Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Cultivar cogumelos é algo caro?

Chiron098

Esporo
Cadastrado
10/07/2024
36
3
25
Gostaria de saber sobre preços pra cultivar cogumelos. Gostaria de saber quanto custaria cultivar 100g frescos, que se eu não me engano dá 10g secos. Outras dicas de como começar a cultivar, um jeito fácil pra começar tbm são bem vindos
 
@Chiron098 quando comecei cultivar gastei uns 4 mil reais (não sei como!) tentando otimizar todos os aspectos da produção, fazendo seleção de strains, experimentando vários substratos, etc...

Hoje em dia abandonei tudo isso e faço só o básico, que é o cultivo usando carimbo de esporos e uma técnica chamada PFTek. Pesquisa esses termos aqui no fórum pra encontrar tutoriais.

No geral você só vai precisar de farinha de arroz integral (sai mais barato triturando o arroz integral você mesmo), vermiculita que é um tipo de rocha triturada, papel alumínio, fita adesiva, copos de vidro e uma panela de pressão. Se você já tiver os utensílios domésticos, provavelmente só vai faltar o arroz e a vermiculita que são baratos e rendem bastante.

Daí pra inocular esse material, recomendo procurar por cultura liquida (seringa) na internet.
É algo que você só precisa comprar uma vez, pq depois que os cogumelos nascerem dá cortar o píleo (chapéu) e botar no papel alumínio pra tirar um carimbo de esporos. No próximo cultivo, esses esporos podem ser diluídos em agua pra inocular a próxima leva de copos.

Em algum lugar aqui do fórum você vai encontrar até uma apostila descrevendo o processo.
Boa sorte com os cultivos!
 
@Chiron098 quando comecei cultivar gastei uns 4 mil reais (não sei como!) tentando otimizar todos os aspectos da produção, fazendo seleção de strains, experimentando vários substratos, etc...

Hoje em dia abandonei tudo isso e faço só o básico, que é o cultivo usando carimbo de esporos e uma técnica chamada PFTek. Pesquisa esses termos aqui no fórum pra encontrar tutoriais.

No geral você só vai precisar de farinha de arroz integral (sai mais barato triturando o arroz integral você mesmo), vermiculita que é um tipo de rocha triturada, papel alumínio, fita adesiva, copos de vidro e uma panela de pressão. Se você já tiver os utensílios domésticos, provavelmente só vai faltar o arroz e a vermiculita que são baratos e rendem bastante.

Daí pra inocular esse material, recomendo procurar por cultura liquida (seringa) na internet.
É algo que você só precisa comprar uma vez, pq depois que os cogumelos nascerem dá cortar o píleo (chapéu) e botar no papel alumínio pra tirar um carimbo de esporos. No próximo cultivo, esses esporos podem ser diluídos em agua pra inocular a próxima leva de copos.

Em algum lugar aqui do fórum você vai encontrar até uma apostila descrevendo o processo.
Boa sorte com os cultivos!
Sabe me dizer quantos "bolos" eu precisaria fazer para ter esses 100g de cogumelos? E uma pergunta, esses "bolos" podem ser reaproveitados duas vezes não é? É bom usar um terrário de garrafa pet mesmo ou aquele com a caixa organizadora?
 
Bem-vindo @Chiron098

Se você não tiver alguns dos acessórios ou utensílios mínimos para o cultivo, talvez você gaste um pouco mais na sua primeira tentativa, mas nada exagerado.

Com o tempo, conforme você vai adquirindo utensílios e aprimorando sua técnica, o custo vai ficando cada vez menor, considerando ainda que terá estoque ilimitado de esporos para os cultivos futuros (claro, com os devidos cuidados com limpeza e conservação).

Se não quer gastar muito na primeira vez, você pode tentar essa técnica: Broke Boy Tek

Sugiro você ler os tutoriais e se planejar. Faça uma planilha simples com os equipamentos que você acredita serem necessários, desejáveis e supérfluos, fazendo a cotação dos preços no mercado livre, por exemplo. Assim conseguirá saber com maior precisão os seus custos iniciais. Isso me ajudou bastante, exemplo:

NomePrioridadePossuo?Local de compraPreço EstimadoCusto Real
Seringa/Carimbo de Esporos1NInternet30,0035,00
Caixa organizadora1Nmercado50,0044,90
Copos de vidro1NCentro20,0020,94
Aquecedor de Aquário (c/ termostato)3Nmercado livre55,8039,90
Caixa de isopor (incubadora)2Smercado livre43,8929,00
Balança de precisão (4 dígitos)2Nmercado livre88,7988,79
Sílica atóxica (laranja)1Nmercado livre30,0071,00
Fita isolante1Sloja ferragens3,757,00

Quando for começar, abra um diário de cultivo para que os demais membros possam te auxiliar e tirar suas dúvidas.

O rendimento varia, dependerá da matéria prima, condições e parâmetros do cultivo, mas 10g secos é bem fácil de conseguir com 4 bolos em boas condições, até 2 ou 3 flushes.

Como terrário você pode por enquanto usar galões de 10L de água mineral ou pet de 2/3L, e com o tempo vc compra uma caixa exclusiva para esse fim. O problema que vejo nas garrafas é de manter uma boa ventilação X umidade.

No geral o cultivo de cogumelos é simples e fácil, talvez na primeira vez você cometa alguns erros ou até mesmo exagere nos cuidados, o que é normal, depois que pega o jeito é como fazer um omelete.

Bom lembrar também que o cultivo é para uso pessoal e o sigilo é fundamental, já que a comercialização/distribuição é crime.
 
Última edição:
Sabe me dizer quantos "bolos" eu precisaria fazer para ter esses 100g de cogumelos?



Aproveitando.

 
Bem-vindo @Chiron098

Se você não tiver alguns dos acessórios ou utensílios mínimos para o cultivo, talvez você gaste um pouco mais na sua primeira tentativa, mas nada exagerado.

Com o tempo, conforme você vai adquirindo utensílios e aprimorando sua técnica, o custo vai ficando cada vez menor, considerando ainda que terá estoque ilimitado de esporos para os cultivos futuros (claro, com os devidos cuidados com limpeza e conservação).

Se não quer gastar muito na primeira vez, você pode tentar essa técnica: Broke Boy Tek

Sugiro você ler os tutoriais e se planejar. Faça uma planilha simples com os equipamentos que você acredita serem necessários, desejáveis e supérfluos, fazendo a cotação dos preços no mercado livre, por exemplo. Assim conseguirá saber com maior precisão os seus custos iniciais. Isso me ajudou bastante, exemplo:

NomePrioridadePossuo?Local de compraPreço EstimadoCusto Real
Seringa/Carimbo de Esporos1NInternet30,0035,00
Caixa organizadora1Nmercado50,0044,90
Copos de vidro1NCentro20,0020,94
Aquecedor de Aquário (c/ termostato)3Nmercado livre55,8039,90
Caixa de isopor (incubadora)2Smercado livre43,8929,00
Balança de precisão (4 dígitos)2Nmercado livre88,7988,79
Sílica atóxica (laranja)1Nmercado livre30,0071,00
Fita isolante1Sloja ferragens3,757,00

Quando for começar, abra um diário de cultivo para que os demais membros possam te auxiliar e tirar suas dúvidas.

O rendimento varia, dependerá da matéria prima, condições e parâmetros do cultivo, mas 10g secos é bem fácil de conseguir com 4 bolos em boas condições, até 2 ou 3 flushes.

Como terrário você pode por enquanto usar galões de 10L de água mineral ou pet de 2/3L, e com o tempo vc compra uma caixa exclusiva para esse fim. O problema que vejo nas garrafas é de manter uma boa ventilação X umidade.

No geral o cultivo de cogumelos é simples e fácil, talvez na primeira vez você cometa alguns erros ou até mesmo exagere nos cuidados, o que é normal, depois que pega o jeito é como fazer um omelete.

Bom lembrar também que o cultivo é para uso pessoal e o sigilo é fundamental, já que a comercialização/distribuição é crime.
o aquecedor é essencial? pelo que eu vi consigo os 10g secos com uns 3 ou 4 bolos, mas pretendo fazer um terrario com 6 bolos pf pra ter certeza, com a caixa organizadora. será necessario o termostato? por aqui ta meio frio todo dia, nessa época de inverno no caso, aqui ta ficando 15 graus direto.

e sim, será para consumo pessoal. eu na vdd to querendo aprender a cultivar por questões econômicas. testei 4 gramas de cogumelos uns dias atrás e foi incrível, sinto que devo aumentar a dose para chegar mais longe, e assim creio que vou gastar mais dinheiro, mas não quero gastar todo mês 100 reais ou mais só em cogumelo. entao pensei que cultivar seria melhor, por ser mais barato e eu ter mais controle de qualidade
 
Última edição:
o aquecedor é essencial? pelo que eu vi consigo os 10g secos com uns 3 ou 4 bolos, mas pretendo fazer um terrario com 6 bolos pf pra ter certeza, com a caixa organizadora. será necessario o termostato? por aqui ta meio frio todo dia, nessa epoca de inverno no caso, aqui ta ficando 15 graus direto

Não é uma ciência exata, depende muito da variedade (strain) que você vai cultivar. No geral, temperaturas abaixo de 18-20ºC podem influenciar no crescimento do micélio e impedir a frutificação.

Para a incubação, não haverá muitos problemas desde que você mantenha os bolos num isopor ou outro recipiente fechado para conservar o calor. Quando for frutificar, tente manter o terrário no lugar mais quente da casa.
 
pretendo fazer um terrario com 6 bolos pf pra ter certeza, com a caixa organizadora. será necessario o termostato? por aqui ta meio frio todo dia, nessa epoca de inverno no caso, aqui ta ficando 15 graus direto

Só expandindo o que o @TupacWari disse,

Existem 2 etapas no cultivo, primeiro vem a incubação que é quando a gente inocula o bolo e aguarda o micélio colonizar o substrato.
Depois temos a frutificação onde se abre o copo e transfere o conteúdo pro terrário para que os cogumelos surjam.

O frio pode estagnar ambos os estágios, isso dá margem para os contaminantes expandirem território.
Então devemos usar sempre o aquecedor?
É complicado pq o aquecimento não ocorre por igual, o aparelho pode acabar esquentando demais os bolos que estiverem mais próximos. E o calor também cria as condições ideias para os contaminantes.

Sei que o investimento inicial parece ser algo bem relevante pra você, mas tentativa e erro é importante nesse momento.
Tenta cultivar sem aquecimento, vê o que acontece. Nada acontece? Bota aquecimento kkkkk
 
Não é uma ciência exata, depende muito da variedade (strain) que você vai cultivar. No geral, temperaturas abaixo de 18-20ºC podem influenciar no crescimento do micélio e impedir a frutificação.

Para a incubação, não haverá muitos problemas desde que você mantenha os bolos num isopor ou outro recipiente fechado para conservar o calor. Quando for frutificar, tente manter o terrário no lugar mais quente da casa.
Entendi, aqui em casa tem um lugar que sempre fica quente de manhã, mas a noite não sei muito bem como irá ser. Pretendo já fazer tudo certinho pra não ter dor de cabeça futuramente. Aqui no fórum são permitidos links de produtos? Achei alguns termostatos e gostaria de mandar aqui pra ver se são os certos ou não, e são coisas que tão dentro do meu orçamento
 
O de 50W já é suficiente.
entendi, uma outra pergunta, o acréscimo na conta de luz seria alto com um termostato assim?

e algumas outras sobre cultivo, o bolo já colonizado pode ser usado outras vezes? pelo que eu vi da pra ser usado duas vezes se reidratar o bolo e adicionar esporos novamente pelo que eu lembro, mas não tenho certeza
 
entendi, uma outra pergunta, o acréscimo na conta de luz seria alto com um termostato assim?

O custo do kW varia bastante entre regiões, por aqui sai uns 80 centavos.
Se você pegar um aparelho que consuma 50w de forma constante -> 0,05 kW×24 horas=1,2 kW -> R$0,96 por dia.

Na prática dá menos que isso. Quando o termostato detecta que alcançou a temperatura ele entra em hibernação e passa a consumir só uma fração desse valor até detectar que precisa ligar o aquecimento novamente.
 
O custo do kW varia bastante entre regiões, por aqui sai uns 80 centavos.
Se você pegar um aparelho que consuma 50w de forma constante -> 0,05 kW×24 horas=1,2 kW -> R$0,96 por dia.

Na prática dá menos que isso. Quando o termostato detecta que alcançou a temperatura ele entra em hibernação e passa a consumir só uma fração desse valor até detectar que precisa ligar o aquecimento novamente.
Os bolos PF podem ser reaproveitados também? Assim aplicando esporos no bolo já colonizado nascem cubensis de novo?
 
Os bolos PF podem ser reaproveitados também? Assim aplicando esporos no bolo já colonizado nascem cubensis de novo?

O mesmo bolo gera 2~3 colheitas após a inoculação (até mais na verdade, mas depois da terceira o rendimento fica ruim e a chance de contaminação alta).
Mas é isso, o substrato fica depletado depois disso e é necessário descartar, não dá pra inocular 2x.
 
O mesmo bolo gera 2~3 colheitas após a inoculação (até mais na verdade, mas depois da terceira o rendimento fica ruim e a chance de contaminação alta).
Mas é isso, o substrato fica depletado depois disso e é necessário descartar, não dá pra inocular 2x.
acho que entendi, vão nascer os cogus, eu colho, e ai nascem de novo, sem eu fazer nada só deixando no terrário, até no maximo 3 vezes de maneira segura, é isso?

e agora que eu tava reparando, o termostato que eu mandei é de 220w(o que tem a tomada EU), devo pegar a tomada US de 110v mesmo e usar adaptador ou pego o de 220v e uso numa tomada de 110v mesmo?
 
acho que entendi, vão nascer os cogus, eu colho, e ai nascem de novo, sem eu fazer nada só deixando no terrário, até no maximo 3 vezes de maneira segura, é isso?

e agora que eu tava reparando, o termostato que eu mandei é de 220w(o que tem a tomada EU), devo pegar a tomada US de 110v mesmo e usar adaptador ou pego o de 220v e uso numa tomada de 110v mesmo?

Isso mesmo, é só manter no terrário que novos cogus irão nascer.

Quanto ao termostato, pega na voltagem da sua casa e usa adaptador se for necessário.
 
Isso mesmo, é só manter no terrário que novos cogus irão nascer.

Quanto ao termostato, pega na voltagem da sua casa e usa adaptador se for necessário.
como eu sou bem indeciso e não tenho muita informação, escolhe o modelo do termostato aí pra mim kkkk, vou mandar os links abaixo:

https://a.aliexpress.com/_op7zJYs (esse aqui o de 100w está mais barato que o de 50w, se por acaso um de 100w funcionar do mesmo jeito que um de 50w, sem consumir mais energia nem nada, acho que compensa pegar ele)

https://a.aliexpress.com/_oo0EE8k (modelo diferente, que tem 60w e ta num preço bom tbm, na descrição ele parece ser mais moderno ou mais tecnologico que o outro)

https://a.aliexpress.com/_oCzXAM4 (há tambem esse modelo, parece ser mais dificill e perigoso mexer com ele, mas não sei, se puder me aconselhar sobre eu agradeço)

agora sobre a caixa organizadora essa aqui já é grande o suficiente ou melhor uma maior? irei colocar uns 6 bolos pf ai dentro, do tamanho daqueles copos americanos provavelmente, não sei se bolos PF maiores podem melhorar o cultivo

https://shopee.com.br/Caixa-Organiz...Brinquedos-e-Multiuso-i.422797670.22592887812 link da que eu to pensando em comprar
 
Última edição:
@Chiron098 kkkkkkk, não me responsabilizo, porém o primeiro parece ser idêntico ao meu.

Quanto ao gasto de energia, a potencia nominal (50w ou 100w) é justamente o indicativo do consumo.
Então se você pegar o de 100w, o consumo não chega ser o dobro pq é aquilo que eu disse anteriormente que ele desliga quando chega a temperatura adequada, maaaas... vai gastar consideravelmente mais.

Então dá pra optar por qualquer um dos dois primeiros, aquele que vc achar que cabe no seu bolso.
Apenas o terceiro não serve, é que o "termostato de aquário" conforme se fala popularmente é na verdade um aparelho que combina termostato + aquecedor. Esse terceiro é apenas termostato, é usado para coordenar sistemas de aquecimento maiores de uso residencial por exemplo.

Em relação a caixa o tamanho é bom, mas o vendedor só tem da preta?
A caixa precisa ser transparente. Fungos não fazem fotossíntese porém é a luz que guia a direção do crescimento, sem luz eles crescem estioalados e retorcidos.
 
Back
Top