Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Chitwan Nepal // Thai na Muang

Diário de cultivo problemático.
Boa Tarde galera. Dei inicio hj a um novo cultivo, desda primeira vez que enviei a carta a profungos gostaria de recebr o Chitwan, e dessa vez consegui, e junto um thai na muang.

A situação dos carimbos: O carimbo de chitwan estava praticamente todo apagado, e o papel aluminio estava grudado um no outro, o carimbo ficou marcado nos dois lados do papel, entao achei q poderiam ter fechado o carimbo ainda molhado, usei o carimbo inteiro de Chitwan p/ uma seringa de 10ml, e mesmo assim a seringa ficou totalmente transparente, sem esporos visiveis a olho nu, mas sei que isso nao significa nada, apenas um esporo pode fazer o trabalho.

Carimbo de Thai na Muang: o carimbo de Thai na Muang tenho a impressão de ja estar meio velhinho, ele é de 2011, estava totalmente solto do papel aluminio, nao tive nem que abrir o papel aluminio pra usar, mas acabou caindo mto esporos pra seringa de 10ml. espero que ainda tenha vida nos esporos.
Esse cultivo pretendo fazer todos os copos bolos. o grande problema é que eu errei feio na mistura, usei 2 copos de vermiculita 2, ai tinha ficado mta vermiculita, acabei usando 2 copos de FAI e um copo de agua. espero que a quantidade excessiva de arroz nao prejudique o desenvolvimento do micélio! DSC01336.JPG

indo pra PP.JPG fechado indo pra pp.JPG copos preparados para PP. foi tão errado a mistura que deram 7copos e nao 8.
inoculando nepal.JPGcomeçando a inoculação da Strain Chitwan Nepal
nepal inoculados.JPG nepal inoculados2.JPG Inoculados.

inoculando thainamuang.JPG começando a inoculação da Strain Thai na Muang
thai inoculado.JPG thai inoculdo2.JPG Thai na Muang Inoculados.
amo mtotudo isso.JPG Amo Muito Tudo Isso !
Minha intenção era iniciar um cultivo de B+ tbm(doado pelo amigo LouroJose), mas nao achei minhas seringas ontem e acabei fazendo apenas dos dois.

Valeu galera, logo volto com atualizações!
 
Última edição:
Atualizando, fazem quase 1 semana que fiz a inoculação dos copos e até agora nada... nao sei pq mas acho q nao vai dar certo, o copo parece estar bem seco mas nem é esse o motivo... eu fiquei mto em duvida com os carimbos, o chitwan veio praticamente apagado, e o papel aluminio estava colado, acho q fecharam ele ainda molhado... e o thai na muang é antigo estava todo solto no papel aluminio... vou esperar mais uns dias, se nao irei montar um 3ºcultivo Australian e fazer esses 7 copos com a cultura liquida e fazer bolos com eles... logo volto com informação.
 
Carimbos antigos podem levar ate 20 dias para germinar em substrato bem preparado, se você fize uma boa hidratação desses esporos por 14 dias em seringa, você derruba consideravelmente o periodo de espera por sinais de germinação. Outra dica interessante pra facilita a germinação desses esporos, utilizar água com PH o mais proximo de 7.

Abraço.
 
Carimbos antigos podem levar ate 20 dias para germinar em substrato bem preparado, se você fize uma boa hidratação desses esporos por 14 dias em seringa, você derruba consideravelmente o periodo de espera por sinais de germinação. Outra dica interessante pra facilita a germinação desses esporos, utilizar água com PH o mais proximo de 7.

Abraço.
Muito obrigado Amaral, o carimbo de Chitwan estava sem data mas creio q estava novo, a questão é que acabou todo o carimbo em uma seringa de 10ml, entao nao tenh omais o chitwan,vou esperar um pouco pra ver se pelo menos eles dao sinal de algo... Vou colocar o Thai na muang pra hidratarpelo periodo q voce diss.valeu abraçõs
 
Thailandia é bem representada na psicodelia, felicidade e cores x5 hehe, tendo Thai Muang em mãos, os Chitwan ficão pra outro carnaval kkk

Boa sorte por ae :)
 
Eu, mesmo com carimbos bons, costumo aguardar pelo menos 14 dias para confirmar ou não o sucesso da inoculação. Não tenho muita experiência, mas pelo que tenho aprendido o tempo de eclosão dos esporos pode variar bastante, principalmente dependendo das variáveis do microclima da incubação. Minha opinião e decisão. :blackalien:
 
Boa Tarde amigos, sinal de vida nos 3 copos de Thai na Muang ... no copo 2 o sinal de vida esta muito pequeno porisso nao tirei foto...
o copo 1 esta com sinal de micélio algodoado, mas nos 2 sinais de micélio tem um ponto preto, eu fiquei preocupado com contaminação, mas prestando atenção vi que nos 5 pontos de inoculação ficaram rastros de 'blocos de esporos', pela quantidade excessiva na seringa! pensei entao que poderia ser um aglomerado de esporos, mas achei coincidencia pq estao nos dois pontos de inoculação desse copo...
DSC01501.JPG DSC01502.JPG copo 1.

O copo 3 esta mais colonizado, mas achei estranho... sexta de manha olhei e tinha um sinal pequeno, ai olhei ontem, sabado anoite, e vi que ja tinha uma boa parte colonizada,mas é um braco estranho... um braco fraco sem sinal de algodoado e nem de rizomorfico, parece que os graos ficaram bancos embolorados sei la... meu carimbo é velhão ja, espero que seja apenas isso....
DSC01503.JPG reparem que logo abaixo do branco estranho tem um sinal de micélio algodoado, porisso pensei q poderia ser algo errado...
DSC01504.JPG DSC01505.JPG outro sinal algodoado no mesmo copo...

Eai galera tudo certo ?

Ps: os 4 copos de Nepal estao se sinal de nda por enquanto :(
 
Boa noite galera. Vendo que os resultados nao estão mto agradaveis, resolvi preparar uma cultura liquida de Thai na Muang infelizmnte o Chitwan Nepal acabou ocarimbo e os copos nao estão com sinal de nada.. vou deixar se nao aparecer nada vou inocular com a cultura liquida de Thai na muang. Estou colocando umas fotos do que fiz hoje, e a evolução branca/acizentada do copo 3 esta crescendo rapido, então gostaria de saber se posso descarta-lo, nem quero saber de cobweb poraqui, agora que preparei a cultura liquida de Thai na Muang n preciso me preocupar com a quantidade de copos ja q vai da pra inocular bastante depois...
Cultura liquida foi feita com 150ml deagua e uma colher de cha de Dextrose 100% pura de milho,comprada em farmacia.... inoculada com o restante da seringa multi esporos, acho q deviam ter uns 2ml, mas tinha muitos esporos como vcs vão ver na foto.... e ai posso jogar ja o copo 3 fora, ou tem alguma chance de ser cubensis ? abraços e obrigado

DSC01513.JPG DSC01514.JPG Cultura liquida de Thai na muang
DSC01517.JPGsinal de micélio de cubensis copo 3 DSC01515.JPGDSC01516.JPG Cobweb copo 3 ??
DSC01518.JPG DSC01519.JPG copo 1 progredindo
DSC01520.JPG copo 2começando se desenvolver..
 
não joga no lixo não, manda o substrato contaminado pra natureza, nas matas. O copo de vidro é reutilizável.
Bom trabalho por ai!
é então acabei jogando na sacola plastica, mas o copo eu fiquei, ja esta de molho na agua com lysoform... pra mim fica dificil jogar na natureza... mas gostaria de esclarecer uma duvida tipo, posso usar um vaso (com plantas ou sem plantas mesmo), grandes em casa pra colocar meu copos contaminados, e restos de bolos que ja nao frutificam mais ? pq moro num condominio q nao da pra enterrar por perto... a outra solução seria jogar no lixo que é oq tenho feito.. obrigado mano!
 
Boa tarde, nada pra fazer, vamos atualizar o diário né.

O copo 1 de Thai esta começando dar o ar da graça
DSC01551.JPG DSC01552.JPG pelo menos da pra ver que não é cobweb igual o descartado copo3.

DSC01553.JPGDSC01553.JPGDSC01554.JPGDSC01555.JPG o copo 2 esta começando a ficar com sinais rizomórficos, estou botando fé nesses dois copos..

os copos de Chitwan Nepal Estão sem sinal de nada DSC01556.JPG
estou querendo inocula-los com cultura liquida do thai na muang, pq queria que todos frutificassem juntos, entao nao quero mais ficar esperando se vai germinar ou nao! só gostaria de saber se ja posso pegar um pouco dessa aguinha da cultura liquida, nao esta totalmente colonizada mas quando chacoalha ela ja fica lotada de miscélio 'despedaçado'!! DSC01557.JPGDSC01559.JPG posso usa-la ja ? assim consigo aniversariar os 7 copos juntos !

Bom esse cultivo passa a ser entao, apenas Thai na Muang. sera que ainda da pra trocar o nome do diario ? obrigado

____________

Decidi fazer o seguinte, inoculei 2 copos q era do chitwan com CL de Thai na MuangDSC01560.JPG
...
e os 2 copos de chitwan que sobraram coloquei em um recipiente que vou fazer um super bolo... estou pensando se vou inocular com Australian ou com Thai na Muang, quem sabe um B+ no momento esta na PP novamente ja que mudei de recipiente e adicionei selo de segurança com vermiculita sem esterelizar. ... vamos ver oque vai vir porai. abraços
 
Última edição:
Boa Noite, abrindo outro Post pra atualizar e nao confundir ngm q for acompanhar.
os 4 copos de Chitwan nao germinaram, entao eu inoculei com cultura liquida de Thai na Muang 2 copos que era de chitwan...

e com os 2 copos q restaram eu coloquei em um recipiente maior, uma jarra de agua de vidro... esterelizei denovo por 40 minutos pq tinha adicionado vermiculita nao esterelizada... Esse jarro foi inoculado com CULTURA LIQUIDA DE AUSTRALIA que eu tinha do primeiro cultivo, e como coloquei o nome de 2 raças no diario, resolvi usar as 2 raças que tenho disponivel...

espero q esse bolo fique bonito... logo volto com atualizações entao de todos os copos, vamos ver como vai sair esse jarro de Australia e como vao sair os 2 copos de Thai com essa cultura liquida q nao estava totalmente pronta!
DSC01561.JPG Depois da PP ficou um poucoumido dentro, e confesso q meu maior erro foi a empolgação, inoculei esse jarro com 10ml de cultura liquida, fiz uns 10 furos em cima.
Buenas
 
Back
Top