Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Tutorial Como conservar cogumelos no mel. O Guia Definitivo.

as abelhas batem tanto as asas que tiram totalmente a agua da mistura, so deixando o nectar daquela flor. Os insetos guardam esses açucares no papinho deles e levam ate a colmeia, e la com milhares de ventiladores do bater das asas isolam toda a agua e nao cria nada que influencia na bacteria ou algo pra estragar o seu mel.

Um pouco de pesquisa básica não faz mal, certo?

Mel tem água sim, e não é pouca:

''De um modo geral, o mel é constituído, na sua maior parte (cerca de 75%), por hidratos de carbono, nomeadamente por açúcares simples (glicose e frutose). O mel é também composto por água (cerca de 20%), por minerais (cálcio, cobre,ferro, magnésio, fósforo, potássio, entre outros), por cerca de metade dos aminoácidos existentes, por ácidos orgânicos (ácido acético, ácido cítrico, entre outros) e por vitaminas do complexo B, por vitamina C, D e E. O mel possui ainda um teor considerável de antioxidantes (flavonoides e fenólicos)."

https://pt.wikipedia.org/wiki/Mel

Naturalmente que esta composição acima é, como o texto diz, uma composição geral, e o percentual de água pode variar um pouco para cima ou para baixo, mas todo mel de abelhas tem água.
 
Falando em água no mel, me parece realmente importante não molhar os cogumelos pois, aumentando o teor de água / diminuindo a concentração de açúcar, favorece o aparecimento de contaminantes / fermentação.

Assim como no álcool, não são muitos os organismos que conseguem sobreviver num alto teor de açúcar. Mas baixar esse teor (mesmo que em pontos isolados), facilita a vida.

Exemplos de conservação pelo alto teor de açúcar: leite condensado, geléias, e o próprio mel.
 
Um pouco de pesquisa básica não faz mal, certo?

Mel tem água sim, e não é pouca:

''De um modo geral, o mel é constituído, na sua maior parte (cerca de 75%), por hidratos de carbono, nomeadamente por açúcares simples (glicose e frutose). O mel é também composto por água (cerca de 20%), por minerais (cálcio, cobre,ferro, magnésio, fósforo, potássio, entre outros), por cerca de metade dos aminoácidos existentes, por ácidos orgânicos (ácido acético, ácido cítrico, entre outros) e por vitaminas do complexo B, por vitamina C, D e E. O mel possui ainda um teor considerável de antioxidantes (flavonoides e fenólicos).13"

https://pt.wikipedia.org/wiki/Mel

Naturalmente que esta composição acima é, como o texto diz, uma composição geral, e o percentual de água pode variar um pouco para cima ou para baixo, mas todo mel de abelhas tem água.

Esses estudos normalmente são feitos para o mel de abelhas africanizadas, que produzem o mel mais conhecido.
O mel de abelhas nativas, por exemplo a jataí, possui um teor de água muito mais elevado tanto que o mel delas pode fermentar.
 
@InducedComa toma ai uma foto bem bonita pra você meu "bródi".
Parece delicioso bro, uma pena que pra grandes quantidades fica um pouco inviável por que além de precisar de muito mel, não cabem muitos cogumelos em cada pote. Acho que é uma boa pedida pra se fazer de vez em quando. ;)
 
Não vejo nenhum problema em usar os cogus secos.
Eles vão absorver a umidade do mel, podendo até ficar mais palatáveis.

Mas a receita da Psilojelly ainda me atrai mais.
 
@Mexicouts tá por fora você... No Livro alimento dos Deuses do Terrence Mckenna, ele cita que cogumelos eram conservados há milenios no mel.
O mel é o unico alimento que não estraga e por isso ele pode conservar alimentos como o ambar conserva insetos por milhares de anos! Até já se conservou corpos no mel. Uma das primeiras tecnicas de mumificação foi usando o mel! ;)
 
No Livro alimento dos Deuses do Terrence Mckenna, ele cita que cogumelos eram conservados há milenios no mel.
Até dei uma revisada no livro, mas não achei a evidência que o Mckenna apresenta para essa afirmação, ou mesmo o texto exato de cogumelos conservados por milênios em mel.

De qualquer forma Mckenna é bem otimista em certas ocasiões.

O mel é o unico alimento que não estraga e por isso ele pode conservar alimentos como o ambar conserva insetos por milhares de anos!
Vamos com calma. Há controvérsias sobre esse ponto. E conforme a fonte da informação o mel estraga sim.

Mesmo que chamemos de mel somente o mel de certas espécies de abelhas, já que o @mantonelli já esclareceu que o mel de abelhas nativas fermenta com mais facilidade.

Mas o mel de abelhas europeias e africanas pode, conforme seja armazenado, absorver água e fermentar.
 
tudo bem, logicamente que o mel tem agua
o quis dizer eh o seguinte: as abelhas batem as asas para tirar o excesso de agua da mistura.
eh logico que tem agua em tudo do reinado animal, vegetal, tem agua, obvio
pe da letra de alguns tb

http://mundoestranho.abril.com.br/materia/por-que-o-mel-e-um-dos-alimentos-mais-duraveis-que-existem
http://www.recantodasabelhas.com.br/apicultura.php

eu na minha opinao, eu mesmo, eu, tenho outras formas mais eficazes pra armazenar eles
gosto de mel nos amanitas pra comer um e degustar o outro, vai ver voces curtem o mel
aqui se falar o q pensa ( nao sendo bobagem ) pessoal pega pesado, mas eh assim mesmo

abração ai pra vcs!
 
Até dei uma revisada no livro, mas não achei a evidência que o Mckenna apresenta para essa afirmação, ou mesmo o texto exato de cogumelos conservados por milênios em mel.

Não sei se eu me expressei mal ou você não me entendeu. Mas o que eu quis dizer é que cogumelos não eram conservados POR milênios, mas HÁ MILÊNIOS atras eles eram conservados assim, e é citado sim no livro do Terence:

MEL E ÓPIO
As propriedades anti-sépticas do mel tomaram-no um dos meios preferidos, entremuitos povos, para a preservação de alimentos delicados. E no México ele é usado há muito para preservar cogumelos contendo psilocibina. O fato de Glauco, o azul-acinzentado, cair num pote de mel (cuja forma sugere os túmulos em forma de balde dos natufianos) e ser preservado ali até o momento da ressurreição parece muito sugestivo. Heródoto menciona que os babilônios preservavam seus mortos em mel, e o uso de grandes vasos, ou phitoi, para enterrar os mortos era bastante disseminado a Idade do Bronze egéia. (O ALIMENTO DOS DEUSES - Terence McKenna)

E uma das coisas que deve se por em evidencia é que o mel em sua forma natural não possui agua, mas claro, o ar possui. Por tanto o mel acaba absorvendo boa parte da agua do ar. Se o mel estiver num ambiente seco com baixa umidade ele pode durar por tempos realmente longos e indeterminados... E só para eu não ser mal interpretado, quando digo em seu estado natural, é o estado sólido (favos). A agua é adicionado no mel para determinar a cremosidade do mesmo. Mas o mel na ausencia de agua fica em estado sólido.
 
Última edição:
Não sei se eu me expressei mal ou você não me entendeu. Mas o que eu quis dizer é que cogumelos não eram conservados POR milênios, mas HÁ MILÊNIOS atras eles eram conservados assim, e é citado sim no livro do Terence:


Eu entendi a relação entre milênios e a preservação de cogumelos desde o início.

Só não vi isso claramente expresso no texto que você colocou acima.

Só vi:

E no México ele é usado há muito para preservar cogumelos contendo psilocibina.

Se esse há muito quer dizer milênios eu vou perguntar pelas evidências disso. O mel parece bem associado à ingestão de cogumelos entre os astecas, por exemplo, mas quanto ao uso do mel na preservação, bem, Mckenna não é conhecido exatamente pelo seu rigor científico. E essa é uma afirmação ambiciosa.
 
Só não vi isso claramente expresso no texto que você colocou acima.

Ai eu serei obrigado a trazer mais informações do Livro... Teoricamente falando já sabemos que o Mel é utilizado por milênios na cultura humana. Ok, disso não discutimos. Sabemos tambem que os cogumelos alucinógenos tambem (vide desenhos em cavernas rupestres). É somar A + B. Ok, provas não é. Mas o Terence NO LIVRO tenta achar uma relação na antiguidade a essa pratica e ele faz uma interpretação interessante logo em seguida baseado em alguns textos antigos gregos, o Mito de Glauco para ser exato...

Tentemos fazer uma análise dessa história peculiar. Primeiro é necessário comentar o significado dos nomes dos dois personagens principais: Poliídos é claramente "o-homem-de-muitas-idéias", e Glauco significa simplesmente "azul-acinzentado". O significado de Glauco foi, para mim, o ponto de partida para a intenção do mito. É sabido entre os micologistas que polpa do Stropharia cubensis e de outros cogumelos como psilocibina tem a propriedade de ficar azulada quando ele é amassado ou quebrado. Essa mancha azul é uma reação enzimática, e um indicador bastante confiável da presença de psilocibina. Glauco o menino que é preservado na jarra de mel, parece símbolo do próprio cogumelo. (O ALIMENTO DOS DEUSES - Terence McKenna)

Apenas o complemento do Livro ;)

PS:É claro que quando falamos de culturas antigas, o registro das informações são sempre muito vago. O fator interpretativo nunca foi ignorado no estudo dessas civilizações, que fique BEM CLARO.
 
É somar A + B. Ok, provas não é.


Pois é. Essa soma não bate para mim. Pelo menos não para fundamentar uma afirmação dessas.

O tal 'fator interpretativo' é muito importante na obra do Mckenna. Basta pensar em outras idéias polêmicas dele ou mesmo o furo de aderir à onda de 2012 e prever o fim do tempo (ou algo semelhante, é confuso) naquele ano.
 
Tem alguma diferença se eu for usar esse método para conservar Amanitas?
 
Ola, amigos sou novo aki, e uma duvida estive colhendo cogumelos azuis nos pasto, e coloquei no mel, e pudi notar q o mel viro um liquido escuro meio azulado. Experimentei e deu uma onda boa, mas sera que o mel segura a psilocibina ?
 
Experimentei e deu uma onda boa, mas sera que o mel segura a psilocibina ?

Essa pergunta merece ser respondida com outra: você leu o tópico desde o início?
 
simm li simm, acho q os meus cogumelos sangraram muito, pois o mel viro uma água azul bem escuro, mas deixo eles com uma aparência boa. talvez o erro foi colocar alguns bem machucados.
 
Ola, amigos sou novo aki, e uma duvida estive colhendo cogumelos azuis nos pasto, e coloquei no mel, e pudi notar q o mel viro um liquido escuro meio azulado. Experimentei e deu uma onda boa, mas sera que o mel segura a psilocibina ?

Se azulou é sinal que a psilocina oxidou, ou seja, já não segurou. Esse método do mel só é valido se for seguido a recomendação a risca. Qualquer alteração no metodo pode perder potencia dos cogumelos ou fermentá-lo no mel.
 
SIMM, IREI COME LOS FIM DE SEMANA, ANTES Q ELES PERCAM, NA PROXIMA ACHO QUE FAÇO MELHOR ^^
 
Quando estiverem no frasco posso coloca-los na geladeira? (é o único lugar fresco que eu encontrei, ainda mais nesse calor do RJ kkk)
 
Back
Top