Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Combatendo Cobweb

Anão

O Homem Risonho
Membro Ativo
14/12/2012
367
74
Olá, comunidade CM.

É com imenso prazer que venho criar este post, como uma forma de esperança de libertação da praga que irei me referir como Dactylium ou o mofo do cobweb. "Cobweb" não é um mofo nem uma espécie de criatura, ela é o nome que se dá a DOENÇA causada mais comumente pelo Dactylium. Logo, seu cultivo não tem cubensis e cobweb, ele tem cubensis e Dactylium, que está causando cobweb.

Recentemente tive meu primeiro contato com o tal. É realmente bem dificil de distinguir o micélio de cubensis do cobweb. Ele é um pouco mais acinzentado, tem um aspecto mais de "cabelo", mas há fases de desenvolvimento do micélio que eles são realmente muito semelhantes. Além disso, dependendo da sua iluminação no momento, será muito difícil de distinguir o que é micélio do que é cobweb. A maioria das pessoas desistiria, jogaria fora, ou tentaria frutificar, apenas pra confirmar se é cobweb ou não. O cobweb geralmente é identificado após alguns dias pois crescer muito mais rápido que o de cubensis, em cerca de 4 ou 5 dias ele muito provavelmente terá tomado todo o substrato. Há algumas diferenças de cheiro, mas muito dificil de sentir. A causa de cobweb (o local onde o Dactylium gosta) é um local úmido e sem troca de ar. Na fase de spawn run de um casing/bulk, é necessário grande concentração de CO2, logo, pouca troca de ar. Causando assim, geralmente, o cobweb nos casings. Se houver cobweb em um bolo após o aniversário, é um claro indício de que você precisa de mais aeração no seu terrário, pois cobweb não desenvolve em ar fresco/baixa umidade.

O que muita gente não sabe (e não consta na biblioteca, estou pensando em abrir uma contribuição, por isso estou criando este tópico) é que o Cobweb já é combatível faz tempo. Diversos cultivadores conseguiram, com sucesso, derrotar o cobweb de uma forma simples e efetiva. A água oxigenada.

A água oxigenada é uma aliada sem preço contra o cobweb. Primeiro, se você não acreditar que o cobweb possa ser vencido, a água oxigenada é no mínimo um ótimo identificador. Ao borrifar água oxigenada 3% (água oxigenada 10 volumes) na área onde você desconfia que esteja contaminada com cobweb, caso a parte que você desconfia DERRETA ou desapareça, era cobweb. Se apenas "borbulhar" um pouco, ou ficar com um aspecto mais espumoso, é micélio de cubensis. Perceba que eu disse "era" cobweb e "é" micélio de cubensis. Isto porque o cobweb é muito, muito mais frágil à água oxigenada do que o cubensis. O efeito da água oxigenada no cubensis é atordoá-lo durante algumas horas/dias, após isso, geralmente o micélio ativa um mecanismo de defesa, se desenvolvendo mais rápido. O máximo que vai acontecer é atrasar o seu cultivo em um ou dois dias.

Mas, lembra que eu disse que ar fresco mata o cobweb? Que ele não se desenvolve em ar fresco? Muitas vezes, simplesmente aumentar o ar fresco (oxigenação) já é o suficiente para destruir o cobweb. Porém, se ele estiver em um estágio mais avançado, isso não funcionará. A melhor forma de oxigenar seu substrato é com a água oxigenada, H2O2 10 volumes.

Borrife por todo o seu casing/bulk/substrato até ficar levemente molhado, sem medo de ser feliz. Faça isso mais duas vezes em intervalo de 12 horas. Dê mais alguns dias de recuperação para o micélio de cubensis. Pronto, você tem imensas chances de ter derrotado o cobweb.

O descobridor desta técnica é um cultivador gringo famoso que atende pelo nick de RogerRabbit. Ele é o criador do site http://www.mushroomvideos.com/.

Lembrando que não há como combater cobweb dentro de jarros/copos/qualquer coisa. Cobweb só pode ser tratado em casings/bulks ou no máximo em bolos aniversariados. Quem pesquisar sobre "cobweb peroxide" no Shroomery vai descobrir vários casos de tratamentos bem sucedidos com a água oxigenada. Acho importante que adicionem algo sobre na biblioteca, na parte de cobweb ou próxima, visto que é um tratamento realmente efetivo. Seria bom que nas próximas contaminações de cobweb em casings/bulks, as pessoas tentassem, a nível de experimentação talvez, antes de implementar no forum. Eu usei e posso dizer que destruiu o cobweb. Terminei o tratamento ontem, até hoje o cobweb ainda não voltou e o micélio de cubensis está inteiro. Acho que ele se recuperou hoje e já está desenvolvendo, nenhum sinal de cobweb até agora.
 
Última edição por um moderador:
Muito bom material anão, adeus ao "Cobweb" então!!

Em casings e bulks, sim!

Um cultivo tratado não seria exatamente como ter um cultivo livre de cobweb. Claro que "remendação" NUNCA substitui fazer as coisas da forma certa! Geralmente casings/spawn+bulks contaminados com cobweb tiveram o substrato mal pasteurizado, ou completamente esterilizado.
Lembrem-se que dependendo do estado de desenvolvimento do cobweb, possivelmente ele não vai sumir para sempre! Se ele voltar a aparecer, use o mesmo tratamento, até enquanto conseguir. É garantia de tirar pelo menos um ou dois flushes, perder projeto inteiro pra cobweb, isso não rola mais!

Enfim, ontem pesquisei melhor sobre isso e realmente parece bem efetivo. Vi belíssimos resultados em vários usuários na shroomery, porém, os gringos são meio casca dura. O mínimo indício de contaminação eles já mandam pra jogar tudo fora e refazer tudo. Claro, isso é o mais sensato, mas não é o adequado nem o melhor. Na minha opinião, quanto mais experiência o cultivador adquirir, independente se for com ou sem contaminações (cobweb é uma contaminação que não é tão perigosa, é a primeira abordagem perfeita) é válido.

Na verdade, contaminações com cobweb geralmente só são descartadas pela chance dele esporular e espalhar para futuros/cultivos próximos. Pois o cobweb, em si, apesar de ser letal para o cubensis/cogumelos, para nós não faz nada de mal. É um fungo neutro.

O ponto negativo dele é que ele parasita o cogumelo e esporula, subsequentemente parasitando o proprio micélio, interrompendo o desenvolvimento do mesmo. Um cultivo com cobweb, raramente chega ao proximo flush após a contaminação. Com a água oxigenada da pra controlar isso melhor, até enquanto o micélio aguentar.

Meu casing com este tratamento não teve mais indícios de cobweb. O micélio já está se recuperando, mas só quero dar uma palavra final quando eu tirar um flush de verdade. Provarei a eficácia do tratamento com fotos. Só espero que não chegue outro mofo, verde, azul, preto, amarelo, qualquer coisa que não seja cobweb, se chegar fudeu... aí não tem jeito.
 
Última edição por um moderador:
Upvote 0
Desculpe, mas, quer combater o cobweb?

Descarte logo todo o material contaminado com cobweb, e tome mais cuidado na próxima vez.

E você postou essa mesma mensagem em outro tópico. Isso é desnecessário e só tende a desorganizar o fórum.
 
Upvote 0
Eu acho que não funciona.

Se pareceu funcionar dessa vez que o Anão fez foi somente por acaso, e acho que a possibilidade de novo sucesso é baixíssima.

Teste.
 
Upvote 0
Ecuador, entendo seu ceticismo em relação à contaminações. É apenas um tópico com uma recomendação, ninguém é obrigado a seguir nada.

Além disso, uma mensagem é diferente de um tópico. Eu não quero ter que ficar batendo mil vezes na mesma tecla, pois fica chato. Fiz este tópico exatamente com o intuito de não desorganizar o forum. Toda a vez que eu quisesse citar o tratamento eu teria que linkar um tópico de diário, criando bagunça no mesmo.

Outra coisa, não fui eu que descobri esta técnica. Como eu disse, foi o Roger Rabbit. Ele é um cultivador famoso. Claro, fama não diz nada, mas não estou me baseando apenas numa experiência própria com um "possível anti-fúngico". O cara cultiva cobweb. Acho que ele deve entender alguma coisa.

Enfim, eu ja expliquei que é mais um tratamento do que uma cura. Eu concordo com você, o melhor é fazer da forma certa e se você estiver realmente muito preocupado com a disseminação de esporos o melhor é jogar fora mesmo. Além disso, como eu disse, o tratamento é mais eficaz após o primeiro flush, com o micélio consolidado, de preferência evitando os pins (mas se eles estiverem contaminados, claro que tem que borrifar também, melhor abortar do que manter o cobweb).

3 dias após o tratamento, desenvolvimento considerável do micélio, porém ainda não colonizou toda a superfície. Mas o spawn tem 8 dias de colonização, vou deixar 10 como deve ser e induzir a frutificação. Se adquirir frutos, posso confirmar aqui que não é sorte nem placebo. Se o cobweb conseguir, eventualmente se desenvolver de novo (3 dias já é mais que tempo pra um cobweb voltar, certo?) vou tentar de novo até enquanto der. Se eu conseguir pelo menos um flush, considero o tratamento um sucesso e válido, por que não seria? Se um dia se deparar com o cobweb em um bulk spawnado ou em um casing, sugiro que tente.
 
Última edição por um moderador:
Upvote 0
Em quantidades muito altas o cobweb não vai desaparecer mesmo, aliás, após ter esporulado o melhor é nem tentar nada mesmo.
Não haviam pins para eles comerem mas acho que conseguiram esporular da mesma forma, infelizmente já era. Joga fora e começa de novo.

Lembrando que essa solução é mais pros casos tardios de cobweb. Após desenvolvimento considerável de micélio saudável, você pode borrifar no cobweb pra dar uma chance pro micélio lutar, mas nunca matar o cobweb completamente e micélio bom nascer.
 
Upvote 0
InducedComa, não sei como está de material por aí, mas eu recomendo que você tente usar o pó-de-côco (coir) ao invés da fibra. Faça os mesmos procedimentos de pasteurização/esterilização, utilize um spawn semelhante se possível.

O motivo pelo qual digo isso é porque, uma das minhas suspeitas para a origem do cobweb em todos os meus bulks é de que seja a fibra de côco. Todos os cultivos com pó de côco que eu vi e que usaram materiais extremamente semelhantes aos meus (e configurações de terrário, temperatura, ETC) deram certo, porém, com fibra de côco não estou conseguindo achar muitos êxitos. Inclusive, na comunidade gringa a fibra de coco nem é tida muito como um substrato bulk mesmo, lá eles defendem que só presta o pó, a fibra não.
Enfim, podia estar na vermiculita também. Ou, em última instância, podia haver cobweb no spawn/bolo antes mesmo de aniversariar, porém não foi identificado por estar camuflado entre o micélio. É comum o micélio mais perto da borda do copo ter este aspecto estranho e aéreo, geralmente essa camada (a camada de vermiculita) é retirada, mesmo tendo desenvolvimento de micélio ali, isso não quer dizer que está contaminado. Porém, é uma possibilidade.


Outra coisa, acho que esta contaminação no seu casing não é cobweb, por isso não dissolveu. Água oxigenada é nociva a qualquer fungo, como eu expliquei, pode ser uma contaminação diferente. Tome muito cuidado, se possível limpe completamente a área de trabalho (caso tenha feito aeração principalmente).
 
Upvote 0
Pois é, o casing ficou umas 24hrs no terrário, em contato com outros 3 casings, dois que já frutificaram. Fiz dunk com esses dois e o outro ainda estou esperando pinar.

Vou fazer um bulk na próxima, não vou usar a fibra de cocô, e quando for utiliza-la vou me certificar de te-la esterilizada por completo.

Limpei totalmente o terrário, as argilas, troquei os filtros, etc. Limpei meu quarto e o laboratório também, ainda estou terminando de limpar o resto da casa... Espero não contaminar mais nada.

O casing contaminado eu enterrei ele nos fundos do quintal, o micélio estava muito lindo no pote :(, espero que ainda frutifique.

Obrigado pela ajuda ai pessoal, até a próxima.
 
Upvote 0
Usar a solução de agua oxigenada com agua pra umidecer o substrato pra pasteurizar nao pode ajudar a combater mais ? faz sentido ?.. inves de usar apenas agua pra enxarcar a mistura de bulk/casing, usar agua e agua oxigenada pra levar ao microondas ...
 
Upvote 0
Back
Top