Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Cultivo Cubensis - Vermiculita + Farinha de Arroz

Diário de cultivo problemático.
Salve galera!

Estou em um primeiro cultivo, e gostaria de algumas opiniões!
Meu cultivo está inoculando faz 37 dias hoje! E eu não estou vendo muita evolução nele. Em minha visão os bolos poderiam estar mais desenvolvidos pelo tempo! Eles estão praticamente 100% colonizados. Tem uma camada de vermiculita no fundo dos copos, que o micélio até começou a crescer, mas acho que pela falta de 'alimento' ele não avançou.

Acredito que a umidade interna esteja boa, consigo ver 'suor' da respiração do fungo nas paredes do copo.
Sobre a temperatura, não tenho controle específico. Controlo todos os dias com um termômetro simples. Nos primeiros 20 dias a média de temperatura foi de 28 graus C. E nos últimos 10 dias a temperatura caiu um pouco para a média de 24 graus.
Estou um pouco preocupado que a queda de temperatura tenha deixado a incubação mais demorada.

Tenho aqui fotos (duas de cada pote) para que a comunidade possa me dar algumas ideias!
Tem um tipo de formação que eu nunca vi em outros diários de cultivo aqui no fórum. Acredito que não tenha nenhum tipo de contaminação também.

Qualquer informação que eu tenha deixado passar, podem me pedir aqui!

Gratidão a todos o/

keep growing!

copo1-1.jpg copo1-2.jpg copo2-1.jpg copo2-2.jpg copo3-1.jpg copo3-2.jpg
 
Então você usa perlita? Poderia falar mais sobre limpeza da perlita? Quanto tempo dura sem trocar?
A limpeza eu faço colocando ela de molho em água + água sanitária. Depois vou escorrendo e colocando em molho em água pura até sair o cheiro forte. Basicamente é isso que faço, mas sinceramente nunca li sobre métodos de limpá-la, podem existir métodos melhores. O que quer dizer com durabilidade sem trocar? Eu nunca joguei perlita fora até hoje.
Você ferve a água que vai dentro do copo do borbulhador? É água de torneira ou mineral? A água da perlita é fervida tbm? E por ai vai.. :LOL:
A água do borbulhador é água mineral, sem ferver. A água da perlita é água da torneira mesmo, sem ferver. Não tenho muita frescura depois da colonização não.
 
O que quer dizer com durabilidade sem trocar? Eu nunca joguei perlita fora até hoje.
Ah é ? :eek:h::) Eu achava que depois de um tempo tinha que trocar, como se ela não umidificasse bem depois de um tempo e ou ficasse seilá "suja". Você usa a mesma perlita desde que comprou?
A água do borbulhador é água mineral, sem ferver. A água da perlita é água da torneira mesmo, sem ferver. Não tenho muita frescura depois da colonização não.
Interessante.. costuma ter problemas de contaminação no terrário?E a água do dunk como usa?
 
Eu achava que depois de um tempo tinha que trocar, como se ela não umidificasse bem depois de um tempo e ou ficasse seilá "suja". Você usa a mesma perlita desde que comprou?
Uso sim. Até agora ela parece bem limpa. Eu sou bem cuidadosa em não esfarelar ela e ela não se suja com muita coisa. Entre um cultivo e outro eu limpo ela como já citei e deixo secar bem antes de guardar. Eu na verdade nunca usei toda a perlita que tenho, mas mesmo tendo uma quantidade em reserva ainda não senti a necessidade de usá-la.
Interessante.. costuma ter problemas de contaminação no terrário?E a água do dunk como usa?
Meus cultivos não têm contaminado fácil, não. Normalmente contaminam quando eu já estou esperando por isso, ou seja, depois de muitos flushs, quando o micélio está enfraquecido e sem nutrientes pra continuar produzindo. Dá uma olhada nos meus diários aí. A água do dunk também é sempre mineral. Eu separo assim: água que entra em contato com micélio sempre mineral, inclusive a de borrifar, mas é uma escolha pessoal, não acho que seja necessário.
 
Ótimas informações sobre a perlita, muito esclarecedor pra mim, realmente parece uma boa usar perlita.
A perlita com o borbulhador dão conta de manter a umidade durante todas as épocas ai ? Até as mais quentes? Ou se algumas vezes é preciso intervir na umidade ?

depois de muitos flushs
Você tem uma média de de quantidade de flush dura em média seus cultivos ?
A água do dunk também é sempre mineral.
ah entendi, acho que tem uma boa lógica, acredito que seja interessante usar água com ph mais próximo a 7 possível ou isso está errado?
Voce usa algum método para "limpar" ainda mais essa água, como ferver, adicionar água oxigenada ou sanitária? Para água que vai em contato com o micélio usa algum?

Puts...Te enchi de perguntas né, me desculpe. É que eu acompanhei alguns dos seus diários e fiquei até inspirada pelos seus cultivos, ótimo trabalho, está de parabéns!
Vou continuar acompanhando e se me permitir perguntando, sei que tens muito conteúdo útil a oferecer.
:p
 
Você tem uma média de de quantidade de flush dura em média seus cultivos ?
Uns 5, o último 6.
A perlita com o borbulhador dão conta de manter a umidade durante todas as épocas ai ?
Eu borrifo água algumas vezes ao dia, borrifo mais ainda quando é um terrário com bolos. Mas ultimamente não tenho feito bolos, eles são mesmo mais exigentes em termos de umidade, mas nada que umas borrifadas e um roll em vermiculita não ajudem.
Voce usa algum método para "limpar" ainda mais essa água, como ferver, adicionar água oxigenada ou sanitária? Para água que vai em contato com o micélio usa algum?
Não, e não recomendo de forma alguma que adicione cloro a água que entra em contato com o micélio. Como já disse algumas vezes, acho mais importante para evitar contaminações manter uma boa troca de ar do que ficar extremamente obcecada com a higiene de um terrário já cheio de esporos de contaminantes.
ah entendi, acho que tem uma boa lógica, acredito que seja interessante usar água com ph mais próximo a 7 possível ou isso está errado?
Eu sinceramente nunca li nada que falasse a respeito do ph ideal da água para borrifar, nunca nem pensei no assunto rs. :)
 
Salve salve!
Hoje faz 8 dias que os bolos foram para o terrário. E eu estou achando bem lento o processo.
Tenho minhas teorias:
1 - Minha vermiculita acabou, e eu não estou achando na cidade pra comprar. Queria fazer o roll para colocar no terrário, e não rollou auhuaha.
2 - Variações grandes de temperatura. A cidade é louca e eu estava 'a mercê' da temp local, os dias estão frios ultimamente. Mas agora o terrário está em um local quente com iluminação artificial de um outro cultivo.
3 - Acredito que tinha bastante água no terrário, hoje eu diminui um pouco. A umidade na tampa tava um pouco alta pelo que eu percebi.

Vejo os bolos meio secos, o local úmido mas os 3 bolos secos. Também tem algumas marcas com cores nos bolos, que quero pedir a ajuda a todos para identificar.

Seguem fotos, abraços, gratidão e lindas vibrations s2

WP_20160519_001.jpg WP_20160519_002.jpg WP_20160519_003.jpg WP_20160519_004.jpg WP_20160519_005.jpg
 
Seus bolos parecem saudáveis. As marcas que vi não entendi se foram pins esmagados ou um pouco de micélio amarelado por secreção micelial, mas qualquer um dos dois está ok. Se achar que os bolos estão ressecando borrife um pouco de água sobre eles. Borrife de certa distância, não diretamente sobre os bolos, de forma que forme uma leve névoa e partículas bem pequenas de água cheguem aos bolos.
 
Sucesso no seu cultivo Moonshroom, estou na torcida!
 
Seus bolos parecem saudáveis. As marcas que vi não entendi se foram pins esmagados ou um pouco de micélio amarelado por secreção micelial, mas qualquer um dos dois está ok. Se achar que os bolos estão ressecando borrife um pouco de água sobre eles. Borrife de certa distância, não diretamente sobre os bolos, de forma que forme uma leve névoa e partículas bem pequenas de água cheguem aos bolos.

Beleza, fiquei mais otimista hahaha ali no micélio amarelado é onde ele ficou mais 'esmagado' contra o copo quando ganhou volume na incubação. Era mais pra tirar a dúvida mesmo!
Inclusive dei uma olhada no glossário e pelas fotos é exatamente o excremento micelial.
Vou dar uma borrifada suave, acho que vai ser bom pra eles!


Sucesso no seu cultivo Moonshroom, estou na torcida!
Graaaacias! Obrigado pelas vibrations _/\_

vou informando conforme os progressos :D
 
:!: Por falta de atualizações, estamos considerando esse cultivo como abandonado!

Tópico movido para os arquivos de diários de cultivo abandonado. Caso você seja o autor do tópico e gostaria de resgatá-lo, entre em contato com a equipe.
 
Back
Top