Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Cultivo Cubensis - Vermiculita + Farinha de Arroz

Diário de cultivo problemático.
Salve galera!

Estou em um primeiro cultivo, e gostaria de algumas opiniões!
Meu cultivo está inoculando faz 37 dias hoje! E eu não estou vendo muita evolução nele. Em minha visão os bolos poderiam estar mais desenvolvidos pelo tempo! Eles estão praticamente 100% colonizados. Tem uma camada de vermiculita no fundo dos copos, que o micélio até começou a crescer, mas acho que pela falta de 'alimento' ele não avançou.

Acredito que a umidade interna esteja boa, consigo ver 'suor' da respiração do fungo nas paredes do copo.
Sobre a temperatura, não tenho controle específico. Controlo todos os dias com um termômetro simples. Nos primeiros 20 dias a média de temperatura foi de 28 graus C. E nos últimos 10 dias a temperatura caiu um pouco para a média de 24 graus.
Estou um pouco preocupado que a queda de temperatura tenha deixado a incubação mais demorada.

Tenho aqui fotos (duas de cada pote) para que a comunidade possa me dar algumas ideias!
Tem um tipo de formação que eu nunca vi em outros diários de cultivo aqui no fórum. Acredito que não tenha nenhum tipo de contaminação também.

Qualquer informação que eu tenha deixado passar, podem me pedir aqui!

Gratidão a todos o/

keep growing!

copo1-1.jpg copo1-2.jpg copo2-1.jpg copo2-2.jpg copo3-1.jpg copo3-2.jpg
 
Não Malahov, o resto ele ta 100% já colonizado.
Eu só achei meio estranho algumas pequenas 'falhas' entre os 'algodões'. Na minha opinião o arroz (que foi batido no liquidificador pra moer) ficou meio grande, tive a impressão que o micélio demorou pra se alimentar, não sei se existe cientificamente essa relação.

Desde o dia 22 o micélio colonizou os potes inteiros na parte externa. Essa semana eu vou transferir eles para a frutificação.

Eu li algo sobre fazer um dunk em água fria com os bolos antes de colocar pra frutificar. Sabe me dizer se essa técnica é boa para qualquer situação ou em alguma específica?

Gratidão !
 
Desde o dia 22 o micélio colonizou os potes inteiros na parte externa. Essa semana eu vou transferir eles para a frutificação.
Essa demora não é muito boa. Depois da colonização completa e consolidação (mais ou menos dia 29) ele continua metabolizando os nutrientes pra se manter vivo, sobrando cada vez menos nutrientes para desenvolver frutos depois. Na próxima vez que for demorar a aniversariar, após a semana de consolidação eu recomendaria guardá-los em saquinhos bem fechados na geladeira (na parte baixa, gavetão de legumes) pra retardar o metabolismo.
Eu só achei meio estranho algumas pequenas 'falhas' entre os 'algodões'.
Eu não vi falhas, o que eu vi foi o que parece um monte de primórdias provavelmente pela sua demora em aniversariar.
Eu li algo sobre fazer um dunk em água fria com os bolos antes de colocar pra frutificar. Sabe me dizer se essa técnica é boa para qualquer situação ou em alguma específica?
Ultimamente há um certo consenso que o cold shock não faz diferença para espécies de cubensis. Já o dunk muita gente gosta de fazer sim e outros só fazem depois do primeiro flush, você tem que experimentar para descobrir suas preferências. De qualquer forma, se for fazer o dunk, acho boa ideia que coloque ele num pote fechadinho na geladeira não pelo frio ser benéfico, mas porque o frio previne que contaminantes se desenvolvam nessa água. Se achar que ele perdeu muita umidade, por exemplo, se surgiu um vão grande entre o micélio e o copo pode ser bem recomendado dunkar.
Boa sorte!
 
Essa demora não é muito boa. Depois da colonização completa e consolidação (mais ou menos dia 29) ele continua metabolizando os nutrientes pra se manter vivo, sobrando cada vez menos nutrientes para desenvolver frutos depois. Na próxima vez que for demorar a aniversariar, após a semana de consolidação eu recomendaria guardá-los em saquinhos bem fechados na geladeira (na parte baixa, gavetão de legumes) pra retardar o metabolismo.

Muito obrigado pela dica! Com certeza farei isso em próximos, nesse eu ja vou colocar no terrário hoje!
É bom saber disso, porque nesse caso, faltou o preparo do terrário na hora certa. Então esse 'atraso' ajudaria!

Ultimamente há um certo consenso que o cold shock não faz diferença para espécies de cubensis. Já o dunk muita gente gosta de fazer sim e outros só fazem depois do primeiro flush, você tem que experimentar para descobrir suas preferências. De qualquer forma, se for fazer o dunk, acho boa ideia que coloque ele num pote fechadinho na geladeira não pelo frio ser benéfico, mas porque o frio previne que contaminantes se desenvolvam nessa água. Se achar que ele perdeu muita umidade, por exemplo, se surgiu um vão grande entre o micélio e o copo pode ser bem recomendado dunkar.

Quanto a isso, vou ver durante a frutificação se eu percebo alguma necessidade do dunk, gratidão pela info!

O lado bom é que deve frutificar logo quando passar pro terrário

Verdade, concordo! Tem alguns pontos que cresceram, que parece que já estão saindo pins! auhuahua


Outra coisa que eu notei como deixei o arroz um pouco grande, ele cozinhou dentro da panela na esterilização, e o bolo ficou meio estufado na tampa de alumínio. Fica a nota pras próximas.
Hoje os bolos vão pro terrário! Eu vou postando aqui pra acompanhamento e como 'diário'.
Eles não me parecem tão sólidos como outros que eu vi aqui no fórum, mas só tem um jeito de descobrir!

Vou fazer um teste com um 'bolo' de milho.. esterelizar e inserir um pedaço desse micélio no milho e voltar ele pra inoculação!
 
Mais uma dúvida, sobre o terrário: eu vi alguns modelos, e achei alguns muito legais! Vou fazer com uma caixa organizadora, argila expandida e entradas de ar cobertas com filtro de café. Sei que com isso terei que ajudar a biosfera ali a trocar o ar. Até ai tudo beleza

Mas vi em alguns lugares que os terrários estão enrolados com coberturas escuras (papel alumínio, saco de lixo preto, etc...).
Isso seria para que não ocorra contato de luz direta com o micélio?

Queria saber a explicação, procurei aqui mas não achei! Vi que terrários simples com garrafas PET por exemplo, não tem nenhuma cobertura.

O ambiente onde eles ficarão tem uma ventilação boa (nenhuma corrente de ar muito constante), temperatura bem agradável para os queridos (na média dos 25 graus nos últimos 2 meses), a iluminação será natural e em boa quantidade, mas sem luz direta no bolo.

Sendo assim, porque existe a necessidade da cobertura escura, alguém pode me dizer?
 
porque existe a necessidade da cobertura escura, alguém pode me dizer?

Apenas pra direcionar melhor os cogumelos com luz vindo apenas de cima, não dos lados. :coffee:
 
Mas vi em alguns lugares que os terrários estão enrolados com coberturas escuras (papel alumínio, saco de lixo preto, etc...).
Isso seria para que não ocorra contato de luz direta com o micélio?
É o que o Exporo disse, pra eles não ficarem tortinhos. Eu queria deixar a dica de que se for fazer isso, o meio mais prático e durável que encontrei é encapar o terrário com papel contact preto. Nunca precisei trocar :)
 
Eles não me parecem tão sólidos como outros que eu vi aqui no fórum, mas só tem um jeito de descobrir!

Vou fazer um teste com um 'bolo' de milho.. esterelizar e inserir um pedaço desse micélio no milho e voltar ele pra inoculação!

Bolo de milho? Eu ainda não tinha visto essa, voce poderia falar mais sobre isso e como pretende fazer?

O micelio parece estar ótimo, que venham lindos frutos :D
 
Bolo de milho? Eu ainda não tinha visto essa, voce poderia falar mais sobre isso e como pretende fazer?

O micelio parece estar ótimo, que venham lindos frutos :D

Obrigado pelas vibrations!
Olha esse post (tu ja viu, tem até um comentário teu ali!) https://teonanacatl.org/threads/1º-cultivo-mexican-milho-terrário-econômico.12546/
Foi ali que eu me inspirei! E ia fazer hoje o grain to grain pro milho! Mas achei melhor não ainda. Nos próximos dias vou trabalhar nisso com mais estudo!

Os bolos aniversariaram! Foram para a frutificação, segue algumas fotos que tirei agora a pouco com eles já na caixa!
Obrigado pelas dicas sobre a 'cobertura escura' galera, mesmo assim resolvi não cobrir dessa vez, no próximo vou organizar melhor! A ideia do papel contact é muito boa, evita a manutenção.

Coloquei eles com a argila expandida que ficou de molho de um dia pro outro com água sanitária e água. Ela também recebeu uma limpeza com lysol e água, sendo filtrada com um lavador de arroz.

A caixa (que sofreu um pequeno acidente na tampa, nada muito grande) foi limpa e os bolos foram pra lá!
Ela ficou com 8 furos, de um lado 4 que estão mais em cima, e do outro lado mais 4 um pouco mais embaixo - resolvi fazer assim pela densidade do CO2. Os furos foram cobertos com filtro de café duplo.

Tem um termômetro dentro do terrário, e na ultima hora ele tem marcado fixamente 23 graus.

Vou postando mais conforme qualquer 'movimentação'!
Gratidão eterna a todos que ajudaram até agora, todas as ajudas foram muito bem recebidas!

WP_20160511_002.jpg WP_20160511_003.jpg WP_20160511_004.jpg WP_20160511_005.jpg
 
Obrigado pelas vibrations!
Olha esse post (tu ja viu, tem até um comentário teu ali!) https://teonanacatl.org/threads/1º-cultivo-mexican-milho-terrário-econômico.12546/
Foi ali que eu me inspirei! E ia fazer hoje o grain to grain pro milho! Mas achei melhor não ainda. Nos próximos dias vou trabalhar nisso com mais estudo!

Os bolos aniversariaram! Foram para a frutificação, segue algumas fotos que tirei agora a pouco com eles já na caixa!
Obrigado pelas dicas sobre a 'cobertura escura' galera, mesmo assim resolvi não cobrir dessa vez, no próximo vou organizar melhor! A ideia do papel contact é muito boa, evita a manutenção.

Coloquei eles com a argila expandida que ficou de molho de um dia pro outro com água sanitária e água. Ela também recebeu uma limpeza com lysol e água, sendo filtrada com um lavador de arroz.

A caixa (que sofreu um pequeno acidente na tampa, nada muito grande) foi limpa e os bolos foram pra lá!
Ela ficou com 8 furos, de um lado 4 que estão mais em cima, e do outro lado mais 4 um pouco mais embaixo - resolvi fazer assim pela densidade do CO2. Os furos foram cobertos com filtro de café duplo.

Tem um termômetro dentro do terrário, e na ultima hora ele tem marcado fixamente 23 graus.

Vou postando mais conforme qualquer 'movimentação'!
Gratidão eterna a todos que ajudaram até agora, todas as ajudas foram muito bem recebidas!

View attachment 90378 View attachment 90379 View attachment 90380 View attachment 90381


Ah siim, naquele post a beka usa um casing de milho :D

Muito bom, parece tudo mto limpo e organizado, parabéns!
Fica de olho na umidade, ela deve estar acima de 90% nesse momento, se notar a paredes da caixa secas dms da umas esborrifadas com agua, não joga diretamente nos bolos, apenas nas paredes laterais, tbm não esqueça de dar umas abanadas abrindo a tampa do terrario, pelo menos de uma a duas por dia para manter uma boa troca gasosa..
Fora isso só muita sorte e sucesso no cultivo!
;)
 
Oh legal, valeu pela dica, vou ficar de olho sim! Vou postando aqui qualquer movimentação :D
Eles estão muito cheirosos, um néctar! auhuahua

..e keep growing!
 
Ficamos no aguardo então, sorte :D:p
 
Outra dúvida, quais são os sinais de excesso de umidade no terrário eu poderia ficar de olho?
O problema não é excesso de umidade e sim excesso de água mesmo, causada pela condensação ou por borrifadores/umificadores em combinação com pouca evaporação. Você tem que encontrar o ponto ideal entre umidade e troca gasosa. O sinal mais claro de condensação excessiva é quando há muitas gotas de condensação na tampa, tanto que começam a pingar nos bolos/frutos.
 
O problema não é excesso de umidade e sim excesso de água mesmo, causada pela condensação ou por borrifadores/umificadores em combinação com pouca evaporação. Você tem que encontrar o ponto ideal entre umidade e troca gasosa. O sinal mais claro de condensação excessiva é quando há muitas gotas de condensação na tampa, tanto que começam a pingar nos bolos/frutos.

Legal, quanto a isso ta tranquilo. Acho que não ta em excesso não, só esperar :D

Sobre a limpeza, cada semana eu transfiro eles para um lugar limpo.. dou uma limpada nas pedras e na caixa... e ai volta a agua mineralistica com a argila. O que me dizem sobre, ou como fazem vocês? vamos trocar umas receitas ai :D
 
vamos trocar umas receitas ai :D
Olha, acho que eu acabo fazendo só uma limpeza no meio do cultivo, depois do segundo flush, mais ou menos, quando eu acho que tá precisando. Acho maior trampo lavar a perlita, daí aproveito algum dunk pra fazer. O que faço sempre é lavar o copo do borbulhador e trocar a água e colocar umas gotinhas de cloro.
 
Cuando pudier.. troque os filtros de cafe por fita micropore... Acho que e uma barreira a mais contra possíveis contaminantes.. Use camada dupla;)
Blz?
Gteach :cool:
 
Olha, acho que eu acabo fazendo só uma limpeza no meio do cultivo, depois do segundo flush, mais ou menos, quando eu acho que tá precisando. Acho maior trampo lavar a perlita, daí aproveito algum dunk pra fazer. O que faço sempre é lavar o copo do borbulhador e trocar a água e colocar umas gotinhas de cloro.

Então você usa perlita? Poderia falar mais sobre limpeza da perlita? Quanto tempo dura sem trocar?
Você ferve a água que vai dentro do copo do borbulhador? É água de torneira ou mineral? A água da perlita é fervida tbm? E por ai vai.. :LOL:
 
Back
Top