Fala galera, bom vou dar minha contribuição no cultivo de Nepal, não conheço muito sobre essa strain tendo em vista que é pouco cultivada. Por isso me desejem sorte e espero colher muitos carimbos para que todos possam cultivar futuramente abraços.
Strain: Nepal
Fonte:Carimbo Tiwanaku
Tek: Multi esporos
Colonização do bolo:milho de pipoca/30º constante/tempo 22 dias
Colonização das camadas de casing:7 dias
Substrato:húmus 450ml/fibra de coco 450ml/ 2 colheres de calcário
Esterelização
O milho foi esterilizado com tek, básica:
- molho 24Hrs (água da torneira)
- cozido por 30 min e deixado em repouso por 12Hrs
- foi trocado a água e deixado novamente em repouso com água sanitária por 12 Hrs
- foi lavado escorrido e deixado novamente de molho com 1 colher e meia de calcário
- foi então escorrido pela ultima vez e foi colocado uma camada fina de vermiculita no fundo do pote e então foi adicionado o milho, lacrado com papel alumínio, e esterilizado em panela de pressão 2 x por 50 min
Pasteurização
Como a fibra de coco foi feita por mim, tive de pasteurizar a mesma
- depois de feito e dechavado a fibra, foi colocado ao sol para secar
- foi picado em pedaços pequenos
- foi então colocado dentro de uma fronha e esta colocada dentro de um balde
- fervi água em um panelão e adicionei dentro do balde e tampei, deixei La ate esfriar por completo e repeti este processo mais 2 vezes
Inoculação
- foi borrifado dentro da glove lysoforme misturado em água devido o produto ser muito forte e causar irritações nasais
- os copos foram limpos com álcool 70% e colocados dentro da glove
- os potes foram lacrados com duas camadas de aluminio
- foi então introduzida a seringa de esporos em 4 furos eqüidistantes e colocado uma terceira camada de alumínio, foi então tarraxado a tampa do pote e deixado meio solto para troca gasosa (os potes que estou utilizando são esses que se compra mel, são de polipropileno, e vem com tampa, acho que cada pote deve ter uns 350ml)
Incubação
- os copos foram para a incubadora e deixados la a temperatura constante de 30º graus
- foi feito um acompanhamento a cada 4 ou 5 dias
- o micélio se desenvolveu de forma agressiva e completou esta etapa em 20 dias
Fazendo casing
- após limpo a cozinha e a mesa a ser utilizada, foi limpo uma bacia com álcool 70% e adicionado:
- 450ml de húmus
- 450ml de fibra de coco
- 2 colher de calcário
- a água foi adicionado ate dar a umidade necessária(a água sempre é colocada com um borrifador de jardim, acho melhor do que jogar água direto na mistura)
- após tudo misturado foi levado em consideração se ficou uma mistura bem solta sem ter problemas decorrentes da compactação do substrato, a fibra de coco ajudou muito nesta etapa, deixando um material bem solto e aerado
- foi então acondicionado em potes de polipropileno e esterilizado por 45 min; e outra de 50min(esta ultima é opcional)
Montando as Marmitas
- as marmitas utilizadas foram de 1Kg de forma redonda
- foram apenas limpas com lysoforme e colocadas dentro da glove(total 2 marmitas de 1 Kg cada)
- foi colocado uma camada de substrato( + ou – 2 cm ) no fundo da marmita, colocado uns 3,5cm de milho colonizado e mais 2cm de substrato por cima do milho (tempo de colonização 7 dias)
Frutificação
- os casing foram colocados no terrario dia 11/04/2009
- a temperatura estava em torno de 24º graus constante
- umidade excelente com as paredes sempre úmidas
- um exaustor é ligado 1 vez por dia por 1 minuto para retirar o ar parado no fundo do terrario evitando acumulo de Co2 e ataques de cobweb
- pelo menos 2 vez por dia dou uma borrifada de água + H2O2
- a iluminação ficou ligada durante todo o final de semana sendo desligado hoje pela manhã
OBS. foi observado que o exaustor não teve influencia no fator perda de umidade, tendo em vista que foi colocado 4 camadas de filtro soltando ar suficiente e não em demasia, mantendo assim a umidade do mesmo
ontem colhi meu primeiro flash as fotos vou tentar colocar depois do almoço, foi um fluxo com dezenas de cogumelos, com varios cachos, alguns contento ate 26 cogus por cacho
, hehe gosti muito dessa strain, teve um grande fluxo porem os cogumelos são de tamanho médio e pequeno, sendo esperado para os proximos flash cogumelos de tamanhos maiores e mais robustos, notei que são cogumelos diferentes das outras strain que ja cultivei, quando quebrado o caule me lembrou muito o caule de planta, potencia média/fraca (este parametro acredito ter uma variavel tendo em vista o tamanho dos cogumelos e por isso uma dose maior deva ser tomada) como aconteceu com meus texanos. AS FOTOS DESSE CULTIVO TENTAREI POSTAR ATE DEPOIS DO ALMOÇO
Strain: Nepal
Fonte:Carimbo Tiwanaku
Tek: Multi esporos
Colonização do bolo:milho de pipoca/30º constante/tempo 22 dias
Colonização das camadas de casing:7 dias
Substrato:húmus 450ml/fibra de coco 450ml/ 2 colheres de calcário
Esterelização
O milho foi esterilizado com tek, básica:
- molho 24Hrs (água da torneira)
- cozido por 30 min e deixado em repouso por 12Hrs
- foi trocado a água e deixado novamente em repouso com água sanitária por 12 Hrs
- foi lavado escorrido e deixado novamente de molho com 1 colher e meia de calcário
- foi então escorrido pela ultima vez e foi colocado uma camada fina de vermiculita no fundo do pote e então foi adicionado o milho, lacrado com papel alumínio, e esterilizado em panela de pressão 2 x por 50 min
Pasteurização
Como a fibra de coco foi feita por mim, tive de pasteurizar a mesma
- depois de feito e dechavado a fibra, foi colocado ao sol para secar
- foi picado em pedaços pequenos
- foi então colocado dentro de uma fronha e esta colocada dentro de um balde
- fervi água em um panelão e adicionei dentro do balde e tampei, deixei La ate esfriar por completo e repeti este processo mais 2 vezes
Inoculação
- foi borrifado dentro da glove lysoforme misturado em água devido o produto ser muito forte e causar irritações nasais
- os copos foram limpos com álcool 70% e colocados dentro da glove
- os potes foram lacrados com duas camadas de aluminio
- foi então introduzida a seringa de esporos em 4 furos eqüidistantes e colocado uma terceira camada de alumínio, foi então tarraxado a tampa do pote e deixado meio solto para troca gasosa (os potes que estou utilizando são esses que se compra mel, são de polipropileno, e vem com tampa, acho que cada pote deve ter uns 350ml)
Incubação
- os copos foram para a incubadora e deixados la a temperatura constante de 30º graus
- foi feito um acompanhamento a cada 4 ou 5 dias
- o micélio se desenvolveu de forma agressiva e completou esta etapa em 20 dias
Fazendo casing
- após limpo a cozinha e a mesa a ser utilizada, foi limpo uma bacia com álcool 70% e adicionado:
- 450ml de húmus
- 450ml de fibra de coco
- 2 colher de calcário
- a água foi adicionado ate dar a umidade necessária(a água sempre é colocada com um borrifador de jardim, acho melhor do que jogar água direto na mistura)
- após tudo misturado foi levado em consideração se ficou uma mistura bem solta sem ter problemas decorrentes da compactação do substrato, a fibra de coco ajudou muito nesta etapa, deixando um material bem solto e aerado
- foi então acondicionado em potes de polipropileno e esterilizado por 45 min; e outra de 50min(esta ultima é opcional)
Montando as Marmitas
- as marmitas utilizadas foram de 1Kg de forma redonda
- foram apenas limpas com lysoforme e colocadas dentro da glove(total 2 marmitas de 1 Kg cada)
- foi colocado uma camada de substrato( + ou – 2 cm ) no fundo da marmita, colocado uns 3,5cm de milho colonizado e mais 2cm de substrato por cima do milho (tempo de colonização 7 dias)
Frutificação
- os casing foram colocados no terrario dia 11/04/2009
- a temperatura estava em torno de 24º graus constante
- umidade excelente com as paredes sempre úmidas
- um exaustor é ligado 1 vez por dia por 1 minuto para retirar o ar parado no fundo do terrario evitando acumulo de Co2 e ataques de cobweb
- pelo menos 2 vez por dia dou uma borrifada de água + H2O2
- a iluminação ficou ligada durante todo o final de semana sendo desligado hoje pela manhã
OBS. foi observado que o exaustor não teve influencia no fator perda de umidade, tendo em vista que foi colocado 4 camadas de filtro soltando ar suficiente e não em demasia, mantendo assim a umidade do mesmo
ontem colhi meu primeiro flash as fotos vou tentar colocar depois do almoço, foi um fluxo com dezenas de cogumelos, com varios cachos, alguns contento ate 26 cogus por cacho