Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Chitwan Nepal // Thai na Muang

Diário de cultivo problemático.
Boa Tarde galera. Dei inicio hj a um novo cultivo, desda primeira vez que enviei a carta a profungos gostaria de recebr o Chitwan, e dessa vez consegui, e junto um thai na muang.

A situação dos carimbos: O carimbo de chitwan estava praticamente todo apagado, e o papel aluminio estava grudado um no outro, o carimbo ficou marcado nos dois lados do papel, entao achei q poderiam ter fechado o carimbo ainda molhado, usei o carimbo inteiro de Chitwan p/ uma seringa de 10ml, e mesmo assim a seringa ficou totalmente transparente, sem esporos visiveis a olho nu, mas sei que isso nao significa nada, apenas um esporo pode fazer o trabalho.

Carimbo de Thai na Muang: o carimbo de Thai na Muang tenho a impressão de ja estar meio velhinho, ele é de 2011, estava totalmente solto do papel aluminio, nao tive nem que abrir o papel aluminio pra usar, mas acabou caindo mto esporos pra seringa de 10ml. espero que ainda tenha vida nos esporos.
Esse cultivo pretendo fazer todos os copos bolos. o grande problema é que eu errei feio na mistura, usei 2 copos de vermiculita 2, ai tinha ficado mta vermiculita, acabei usando 2 copos de FAI e um copo de agua. espero que a quantidade excessiva de arroz nao prejudique o desenvolvimento do micélio! DSC01336.JPG

indo pra PP.JPG fechado indo pra pp.JPG copos preparados para PP. foi tão errado a mistura que deram 7copos e nao 8.
inoculando nepal.JPGcomeçando a inoculação da Strain Chitwan Nepal
nepal inoculados.JPG nepal inoculados2.JPG Inoculados.

inoculando thainamuang.JPG começando a inoculação da Strain Thai na Muang
thai inoculado.JPG thai inoculdo2.JPG Thai na Muang Inoculados.
amo mtotudo isso.JPG Amo Muito Tudo Isso !
Minha intenção era iniciar um cultivo de B+ tbm(doado pelo amigo LouroJose), mas nao achei minhas seringas ontem e acabei fazendo apenas dos dois.

Valeu galera, logo volto com atualizações!
 
Última edição:
to na torcida por esses thai.

PS: Acho que você podia ter esperado mais uma semana antes de "descartar" os potes.
 
to na torcida por esses thai.

PS: Acho que você podia ter esperado mais uma semana antes de "descartar" os potes.
Cara eu tenho ctza que podia ter esperado mais...mas eu queria aniversariar todos juntos, e como o thai deu sinal de vida mesmo com o carimbo mais duvidoso, que tem 2 anos ja e estava todo seco e solto, ai acabei desanimando do chitwan e imaginei q nao daria mais sinal mesmo .. eu deveria pelo menos ter deixado 2 copos de chitwan e usado apenas 2 pra fazer o CL Australia, mas pensei nisso depois :/ nao vou desistir desse chtwan, logo vou pedir ele denovo. hehe
 
Boa Noite, noticia felizzz...
o copo 1 de thai na muang esta pegando força e começando a ficar um branco bem rizomorfico, bem bonito... o copo 2 esta começando agora a ficar boa a colonização.... o copo 3 e 4 q eram os antigos nepais foram re-inoculados com cultura liquida de thai na muang que nao estava pronta, por enquanto sem sinal de nada...
copo 1: DSC01615.JPG DSC01616.JPG DSC01617.JPG DSC01618.JPG DSC01619.JPG DSC01620.JPG
copo2: DSC01621.JPG começando
o jarro de australia estao com sinais de micélio ja em 7 pontos de inoculação, logo o bixo começa pegar!!!
DSC01626.JPGDSC01627.JPG minimos sinais de vida... não dou 3 dias pra começar o show
Minha cultura liquida de Thai esta diferente da de Australia entao nao sei se é contaminação ou nao, vou colocar algumas fotos, esta com um branco parecendo um barbante chacoalhei bem forte mas nada desse 'barbante' se desfazer, entao gostaria da opinião de voces...
DSC01622.JPGDSC01623.JPG sinal demicélio mesmo ? notei que é branco, mas foi inoculado com a mesma seringa multi esporos q teve um unico copo contaminado com cobweb, nao sei se esse cobweb veio da seringa ou nao, entao nao sei se a cultura liquida tbm poderia estar contaminada com a maldita!
 
Os copos estão bombando com esse micélio da hora, super branco, compacto e bem rizomórfico. Acredito que essa seja uma das características do micélio do Thai. Quero só ver as chapeletas desses tailandeses se abrindo, vai ser lindo. Quanto às CLs, não deu pra ver bem nessas fotos, não dá pra comentar. SUCESSO!
 
o que voce pode fazer eh preparar uma seringa com a CL e inocular um unico furo em umpote e verificar se vai contaminar ou nao. Se contaminar, observe se a contaminacao partiu do local da inoculacao
 
Os copos estão bombando com esse micélio da hora, super branco, compacto e bem rizomórfico. Acredito que essa seja uma das características do micélio do Thai. Quero só ver as chapeletas desses tailandeses se abrindo, vai ser lindo. Quanto às CLs, não deu pra ver bem nessas fotos, não dá pra comentar. SUCESSO!
Vlew mano ashtar n vejo a hora de ver eles frutificando tbm :)

o que voce pode fazer eh preparar uma seringa com a CL e inocular um unico furo em umpote e verificar se vai contaminar ou nao. Se contaminar, observe se a contaminacao partiu do local da inoculacao
Vou fazer isso mesmo mano, vou aguardar pra fazer no domingo, assim dou mais uns dias pra desenvolver melhor! :)
 
eu to vendo uns fiozinhos brancos viscoso(sim tipo ESPERMA) de micelio ali.

Até agora ta indo bem.
 
BoaNoite ... atualizando
Copo 1 Thai na Muang colonizando lindamente.
DSC01640.JPGDSC01641.JPGDSC01643.JPGDSC01649.JPGDSC01648.JPG
Copo 2 Thai na Muang colonizando lindamente.
DSC01644.JPGDSC01645.JPGDSC01646.JPGDSC01647.JPG
Jarra de Australian colonizando lindamente tbm.
DSC01636.JPGDSC01637.JPGDSC01638.JPGDSC01639.JPG

Cultura liquida estranha, na minah opinião comparando com a cultura liquida de Australia, nao tenho experiencia entao nao sei se muda o micélio de raça pra raça na cultura liquida... prefiro esperar a opinao de voces...
DSC01651.JPGDSC01652.JPGDSC01653.JPG

os copos inoculados com essa cultura liquida ainda estao sem sinal de nada, loogo ou reinocular com a mesma cultura liquida (se nao tiver contaminada), ja que quando eu inoculei, a cultura liquida tinha apenas 1 dia.
DSC01650.JPG
 
essa CL provavelmente esta contaminada.
então mano, Ela foi inoculada com a mesma seringa multi esporos dos copos, o copo 1 e 2 ficaram bom, o copo 3 contaminou com cobweb lembra ? vc acha q a seringa pode ter sido contaminada no intervalo de tempo entre o copo 2 e copo 3 ? pq a partir do 2 copo, contaminou o 3º e a CL.
 
pode ser...mas os esporos de cobweb tambem poderiam estar no ambiente e cairam dentro do pote 3. Tambem nao da pra dizer se o que tem nessa CL eh cobweb, pode ser outra contaminacao. Apenas inoculando pra ter certeza (cuidado).

Ahh, e os outros copos estao lindoss
 
Nao acho necessariamente que esteja contaminada... talvez o 3° copo... mas nos outros parece se desenvolver um micelio vigoroso...

Dalhe um pouco mais de tempo, mas nao muito mais pra poder montar seringas com ela.
 
Nao acho necessariamente que esteja contaminada... talvez o 3° copo... mas nos outros parece se desenvolver um micelio vigoroso...

Dalhe um pouco mais de tempo, mas nao muito mais pra poder montar seringas com ela.

As 3 fotos sao da mesma CL.
 
O copo 3 que eu disse, ja foi descartado com cobweb a uns dias atraz... o copo 3 da foto de agora esta normal sem sinal de nada... pra nao confundirem.... os copos inoculados com essa CL feia ai nao vingaram, vou jogar a CL fora, e depois preparar o mesmo copo com seringa multi esporos... esse copo 3 que postei agora é o copo antigode chitwan, unica copo q preciso descartar é o copo de CL!!!
 
O copo 3 que eu disse, ja foi descartado com cobweb a uns dias atraz... o copo 3 da foto de agora esta normal sem sinal de nada... pra nao confundirem.... os copos inoculados com essa CL feia ai nao vingaram, vou jogar a CL fora, e depois preparar o mesmo copo com seringa multi esporos... esse copo 3 que postei agora é o copo antigode chitwan, unica copo q preciso descartar é o copo de CL!!!

isso. Pode descartar a CL de thai.
E a CL de australian como esta?
 
isso. Pode descartar a CL de chitwan.
E a CL de australian como esta?
Descartar a CL de Thai na Muang * hehehe o carimbo de chitwan só rendeu uma seringa de 10ml que nao vingou!

A CL de australia eu fiz a um mes e poco ja(ou mais), mas ainda esta mto boa, o Jarro de Australia ali de vidro foi inoculado com a Cultura Liquida... ja esta com bastante sinal de micélio bem branco, só q eu empolguei e acabei inoculando com 10ml's de cultura liquida:)eek:). Fiz uns 10 furos, e usei a seringa toda...vamos ver como vai ser a colonização..
 
Descartar a CL de Thai na Muang * hehehe o carimbo de chitwan só rendeu uma seringa de 10ml que nao vingou!

A CL de australia eu fiz a um mes e poco ja(ou mais), mas ainda esta mto boa, o Jarro de Australia ali de vidro foi inoculado com a Cultura Liquida... ja esta com bastante sinal de micélio bem branco, só q eu empolguei e acabei inoculando com 10ml's de cultura liquida:)eek:). Fiz uns 10 furos, e usei a seringa toda...vamos ver como vai ser a colonização..

issso, de thai, confundi as strain.
eh, 10 ml eh muita coisa ate p esse potao. Achei que que ainda houvesse um resto de CL de australian.
 
Back
Top