Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Corretor de PH

JohnDoe

Artífice esporulante
Contribuidor
05/03/2012
286
80
São Paulo
Olá pessoal! Estou tramando aos poucos a minha próxima tentativa de cultivo...
Entre as melhorias, gostaria de preparar um substrato um pouco mais nutritivo do que o arroz com vermiculita mas sem complicar muito...

Pretendo seguir aquela receita do Guia de Cultivo do Andrew e do Mortandello.

Adicionar cremogema e um corretor de PH...

A sopa de calcário dolomítico é a sugestão principal do texto.
Achei um produto na Internet chamado Dolomag em um pote de 400 Mg... Faixas de preço entre 16 e 21 Reais. Alguém já usou esse produto? Recomenda?

O texto também faz referência a giz! É o mesmo giz usado por professores em sala de aula?? Posso ir em uma papelaria, comprar um giz branco, fazer dele em pó e usar 1 colher de sopa dele??

A outra opção é gesso... Como é esse gesso? Composição (a mesma)? Onde comprar e etc?

--

Aproveitando, me corrijam se eu estiver errado:
Podemos incrementar o substrato e correr o risco de acidez no mesmo gerar ambiente para desenvolvimento de bactéria... Sendo assim, precisamos de um corretor de PH para baixar essa acidez e então não permiti-las fermentar o substrato. É isso? Aí, ganharíamos um substrato mais nutritivo com menos risco de contaminação de bactérias?

Aí, ganharíamos um substrato mais nutritivo com menos risco de contaminação de bactérias?

Já está complicando. Substratos mais nutritivos ou com aditivos como cremogema dão muito mais problemas. Deixe-os para quando você tiver experiência e alguns cultivos básicos feitos com sucesso.

Cogumelos cultivados em arroz integral e vermiculita ficam muito bons.

Já está complicando. Substratos mais nutritivos ou com aditivos como cremogema dão muito mais problemas. Deixe-os para quando você tiver experiência e alguns cultivos básicos feitos com sucesso.

Cogumelos cultivados em arroz integral e vermiculita ficam muito bons.
em todos os testes ate hoje so houveram BENEFICIOS na utilizacao do cremogema, ate que provem o contrario eh um otimo aditivo.
e o calcario dolomitico nao eh tao indicavel, pois pode de fato endurecer igual uma pedra de gesso, prefiro indicar casca de ovo seca e SEM PELE na proporcao de 3 cascas inteiras pra cada 2 copos de vermiculita utilizado na confeccao do substrato.

Aí, ganharíamos um substrato mais nutritivo com menos risco de contaminação de bactérias?

não. Quanto mais nutrientes no substato, mais competição.

Então tá...
É que na boa... Eu percebi várias falhas na minha primeira tentativa de cultivo... E sério mesmo, não identifiquei uma falha específica. Talvez tenham sido a somatória de todos os pequenos erros que deu em um "baita errão".
A próxima mão vai ser melhor...
Gosto de comparações... Embora eu vá caprichar no PF, claro... Estou pensando em fazer um substrato de pf na sexta a noite e no sábado um pf com com cremogema e corretor de ph. (gostei da idéia da casca de ovos!)

Por aqui está meio frio... Os próximos dois meses não vão ajudar... Embora tenho pensando em isolar bem os copos contra iluminação e deixá-los naquele armário com lâmpada! A temperatura fica ideal! Mais eficiente que o bem bolado de termostato dentro da garrafa.

Mais calor, dois substratos diferentes...
Se aparecer contaminação... OK... Dispenso o copo e pronto... Já me calejei durante a experiência anterior. Não vou esquentar a cabeça... É como dizem sobre mulheres e agora digo sobre cultivo... "O não eu já tenho."

O legal é que vou usar beeem menos esporos também... Quero ver no que dá...
Se falhar... Vou ver se peço no banco Amazon ou Ecuador... Pois seriam strains com melhores características de adaptação ao meio ambiente...

Vou ver se peço no banco Amazon ou Ecuador... Pois seriam strains com melhores características de adaptação ao meio ambiente...

Fora essas há algumas strains que estão circulando há mais de uma década e se mostraram confiáveis, tipo a GT e a Matias Romero.

Achei um produto na Internet chamado Dolomag em um pote de 400 Mg... Faixas de preço entre 16 e 21 Reais. Alguém já usou esse produto? Recomenda?

Nunca usei e não recomendo! Por quê? Porque contém cálcio de magnésio, e cogumelos não gostam de magnésio. Há vários relatos com problemas de frutificação em fóruns internacionais.

"... dolomitic lime is very slow to break down and is intended for outdoor flowerbeds and lawns where it has all season to work. For balancing a casing, we need a very fast acting lime that goes to work right away since the average life of a casing is measured in weeks, not months or years ..." - RR

O texto também faz referência a giz! É o mesmo giz usado por professores em sala de aula?? Posso ir em uma papelaria, comprar um giz branco, fazer dele em pó e usar 1 colher de sopa dele??

O giz de quadro-negro (lousa) é carbonato de cálcio e sulfato de cálcio. Porém, muitos giz de lousa contém bactericida/fungicida e outros aditivos. O termo "giz" (chalk) que comumente é usado no meio da micologia amadora é sinônimo para carbonato de cálcio.

A outra opção é gesso... Como é esse gesso? Composição (a mesma)? Onde comprar e etc?

Gesso é sulfato de cálcio, que também pode ser usado no cultivo de cogumelos, mas é necessário verificar bem a composição do mesmo: http://pt.wikipedia.org/wiki/Gesso

Onde comprar? Procure no Google! https://www.google.com.br

Última edição:
prefiro indicar casca de ovo seca e SEM PELE na proporcao de 3 cascas inteiras pra cada 2 copos de vermiculita utilizado na confeccao do substrato.

pô... é mó difícil tirar a pele... :p
mas tá feito! ;) vamos ver no que dá...
amanhã é dia de inoculação!

pô... é mó difícil tirar a pele... :p
mas tá feito! ;) vamos ver no que dá...
amanhã é dia de inoculação!
deixe os ovos secar ao sol por 3 dias, depois aqueca (sem ferver )meio litro de agua + 25 ml de vinagre branco , coloque as cascas dentro por 1 hora depois escorra-as, e deixe secar mais um dia.
ao quebrar as cascas a pele sai sozinha.

deixe os ovos secar ao sol por 3 dias, depois aqueca (sem ferver )meio litro de agua + 25 ml de vinagre branco , coloque as cascas dentro por 1 hora depois escorra-as, e deixe secar mais um dia.
ao quebrar as cascas a pele sai sozinha.

Tks for reply! Deixe os ovos secar por três dias, quebrados sem a gema ou ainda com a gema inteiros?
A segunda parte do procedimento, parece que vc cozinhou e depois descascou.

Ontem, eu quebrei os ovos na hora, a gema separei para fazer omelete depois! rs
Aí lavei as cascas, fui quebrando, aí aparecia aquela pelinha e eu fui arrancando... Depois disso, enxaguei e coloquei na panela que eu estava usando para misturar o substrato.

Na próxima vez, vou procurar deixar esse ingrediente pronto antes de iniciar o preparo do substrato... Fica mais fácil do que fazer tudo na hora, né?

(comment: aí! acho que o substrato ficou melhor essa vez, moí melhor o arroz integral sem deixar virar pó, cremogema, fiz camadas um pouco menores de vermiculita no chão e no topo dos copos, não apertei o substrato, deixei coloquei o copo de água bem servido (até a boca do copo, para ficar mais úmido dessa vez). Agora quero ver como será o desenvolvimento do micélio comparado com as minhas experiências anteriores!)

A idéia da casca de ovo parece muito melhor que os outros reguladores de PH sugeridos por aí, sinceramente. Quero ainda fazer dar certo um cultivo para poder opinar com mais assertividade, mas acho que aquele guia seu e do Andrew poderia ser atualizado. E por falar nele, por onde ele anda?

UTILIZE somente as cascas cara.
todos ovos que usar em casa vai botando ao sol, serve pra adubar plantas tambem.
quando tiver CASCAS DE OVOS suficientes, aqueca a agua com o vinagre, NAO EXAGERE NO VINAGRE SENAO A CASCA DERRETE.
AH!
pra melhor utiliza-las, NAO TRANSFORME EM PO a casca, quebre usando um pilao de aolho, ou um martelo de bater bife (enrolando-as num pedaco de papel antes)
sobre @andrew= ta mais gordo que o senhor barriga, bem, com dois filhos lindoes.

Aproveitando o tópico sobre ph, é realmente necessário usar um corretor quando se usa milho? Eu esterilizei pelo método do Mauricio usando água sanitária e talz, mas eu esqueci completamente de corrigir o ph, e o pior que já inoculei com uma CL de TKSSS... Será que o micélio vai se desenvolver? Foram 3 potes, 1 kg de milho :ROFLMAO:

Aproveitando o tópico sobre ph, é realmente necessário usar um corretor quando se usa milho?

Não, não é necessário. Há muitos diários de cultivos de sucesso sem a necessidade de corrigir o pH do milho (spawn).

Ufa, vlw gente, pelo menos agora eu vi que ainda tem esperanças :)
Eu lavei e fervi depois que deixei de molho na água sanitária, então acho que se estiver alcalino, deve estar só um pouco...
E ta bonito esse micélio hein rain!

Back