Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.
Grato irmão
isso depende do substrato do casing. Nesse caso com esse vazo seria um outdoor né? ou faria isso indoor? Mas sim, como o vaso é de fibra, teria que pasteurizar ele também, ja que pretende usar bora de café que é muito nutritiva e contamina fácil. Uma forma de pasteurizar é mergulhar esse vaso em água a 75 graus por uns 20min. Se você fizer esse esquema outdoor eu tentava pasteurizar esse vaso, mas n usaria pro casing borra de café não, eu usaria palha pasteurizada pura com um pouco de cal talvez, mas só palha serve, ela contamina pouco e frutifica bem.Grato irmão
Estava pensando o vazo ė de fibra de coco. Se eu cortar os fiapos igual palha e usar para o cansing? Tô pensando juntuntar com borra de café e vermiculita.
Na verdade eu quero usar a fibra de coco do vazo como substratoisso depende do substrato do casing. Nesse caso com esse vazo seria um outdoor né? ou faria isso indoor? Mas sim, como o vaso é de fibra, teria que pasteurizar ele também, ja que pretende usar bora de café que é muito nutritiva e contamina fácil. Uma forma de pasteurizar é mergulhar esse vaso em água a 75 graus por uns 20min. Se você fizer esse esquema outdoor eu tentava pasteurizar esse vaso, mas n usaria pro casing borra de café não, eu usaria palha pasteurizada pura com um pouco de cal talvez, mas só palha serve, ela contamina pouco e frutifica bem.
Muito obrigado por explicar nos detalhes vou seguir seu conselho com vermiculita kkkkVocê pode tentar cara, mas tenha em mente que pode dar certo ou não, você está arriscando. Além de destruir o vaso, você já tem a vermiculita que pode ser utilizada.
Pelo que entendi você já tem um terrário né? Ponha um punhado de vermiculita em um prato, borrife ou despeje água até ficar úmida mas não encharcada, ponha no microondas por uns 5 minutos, mexe, mais 5 minutos, mexe, mais 5 minutos. Deixe esfriar e pode utilizar para o casing.
Use um pote, pode ser de sorvete, mas tem de ser opaco pois se não corre o risco de surgirem frutos nas paredes. Não esqueça de esterilizá-lo com álcool também.
Ponha uma camada da vermiculita esterilizada, uma camada com seu bolo esfarelado e mais uma camada de vermiculita e tá pronto.
Se você não quiser usar a vermiculita e insistir em destruir seu vaso, quebre os pedaços dele e deixe de molho em um balde com água e um pouco de água sanitária por algumas horas pelo menos. Cubra com uma sacola.
Despeje a água e enxague a fibra. Nesse ponto eu aconselho triturar/picotar a fibra para que fique menos volumosa, experiência própria amigo, eu odeio esse material, além de ser horrível de manipular faz muita sujeira. (Novamente vou recomendar que use vermiculita apenas kkk) depois de picotada, ela deve estar úmida e menos volumosa, coloque em um recipiente qualquer (pode ser prato) pra microondas e faça o mesmo que faria com a vermiculita. 5 mins, mexe, 5 mins, mexe... Depois de esfriar deve estar pronta para o uso. A ordem das camadas pode fazer como eu disse pra vermiculita.
Depois de dispôr as camadas no recipiente, borrife bastante água para a vermiculita/fibra reter. Tampe com papel alumínio e aguarde pelo menos uma semana pra abrir e checar se colonizou. Se precisar, tampe e aguarde novamente ou já deixe aberto no terrário para frutificar. Vigie umidade, temperatura e ventilação do terrário. Boa sorte!
Uma camada seca de fibra de coco ou vermiculita por baixo depois esfarela teu bolo e joga por cima da camada de fibra e pra finalizar cubra com mais uma camada de fibra ou vermiculita umida e ta pronto
Se o bolo já tiver frutificado, eu recomendo vc adicionar grãos junto com o farelo de micélio para que ele possa se recuperar, mas lembra de fazer com toda assepcia possível. Depois de pronto coloque uma folha de papel alumínio tampando o casing pra nao perder a umidade e deixa incubando por uns 7 dias.