Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Combatendo Cobweb

Anão

O Homem Risonho
Membro Ativo
14/12/2012
367
74
Olá, comunidade CM.

É com imenso prazer que venho criar este post, como uma forma de esperança de libertação da praga que irei me referir como Dactylium ou o mofo do cobweb. "Cobweb" não é um mofo nem uma espécie de criatura, ela é o nome que se dá a DOENÇA causada mais comumente pelo Dactylium. Logo, seu cultivo não tem cubensis e cobweb, ele tem cubensis e Dactylium, que está causando cobweb.

Recentemente tive meu primeiro contato com o tal. É realmente bem dificil de distinguir o micélio de cubensis do cobweb. Ele é um pouco mais acinzentado, tem um aspecto mais de "cabelo", mas há fases de desenvolvimento do micélio que eles são realmente muito semelhantes. Além disso, dependendo da sua iluminação no momento, será muito difícil de distinguir o que é micélio do que é cobweb. A maioria das pessoas desistiria, jogaria fora, ou tentaria frutificar, apenas pra confirmar se é cobweb ou não. O cobweb geralmente é identificado após alguns dias pois crescer muito mais rápido que o de cubensis, em cerca de 4 ou 5 dias ele muito provavelmente terá tomado todo o substrato. Há algumas diferenças de cheiro, mas muito dificil de sentir. A causa de cobweb (o local onde o Dactylium gosta) é um local úmido e sem troca de ar. Na fase de spawn run de um casing/bulk, é necessário grande concentração de CO2, logo, pouca troca de ar. Causando assim, geralmente, o cobweb nos casings. Se houver cobweb em um bolo após o aniversário, é um claro indício de que você precisa de mais aeração no seu terrário, pois cobweb não desenvolve em ar fresco/baixa umidade.

O que muita gente não sabe (e não consta na biblioteca, estou pensando em abrir uma contribuição, por isso estou criando este tópico) é que o Cobweb já é combatível faz tempo. Diversos cultivadores conseguiram, com sucesso, derrotar o cobweb de uma forma simples e efetiva. A água oxigenada.

A água oxigenada é uma aliada sem preço contra o cobweb. Primeiro, se você não acreditar que o cobweb possa ser vencido, a água oxigenada é no mínimo um ótimo identificador. Ao borrifar água oxigenada 3% (água oxigenada 10 volumes) na área onde você desconfia que esteja contaminada com cobweb, caso a parte que você desconfia DERRETA ou desapareça, era cobweb. Se apenas "borbulhar" um pouco, ou ficar com um aspecto mais espumoso, é micélio de cubensis. Perceba que eu disse "era" cobweb e "é" micélio de cubensis. Isto porque o cobweb é muito, muito mais frágil à água oxigenada do que o cubensis. O efeito da água oxigenada no cubensis é atordoá-lo durante algumas horas/dias, após isso, geralmente o micélio ativa um mecanismo de defesa, se desenvolvendo mais rápido. O máximo que vai acontecer é atrasar o seu cultivo em um ou dois dias.

Mas, lembra que eu disse que ar fresco mata o cobweb? Que ele não se desenvolve em ar fresco? Muitas vezes, simplesmente aumentar o ar fresco (oxigenação) já é o suficiente para destruir o cobweb. Porém, se ele estiver em um estágio mais avançado, isso não funcionará. A melhor forma de oxigenar seu substrato é com a água oxigenada, H2O2 10 volumes.

Borrife por todo o seu casing/bulk/substrato até ficar levemente molhado, sem medo de ser feliz. Faça isso mais duas vezes em intervalo de 12 horas. Dê mais alguns dias de recuperação para o micélio de cubensis. Pronto, você tem imensas chances de ter derrotado o cobweb.

O descobridor desta técnica é um cultivador gringo famoso que atende pelo nick de RogerRabbit. Ele é o criador do site http://www.mushroomvideos.com/.

Lembrando que não há como combater cobweb dentro de jarros/copos/qualquer coisa. Cobweb só pode ser tratado em casings/bulks ou no máximo em bolos aniversariados. Quem pesquisar sobre "cobweb peroxide" no Shroomery vai descobrir vários casos de tratamentos bem sucedidos com a água oxigenada. Acho importante que adicionem algo sobre na biblioteca, na parte de cobweb ou próxima, visto que é um tratamento realmente efetivo. Seria bom que nas próximas contaminações de cobweb em casings/bulks, as pessoas tentassem, a nível de experimentação talvez, antes de implementar no forum. Eu usei e posso dizer que destruiu o cobweb. Terminei o tratamento ontem, até hoje o cobweb ainda não voltou e o micélio de cubensis está inteiro. Acho que ele se recuperou hoje e já está desenvolvendo, nenhum sinal de cobweb até agora.
 
Última edição por um moderador:
Creio que nao ajuda em nada, a agua oxigenada nao vai matar os esporos do cobweb. Me corrijam se eu disse besteira.


Água oxigenada tem sim certas propriedades esporocidas.

Não sei quão eficaz é contra os esporos cobweb, pois há espécies mais resistentes, ou qual a concentração que seria necessária usar.
 
Upvote 0
Neste caso não é nada recomendado usar como forma de "precaução". Como eu disse no post original, a água oxigenada é nociva contra todos os fungos, só que é mais nociva contra o cobweb do que o micélio de cubensis propriamente dito. O InducedComa não está nem completamente errado nem completamente certo. A água oxigenada não mataria completamente os ESPOROS de Dactylium (caso realmente fosse dactylium), porém, o Dactylium só esporula em fases avançadas de desenvolvimento, geralmente após parasitar e comer cogumelos.

Já vi pessoas que usaram e que até hoje usam água oxigenada para dunk, mas a única coisa que vai fazer é atrasar ou prejudicar o desenvolvimento do micélio. Para dunk, utilize água mineral mesmo. Para a pasteurização não irá fazer diferença, o que pasteuriza é a temperatura e não a água ou o líquido utilizado.

E tem essa, como o Ecuador disse, cobweb é uma contaminação e não um mofo, tampouco um ser vivo. É o nome dado para o tipo de contaminação causado por certos tipos de mofo, entre eles, o Dactylium, que é o mais comum e que é bem sensível a água oxigenada.
 
Upvote 0
Se crescerem mais, pode comer sem problemas, cobweb não é nocivo para seres humanos, ele só é prejudicial mesmo é pro micélio.
 
Upvote 0
Se crescerem mais, pode comer sem problemas, cobweb não é nocivo para seres humanos, ele só é prejudicial mesmo é pro micélio.


Não deixem de enviar os relatos.

Se forem internados peçam para o médico entrar em contato conosco :D
 
Upvote 0
E tem essa, como o Ecuador disse, cobweb é uma contaminação e não um mofo, tampouco um ser vivo. É o nome dado para o tipo de contaminação causado por certos tipos de mofo, entre eles, o Dactylium, que é o mais comum e que é bem sensível a água oxigenada.

:huh:

Poderia recitar aonde o Ecuador falou que "cobweb é uma contaminação e não um mofo"?

Estou curioso pra saber como pode o cobweb nao ser um mofo.
 
Upvote 0
Poderia recitar aonde o Ecuador falou que "cobweb é uma contaminação e não um mofo"?

Estou curioso pra saber como pode o cobweb nao ser um mofo.


Eu não falei isso não.

E se por acaso falei devia estar fora de mim :ROFLMAO:


Mas agora, falando sério, mofo é um nome genérico que se aplica a vários bolores, inclusive cobweb. Talvez a frase tenha sido escrita de forma apressada, e ficou com um sentido que o Anão não percebeu na hora.
 
Upvote 0
Cobweb é o nome dado à uma contaminação, pois a aparência do micélio gerado é semelhante à uma teia de aranha. Pode ser causada por vários tipos de mofo, foi isso que eu disse que o Ecuador disse.
COBWEB NÃO É UM MOFO. NÃO EXISTE UM MOFO CHAMADO COBWEB.


Hypomyces rosellus (Cladobotryum dendroides, Daktylium dendroides)

The usually used name «cobweb mold» was obtained by this disease because of the outward appearance of the mycelial growth, which looks like a white cobweb. Appearing on the casing layer as small and white spots, the «cobweb» grows very fast all over the casing surface, colonizing all mushrooms on its way. The diseased mushrooms become covered with white and fluffy mold mycelium, weaken, become brown and rot. The mycelium threads of the mold gradually thicken, becoming a think layer of mold. In time, it becomes reddish-purple in color, and can change to yellow on the later stages of development. During spore-forming, the spore dust is easily spread by wind, or watering the beds. Moreover, Dactylium is easily spread by pieces of mycelium, which stick to personnel’s clothes and implements.


TRADUÇÃO DO GOOGLE:
Hypomyces rosellus (Cladobotryum dendroides, dendroides Daktylium)

O nome normalmente usado «Cobweb» foi obtido por esta doença por causa da aparência externa do crescimento micelial, que parece uma teia de aranha branco. Aparecendo na camada de cobertura como pequenas manchas e branco, a «teia de aranha» cresce muito rápido em toda a superfície da carcaça, colonizando todos os cogumelos em seu caminho. Os cogumelos tornam-se doentes cobertos com micélio mofo branco e macio, enfraquecer, tornar-se marrom e podridão. Os fios de micélio do molde gradualmente engrossar, tornando-se uma camada de pensar em molde. Com o tempo, torna-se vermelho-púrpura na cor, e pode mudar para amarelo nas fases posteriores do desenvolvimento. Durante formador de esporos, o pó de esporos é facilmente disseminada pelo vento, ou molhar as camas. Além disso, Dactylium é facilmente disseminada por pedaços de micélio, que se colam à roupa do pessoal de e implementos.
 
Última edição:
Upvote 0
Cobweb é o nome dado à uma contaminação, pois a aparência do micélio gerado é semelhante à uma teia de aranha. Pode ser causada por vários tipos de mofo, foi isso que eu disse que o Ecuador disse.
COBWEB NÃO É UM MOFO. NÃO EXISTE UM MOFO CHAMADO COBWEB.
eu nao entendi nada do que voce falou, poderia editar e dar um sentido por favor.


*(imagem totalmente INN-TOPIC)
aranha.jpg
 
Upvote 0

Hypomyces rosellus (Cladobotryum dendroides, dendroides Daktylium)

O nome normalmente usado «Cobweb» foi obtido por esta doença por causa da aparência externa do crescimento micelial

Tá difícil de interpretar o texto ainda? O nome da contaminação é o de cima, cobweb é o nome "leigo" dado por causa da aparência do micélio. NÃO EXISTE MOFO CHAMADO COBWEB. Inclusive, o artigo cita o mofo que causa isso: "Cladobotryum dendroides ou Daktylium dendroides".


Mnemonic DACDE
Taxon identifier 5132
Scientific name Dactylium dendroides
Common name - (cobweb)
Synonym Cladobotryum dendroides
Other names › Hypomyces rosellus
Rank SPECIES


Não é errado dizer que é causado por um mofo. É errado chamar este mofo de cobweb. Seria quase a mesma coisa que chamar um micélio rizomórfico de cubensis de "Rizomórfico". Você não tem um "rizomórfico" no seu copo, você tem um micélio de Psilocybe Cubensis que tem aparência rizomórfica.
 
Última edição:
Upvote 0
Não é errado dizer que é causado por um mofo. É errado chamar este mofo de cobweb. Seria quase a mesma coisa que chamar um micélio rizomórfico de cubensis de "Rizomórfico". Você não tem um "rizomórfico" no seu copo, você tem um micélio de Psilocybe Cubensis que tem aparência rizomórfica.


Rizomórfico é adjetivo.

Já cobweb é substantivo.

Então não tem nada de errado em usar um substantivo para designar um mofo. O seu exemplo não se aplica. E historicamente os mofos das espécies acima são chamados mesmo de cobweb.


Anão, está tão difícil assim entender uma questão dessas de nomenclatura genérica de um tipo de contaminação?
 
Upvote 0
Historicamente não quer dizer corretamente. Eu disse que seria quase a mesma coisa, eu sei que não foi uma analogia perfeita.
Cobweb é uma nomenclatura genérica para um tipo de contaminação. Corretíssimo.

Só pra deixar claro, não tem problema nenhum em chamar "mofo do cobweb" ou algo assim. E também não tem problema dizer "mofo cobweb" ou qualquer coisa, é apenas uma forma imprecisa de se dizer mas com certeza passa a mensagem correta. Só postei aquelas informações para conhecimento mesmo, porque caso um dia alguém queira saber mais sobre cobweb ou qualquer coisa assim, já saberá que cobweb não é o nome de um ser vivo, nem de um mofo nem de uma criatura, mas sim de uma doença/contaminação.
 
Última edição:
Upvote 0
Anão,

a informaçao é de valia, eu realmente nao sabia que os fios eram somente uma contaminacao derivada do mofo e nao o mofo em si.

De qualquer maneira, qual a fonte em que diz que o cobweb nao é nocivo pro corpo humano?

Sera que nao da nada comer...


isso daqui?
812050049-Cobweb_Mold_3.jpg
 
Upvote 0
Foi o que eu ouvi, eu nunca comi cobweb. Porém, um dos usuários do forum (o AshtarSherry) comeu micélio de cobweb puro e não está vivão. :eba: (desculpa lembrar do ocorrido mas é só para ter uma base estatística, hahaha).
Não é certo comer cobweb, claro. Mas os frutos contaminados por cobweb, acredito que não devam causar grandes problemas. Claro, não posso afirmar nada com certeza, foi apenas o que eu ouvi falar no Shroomery.
 
Upvote 0
Upvote 0
Tenho entendido pelo Anão que os fios nao pertence ao corpo do fungo Dactylium e sim se trata de uma doenca causada pelo fungo.


E como seria isso?

Para mim é claro que o emaranhando de fios que inspiram o nome "cobweb" são micélio do Dactylium.

E há citações a respeito, tipo: The usually used name «cobweb mold» was obtained by this disease because of the outward appearance of the mycelial growth, which looks like a white cobweb. - http://agaricus.ru/en/doc/show/360/ (Site interessante, aliás. Não consegui verificar se já foi citado por aqui).
 
Última edição:
Upvote 0
Entao sou retardado mesmo.

O Anao conseguiu me enrrolar mais que rolo de papel higiénico.
 
Upvote 0
Foi o que eu ouvi, eu nunca comi cobweb. Porém, um dos usuários do forum (o AshtarSherry) comeu micélio de cobweb puro e não está vivão. :eba: (desculpa lembrar do ocorrido mas é só para ter uma base estatística, hahaha).
Não é certo comer cobweb, claro. Mas os frutos contaminados por cobweb, acredito que não devam causar grandes problemas. Claro, não posso afirmar nada com certeza, foi apenas o que eu ouvi falar no Shroomery.
De fato, pessoal, eu comi cobweb e minha saúde permaneceu normal, sem qualquer sintoma de intoxicação. Até senti uma ligeira "brisa", talvez por efeito placebo. Com relação aos nomes e definições, eu entendi que "cobweb" é um nome genérico para contaminações (doenças) com aparência muito algodoada, provocadas por certos mofos (já citados pelo Anão). Se eu estiver delirando, por favor me avisem! :eek:
 
Upvote 0
Back
Top