Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Cultivando em baixa temperatura - PESA e TAZ !

Diário de cultivo completo.
Namastê Comunidade Fúngica!!! É com grande satisfação que inicio neste momento mais um diário de cultivo de cogumelos mágicos.

Resumo de cultivo:​

Psilocibe Cubensis Strains: PESA e TAZ

Região, estação do ano e temperatura média: Sul, Outono, 6-24ºC

Método: Bolos PF / Casing

Substratos utilizados: Fai, Fai Cateto, Niger, Linhaça, Milho de pipoca, associados a vermiculita e água de poço artesiano

FAI CATETO + NIGER + LINHAÇA
4 COPOS WHISKY TAZ
2 COPOS WHISKY PESA
1 POTE PP 1,0L TAZ
1 POTE PP 1,0L PESA

FAI + NIGER + LINHAÇA
2 COPOS WHISKY PESA
2 COPOS WHISKY TAZ

FAI + MILHO + NIGER + LINHAÇA
1 POTE PP 2,0L TAZ
1 POTE PP 1,0L PESA

MILHO
2 COPOS WHISKY TAZ

Tipo e tempo de esterilização: PP comum , 60 Minutos

Origem dos esporos: Carimbador bem maluco

Tipo de inoculação:Seringa Multi esporos, hidratados por 48h.

Data da inoculação: 11/04/2007

Temperatura de incubação: Grande dificuldade de manter contstante, devido as mudanças bruscas de temperatura ambiente. Uso de aqueçedor 2,5W

Observações:
Efetuo um teste com Farinha de Arroz integral “Cateto”, encontrado em supermercados. Em sua composição, observa-sei ser mais rico nutritivamente, e contem ferro.

Segue algumas imagens que ilustram a empreitada.:cool:

Paz, e muita luz:luz: :pos: :pos: :pos: :)
DSC01707-1.JPGDSC01708-1.JPGDSC01709-1.JPGDSC01715-1.JPGDSC01714-1.JPG

Elementar, meu caro WATSON !

As primórdias surgem nos locais onde existe maior aeração. Por isso, que é comum surgirem na base do bolo, ou no topo do mesmo. A causa: é justamente onde se coloca vermiculita pura, na montagem do substrato no copo. O conheçido selo de vermiculita.

Por isso que casings apresentam maior produção, pois toda sua superfície é de material que promove o aparecimento das primórdias.

Existe também a técnica do Dunk & roll, que consistem em dunkar o bolo, depois rolar ele em vermiculita estéril. Explicando melhor, fica um bolo à milanesa!!!! Isso literalmente promove aparecimento de primórdias em toda área do bolo.

segue firme aí!:pos:

Humm ja suspeitava. Em outro forum eu vi uma comparação de um bolo normal e um bolo q passou por dunk n roll, o dunkado era bem mais produtivo!

Engraçado que por aqui eu nao vejo mto bolos rolados por completo na vermiculita, apenas aguns dunkados e com selos apenas.. :confused:

Valeu pela informaçao e a proposito, cultivo lindo! :pos:

Párla, NeuroFX!!! Tudo certo?

To agindo assim agora, já que consigo controlar a temperatura do terrário conforme a necessidade:

O dunk tek, ocorre dentro do terrário. Injeto água mineral, vagarosamente, diretamente em cada bolo, com seringa e agulha estéril.

O cold Shock, somente altero a temperatura como desejo. Utilizo 5ºC por no mínimo 20 horas. Depois, temperatura de pinagem. Chego a promover um choque térmico ainda maior, de 5º subindo para 26º, depois deixo ir baixando, naturalmente, até estabilizar em 19º. Até agora, funcionou com resultados positivos.

Devido a causa de manipular o mínimo os bolos (só encosto neles na colheita), não utilizei o dunk & roll ainda.

Mas me utilizo bastante de rock n' roll, diariamente.:p:

Alguma dica crucial Neuro??? sou todo ouvidos!

Aproveitando o embalo, posto fotos dos pins da strain TAZ.

Segue imagens

abraço a todos e um ótimo final de semana cogumelado :)
DSC02108.JPGDSC02111.JPGDSC02112.JPGDSC02113.JPGDSC02115.JPGDSC02116.JPG

Fala Sir Muilok, esqueci de dizer no post anterior: belo cultivo!

Parabéns pela criatividade em relação a temperatura (choque frio), o que era desvantagem agora é vantagem!

Pra vc que quer evitar manipular o terrário, cogumelos saindo da base são um problema, mas eu no seu lugar continuaria apenas virando os bolos e, num próximo cultivo, antes de colocar os bolos no terrário, misturaria com vermiculita úmida e esterilizada num saco ziploc.

A rolagem nem sempre é uma boa. Se o terrário estiver apertado, é melhor investir numa frutificação no topo que, a meu ver, são as melhores porque promovem um crescimento mais regular da estipe e facilitam o corte dos chapéus para carimbos, além do que é esteticamente mais bonito.

[]'s

Opa!! Obrigado Neuro!
Pode ser que por uma experiência eu venha a utilizar o roll em alguns bolos, pra ver como se comporta. Mas realmente, uma frutificação no topo, rende frutos com melhores características, foi assim que fiquei impressionado com a frutificação de um bolo PESA, que está aí no diário. Estou pensando um pouco em mudar a forma de montar os bolos, mas essa vai ser outra história...
Brigadão Chefia!!!!

Bem... em meio a alguns sucessos e tropeços, atualizando o diário:

a strain TAZ se mostra muito mais fraca, pois ficou um tanto abalada com tudo que aconteceu, e com o atraso na colonização, devido as baixas temperaturas por aqui.

Está apresentando menos pins, frutos menores, inclusive alguns que antes de atingirem um tamanho adequado, abriram seus chapéus.

Um bolo explodiu em contaminação, foi logo descartado. Estou muito atento quanto a contaminações no interior do terrário, pois já tive esse bolo descartado e parte de um outro cortado, eliminando o Trichoderma.:(

Um bolo PESA frutificou, fora de hora, mas é mui bem vindo!!!:)

Depois deste flush, vou forçar um dunk ao máximo, e aplicar o choque térmico. Se conseguir chegar lá, espero grandes cogumelos para o 2º flush.

Se perceber mais contaminações, talvez uma mudança de terrário será necessária.

paz e luz!!!!
DSC02128.JPGDSC02129.JPGDSC02130.JPGDSC02131.JPGDSC02136.JPG

Atualizando...

Os cogumelos da strain TAZ, não chegaram a apresentar bons frutos. Alguns chegaram na fase adulta, abrindo pequenos chapéus. Outros ainda abortaram. Existem problemas com essa strain, devido ao tempo de colonização. Parte dos nutrientes já foram consumidos, ao longo dos 60 e tantos dias da colonização.

Percebi falta de água para o micélio beber. Então, ontem a noite, injetei diretamente nos bolos água mineral, usando seringa e agulha. Não fiz fotos, pois estava com todas as mãos e braços ocupados:)

Ao todo, foram 400ml de água injetados nos bolos, aproveitei e fiz isso também com os bolos de PESA. Um pouco de água (inevitável) escorreu dos bolos em cima do isopor. Estou muito atento a qualquer mudança que venha ocorrer.

O próximo passo, é colocar uma camada de vermiculita úmida e estéril para proteger os bolos, e colocar eles em pequenos recepientes, também com vermiculita ao fundo. Só falta tempo hábil pra isso.

Hoje a noite, vou verificar como tudo se comporta.

Alguém aí dispõe de alguma outra técnica que eu possa utilizar, visto que os frutos TAZ não apresentaram resultado satisfatório???:confused:

super abraço a comu, e vamos vencer mais essa!!!!

para o alto, e avante!!!:pos:

Em ULTIMO caso..
Injeta café nos taz.. nao tem nada a perder.

Quem sabe nao dá um boost - nao esquecendo que a fama da strain é soltar cogus gigantes nos ULTIMOS flushs - e ainda ganha de virada no segundo tempo?

ou sei lá.. tentar shit simulator..
shit simulator é legal tambem.

Gosto cobriri o bolo (s) com vermi totalmente...
enterrar outdoor na garagem...

OOw

Partir pra um ISOLAMENTO nesses taz pra ver se a strain ANDA pra frente...
acho que só tá faltando mesmo alguem disposto a isolar ela :)

bejunda

Em ULTIMO caso..
Injeta café nos taz.. nao tem nada a perder.

Quem sabe nao dá um boost - nao esquecendo que a fama da strain é soltar cogus gigantes nos ULTIMOS flushs - e ainda ganha de virada no segundo tempo?

ou sei lá.. tentar shit simulator..
shit simulator é legal tambem.

Gosto cobriri o bolo (s) com vermi totalmente...
enterrar outdoor na garagem...

OOw

Partir pra um ISOLAMENTO nesses taz pra ver se a strain ANDA pra frente...
acho que só tá faltando mesmo alguem disposto a isolar ela :)

bejunda

Opa!!!

Brigadão irmão!!!!!

Acho que vou arriscar a injetar chá de café neles, cobrir com vermiculita. Ontem não percebi nada de anormal, somente os pequenos frutos:(

No inverno, a evaporação promovida pela argila é deficiente, percebi isso. Outro fator, é o tamanho do terrário. No terrário menor é mais fácil promover umidade. No novo, percebo condensação na tampa de vidro, porém nas paredes não existe umidade. Voltei a técnica de dar borrifadas nas paredes, que eu já não utilizava.

Vou limpar bem os bolos, dunkar novamente. Talvez, eu faça algum casing, cortando os bolos ao meio, cobrindo com vermiculita. O possível será feito, pois quero tirar muitos prints dos Taz.

Grande Alienardo, muito obrigado novamente Mano Véio!!!!
segue firme aí, que eu sigo entortando aqui!!!!!:D

abração a toda comu!:pos:

discurpa minha farta de ingrêis...

Quem é o Cheetos simuleitor tabajara????:( :D

Última edição por um moderador:
Mais uma vez, tiro meu chapéu, meus prints...

Obrigado pela luz, Alien!!!! vlw mesmo, acho que esse vai ser o caminho.

A propósito, falando em intimidades, cheguei a sentir o cheiro de churrasco!!! A faca é boa para cortes????

Beleza pura, BEJUNDA!!!!

BEJO NA BUNDA, VOU TOMAR UM CHÁ, VOLTO SÓ SEGUNDA!!!!!:D

Esse é o diário mais doido do CM... :D

A explicação para isso, é simples...

basta olhar todos que postam aqui, Sr Loucura!!!!!! huahuahussss:D

Fora eu, que sou um cara sério:cool:

sucesso aí Bicho!!!

Grande Muilok, honra a quem merece honra, bom demais. Desde os bolos do Mauríco(que agora só faz casing) que eu não vejo bolos darem tantos frutos aqui nocm, parabéns.

:pos:Obrigado pela força e presença, Calangão, e a todos do fórum!!!!

Então, uma pequena atualização, sem tempo !!

(sem tempo pra postar, sem tempo pra tirar fotos, sem tempo pra caprichar mais no cultivo, mas com tempo pra ficar escrevendo baboseira!!!:D)

Conforme eu havia identificado, o problema que enfrentava era mesmo falta de umidade. Devido a baixa temperatura externa ao terrário, a caixa fica gelada mesmo, e mesmo com temperatura interna controlada, há ineficiência no que se trata de a argila promover umidade. Como a temperatura controlada é atmosférica, e não da solução ao fundo, por isso que a argila não está dando conta do recado.

Porém , com borrifadas nas paredes do terrário, e injetando água nos bolos (que percebi que estavam secos devido ao peso), consegui reforçar o flush da strain TAZ, e de quebra, induzir um segundo flush PESA.

Logo que eu puder, vou cobrir os bolos com vermiculita, e acondicioná-los em recepientes individuais (tigela plástica).

Enfim, estão frutificando :)

Mais uma vez, meu muito obrigado a todos da comu, em especial a alguns colegas micólogos que estão conectados e auxiliando MuiLok na empreitada.

sucesso, paz e muita luz!!!:pos:
DSC02171.JPGDSC02172.JPGDSC02173.JPG

Conforme eu havia identificado, o problema que enfrentava era mesmo falta de umidade. Devido a baixa temperatura externa ao terrário, a caixa fica gelada mesmo, e mesmo com temperatura interna controlada, há ineficiência no que se trata de a argila promover umidade. Como a temperatura controlada é atmosférica, e não da solução ao fundo, por isso que a argila não está dando conta do recado.

olá Muilok

será que um aquecedor de aquário de 10w ligado constantemente na agua que banha a argila, não resolveria esse problema??
a agua da argila iria esquentar e assim promoveria a umidade esperada??será??

olá Muilok

será que um aquecedor de aquário de 10w ligado constantemente na agua que banha a argila, não resolveria esse problema??
a agua da argila iria esquentar e assim promoveria a umidade esperada??será??

Fala Mushterpi, tudo certo?

Então, uma das formas de resolver isso é sim o uso de um aqueçedor, o que prefiro evitar. Além de que acredito que 10w seja muita potência, atingindo temperaturas mais elevadas do que a desejada.

O fato mesmo é que está muito, muito frio nesse inverno aqui na minha região. Cultivando no verão, com temperatura mais amena, mesmo resfriando o terrário, devido a temperatura externa, ele promove umidade suficiente.

Já resolvi o problema, voltando a utilizar um processo simples que eu havia deixado pra trás: o de borrifar diariamente solução nas paredes do terrário.:pos:

Logo que a condição climática mudar, posso evitar abrir o terrário para isso.

Muito obrigado amigo pela idéia, e pela presença. O aqueçedor funcionaria, mas teria que ser monitorado, para não cozinhar o cultivo.

Paz, luz e good vibes!!!:pos:

Bom, resolvido o problema de ineficiência da umidade, e após aplicado injeção de água nos bolos diretamente no terrário, segue o segundo flush das strains TAZ e PESA.

As manobras foram pra causar um flush na strain TAZ, que não estava frutificando, e de quebra, antes do esperado, formaram-se novos pins e então mais um flush da strain PESA.

Adoro o segundo e terceiro flush do cultivo, eles dão cogus bem grandões:D

paz e luz a toda comunidade!!!:pos::pos::pos:
DSC02193.JPGDSC02194.JPGDSC02195.JPGDSC02196.JPGDSC02197.JPGDSC02200.JPG

Última edição por um moderador:
Loco, louco, louco, louco melo , louco de cogumelo! Viva os frutas, a festa continua.

Caramba como tão azulando esses cogumelos hein! Tem uns q chegam a estar pretos! :eek:
São os PESA? :pos:

Back