Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Importante Cogumelos não psicoativos ou de identificação duvidosas - de estrume ou terreno adubado

Mensagem importante da equipe TEO.
Status
Não está aberto para novas respostas.
E esse aqui?

Mas você tirou a conclusão só pelo não azulamento? Obrigado.


Esses também não são psicoativos.

Esses e os anteriores dá para ver pela cor das lamelas e pelo aspecto geral do chapéu.


As espécies psicoativas que ocorrem em estrume aqui no Brasil são bem conhecidas e fáceis de distinguir. São quatro: Psilocybe cubensis / Psilocybe subcubensis (a olho nú essas duas primeiras são iguais), Panaeolus cyanescens e Panaeolus subbaltealtus. Se você marcar bem as características de cada uma não vai mais coletar cogumelos não psicoativos.

Tem muito material pelo fórum a respeito, inclusive dois tópicos só para identificações confirmadas de Psilocybe cubensis / Psilocybe subcubensis e Psilocybe subcubensis:
- Identificações confirmadas de Psilocybe cubensis e P.subcubensis
- Identificações confirmadas de Panaeolus cyanescens


Quanto ao azulamento, dessas quatro espécies psicoativas de estrume somente Panaeolus subbaltealtus pode não azular, ou apresentar azulamento fraco na haste após alguns minutos. Mas para o coletor sem experiência o azulamento não é um bom critério, pois pode dar origem a confusões. É melhor estudar o conjunto das características.
 
Olá amigos, minha primeira postagem por aqui! Agradeço desde já as informações que obterei e principalmente todo o trabalho e dedicação dos envolvidos neste excelente fórum.

Primeiramente, gostaria de informar que já não é a primeira vez que colho e/ou consumo. Contudo, foi a primeira vez que o fiz só. Encontrei alguns exemplares num pasto próximo onde resido atualmente e por via das dúvidas antes do consumo, apesar de ter certeza que não são venenosos, aguardarei as informações dos amigos mais sábios no assunto.
Habitat: Pasto (antigo!) de gado, não exatamente/necessariamente nas fezes, mas bem próximo à elas.
Lâminas (Lamelas, Gills): Brancas. Não colocarei mais informações específicas pois está bem visível nas fotos.
Estipe (Talo, Stem): Entre 3 e 5 cm, variando conforme o tamanho do mesmo e com um anel branco.
Píleo (Chapéu, Cap): Umbonado. Branco nas bordas e levemente amarelado/amarronzado no centro.
Cor do carimbo de esporos: Brancos, levemente amarelados.
Mudança de cor na fissura (azulamento ou outra): Não houve azulamento integral no píleo, somente no estipe, um leve azulamento.
Local: Areado/MG.

Nota: Estavam bem frescos quando os colhi, até meio "molhadinhos". Fui atrás de uns cachos de bananas e encontrei-os num pasto próximo, estavam "no meio do caminho" quando eu já estava indo embora, por isso os colhi "sem pensar duas vezes", rs. Coloquei num saco plástico (único que achei no momento), sem o fechar para evitar abafamento. Por não apresentar um azulamento integral, houve uma certa dúvida de minha parte.

Nota 2: Estão "quebrados" nas fotos pois eu o fiz para verificação do azulamento.

1.jpg 2.jpg 2014-04-06 13.49.59.jpg
 
Primeiramente, gostaria de informar que já não é a primeira vez que colho e/ou consumo. Contudo, foi a primeira vez que o fiz só.

Não são psicoativos, @jeyjin.

Parabéns pela atenção e detalhismo no preenchimento da ficha.
 
Habitat:campo com gado
Lâminas (Lamelas, Gills):livres
Estipe (Talo, Stem):livre
Píleo (Chapéu, Cap): cinza
Cor do carimbo de esporos: preto
Mudança de cor na fissura (azulamento ou outra): sim
Local: campo no litoral do ES
 

Anexos

  • Foto1311.jpg
    Foto1311.jpg
    99.4 KB · Visualizações: 23
Última edição:
Parece que os cogumelos 2,3 e 4 são psicoativos.
O 2, Psilocybe cubensis, e o 3 e 4, Panaeolus. Com uma única foto fica difícil afirmar com certeza.
 
tumblr_n6aubeqqFI1qgglx1o1_400.jpg tumblr_n6aubeqqFI1qgglx1o2_400.jpg
Habitat: terra bem úmida (choveu por cerca de 4 dias) e em fezes de cachorro
Lâminas (Lamelas, Gills): marrom escuro, quase preto
Estipe (Talo, Stem): livre
Píleo (Chapéu, Cap): arredondado
Cor do carimbo de esporos: preto
Mudança de cor na fissura (azulamento ou outra): não há
Local: foz do iguaçu PR
 
Boa tarde irmãos segue umas fotos com uns cogus que apareceram em um vasinho com uma mudinha de graviola, se alguém souber a especie, não acredito ser ativo.

Habitat: vaso de uma muda bem adubada
Laminas: marrom, livres um pouco separadas.
Estipe(talo, stem) Branco liso 44 mm altura, 1,5 mm de largura
Píleo(chapéu) 2 cm diâmetro um pouco cônico, meio dourado e liso no centro e claro meio estriado nas bordas
cor carimbo: não tirei
mudança de cor: Não houve azulamento
local: Salvador BA

Não creio que sejam ativos, mas eles me encantam mesmo assim, alguém saberia a especie?
Paz e luz irmandade!
 

Anexos

  • DSCF1256.JPG
    DSCF1256.JPG
    244.6 KB · Visualizações: 22
  • DSCF1257.JPG
    DSCF1257.JPG
    145.4 KB · Visualizações: 24
  • DSCF1259.JPG
    DSCF1259.JPG
    125.8 KB · Visualizações: 26
  • DSCF1260.JPG
    DSCF1260.JPG
    136.8 KB · Visualizações: 32
Boa tarde irmãos segue umas fotos com uns cogus que apareceram em um vasinho com uma mudinha de graviola, se alguém souber a especie, não acredito ser ativo.



Realmente não são psicoativos, @benasilva.
 

Realmente não são psicoativos, @benasilva.
É equador eu tinha certeza disso, fico impressionado com a beleza deles, e o vaso está cheio deles agora, até pela lateral, visto que era uma garrafa pet que usei para germinar a semente...
abraço Equador!
paz
 
Olá pessoal! Encontrei esses em um pasto próximo. Achei que eles fossem P.cubensis mais pelo que eu estou vendo eles são diferentes. Alguém sabe se são psicoativo? Desculpe pela qualidade das imagens, foram tiradas no celular.

Habitat: Esterco Bovino
Chapél: Bege com um laranja mais escuro em degrade
Cor do carimbo de esporos: Preto
Mudança de cor: Abri apenas 1, não consegui notar mudança.
Local: SC

Visualizar item de mídia 1397Visualizar item de mídia 1396Visualizar item de mídia 1395
 
Olá pessoal! Encontrei esses em um pasto próximo. Achei que eles fossem P.cubensis mais pelo que eu estou vendo eles são diferentes. Alguém sabe se são psicoativo?



Não são psicoativos.
 
Olá pessoal! Encontrei esses em um pasto próximo. Achei que eles fossem P.cubensis mais pelo que eu estou vendo eles são diferentes. Alguém sabe se são psicoativo?

Não são psicoativos!

Na próxima leia os guias de caças com mais atenção. Coloque algumas fotos exemplares no seu celular ou imprima algumas fotos de P. cubensis selvagem e então faça uma comparação na hora. Assim evita-se coletar cogumelos errados e não há depredação dos pobres inocentes.
 
Habitat: num pasto
Estipe (Talo, Stem): 2 ou 3 cm, todo branco
Píleo (Chapeu, Cap): quase todo amarelado
Mudança de cor: nao
Local: MT
 

Anexos

  • IMG_20141008_062937.jpg
    IMG_20141008_062937.jpg
    89.3 KB · Visualizações: 56
Status
Não está aberto para novas respostas.
Back
Top