Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Casing Floridas

Diário de cultivo problemático.
Olá galera, abrindo um novo diário!
Gozemos mais dessa troca espontânea de saberes e enriquecimento mutuo!!

Strain: Floridas (f+)

Com a seringas confeccionadas a cerca de um mês, inoculei alguns potes esterilizados (90 min em panela de pressão).

Composição (proporções) do substrato:
- PF tek:
2 de vermiculita; 1 água mineral; 1 de FAI + arroz em grão batido no liquidificador (arroz-cateto-integral)

- Casing:
grãos de trigo (preparei como nesse post)

25/04/14 - Inoculação

25-04 (1).JPG 25-04 (2).JPG

05/05 - 10 dias de incubação

05-05 (4).jpg 05-05 (5).jpg

Galera, vocês acham que eu já posso agitar esse trigo?!
 
09/07
Aniversariei o casing!

14/07
Hoje ele se encontra assim:
DSCN1059[1].JPG

Tive a impressão que usando os sacos-terrários foi mais rápido. No final das contas, tenho começado a achar que esses sacos são mais práticos e funcionais com casings...
Ainda vou fazer umas adaptações no meu terrário. Creio que botar uma ventoinha vai dar um up no processo, já que volta e meia não consigo ser tão rigoroso com as abanadas (tenho tentado abanar duas vezes por dia)

Ahhh, os sacos que eu me refiria são esses:
DSCN0915[1].JPG

Achei eles muito bons. Nos último flushes de meu cultivo anterior eu nem abanava e a magia ocorria mesmo assim! O prob é que tem que ser a quentinha pequena para caber
 
Vc tem toda a razão @Arcturus , tava meio seco mesmo. Aí quando fui ver a bombinha não tava borbulhando :meh:. Eu nãoi sei se não tomei as precauções adequadas ou se ela é ruim mesmo, mas a bamba já era (4 meses de funcionamento) :( Até comprar outra, será na base do spray mesmo... Aliás, alguma dica de bomba boa?
Eis a peça:
WP_20140721_001[1].jpg

@Sirius, a temp tem oscilado entre 23 e 27 e o higrômetro tem apontado 99% (o aparelho é outro daqueles a la made in china :roflmao:)

Valeu a força galera! Aproveito para atualizar a evolução dos gordinhos:
WP_20140721_002[1].jpg
 
As vezes o problema num é nem a marca embora isso possa influenciar. Deve-se ficar atento algumas lojas ou vendedores vendem aparelhos recondicionados outra coisa é a pedra porosa ou a mangueira se não estiver de acordo sufocando o aparelho ira queimar ou estourar o diafragma mesmo.

Pode ser que foi o diafragma do seu compressor que ja era mas é so trocar!

Ele ainda esta ligando @pedori ?
 
As vezes o problema num é nem a marca embora isso possa influenciar. Deve-se ficar atento algumas lojas ou vendedores vendem aparelhos recondicionados outra coisa é a pedra porosa ou a mangueira se não estiver de acordo sufocando o aparelho ira queimar ou estourar o diafragma mesmo.

Pode ser que foi o diafragma do seu compressor que ja era mas é so trocar!

Ele ainda esta ligando @pedori ?

Valeu pelas dicas @Arcturus !! Vou me informar como seria o procedimento para trocar o diafragma. Qdo vi que não estava funcionando bem, desliguei a bomba.

Esta meio seco mesmo @RainSpirit . Tenho tentado abanar e borrifar uma vez antes do trabalho e uma a noite, na volta. É o máximo que posso fazer... Também molhei mais a perlita no fundo.

Os cogus cresceram só nessa ilhota.
WP_20140722_001[1].jpg

Tiveram algumas outras concentrações de pins, porém todos abortaram (alguns abortaram já em estágios mais maduros). Provavelmente são as condições. Talvez seja até a genética (os que se desenvolveram estão um pouco deformados). Mas a princípio não creio que seja contaminação... ou espero! rs

Amanhã irei colher os frutos e abortos, botar mais água na perlita e dar aquela borrifada na vermiculita do casing!
 
Aquele cogumelo que esta com o chapéu aberto daqui pra amanhã ele avacalha todo seu casing com esporos. Enfia um palito de dente no centro e corta o chapéu dele com cuidado!
 
Esse sistema é funcional, viram outros flushs mais representativos. Parabéns!
 
Aquele cogumelo que esta com o chapéu aberto daqui pra amanhã ele avacalha todo seu casing com esporos. Enfia um palito de dente no centro e corta o chapéu dele com cuidado!
Fiz como vc sugeriu Arcturus, mas os véus dos outros ainda não abriram, então vou deixar mais (dei uma boa umidificada no terrário mesmo assim):
WP_20140723_001[1].jpg

Ahhh! Eu tinha esquecido de mencionar, mas todos os meus outros potes com spawn contaminaram... Inclusive aquele que havia feito spawning e que chegou a se desenvolver de forma saudável no início:
WP_20140723_002[1].jpg

A coisa tava tão feia que quando joguei água sanitária nos potes sujos, fez um processo químico e saiu uma fumacinha branca :alien:

Eles estavam saudáveis e, depois de um tempo, contaminaram. Estou com a suspeita de que o problema não foi na inoculação, mas sim na incubação...
Eu fiz furos mto grandes nas tampas. Deve ser isso, não? ( se bem que eu botei 3 camadas de papel alumínio):
WP_20140723_003[1].jpg

Obrigado mais uma vez pela força galera!
 
e o higrômetro tem apontado 99% (o aparelho é outro daqueles a la made in china :roflmao:)

Esses higrômetros realmente não dá para confiar. Não são projetados para trabalhar com alta umidade, logo o sensor satura facilmente e então passa indicar umidade relativa errada. Os higrômetros profissionais, com margem de erro de 1% são bem caros. Para o cultivador amador (em baixa escala), é mais prático aprender com a intuição e olhômetro. Em minha experiência, depois de uns 5 cultivos o meu higrômetro (made in china) virou um enfeite da casa.
 
Eles estavam saudáveis e, depois de um tempo, contaminaram. Estou com a suspeita de que o problema não foi na inoculação, mas sim na incubação...
Eu fiz furos mto grandes nas tampas. Deve ser isso, não? ( se bem que eu botei 3 camadas de papel alumínio):

Como assim com 3 camadas de papel alumínio? você não vedou os furos? pra que o papel alumínio se era so tapar os furos com durex ou com outra coisa:confused:.
Potes de conserva contaminam facilmente se não manuseados adequadamente numa glovebox principalmente não tiver selo de vermiculita.

Segue na paz:)!
 
ta indo bem! acho que nos proximos flushes ele aparecem em outros lugares!
referente a bomba de aquario procure no mercadolivre, tem umas por 12-15 reais! tem funcionado bem aqui!]
boa sorte!
 
Como assim com 3 camadas de papel alumínio? você não vedou os furos? pra que o papel alumínio se era so tapar os furos com durex ou com outra coisa:confused:.
Potes de conserva contaminam facilmente se não manuseados adequadamente numa glovebox principalmente não tiver selo de vermiculita.

Segue na paz:)!
Eu vedei com esparadrapo micropore. Tb fiz na glovebox. Alguma coisa deu errado, não sei mto bem. Na próxima vou fazer um selo de vermiculita! Valeu a dica, @Arcturus !

24/07 - 1º flush
WP_20140724_001[1].jpg WP_20140724_003[1].jpg WP_20140724_004[1].jpg WP_20140724_005[1].jpg WP_20140724_006[1].jpg
 
26/07
2 dias depois da colheita surge uma concentração promissora de pins.

28/07
Percebo que eles estão se desenvolvendo num ritmo muito lento...

30/07
Hoje (4 dias depois de pinar) vejo que eles parecem estagnados. O formato dos chapéus mudou e a cor também... Estou com medo de ser contaminação:
WP_20140730_052[1].jpg WP_20140730_054[1].jpg

A parte da onde extraí os frutos do 1º flush ficou meio exposta, pois eles estavam aglomerados e bem enraizados; parece que essa parte ta ganhando uma coloração diferente (2º foto). O que acham, queridos conselheiros?

E agora? Estou pensando em extrair esses frutos mal-desenvolvidos e fazer um dunk - o casing esta realmente muito seco.
 
Não parece contaminação, eles abortaram por algum motivo. Faz a limpeza geral e manda pro dunk.
Ta certo irmão!
31/07
WP_20140731_001[1].jpg WP_20140731_005[1].jpg WP_20140731_006[1].jpg

Ta na geladeira agora. Mas percebi que a quentinha deve ter algum furo, pois ta vazando água. Se ta saindo água, também deve estar entrando (meu terrário esta com mta água no fundo). Por precaução irei botar um quentinha sobressalente por baixo do casing.
 
Se ta saindo água, também deve estar entrando (meu terrário esta com mta água no fundo). Por precaução irei botar um quentinha sobressalente por baixo do casing.

Diminui a água do terrário! Ou coloca mais perlita. O ideal é que o nível da água fique abaixo do volume da perlita.
 
:!: O autor abandonou este cultivo. :!:

Tópico movido para os arquivos de diários de cultivo abandonado. Caso você seja o autor do tópico e gostaria de resgatá-lo, entre em contato com a equipe.
 
Back
Top