Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Cultivando Australian. Mais uma aventura de um iniciante.

Diário de cultivo completo.
Criando este diário para poder registrar as datas e o desenvolvimento dessa strain que pra mim é nova e lógico que para poder compartilhar a experiência.

====================================
DIÁRIO DE CULTIVO
====================================
STRAIN: Australian
PROCEDÊNCIA: Troca de carimbo com um amigo

====================================
SUBSTRATO PARA COLONIZAÇÃO:
====================================
(x) PF TEK (2 Painço + 1 FAI + 1 H2O)

Selo com vermiculita ou fibra de coco:
( ) Sim (x) Não

Método de preparação e esterilização do substrato:
IMG-20180820-WA0006-1.jpg
Começo preparando o painço, enxo um vasilha com água, coloco o painço e levo ao fogo alto até começar a borbulhar, depois baixo o fogo e deixo por cerca de 20-25 min sempre mexendo, quando alguns grãos começam a estourar está no ponto ideal.

Depois de fervido coloco o painço para escorrer por volta de 30 min e guardo a água que sai pois é bem rica em nutrientes e pode ser usada caso precise.

Nesse intervalo de tempo que escorre o painço preparo a farinha de arroz integral que é bem simples só bater no liquidificador, eu gosto de deixar os grãos pela metade com uma pequena parte em pó.

Um detalhe é que com esse modo de preparo eu não necessariamente adiciono 1 medida de água, geralmente o painço já da conta de umedecer o meio, é bom ter cautela ao medir a quantidade de painço pois depois da fervura ele praticamente triplica o volume, somente depois de fervido é que meço 2 partes de painço e 1 parte de FAI, sem adicionar água, mas caso se decida adicionar por achar que ficou muito seco, pode usar a água que escorreu do painço, muito rica!

Substrato pronto, coloco no copo, não costumo usar selo de fibra de coco, que é o meio que tenho acesso para isso, lacro eles bonitinhos, faço logo os furos da inoculação e tapo com micropore e vão para PP por 1h ou 1h30min dependendo da quantidade de copos.

Por último deixo a panela esfriar por conta própria, para isso gosto de realizar o procedimento a noite por que deixo o restante da noite esfriando e a inoculação acontece no dia seguinte pela manhã ou muitas vezes deixo na PP até a próxima noite quando tenho tempo para inocular.

====================================
INOCULAÇÃO: Data 27/07/2018
====================================
(x) Seringa Multiesporos
( ) Cultura Líquida
( ) Outro: _________________

GloverBox?
(x) Sim ( ) Não

Não é uma foto do dia que preparei a seringa do Australian mas de forma geral é assim que faço meus procedimentos.
Screenshot_2018-08-20-15-55-09-1.png
Mostrei a confecção dela no meu primeiro diário. Glove Box ou Still Air Box é de extrema importância, não me custou nem 10 reais e diminuiu as contaminações aqui em 95%. Só tive 2 bolos contaminados usando ela até então e foram casos em que algo aconteceu de errado como no caso de um bos bolos desse Australian que o papel alumínio rompeu.

------------------------------------------------------------------
Substrato 100% colonizado data: 12/08/2018
------------------------------------------------------------------
Foram um total de 5 copos com 1 caso de contaminação.
Foto de alguns dos copos colonizados e outra foto do copo que surgiu a contaminação:
Screenshot_2018-08-20-15-54-47-1.png Screenshot_2018-08-20-15-54-35-1.png Screenshot_2018-08-20-15-54-57-1.png

====================================
CASING:
====================================
Material utilizado: Fibra de coco preparada artesanalmente.

1- Abro o coco para beber a água que é muito boa :contente: e sempre aproveito um pouco para
preparo de CL's.

2- Quebro o coco retiro a casca dura que fica no meio e desfio a parte da fibra.

3- Parte mais importante que é para retirada do excesso de tanino e processo de desinfectação do mesmo, coloco toda fibra em um balde submersa em água e água sanitária, fazer isso durante 5 à 7 dias trocando a água todos os dias, com o contato com a água sanitária percebe-se que o coco solta o tanino facilmente além de estar matando possíveis competidores do meio.
IMG-20180820-WA0005-1.jpg

4- Depois de todo esse processo dou uma picada na fibra com a tesoura e a levo para o micro-ondas por cerca de 10 à 15 minutos, deixo esfriar e faço a cobertura como um sanduíche, em baixo e em cima da marmita casing.

Nunca tive problema com contaminação utilizando deste modo.

IMG-20180820-WA0004-1.jpg
Foi usado 3 copos americanos de 200ml e copo de cozinha de 250ml para confecção desse casing. Foi montado desde o dia 14/08 e está assim no exato momento...

A frutificação ficará por vir nas próximas att. :)

Que venham bons frutos!!
 
Muito sem tempo para acompanhar detalhes do cultivo, tá uma coisa bem largada, sem manutenção nenhuma, perdi de registrar o 3 flush que rendeu 4 cogus grandes.
Agora está no 4 flush e olha só, vai vim um gigante!
20180911_132433-1.jpg 20180911_230839-1.jpg
 
Última edição:
Cara que fodão!!!!!

Acho que essa foto da flor tá nível aquele cogumelo invertido do Yblade.
 
Finalizando este diário com fotos do 5 flush... Gostei bastante do Australian, frutos impressionantes!
Agora o micélio já tá bem feio, bastante esporulado, só resta ir pra terra
20180920_195901-1.jpg 20180920_200014-1.jpg 20180920_200123-1.jpg
Produzi algumas belas impressões para troca :brincalhao:.

Obrigado pela atenção de todos!
Essa comunidade aqui é showwwww :LOL::)
 
Pelo tamanho que eles ficaram até que pesaram bem... Mas ficaram atrofiados... Era pra ter produzido uns monstros aí.
Bola frente que atrás vem cogumelo :p
Brother salve salve, seu cultivo foi muito rentável, parabéns!!!
Estava pensando e colocarei em pratica para teste, nunca cultivei com painço antes, porém no começo do post você disse que diminui consideravelmente contaminações e faz muito sentido, a vermiculita ou a perlita anda vindo muito suja ultimamente desencadeando muitas contaminações mesmo passando por um tratamento estéril razoável. Seu post foi de grande ajuda. Abrass brother!!
 
Última edição:
Mt bom cultivo....
Deu pra tirar algumas bases pra mim comecar a montagem de casing...
Parabens!
 
No próximo mês (abril) pretendo iniciar meu primeiro cultivo. Gostei muito dessa ideia do Painço, dá pra ver que o micélio de pc parece gostar muito dele. Vou tentar cultivar nessa receita de farinha de arroz, painço e fibra de coco.
Seu cultivo ficou top e produziu azulamento extremo ao danificar o cogu. Parabens!!:):):)
 
Back
Top