Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.
O problema eh esse "tratado", que tratamento eh esse? Se for um anti vida adicionado ai já eras.saudações, caríssimos.
eu tenho um (mau) costume de desperdiçar dinheiro e, por isso, comprei 20L de fibra de coco no app que começa com shop e termina com pee.
View attachment 216835
ao ler a embalagem, me deparei com a seguinte informação:
View attachment 216836
será que aqui podemos aplicar a máxima “o barato sai caro”?
a regulagem de pH, né?O gesso não deve prejudicar em nada. Pode até ajudar.
entao cara… situação difícil essaO problema eh esse "tratado", que tratamento eh esse? Se for um anti vida adicionado ai já eras.
NPK eh, nitrogênio, fósforo e potássio... provavelmente não será utilizado pelo micélio mas acho que não vai interferir.
Gesso eu adiciono um pouco nos meus frascos de milho.
eai sr. Cabritin
putz eu não marquei a dataKKKKKKKKKKK Eu também sou do interior de são paulo, aqui tá fazendo um friozinho bom até para frutificar mais fresco, mas colonizar fica lento mesmo.
Eu to colonizando um monotub de b+akm, um casing de Puerto Rico e mais alguns spawns de Puerto Rico.
O teu cultivo usando Cambo via Cl mesmo nesse frio deve colonizar mais rápido, eu diria no maximo uns 10 dias
Tem quanto tempo que vc fez a desova dos grãos?
Poxa cara, que pena...
Cara, eu andei pensando, está com cara de duende verde, mas, porém, entretanto, toda via, as vezes o micélio estressa e dá umas esverdeadas
eu acho que ainda tem esperança, vamos ver…Poxa cara, que pena...
tenho alguns spawns sendo colonizados tbm, o bom é justamente isso, ter um plano B caso o plano A não funcione kkkkkkÉ assim mesmo, mas que bom que vc está com um bolo pf frutificando, eu estou com alguns colonizando, mas o medo de contaminar me faz perder o sono kkkkkk
dei uma olhada aqui sobre esse “duende-verde”, parece que é contaminação mesmo… vc tem certeza sobre isso?Cara, eu andei pensando, está com cara de duende verde, mas, porém, entretanto, toda via, as vezes o micélio estressa e dá umas esverdeadas
Eu não estou ai vendo de perto, mas acredito ter uma chance (pequena) de não ser contaminação.
Espera, se essa mancha triplicar de tamanho em dois dias ou menos com certeza é contaminação, se ficar estagnada pode ser algum estresse do micélio
eu acho que ainda tem esperança, vamos ver…
o micélio de cubensis é bem resistente quando está desenvolvido
a questão é: quem vai ganhar essa corrida?
o trichoderma é beneficiado por acúmulo de CO2, pode ser que tenha sido isso… a caixa estava completamente vedada
já fiz umas aberturas nela
se eu perceber que a mancha verde não sai ou que ela está ganhando espaço, vou tentar remover o pedaço contaminado
mas jogar fora eu não vou…
tenho alguns spawns sendo colonizados tbm, o bom é justamente isso, ter um plano B caso o plano A não funcione kkkkkk
ansiedade é foda, gosto de pensar que, mesmo se contaminar, é válido, pq a gente aprende com os erros
dei uma olhada aqui sobre esse “duende-verde”, parece que é contaminação mesmo… vc tem certeza sobre isso?View attachment 216925
eu ia pesquisar justamente isso hoje! fiquei curioso sobre o fato de o trichoderma se reproduzir via cogumelo (imaginei um cogumelo de trichoderma, sinistro)Trichoderma, quando aparece esporulando, na sua típica cor verde, já tomou a maior parte do substrato.
Dificilmente se salva algo.
agora estou pensando em jogar fora rsrsNão tem como saber direito qual contaminante que é só pela cor, pois temos trichoderma, penicillium e aspergillus que podem ter essa coloração.
A foto também não ajuda muito, pois a diferença entre trichoderma e penicillium por exemplo é que o penicillium é um verde azulado enquanto trichoderma é apenas verde.
Como você disse que não vai jogar fora, pela frutificação saberemos qual que é mais provável, geralmente os fungos brigam de forma química, gerando substancias para inibir os outros enquanto se alimentam do substrato. Já o trichoderma além das armas que todos os fungos utilizam, se alimenta dos nutrientes dos outros fungos ( é um micoparasita ), ou seja, se as condições de frutificação forem corretas e não houver frutificação ou frutificação de cogumelos extremamente debilitados provavelmente é trichoderma.
Provavelmente foi isso que azedou, produtos de uso agrícola as vezes são enriquecidos com esporos de trichoderma de propósito pois são uteis para as plantas (acho que tem a ver com o ciclo do nitrogênio), esterilizar substrato é o tipo de coisa que cansa mas é necessário...note-se: eu não esterilizei a vermiculita, apenas realizei o bucket tek (joguei água fervendo e tampei o balde).