Alô pessoal! Sinto muito por não postar fotos, mas não possuo celular ou câmera digital. Moro há quilômetros de distância da cidade, no campo.
Mudei-me recentemente! E peço ajuda na identificação de dois tipo de cogumelos
O Clima esfrita à noite, até os 15 ~18º C, e a partir das 9h esquenta até os 23 ~26 ºC
A
umidade é alta, não chove, porém é comum as plantas amanhecerem gotejando (cerração)
Encontrei um cubensis de 10cm de caule e um chapéu de 6cm de diametro que me proveu ótimas viajens!!!
Depois disso encontrei um pasto (perto de casa), onde pude encontrar alguns cogumelos que me deixaram com dúvida. São pequenos, creio que devido ao clima, 3cm de caule no máximo e chapéu de 3 a 4cm de diametro.
A parte inferior do chapéu varia do marrom não muito escuro até o quase preto, porém menos intenso do que estou acostumado a ver. O caule não apresenta coloração azul, porém depois de seco ao sol ele "evapora" ficando apenas a pele do caulo de cor preta no interior.
Seriam os sagrados Cubensis?
Uma vez encontrei um sem caule, porém a parte inferior do chapéu era de preto intenso e o cheiro muito parecido com o cubensis (será que é?)
Bom, hoje ainda, algo mais impressionante ocorreu.
Em busca de um bezerro recém nascido desaparecido, encontrei um local onde meu vô adubou e arou para plantar eucaliptos e lá, senhores
Vi dezenas! Muitos cogumelos, todos muito grandes! de 7cm a 10cm de caule e chapéus de 10cm de diâmetro.
Não tive tempo de analisar corretamente, pois tenho de os esconder do meu avô, antes de vir para cidade peguei o maior deles e cortei o caule para ver se azulava, não azulou :\
Porém aquela pele de 1cm de altura que fica em volta do talo perto da cabeça era azulada. (Desculpem por não saber o nome técnico)
Aqui estão mais detalhes:
Habitat: Região que foi aduabada para plantar Eucaliptos - Terra arada com veias d'água
Lâminas (Lamelas, Gills): Varia do marrom claro até o preto intenso
Estipe (Talo, Stem): 5 à 10 cm de 2 a 4 cm de circunferência
Píleo (Chapéu, Cap): Cor amarelo dourada. O chapéu todo apresenta essa coloração e não só o centro, embora a cor fique mais fraca nas bordas, bordas para cima ( Tigela ) . com 7 a 10cm de diametro
Cor do carimbo de esporos: Não fiz
Mudança de cor na fissura (azulamento ou outra): Não mudou ~ Branco
Encontrei ainda um cogumelo vermelho muito intenso
Habitat: Região que foi aduabada para plantar Eucaliptos - Terra arada com veias d'água
Lâminas (Lamelas, Gills): Branco com um leve tom de roxo escuro
Estipe (Talo, Stm): 6cm de altura, 2cm de circunferência
Píleo (Chapéu, Cap): Vermelho escuro intenso, meio roxo e preto. Bem escuro com alguns tons de vinho. uma cor muito impressionante. Não é como aquele vermelho puro que se mostra normalmente nos amanitas
Cor do carimbo de esporos: Não fiz
Mudança de cor na fissura (azulamento ou outra): Não rompi o talo
Peço que me ajudem! Só acesso à internet uma vez a cada 15 dias!!! Entendam minha situação e não sejam muito critícos por favor, fui o mais claro que pude!!
Só mais um adendo.
O chapéu do cogumelo vermelho é aquele para baixo
redondo para baixo, não o reto nem o da tigelo para cima.
Obrigado!