Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Cultivo de tasmanianos em Cremo PF.

Diário de cultivo completo.
Olá comunidade :D

Postando um cultivo de um conhecido de um amigo meu.

Resumo de cultivo

Raça:Tasmanianos
Região, estação do ano e temperatura média:Sudeste, Inverno. 20°C
Substrato:PF enriquecida com cremogema.
Tipo e tempo de esterilização:PP. 65 minutos.
Origem dos esporos:Reserva pessoal.
Tipo de inoculação:Seringa Multi-Esporos
Data da inoculação:-
Data da germinação:-
Temperatura de incubação:30°C
Data da colonização total:-
Data do aniversário:1/09/2006
Bomba: choque térmico
Parâmetros do terrário:Caixa de 58l vedada com contact preto nas laterais e tampa não tranparente com abertura central para entrada de luz. Umidade e troca de ar fornecidas por um inalador em ciclos de 15 minutos a cada uma hora. Argila expandida no fundo. Luz fluorescente branca a 10cm da entrada de luz, ligada ao mesmo ciclo do inalador. Em dias frios aquecedor.
Tipo de frutificação:Casing em duas fases. A primeira com camada de casing composta de 3/8 de pó de pinha, 3/8 de pó de coco e 2/8 de vermiculita. Na primeira fase os casings ficaram encubados no escuro à 30º para recuperação. Depois do choque térmico começou a segunda fase, com camada de casing composta de 2/3 de pó de pinha, 1/3 de vermiculita e uma colher de leite de magnesia. (1.200mg de hidroxido de magnésio.)
Data da formação de primórdias:5/09/2005
Data do aparecimento de pins:10/09/2006
Data da maturação do primeiro fluxo:17/09/2006
Data da maturação do segundo fluxo: 30/09/2006
Data da maturação do terceiro fluxo: 8/10/2006
Método de conservação:Secagem por desumidificador
Carimbos:>50
Observações: O calor prejudicou um pouco este fluxo, os tasmanianos se mostraram bem sensiveis ao calor. Nasceram em grande quantidade e estavam bem férteis mas tortos e finos, um ou outro que teve tempo de adquirir força antes de se esticarem - o calor acelerou o processo de maturação. A potencia deles também ficou abaixo do normal, baixo azulamento embora não tenham ficado inativos, uma grande quantidade conseguiu dar efeitos consideraveis.

Paz, amor e poesia!
casings taz 003.jpgcasings taz 004.jpgcasings taz 006.jpgcasings taz 007.jpgcasings taz 011.jpgcasings taz 017.jpgcasings taz 018.jpgcasings taz 019.jpgcasings taz 001.jpg
 
rapaz QUANTO cogumelo.
tu tem pique pra consumir uma quantidade dessas? faz uma torta recheada de cubbies... nao tem soluçao o chá vira sopa numa qtidade enorme dessass!:eek::eek::eek::eek::eek::eek::eek::eek:
 
Passei o dia inteiro com essa dieta, agora que fui jantar uma salada.
 
psilocibec disse:
Passei o dia inteiro com essa dieta, agora que fui natar uma salada.


Uauu!!! Que dia especial heim Psilo!!! Posta como foi a viagem completa. Estou curioso pra saber como foi em meio a multidões :pos:
 
Um dos casings entrou no 2do fluxo, meu amigo tirou apenas duas fotos pois as baterias da camera acabaram bem na hora

Foram menos cogumelos mas maiores, mais grossos e mais potentes, esses cresceram sob a temperatura correta e ficaram melhores que o primeiro fluxo.

taz 2do fluxo 001.jpgtaz 2do fluxo 002.jpg
 
percebeu a diferença nos talinhos??
ficaram lindos né?



psilocibec disse:
Um dos casings entrou no 2do fluxo, tirei apenas duas fotos pois as baterias da camera acabaram bem na hora :p:

Foram menos cogumelos mas maiores, mais grossos e mais potentes, esses cresceram sob a temperatura correta e ficaram melhores que o primeiro fluxo. :pos:
 
Muito prolífica a sua produção, ulalá!

Curiosidade: Por acaso vc deixou mais luz pra eles no segundo flush do q no primeiro?
 
eu apostei na temperatura desdo principio, tive o mesmo problema, o psilo me deu o toque e aconteceu a mesma coisa com ele depois :) ehhehehe
 
psilocibec disse:
Não, o esquema de luz foi o mesmo: Fotoperiodo de 12/12 até o pinning e depois 15 minutos a cada uma hora

Psilo, estou cuiltivando tasmanianos, no terráriobolos com pins e outros ainda não. Há problemas seeu manter 12 horas de luz (ininterruptas) e 12 horas no escuro?
 
Pode acontecer dos pins abrirem o chapéu um pouco mais cedo, mas creio que o fotoperiodo 12/12 não seja tão danoso assim. Depois de pinar eles só precisam de um pouquinho de luz para serem guiados para cima, nada mais.
 
psilocibec disse:
Pode acontecer dos pins abrirem o chapéu um pouco mais cedo, mas creio que o fotoperiodo 12/12 não seja tão danoso assim. Depois de pinar eles só precisam de um pouquinho de luz para serem guiados para cima, nada mais.

Então, no meu caso seria o ideal dispor os bolos já pinados em um local do terrário onde hámenor incidência de luz, ou seja nos cantos, e aqueles não pinados logo abaixo da fonte de luz?
 
SIm, mas lembre-se que os cogumelos crescerão em direção a fonte de luz, ou seja, os que ficarem mais pro canto podem dar uma pequena inclinadinha em direção ao centro.
 
Muito bom então o calor pode ter esse efeito sobre os cogumelos indoor, isto é distorcê-los. Vou tentar fazer uma pesquisa sobre isso nos anais da micologia acadêmica e ver o q rola de achar.

Se tal relação for direta, qual explicação faria mais sentido?

- O metabolismo do fungo alterado pela temperatura tem seu mecanismo fototrópico alterado?

- O metab. do fungo alt. pela temp. não consegue fazer com q suas fibras enrijeçam adequadamente (proteínas essenciais desnaturam, ou certas reações ocorrem quando não deveriam ocorrer, etc)?

- O metab. do fungo alt. pela temp. não consegue estruturar a fibra em uma geometria q garanta a rigidez, sustentação e correta orientação do carpo?

- O metab. do fungo alt. pela temp. assume sua reação natural à temperatura do ambiente e de alguma forma os cogumelos ficarem naquela forma ajuda o próprio organismo?

- alguém mais consegue pensar em alguma coisa?

Obrigado pelo esforço!
 
Bom, a minha teoria não é inspirada em nenhuma base cientifica, é o que eu acho que pode ser mesmo, peço o favor de passa-la para algo mais academico se fizer sentido.

Acho que a temperatura acelera o metabolismo do fungo e faz com que ele cresça em estatura antes de ganhar massa no talo, como o chapéu cresce e abre mais rápido do que o talo - que fica fino e mole e não carnudo como os crescidos no frio - o mesmo entorta pelo peso do píleo.

Ou seja, acho que eles são precoces, o chapéu se desenvolve antes de os talos terem forçã para sustentá-lo e ai acaba entortando.

O que acha? Pode ser algo parecido?
 
Back
Top