Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Cultivo de Mazatapec & Equador (e uns fungos :)

Diário de cultivo problemático.
Ei boas,
Então eh assim:

:idea: Introdução/objectivo
Depois de duas tentativas falhadas, tornou-se uma questão de honra!
A causa do insucesso veio a revelar-se cruel para mim, mas principalmente para o micélio: Intoxicação por vopores de cola, utilizada na vedação dos copos. Não pensei que a cola conseguisse passar pelos elásticos que vedavam o papel de aluminio. E, o que eu pensei que fosse uma protecção adicional revelou-se mortal! Descobri isto passado um mês quando abortei os frascos: quando abri, um cheiro IMENSO a cola invadiu a sala. :(
Agora, além da inoculação de micélio, resolvi descobrir que tipos de fungos vivem no meu pseudo-laboratório e para isso vou precisar da vossa ajuda :confused: para ajudar na identificação!

Aqui vai.........................................................................

Experiência 1

:!: Strains:
Mazatapec e Equador (seringas 10ml/u. hidratação: 7 dias)
Origem:
holand

:!: Substracto:
PF-(vermiculita, farinha de arroz integral, centeio (grãos) e sementes para passaros (alpista e milho alvo).

:!: Assépia:
Panela de pressão (1h30), GloveBox Improvisada, Lixivia (agua sanitária), H2O2, luvas, máscaras descartaveis, fita adesiva.
obs: Não encontrei lysol.

:!: Inoculação:
data: 28/09/2007
Hora: 14h30m (+ -)
obs: Com Glovebox, 4 copos largos. 2 para cada seringa (eu sei, eu sei...foi muito). 5 furos equidistantes (1 no centro).
indisp.png

:!: Incubadora:
indisp.png
Caixa de plástico, term. digital e Lampada 18W Fria (embrulhada em papel de aluminio). Os copos estão dentro de outra caixa forrada com papel de aluminio (por dentro e por fora).
Temperatura constante de 29ºC


:!: 1ª observação:
Data: 03/08/2007
Hora: 14:30m (+ -)

Copo_1 (equador: 5 dias)
indisp.png

Copo_2 (mazatapec: 5 dias)
indisp.png

Resolvi soh fotografar estes dois copos (1 de cada tipo) para não stressar o micélio.

Experiência 2

:!: Strains:
????
Origem:
Da minha cozinha e sala

:!: Substracto:
PF-(vermiculita, farinha de arroz integral, centeio (grãos) e sementes para passaros (alpista e milho alvo).

:!: Assépia:
nenhuma

:!: Inoculação:
data: 28/09/2007
Hora: 14h30m (+ -)

:!: Incubadora:
Em cima da estante da sala
Temperatura variação 16ºC/Noite - 25ºC/Dia


:!: 1ª observação:
Data: Diária.
foto: Com apenas 2 dias após de irem para a estante.
Qtd de contaminantes visiveis: 2 ou 3.

indisp.png

Os numeros indicam as diferentes especies detectadas.
Será que o contaminante verde são esporos do contaminante branco presente em maior escala? ou eh outra especie diferente?
O contaminante escuro/preto eh outra especie?

A velocidade de colonização do contaminate branco eh rapidissima :eek:

Alguem me pode ajudar a identificar estes contaminantes?
Obrigado

PAZ
 
1 - penicilina ou alguma outra coisa altamente toxica(inclusive um ponto de esporulaçao de trichoderma)
2- o preto é um MUCOR (nao lembro o nome agora)(como q era mesmo??)
3- cobweb, bacterias, trichoderma,...
 
Esqueci de referir que o copo foi destruido ao 5 dia. Primeiro com um banho de água sanitária e de seguida vedados em dois sacos de plástico e ----> lixo

1 - penicilina ou alguma outra coisa altamente toxica(inclusive um ponto de esporulaçao de trichoderma)
2- o preto é um MUCOR (nao lembro o nome agora)(como q era mesmo??)
3- cobweb, bacterias, trichoderma,...

oi Alienardo, brigado por responder...
O que eh um mucor?
 
Esqueci de referir que o copo foi destruido ao 5 dia. Primeiro com um banho de água sanitária e de seguida vedados em dois sacos de plástico e ----> lixo



oi Alienardo, brigado por responder...
O que eh um mucor?
cara nao lembro direito...
ACHO que é uma classe inferior de fungos que se associa a algas rpa formar líquens.
nao tenho certeza.
ah e OTIMA atitude.
para os que nao tem um incinerador pessoal é a melhor medida mesmo.
 
...e OTIMA atitude.
para os que nao tem um incinerador pessoal é a melhor medida mesmo.

ya... foi o q eu pensei...:rolleyes:

A curiosidade eh muita :( ... mas vou esperar + 3 dias para uma 2ª observação... entretanto vou investigar a cena de penicilina e do mucor... paracem esporos do duente verde, mas eu sou apenas 1 noob...

hasta
 
Interessante, qual dos contaminantes aparenta mais forte???
Muito bom, agora tome cuidado na hora de descartar estes seus "amiguinhos"...
Paz
 
Se não houve esterilização do substrato então isso não mostra os fungos que tem na sua cozinha e sim os fungos que tem na sua cozinha E os fungos que tem no seu substrato, já que ele não é estéril.

Eu não acho que vai levar muito a frente isso. Trichoderma, Penicillium, etc, são fungos muito comuns em qualquer ambiente que só não vem a tona em massa por falta de umidade e substrato. Em geral centenas (milhares?) de fungos/bactérias vivem no mesmo ambiente que você sem sequer serem notadas.

Ainda assim, culturas em agar são muito mais fáceis pra identificar algum contaminante do que um bolo PF.

Minha opinião.:)
 
Suponho q sim... mas eu não sou nenhum cientista :(... apenas gosto de conhecer o inimigo e aprender.
A penicilina por exemplo, apesar de constar no meu vocabulário não fazia ideia que eh verde a "olho-nu"... e que habita a minha cozinha. Qual deles eh o mais resistente? O Trichoderma, é um antagonista do sclerotiorum ( que ataca plantas, ex: tomateiro)? ... são estas questões :eek: , são daquelas curiosidades... :rolleyes:. há quem goste de boxe :eek:

hasta
Paz
 
:!: Dia 20 de Setembro

Desculpem o atraso, mas altos ventos se levantaram e gritaram mais alto do que tudo e até então...

Os bolos foram aniversariados no dia 17, há 3 dias atrás... parece que está a correr tudo bem. Falta aniversariar 1 copo (Equador)... colonização ñ está completa: 99%... almost done!

seguem as fotos da maternidade e dos bolos...:

indisp.png

O que está completamente coberto de vermiculite eh o da estirpe Equador, os outro dois são Mazatapec

Exterior:

indisp.png

O terrário foi construido com caixa de plastico, aquecedor de aquário (que ñ vale uma merda) e um outro improvisado... com resistencia de ferro de soldar e uma embalagem de vitaminas lol... um termometro digital e outro não... um borbulhador com duas saídas...( axo que dah ar a mais, apesar d tar no minimo). Tem tb uma tampa de giradiscos antigo em pvc que boia e eh uma especie de jangada para estes meninos. Coloquei em cima dela bolas de argila e perlite, tambem alguma água.
Aquecedor improvisado.
indisp.png

Agora as perguntas :(
Como disse anteriormente os bolos foram aniversariados há 3 dias... quanto tempo demoram a pinar? primeiros sinais?
Posso ter problemas de excesso de humidade?
Juntei umas gotas de água sanitária na água... fiz merda?
Qual eh a temperatura ideal nesta fase? 23ºC?

axo q eh tudo por agora.
Paz e hasta
 
Aparentemente tudo caminha bem. Pode pinar com 5 dias como pode demorar 15 dias. Deixe a lux entrar por 12 horas e 12 horas de escuro alternadamente, os cogumelos não são plantas e não precisam de luz. Você deu choque térmico nos bolos? Algumas raças não frutificam sem choque térmico! abração!
 
Boa sorte!!
To curioso pra ver os mazatapec!!!
faz tempo que quero conhece-los!!
ABraço e good vibes pra vc e seu cultivo!
 
Olá merck, bem feito teu cultivo.

Essa lâmpada é desnecessária e atrapalha.
Excesso de humidade é mais que uma necessidade.
"Tanto faz" a água sanitária, mas não precisa.
O ideal é temperatura ambiente, a menos que você esteja num lugar frio ou quente demais (menos que 20o ou mais que 27o).

Pelo aspecto, eu apostaria que falta humidade.

Boa sorte!

é impossível seus bolos não frutificarem. Se quiser pode partir um deles ou fazer um casing.
 
Ta tudo muito caprichado no seu cultivo, amigo!

Agora é só esperar pra ver os resultados, ansiedade é grande.. mas a paciência tem que ser maior.

:)
 
Não fiz choque frio. Sei que a strain "Equador" não eh necessário... mazatapec não sei... não encontrei grande informação sobre esta estirpe... vou esperar mais 2 dias... se não pinar ponho os bolos na sibéria por 12 horas... que acham?

O borbulhador aumenta a húmidade? ou eh soh para fornecer ar fresco?
A temperatura está agora constante a 22ºC.. aumento + a temperatura?
 
Borbulhador. Aumenta e vai testando, nunca mexi com temperatura, a constância é por volta de 23-24.

Como você tem mais de um bolo, tenta apenas com um o choque.

Boa sorte...

acredito que seja umidade.
 
Curti o aparato ai garoto....

Bem massa tudo....

Estou curioso para ver esses frutos...

Boa sorte no cultivo....

Paz e Luz !
 
22 de Setembro - Actualização

Hj resolvi tirar umas fotos aproximadas (o melhor q sei), tirei o bolo equador para fora da maternidade... com a luz do foco pareceu tudo normal, mas quando tirei com o flash da maquina vejam o q aconteceu........:

indisp.png

Umas manchas negras... mas soh são visiveis com a luz do flash...estranho, será contaminação? algo q não reflecte a luz como o micélio, o branco. Será?

Aqui vai uma foto d1 copo Mazatapec:

indisp.png

Como jah lah vão 5 dias desde q foram aniversariados, estou a pensar fazer um choque frio directamente na maternidade, deitando gelo na agua para baixar a temperatura ateh aos 6ºC que acham?

Entretanto estou construindo uma camara de secagem com dissipadores de processadores e silica gel (espero não por o carro à frente dos bois :( ,
Dpois ponho fotos...

Paz :)
 
Fala Merck.... Seus bolos estão lindos e saudáveis!
Como não fez Cold, aconselho sim vc tentar dar um agora, mas o bom mesmo seria ter dado um na geladeira, assim quando eles saissem de lá, eles já iriam direto para o terrário quentinho dando um baita choque-térmico neles!
Não sei se no terrário seria tão eficas como vc citou, afinal quanto tempo levaria para a temperatura subir novamente e se ajustar na temperatura ideal?
Pode dar muito certo SIM, porém não é o mais prático e mais eficas a se fazer!
Os garotos ficaram felpudos??
Se sim, é porquê já estão começando o processo de frutificação...

Vai que ta lindo isso aeh! :)
Parabéns!
Abraços Merck!
 
Fala Merk

Seu cultivo está ok, os bolos saudáveis.

Talvez venham a pinar ainda hoje, mas é uma boa vc rever alguns parâmetros do seu terrário.

Parece que há pouca humidade, e talvez pouco material que venha a promover essa umidade (perlita, argila).

Se vc quiser tentar aplicar o choque térmico dentro do terrário, pode proceder conforme. Eu utilizo essa técnica, deixo chegar nos 5ºC por umas 10 horas, depois disso, retirando o gelo, vc pode deixar o oxigenador ligado no máximo, 100% do tempo, borbulhando dentro da água.

Borrifar uma solução de água fervida + água oxigenada nas paredes do terrário, desviando dos bolos tb é um artifício usado.

Para frutificar, existem condições necessárias:
a umidade, que deve ser alta e próxima do 100%
a temperatura, para pinagem entre 18-21º
alto índice de oxigênio no ar (por isso de oxigenação total)
claridade 12H / ciclo, até pinar.

Good vibes amigo, logo vc vai ter os frutos!:)
 
Back
Top