido dos cogumelos tortos serem um fenótipo de uma carga genética q tem essa resposta à determinadas condições ambientais.

Uma possível explicação alternativa, desconsiderando temp., para os 2ndo 3eiro ... flushes de casings serem mais retos (no meu caso, algumas vezes realmente foram sob as mesmas condições, mas de vez em quando crescem retos tbm) é q quando vc faz o casing ele tá fofinho e o micélio ainda não os colonizou por completo, depois q colonizado e ao longo do tempo as áreas mais "velhas" estarão relativamente mais densas (por várias razões, sedimentação, entrelaçamento do micélio, renovação de tecidos, depósitos de minerais, etc), no primeiro flush o micélio q está na superfície do casing , normalmente, é menos denso, tem menos hifas, então o casing do primeiro flush é menos compacto (eis o termo adequado), o q é bom pra formação de pins, mas não tão bom para formar bases fortes para os cogumelos (o q entra um pouco na sua explicaçao pro q acontece) aí eles nascem tortos. Depois do primeiro flush o casing está mais compactado e certas áreas, devido ao dano, não vão pinar mais, então os cogumelos q nascem acabam ocupando maior área de contato com o micélio através de suas grandes bases (o q os ajuda a crescer retos e maiores). Acho q isso é uma outra idéia plausível tbm.
 
Essa teoria da compactação foi a que eu mais achei plausivel até agora, mesmo porque há indicios dela nesse segundo fluxo, foram menos cogumelos porém mais grossos e retos. Houve só um que entortou mas foi devido a uma "fimose".

Acho que parte do entortamento pode ser da própria raça também. Note que eles cresecem retos para cima porem com os talos como que "panos torcidos" (foi a melhor descrição que achei). Todos os tasmanianos que esse amigo do meu amigo cultivou cresceram com esse aspecto de pano torcido, seja ele reto ou torto. Apenas quando aqueles gigantes aparecem é que eles são totalmente retos. Observações foram feitas a partir de 3 cultivos.

Mais dois casings deram o segundo fluxo, azularam bem quando machucados dessa vez.

taz cremopf 2do f 001.jpgtaz cremopf 2do f 002.jpgtaz cremopf 2do f 003.jpgtaz cremopf 2do f 004.jpgtaz cremopf 2do f 005.jpgtaz cremopf 2do f 006.jpgtaz cremopf 2do f 007.jpgtaz cremopf 2do f 008.jpg
 
Acho a teoria do Cygnus bem plausível tb.

Observei que com o tempo os cogumelos crescem mais firmes, e não só nos casings, mas em bolos tb. O que pega para tirar conclusões é pq isso tb não é regra, às vezes já no primeiro flush os cogumelos crescem bem e retos, só não sei se a densidade é a mesma dos flushes posteriores.

A questão do crescimento como "pano torcido" creio não ser devido a raça. Já vi B+ crescendo da mesma forma e de forma não generalizada - de um mesmo casing alguns cogumelos cresceram dessa forma, mas não todos.

Acho que tem muito a ver com a capacidade de sustentação mesmo, como se o desenvolvimento radial do micélio em torno do cogumelo fosse maturando com o tempo.
 
Cygnus X 1 disse:
Depois do primeiro flush o casing está mais compactado e certas áreas, devido ao dano, não vão pinar mais, então os cogumelos q nascem acabam ocupando maior área de contato com o micélio através de suas grandes bases (o q os ajuda a crescer retos e maiores). Acho q isso é uma outra idéia plausível tbm.

Seria um aglomerado de volva DIRECIONANDO o corpo frutífero para cima? Pois nos casos de bolo pf o maior fator de entortarem ou não é a luz, não que os outros também não influenciem.

Quando o micélio coloniza o casing e depois de levar o cold-chock, ele tem mais nutrientes na parte de cima fazendo os corpos frutiferos se tornarem mais em quantidade e dever em peso. Com o passar dos fluxos o micélio apresenta-se saturado na parte superior tendo que manobrar-se para mandar os nutrientes para cima do casing e consequentemente aos corpos frutíferos, cogumelos propriamente ditos.

Exposto à luz e em condições ideais esse começa a pinnar.

Se na fase anterior teve qualquer queda ou dificuldade de absorver qualquer nutriente os cogumelos apresentarão deformidades. Desde contaminações até cogumelos com dois píleos e albinos.

No caso do Psilo muito certamente foi a temperatura. Haja visto que as temperaturas dos locais de origem favorecem aos thai, pois sua região é muito mais quente que dos Tazmanianos. Por isso os Pink. Buff ficaram saudáveis e perfeitos. Caule bem gordo e saudável e os Taz como pano enrugado.
 
Um dos casings já maturou o terceiro fluxo, mais dois estão na fase de formação de pins e um está parado, mas saudável. :)

crmpf taz 3ro fluxo 002.jpgcrmpf taz 3ro fluxo 003.jpg
 
Mais dois casings maturaram o terceiro fluxo. Agora cogumelos retos e substanciosos.

Detalhe para o aventureiro que nasceu por um buraco na quentinha, ou furou-a hehe

casings taz 3ro fluxo 001.jpgcasings taz 3ro fluxo 004.jpgcasings taz 3ro fluxo 005.jpgcasings taz 3ro fluxo 006.jpgcasings taz 3ro fluxo 009.jpg
 
O que você fez para o cogu nascer dentro desse buraco na quentinha? Guiou ele? Tá legal e bonita colheita. Já os consumiu ou vai secá-los?
 
O que você fez para o cogu nascer dentro desse buraco na quentinha? Guiou ele?

Meu amigo não Fez nada, ele simplesmente saiu por ali.


Tá legal e bonita colheita. Já os consumiu ou vai secá-los?

Ele não seca e nem consume cogumelos, ele apenas os cultiva por diversão e como ornamentos para o quarto :cool:


Ficaram altos né?
 
Back
Top