Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Tutorial Como conservar cogumelos no mel. O Guia Definitivo.

Quando estiverem no frasco posso coloca-los na geladeira? (é o único lugar fresco que eu encontrei, ainda mais nesse calor do RJ kkk)

É bom.... O mel quando vai para a geladeira fica mais grosso na consistencia. Só não pode congelar como diz o tutorial.
 
:troll: Fala gente iluminada! Tomo o chá tem 3 anos, e já tinha ouvido falar de conserva no mel, infelizmente eu vi esse tópico
só depois de fazer a conserva... Algumas coisas eu errei, foi dificil passar os cogumelos inteiros para o pote, pois tentei passar eles direto...
A sorte é que bastante coisa do que foi falado aqui, eu consegui fazer sem saber se estava certo.
Não lavei ele e nem raspei e fiquei girando durante os primeiros dias.
Bom, segue uma imagem que tirei ai pra vocês!

Visualizar item de mídia 2424
 
Última edição:
Eu seco os cogumelos facilmente, deixando-os 5 dias no quarto onde durmo, assim durante toda a noite o ar gelado do condicionador de ar desidrata-os
Ja coloquei cogumelos crocantes em mel, somente para ver a combinaçao, pois desidratados nao necessitam mais cuidados de conservaçao.
Secos, crocantes no mel ficam show.
 
Última edição por um moderador:
Opa, vou desenterrar esse tópico delicioso!! Irei conservar alguns cogumelos no mel, legal aprender outras técnicas de conservação. Pelo que entendi:
- A ideia é colocar os cogus no mel, bem secos, cracker dry para não aumentar o % de água no mel.
- Essa receita não é para fazer o mel azul
- O mel tem propriedades antibacterianas, o que deve aumentar a vida útil no mel
- Poucos contaminantes conseguem sobreviver com níveis baixos de água.

Uma introdução e uma pergunta:
- O própolis é antibiotico, antiinflamatório antitudo( hehehe)... Eu uso o própolis para tudo, desde cortes no corpo como aftas na boca ( com isso tenho o hábito de ingerir pequenas quantidades de própolis e sei que não faz mal). O própolis é uma resina que as abelhas usam para selar a colmeia, como ela é dura, um própolis de boa qualidade é usado álcool de cereais para dissolver um pouco dessa resina. Não seria interessante pingar umas gotas de própolis para aumentar a atividade contra contaminantes e possivelmente aumentar a vida útil?
- Será que 1 ou 2 ml de álcool de cereais potável com própolis iria alterar significativamente a composição do mel?
 
Boa noite, sarem nossa duvida sobre os pans, para o caso da psilocina degraçar em uma velocidade muito maior a que a psilocibina eu posso alem de fazer conserva com os cubbencis usar os paenelus? ja fiz o teste hoje e verei a potencia do mel silvestre para conservar essa subs, grato
 
-{[Minha experiência com COGUMELOS no MEL]}-
°°...armazenados na geladeira por 3 anos...°°

# Triturei cerca de 15/20g de cogumelos cultivados desidratados e juntei com cerca de 5/10g de cogumelos muito pequenos e abortos desidratados (20 a 30g desidratado no total)
# Misturei em um vidro de mel puro (produzido por um amigo próximo) - abelhas da serra.

*Conservação:
O mel cristalizou (naturalmente, pois mel bom cristaliza mesmo) não estragou, não mofou. Dá pra consumir normalmente o mel com os cogumelos, o sabor está ótimo, o mel não ficou azul, mas mudou a aparência.

*Potência:
Na semana que ficou pronto com apenas uma colher dava para flutuar, eu consumi pouco nesse período, a ideia era guardar mesmo e ver como ia ficar...
Eles já estão a 3 anos - ou mais - armazenados na geladeira, hoje ele pega muuuito leve, perdeu bastante o princípio ativo, mas um pouco ainda está lá... é interessante que o efeito parece vir rapidamente, mas leve, bem leve...

Se o seu objetivo é manter a potência (ficar muito doidão) essa não é a melhor forma (não vai conseguir). Mas apesar de não estar forte eu gostei da experiência, recomendo. Você pode consumir em um dia normal, gera um bem estar, como uma microdose, muito bom e saboroso!
 
Sei que é um tópico antigo, mas fiquei um bom tempo pesquisando formas de fazer essa conserva com os cogumelos frescos e só encontrei opiniões contrárias. Pessoal falando de botulismo, etc.
Acabei secando os meus antes de guardar no mel (coloquei a foto ali embaixo).
Minha pergunta, é seguro colocar os cogumelos frescos no mel? A longo ou curto prazo?

Abraços.
 

Anexos

  • WhatsApp Image 2021-01-17 at 14.02.59.jpeg
    WhatsApp Image 2021-01-17 at 14.02.59.jpeg
    103 KB · Visualizações: 14
Sei que é um tópico antigo, mas fiquei um bom tempo pesquisando formas de fazer essa conserva com os cogumelos frescos e só encontrei opiniões contrárias. Pessoal falando de botulismo, etc.
Acabei secando os meus antes de guardar no mel (coloquei a foto ali embaixo).
Minha pergunta, é seguro colocar os cogumelos frescos no mel? A longo ou curto prazo?

Abraços.

Como o cogumelo é 90% água, ele vai deixar o mel "aguado", possibilitando o crescimento de bactérias.

A vez que eu li sobre blue honey era: camada de mel, camada de cogumelo em "pó" e revezando as camadas até o final.

Nunca vi com cogumelo inteiro.
Acredito que assim a potência não ficará "igual" em todo o mel.
Dificultando um pouco a dosagem.

Mas ficou bonito em.
 
Para o mel azul é necessário uso dos pans, os cubbencis recomendados não rendem a experiência esperada.
 
O Mel é conhecido como conservante natural, já o açucar e principalmente frutas não possuem a mesma propriedade.
amigo... só uma correção... o açucar tem sim caracteristicas consevantes... assim como o sal, mudando apenas o sabor.... pesquisei aqui rapidamente mas quem quiser pode pesquisar no google pra mais informações...

Açúcar​

Uma das funções do açúcar é atuar como um umectante no meio e dificultar o crescimento dos microrganismos, por conta da retenção da água – essencial para a proliferação deles.

Ou seja, esse ingrediente atua absorvendo a água e impedindo que ela seja utilizada para a sobrevivência desses seres.

O açúcar, por exemplo, é um componente imprescindível para as caldas das compotas de frutas e geleias, ajudando na preservação delas.


O @PschoEvie não aconselha a lavar os cogumelos nesse método, como explicado no início do post. Mas se eles estiverem muito sujos, não tem jeito, uma lavagem terá de ser feita.

Lavar é melhor do que raspar ou algo mais, o que irá acarretar machucados no cogumelo que colaborarão para a perda de potência.

O mais recomendado para os selvagens é o chá, mesmo. :)
pode usar uma escovinha de dente ou parecida?? tem umas bem macias..... pra bebê, inclusive.
 
Back
Top