Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Importante Coleta de estrume colonizado para posterior frutificação

Mensagem importante da equipe TEO.
E você sabe que cogumelo é este que está crescendo? Cuidado.
Sei sim... sei identificar os Pans Cyans fiz um curso aqui na facul de identificaçao de cogus, e tenho muita curiosidade entao eu pesquiso bastante. Sei dos riscos de cultivar cogus errado... hahaha Mas vlw a preocupaçao... Eles continuam crescendo lindos! estao chegando a tampa...
 
Galera , moro em zona rural e com muitos bois , e eu estava pensando no seguinte:
-pegar uma bosta que nao seja nova e nao tenha outros micelios
-botar ela em um canto do meu galinheiro , um lugar onde o sol bate por pouco tempo , tambem tenho a opçao de deixa-la exclusivamente na sombra
-"tornar a bosta ativa"(preciso de mais pesquisa pra saber como)
-manter ela umida

2 duvidas:
-como saber escolher o melhor estrume? (é dificil encontrar informaçao sobre isso)
-Se eu simplesmente pegar os esporos e misturar com o estrume , funcionaria em condiçoes ideais? (desconsiderando competiçao entre os fungus e condiçoes como humidade excessiva ou temperatura muito baixo) , e na pratica funcionaria?

é isso ai galera , espero ajuda de voces e se isso nao for possivel vou ter que pensar em um cultivo outdoor sim-ples pois a tecnica que dizem ser a mais simples (bolo PF) nao é possivel para quem mora com pessoas anti-cogumelos.
 
pretendo colher uns substratos de zebu que todo dia nasce cogumelo e colocar em uma mini estufa aki em casa.. gostaria de um método simples pra multiplicar esse substrato usando o micélio do zebu, pretendo molher uma vez por dia com um spray de agua e deixar só uma camada fina de terra por cima.. alguem pode me ajudar com uma explicaçao de como multiplicar o substrato?
 

Anexos

  • WhatsApp-Image-20160704(1).jpeg
    WhatsApp-Image-20160704(1).jpeg
    47.7 KB · Visualizações: 25
pretendo colher uns substratos de zebu que todo dia nasce cogumelo e colocar em uma mini estufa aki em casa


Acho que o primeiro passo é identificar se os cogumelos que cresceram no estrume do zebu são são que você procura.

Para isso poste no https://teonanacatl.org/threads/identificando-seus-cogumelos.5834/ - seguindo as instruções da primeira mensagem.

Uma vez que você tenha uma quantidade de estrume onde cresce o que você procura, talvez seja melhor se preocupar em cuidar bem desse material do que tentar colonizar mais material.
 
Olá, peguei no pasto bostas com restos de cubensis arrancados ( aquela camada azul que fica ), trouxe pra casa e vários esporos soltaram. Bem, os plantamos na propria bosta umedecida e aquecida, os pusemos na terra adubada e a mantemos sempre úmida com água do ar condicionado. Estava tudo empacotado em um pote de sorvete. Pus três camadas de erva-mate umida e envelhecida por cima. Agora o cheiro de cogumelos está muito forte já no ambiente, porém eles não brotam, isso já vai pra mais de 21 dias. Há pouco abrimos o pote e estava repleto de hifas e esporos, os quais jogamos aleatoriamente em buracos na terra colocando uma fina camada de terra por cima. Até aqui está tudo bem? Alguém tem alguma dica? Valeu galera!!!
 
Bom galera sou novo no fórum e nunca tive experiências com cogumelos. Ja li alguns diários de Cultivos e algumas experiências de Trip , e fiquei com muita vontade experimentar também.

Fui no pasto hoje cedo em busca de cogumelos já que tinha chovido uns dias antes porem não achei nenhum cogumelo , subindo o pasto virei umas bostas e achei uma que estava lotada de cogumelos novos e peguei e trouxe para casa.

View attachment 95534 View attachment 95537 View attachment 95539

Agora eu queria saber o que eu faço para eles continuarem crescendo?
 
Última edição por um moderador:
Srs, recebi esse link para discutir a respeito da produção de cogumelos a partir do esterco.

Colhi dia 24/10, umas amostras de cogumelos e foram identificados como sendo os PANS CYANS.

Aproveitando a oportunidade, colhi também, parte de cada esterco onde colhi o e agora, dois dias depois, estão frutificando em casa.

Seguem as fotos da colheita e da cultura em casa.
 

Anexos

  • IMG_20161024_182117.jpg
    IMG_20161024_182117.jpg
    171.4 KB · Visualizações: 33
  • IMG_20161024_154822.jpg
    IMG_20161024_154822.jpg
    198.6 KB · Visualizações: 33
  • IMG_20161026_091000.jpg
    IMG_20161026_091000.jpg
    579.5 KB · Visualizações: 35
  • IMG_20161026_091018.jpg
    IMG_20161026_091018.jpg
    358.1 KB · Visualizações: 36
Última edição por um moderador:
Srs, recebi esse link para discutir a respeito da produção de cogumelos a partir do esterco.

Colhi dia 24/10, umas amostras de cogumelos e foram identificados como sendo os PANS CYANS.
Aproveitando a oportunidade, colhi também, parte de cada esterco onde colhi o e agora, dois dias depois, estão frutificando em casa.

Seguem as fotos da colheita e da cultura em casa.

Bom dia! Atualizado, hoje temos mais exemplares no estercario...

Me parecem 3 espécimes diferentes a identificar 2.

Eu deveria ter feito uma espécie de retentor de umidade, mas isso é um outro assunto.
 

Anexos

  • IMG_20161027_111357.jpg
    IMG_20161027_111357.jpg
    732.8 KB · Visualizações: 32
Última edição por um moderador:
Fiz o mesmo que ele, fui até um pasto onde haviam vários gados pastando e vários excrementos, mas nenhum tinha qualquer sinal de cogumelos, o que não quer dizer que não haja colonização de micélios do gênero Pslocybe, com tudo em alguns dos excrementos que peguei haviam na parte que fica voltada para baixo formações de micélios e alguns micro cogumelos, como na foto que envio.

Como ainda tenho pouca experiencia no cultivo e captação desse tipo de cogumelo gostaria da opinião dos companheiros aqui da comunidade para comentar a foto.

Bom dia galera! Também estou tentando!

Ontem peguei um monte de cogumelos e fezes secas colonizadas como nas fotos!

Ainda peguei 60 kg de esterco dessas mesmas vacas que vivem nos pastos que coletei os Cubensis!

Trouxe pra casa e misturei o esterco com a terra que já tinha no canteiro! Molhei, enterrei os bolos de fezes e joguei uma camada fina por cima molhei de novo e agora é aguardar a natureza!
 

Anexos

  • IMG_5897.JPG
    IMG_5897.JPG
    369.3 KB · Visualizações: 26
Última edição por um moderador:
Bom noite pessoal, hoje pela primeira vez sair a procura dos nossos amigos mágicos e conseguir encontrar um que julguei ser cubensis (depois posto a foto), quando o colhi o talo começou ficar azulado em uma pequena parte onde foi machucado e em seguida em maior parte dele. Encontrei apenas um por volta de 7 cm (h), porém achei coisa de uns 4 estercos que tinha certa de uns 7 cogumelos nascendo (muito pequenos, em torno de 2 a 3 milímetros) , porém, neste mesmo pasto tem grande incidência de um bixinho conhecido como "rola bosta" que acho está ´prejudicando no crescimento de nossos amigos.
Gostaria de saber se eu posso remover esses estercos que contem esses pequenos cogus e leva-los para casa para assim terminar seu crescimento sem o comprometimento dos "rola bosta", se sim, qual os cuidados que devo ter com este esterco para e até o crescimento dos nossos amigos mágicos ?
 
Gostaria de saber se eu posso remover esses estercos que contem esses pequenos cogus e leva-los para casa para assim terminar seu crescimento sem o comprometimento dos "rola bosta", se sim, qual os cuidados que devo ter com este esterco para e até o crescimento dos nossos amigos mágicos ?


Sugiro que leia este tópico.
 
Boa tarde pessoas, eu tenho uma dúvida. Estou com dificuldade de conseguir esporos, e não está em época de achar cubensis onde moro. Então pensei, seria possível começar uma colonização com cubensis a partir do estrume de ruminantes? Sou novo neste estudo, e não achei nada sobre isso. Então caros amigos, alguém sabe se é possível eu coletar estrume de vaca, e preparar de alguma forma uma incubação e talvez crescer micelios de psilocybe cubensis a partir de esporos contidos nesta coleta de estrume? Se sim, qual o procedimento a fazer? Desculpa a falta de conhecimento sobre este tópico, estou começando. Muito obrigado, tenham uma ótima tarde.
 
alguém sabe se é possível eu coletar estrume de vaca, e preparar de alguma forma uma incubação e talvez crescer micelios de psilocybe cubensis a partir de esporos contidos nesta coleta de estrume?


Por favor veja esse tópico com o qual mesclei o seu.

Já se a sua ideia é inocular esterco com esporos eu sugiro se concentra em um cultivo básico tradicional com PF Tek.
 
Peguei uns pedaços de bosta no pasto que apresentavam uns pontinhos.
Coloquei os pedaços no quintal e tenho mantido úmido.
Eles começaram a escurecer depois de dois dias no jardim.
Alguma dica do que fazer ou se está dando certo?
Segue fotos da experiência(fotos deles já no jardim)
 

Anexos

  • Screenshot_20211104-102453_WhatsApp.jpg
    Screenshot_20211104-102453_WhatsApp.jpg
    1.3 MB · Visualizações: 4
  • Screenshot_20211104-102642_WhatsApp.jpg
    Screenshot_20211104-102642_WhatsApp.jpg
    1.1 MB · Visualizações: 5
Back
Top