Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Combatendo Cobweb

Anão

O Homem Risonho
Membro Ativo
14/12/2012
367
74
Olá, comunidade CM.

É com imenso prazer que venho criar este post, como uma forma de esperança de libertação da praga que irei me referir como Dactylium ou o mofo do cobweb. "Cobweb" não é um mofo nem uma espécie de criatura, ela é o nome que se dá a DOENÇA causada mais comumente pelo Dactylium. Logo, seu cultivo não tem cubensis e cobweb, ele tem cubensis e Dactylium, que está causando cobweb.

Recentemente tive meu primeiro contato com o tal. É realmente bem dificil de distinguir o micélio de cubensis do cobweb. Ele é um pouco mais acinzentado, tem um aspecto mais de "cabelo", mas há fases de desenvolvimento do micélio que eles são realmente muito semelhantes. Além disso, dependendo da sua iluminação no momento, será muito difícil de distinguir o que é micélio do que é cobweb. A maioria das pessoas desistiria, jogaria fora, ou tentaria frutificar, apenas pra confirmar se é cobweb ou não. O cobweb geralmente é identificado após alguns dias pois crescer muito mais rápido que o de cubensis, em cerca de 4 ou 5 dias ele muito provavelmente terá tomado todo o substrato. Há algumas diferenças de cheiro, mas muito dificil de sentir. A causa de cobweb (o local onde o Dactylium gosta) é um local úmido e sem troca de ar. Na fase de spawn run de um casing/bulk, é necessário grande concentração de CO2, logo, pouca troca de ar. Causando assim, geralmente, o cobweb nos casings. Se houver cobweb em um bolo após o aniversário, é um claro indício de que você precisa de mais aeração no seu terrário, pois cobweb não desenvolve em ar fresco/baixa umidade.

O que muita gente não sabe (e não consta na biblioteca, estou pensando em abrir uma contribuição, por isso estou criando este tópico) é que o Cobweb já é combatível faz tempo. Diversos cultivadores conseguiram, com sucesso, derrotar o cobweb de uma forma simples e efetiva. A água oxigenada.

A água oxigenada é uma aliada sem preço contra o cobweb. Primeiro, se você não acreditar que o cobweb possa ser vencido, a água oxigenada é no mínimo um ótimo identificador. Ao borrifar água oxigenada 3% (água oxigenada 10 volumes) na área onde você desconfia que esteja contaminada com cobweb, caso a parte que você desconfia DERRETA ou desapareça, era cobweb. Se apenas "borbulhar" um pouco, ou ficar com um aspecto mais espumoso, é micélio de cubensis. Perceba que eu disse "era" cobweb e "é" micélio de cubensis. Isto porque o cobweb é muito, muito mais frágil à água oxigenada do que o cubensis. O efeito da água oxigenada no cubensis é atordoá-lo durante algumas horas/dias, após isso, geralmente o micélio ativa um mecanismo de defesa, se desenvolvendo mais rápido. O máximo que vai acontecer é atrasar o seu cultivo em um ou dois dias.

Mas, lembra que eu disse que ar fresco mata o cobweb? Que ele não se desenvolve em ar fresco? Muitas vezes, simplesmente aumentar o ar fresco (oxigenação) já é o suficiente para destruir o cobweb. Porém, se ele estiver em um estágio mais avançado, isso não funcionará. A melhor forma de oxigenar seu substrato é com a água oxigenada, H2O2 10 volumes.

Borrife por todo o seu casing/bulk/substrato até ficar levemente molhado, sem medo de ser feliz. Faça isso mais duas vezes em intervalo de 12 horas. Dê mais alguns dias de recuperação para o micélio de cubensis. Pronto, você tem imensas chances de ter derrotado o cobweb.

O descobridor desta técnica é um cultivador gringo famoso que atende pelo nick de RogerRabbit. Ele é o criador do site http://www.mushroomvideos.com/.

Lembrando que não há como combater cobweb dentro de jarros/copos/qualquer coisa. Cobweb só pode ser tratado em casings/bulks ou no máximo em bolos aniversariados. Quem pesquisar sobre "cobweb peroxide" no Shroomery vai descobrir vários casos de tratamentos bem sucedidos com a água oxigenada. Acho importante que adicionem algo sobre na biblioteca, na parte de cobweb ou próxima, visto que é um tratamento realmente efetivo. Seria bom que nas próximas contaminações de cobweb em casings/bulks, as pessoas tentassem, a nível de experimentação talvez, antes de implementar no forum. Eu usei e posso dizer que destruiu o cobweb. Terminei o tratamento ontem, até hoje o cobweb ainda não voltou e o micélio de cubensis está inteiro. Acho que ele se recuperou hoje e já está desenvolvendo, nenhum sinal de cobweb até agora.
 
Última edição por um moderador:
O cobweb é o aspecto do micélio do Dactylium (e nome dado a contaminação pelo mesmo motivo). Só disse que o nome do fungo é Dactylium (entre outros nomes que já citei) e não cobweb.
É isso que estou dizendo desde o início. Acho que agora ficou mais simples.
 
Upvote 0
@Anão tranquilo?
Borrifar a água oxigenada não necessita de diluição certo? É a 3% volume 10 pura, sem diluir em água?

- Achei interessante a ousadia de buscar recuperar um micélio, dá tanto trabalho faze um micélio que creio que um esforço para salvá-lo ou extrair dele um fruto pode valer a pena, em casos que o bom senso diga que tem mais chance de triunfo do que derrota claro... Esses dias atrás eu retirei de um pote a parte saudável do micélio e pus numa mistura de vermiculita, pó de coco e esterco de cavalo pasteurizados, como estou treinando as pasteurizações utilizei este caminho para ver se o micélio ressurge com força. O resultado até agora é que o micélio está forte e tomando rapidamente a mistura pasteurizada, dando certo postarei em meu diário.

valeu
 
Upvote 0
Dependendo da situação não adiantará. O micélio precisa estar forte o suficiente para se recuperar.
Esta solução geralmente é usada em casings ou bulk, no início do desenvolvimento do cobweb. Como está o seu caso?
Se puder postar umas fotos, posso ajudar melhor.

No mais, boa sorte. E lembre-se que dependendo da fase de desenvolvimento do cobweb, mesmo borrifando a água oxigenada, pode até matar, mas ele vai esporular e pode voltar novamente. Ou seja, só faça isso se o cobweb estiver em fase inicial de desenvolvimento.
 
Upvote 0
Dependendo da situação não adiantará. O micélio precisa estar forte o suficiente para se recuperar.
Esta solução geralmente é usada em casings ou bulk, no início do desenvolvimento do cobweb. Como está o seu caso?
Se puder postar umas fotos, posso ajudar melhor.

No mais, boa sorte. E lembre-se que dependendo da fase de desenvolvimento do cobweb, mesmo borrifando a água oxigenada, pode até matar, mas ele vai esporular e pode voltar novamente. Ou seja, só faça isso se o cobweb estiver em fase inicial de desenvolvimento.
Anão..veja a foto observei este micélio algodoado exatamente ontem depois de chegar do serviço.
veja a foto:
WP_000087.jpg

certeza que o cobweb se proliferou por causa da troca de ar..hoje irei fazer furos laterais no terrário para ver se esta situação vai mudar.
Espero que eu consiga combater esse cobweb.
 
Última edição por um moderador:
Upvote 0
Hm, está feio mesmo. Primeiramente borrife a solução em uma parte, se ela derreter completamente era cobweb de fato.
Mas como a qualidade da foto está mais ou menos, pode ser outra coisa. Então, se não desaparecer, não fique borrifando muito, pois é micélio de outra coisa.

De qualquer forma reveja os fatores que são favoráveis ao cobweb. O cobweb ter se "espalhado" devido às trocas de ar não faz sentido, pois cobweb não gosta de ar fresco, pelo contrário. Ele se desenvolve em ar estagnado e alta umidade. Aumente a troca de ar após as aplicações de água oxigenada.
 
Upvote 0
=/

Então Anão, ontem mesmo verifiquei o terrário e estava muito úmido, não sei lhe dizer se realmente é cobweb, mas mesmo assim irei comprar hoje a agua oxigenada e borrifar um pouco para ver no que da, se for cobweb tomara que consiga combatê-lo.Quero esta 'coisa' LONGE do meu terrário! hehe
Sucesso.

Hm, está feio mesmo. Primeiramente borrife a solução em uma parte, se ela derreter completamente era cobweb de fato.
Então, se não desaparecer, não fique borrifando muito, pois é micélio de outra coisa.

MICÉLIO DE OUTRA COISA. O que quis dizer com 'coisa'? heheheh
 
Última edição por um moderador:
Upvote 0

@Mushcelo,

Tive que juntar suas mensagens, então, veja por favor a regra abaixo:

:teo_seta_direita:Artigo 12 - Edite as suas mensagens

§ Único Não poste uma nova mensagem se você puder utilizar a que já postou para corrigir ou adicionar algo. Isso quer dizer, não postem novas mensagens com pouco espaço de tempo entre elas ou sem mensagens de outros usuários entre elas.

Em caso de não entendimento de como editar as suas mensagens pergunte. Se o problema de não respeitar o artigo 12 continuar a moderação se sentirá à vontade para tomar outras medidas.

um abraço,
 
Upvote 0
EI @Anão muito obrigado pelas suas dicas deu certinho seu processo em um dos meus casing contaminado MUITO OBRIGADO DE CORAÇÃO :love::love::love::love:.. e cara eu acho meio engraçado a gente vir num forun de ajuda, e ter pessoas de índoles ruins que querem se engrandecer sendo critico ,ríspido, e arrogante com quem só quer ajudar .. É por essas e outras que frequento raramente esse forun aqui :):)
tem um pessoal ai que ta de nota 10 em desanimar quem ta começando .!!! não vou citar nomes porque fica deselegante .. maz a cara pulsa vai servir direitinho ;););)
 
Upvote 0
EI @Anão e cara eu acho meio engraçado a gente vir num forun de ajuda, e ter pessoas de índoles ruins que querem se engrandecer sendo critico ,ríspido, e arrogante com quem só quer ajudar .. É por essas e outras que frequento raramente esse forun aqui :):)
tem um pessoal ai que ta de nota 10 em desanimar quem ta começando .!!! não vou citar nomes porque fica deselegante .. maz a cara pulsa vai servir direitinho ;););)
entao mermao, voce entra NA MINHA CASA (veja, nao é um hotel ou pensao isso aqui, é MINHA CASA) ofende meus outros amigos e ainda se faz de tadinho? toma vergonha na sua cara e gaste o SEU TEMPO AQUI CARA.
ja gastamos mais de 10 anos pra montar o material de forma acessivel pra qualquer um usar o search e encontrar o que quise,r claro se ele tiver um minimo de boa vontade.
A MINHA CARA PULSA, FILHOTE, A MINHA CARA PULSA.
tumblr_mh008sFhwT1r0ouhgo1_500.gif

--edit tirei uma ofensa pessoal desnecessaria do meu post, mas saiba que eu te ofendi.
 
Upvote 0
Lamento ressuscitar o tópico, sei que tenho feito isso com frequência.

Apesar de ser uma medida paliativa e controversa entre os comentadores deste tópico, acredito que uma parte dos membros estarão dispostos a travar essa guerra. Principalmente, nós, iniciantes, que somos bem mais ansiosos que os anciões do fórum.

Então sugiro fortemente que este tópico seja transformado em um artigo da biblioteca, de forma a facilitar sua busca por novos usuários. Talvez entre nas técnicas experimentais, não sei... Mas gostaria de deixar aqui minha sugestão.
 
Upvote 0
Eu concordo, foi muito útil para mim. Quando busquei não achei, mas compartilharam em um grupo que participo e achei ótimo o tópico, acredito que ajude bastante os novatos que ainda estão pegando os pequenos ajustes para evitar que o cobweb apareça.
 
Upvote 0
Lamento ressuscitar o tópico, sei que tenho feito isso com frequência.

Apesar de ser uma medida paliativa e controversa entre os comentadores deste tópico, acredito que uma parte dos membros estarão dispostos a travar essa guerra. Principalmente, nós, iniciantes, que somos bem mais ansiosos que os anciões do fórum.

Então sugiro fortemente que este tópico seja transformado em um artigo da biblioteca, de forma a facilitar sua busca por novos usuários. Talvez entre nas técnicas experimentais, não sei... Mas gostaria de deixar aqui minha sugestão.

Eu concordo, foi muito útil para mim. Quando busquei não achei, mas compartilharam em um grupo que participo e achei ótimo o tópico, acredito que ajude bastante os novatos que ainda estão pegando os pequenos ajustes para evitar que o cobweb apareça.

@gldtn povo pediu, eu voto tornar esse tópico um artigo da Biblioteca na área de contaminações.
 
Upvote 0
Desculpe, mas, quer combater o cobweb?

Descarte logo todo o material contaminado com cobweb, e tome mais cuidado na próxima vez.

E você postou essa mesma mensagem em outro tópico. Isso é desnecessário e só tende a desorganizar o fórum.
Desnecessário, parece uma criança com inveja
 
Upvote 0
Back
Top