Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Casing Floridas

Diário de cultivo problemático.
Olá galera, abrindo um novo diário!
Gozemos mais dessa troca espontânea de saberes e enriquecimento mutuo!!

Strain: Floridas (f+)

Com a seringas confeccionadas a cerca de um mês, inoculei alguns potes esterilizados (90 min em panela de pressão).

Composição (proporções) do substrato:
- PF tek:
2 de vermiculita; 1 água mineral; 1 de FAI + arroz em grão batido no liquidificador (arroz-cateto-integral)

- Casing:
grãos de trigo (preparei como nesse post)

25/04/14 - Inoculação

25-04 (1).JPG 25-04 (2).JPG

05/05 - 10 dias de incubação

05-05 (4).jpg 05-05 (5).jpg

Galera, vocês acham que eu já posso agitar esse trigo?!
 
Sigamos acompanhando @pedori !

Olha, ainda está muito cedo para agitar o trigo. Ele tem que estar pelo menos 40% colonizado! Alguns agitam com menos mas eu não acho que seja uma boa.

E também se o micélio não estiver estagnado, não é muito necessário agitar. ;)
 
Os copos estão quase todos 100% colonizados:
DSCN0932.JPGDSCN0932.JPG DSCN0933.JPG DSCN0925.JPG

Só esse que não:
DSCN0934.JPG DSCN0935.JPG

Essa pontinha esta dificil de colonizar. Por isso abri furos no papel alumínio tampados com micropore. Deixei o copo de cabeça para baixo por uns dias.
Como os outros já estão 100% há alguns dias, creio que vou botá-los na geladeira, para poderem acompanhar o "atrasado".

Os potes com trigo estão assim:
DSCN0926.JPG DSCN0931.JPG

Fiz a besteira de chacolhar muito cedo (ansiedade! :cabecada:). isso atrasou visivelmente a colonização. @RainSpirit tinha razão.

Um deles infectou com esse ponto verde escuro:
DSCN0927.JPG

Já separei ele do resto dos potes em incubação. Creio que vou deixar o micélio terminar de colonizar e depois misturá-lo a humus em um outdoor (infectado mesmo).
 

Anexos

  • DSCN0929.JPG
    DSCN0929.JPG
    106.8 KB · Visualizações: 15
  • DSCN0930.JPG
    DSCN0930.JPG
    94.7 KB · Visualizações: 11
Valeu Rain!
Em relação ao que não conseguia colonizar um ultimo cantinho do copo, uns furinhos com micropore deu conta do recado em 1 dia!
Nesses copos eu resolvi fazer a experiência de não furar os copos para tirar a prova daquela discussão se "fazer furos é imprescindível".
Resultado: de 4 copos, 3 colonizaram em ~1 mês; um copo estagnou assim:
23-05 (5).JPG
Depois de fazer furos, em cerca de 1 dia, estava assim:
31-05 (4).JPG

31/05
Aniversariei os bolos:
31-05 (1).JPG

Mas nesse diário irei me focar nos grãos. É a primeira vez que produzo spawn e estou meio na dúvida se esses jarros ja estão 100% colonizados:
DSCN0995[1].JPG DSCN0994[1].JPG

O que acham? Eles têm que ficar mais branco?
 
Há quanto tempo estão com essa aparência de 100% colonizado? Se for recente, aguarde mais uns dias...se estão há uns 5 dias ou mais assim, pra mim, já estão no ponto!
 
Há quanto tempo estão com essa aparência de 100% colonizado? Se for recente, aguarde mais uns dias...se estão há uns 5 dias ou mais assim, pra mim, já estão no ponto!
Podscrer MadHatter! 6 dias depois eu aniversariei:

09/06
Pote infectado - outdoor

O pote pequeno estava com essa mancha verde (que ficou bem estável, nunca aumentou nem diminui de tamanho),
DSCN0994.JPG
mas quando abri vi que no interior haviam vários grãos verdes:
DSCN1029.JPG
Fiz um outdoor com ele. Botei uma camada de húmus de minhoca, fibra de coco, vermiculita e composto feito em casa (nada foi pasteurizado ou esterilizado)
DSCN1028.JPG
joguei o spawn e outra camada de húmus por cima:
DSCN1030.JPG


Pote saudável - spawning e casing

Já esse pote parecia legal:
DSCN0995.JPG

Preparei e esterilizei mais dois potes com trigo
DSCN1015.JPG
Arrisquei um spawning em um e, para comparar a velocidade, inoculei o outro com uma seringa ME (tudo dentro da GB, com alcool, lysol e cia):
DSCN1023.JPG

Com o resto do spawn eu fiz um casing. Usei húmus dessa vez - essa foi minha primeira pasteurização :rolleyes::
DSCN1021.JPG DSCN1018.JPG DSCN1019.JPG

Substrato casing:

Humus minhoca: 150 ml
Vermiculita: 75
Fibra de coco picotada: ~75ml
Água: 75 ml
Borra de café: 1 colher de chá
Cremogema: 1 colher de chá
Calcáreo de concha: 1 colher de café

Segundo essa técnica que vi pela @Champis apud @Cosmik , o que fiz foi manter o substrato na média de 70º por 2 horas. Em banho maria ligava e desligava o fogo.
DSCN1022.JPG

Depois de esfriado, misturei um pouco dessa mistura ao spawn
DSCN1024.JPG
e cobri com uma camada. Mas eu calculei mal e faltou substrato em relação a quantidade de spawn:
DSCN1025.JPG

Como ficou pouca camada em cima (da até p ver os grãos colonizados descubertos), estou pensando em esperar 5 dias e, se a camada estiver branca já, fazer mais substrato para uma nova camada.
 

Anexos

  • DSCN1020.JPG
    DSCN1020.JPG
    107.1 KB · Visualizações: 12
E depois de 5 dias:
DSCN1042.JPG
Estou nesse momento pasteurizando mais substrato para a nova camada. Dessa vez fiz uma boa quantidade, assim o que sobrar eu guardo, depois é só pasteurizar de novo quando for usar.

Ah, @MadHatter , vou contar quantas vezes eu acendo o fogo!

Quanto aos jarros em colonização, o do spawning parece estar bem saudável, apresentando deferentes pontos de colonização e rizo: :)
DSCN1043.JPG DSCN1044.JPG

Já o jarro que recebeu inoculação via seringa parece que contaminou: (n)
DSCN1045.JPG DSCN1046.JPG

Quase descartei esse jarro, mas resolvi isolar ele e ver no que dá.
 
Tá bonito esse mícelio, bem rizomórfico. Vem coisa boa.
Depois de 100%, Cobre apenas com uma camada de vermiculita esterilizada bem úmida.

Valeu @kinney ! Vc acha que eu não devo botar essa camada (humus + vermi + fibra de coco + calcário + cremogema + borra de café) agora?
O mais indicado agora seria só vermiculita úmida?
Outra pergunta, seria melhor esperar mais antes de um nova camada?
 
Eu não colocaria, a camada casing deve ser menos nutritiva, a sua função é apenas preservar o micro clima e umidade do substrato. Eu costumo esperar 10 dias após o início da colonização do substrado. Mas pelas suas fotos vc pode esperar mais uns 2 ou 3 dias. Aguarde o substrato ficar mais tomado pelo micélio, logo depois acrescente a camada de vermiculita úmida esterilizada, (pode ser no micro-ondas, 3 x 10 minutos tomando cuidado para não queimar, vá acrescentando água se necessário).
 
Última edição:
Valeu @kinney ! Vc acha que eu não devo botar essa camada (humus + vermi + fibra de coco + calcário + cremogema + borra de café) agora?
O mais indicado agora seria só vermiculita úmida?
Outra pergunta, seria melhor esperar mais antes de um nova camada?

Oi Pedori, tudo bom?

Acho que no caso de usar esse substrato com humús, já seria um bulk e não um casing.
Se já pasteurizou esse substrato nutritivo, melhor faça um bulk. Quebre os bolos e misture com o substrato, sem deixar os bolos expostos, colocando uma camada de substrato por cima. Cubra com um plástico filme, faça uns furos e deixe o micélio colonizar tudo. Depois, pode colocar uma camada de casing, tipo vermiculita ou pó de coco para ajudar na umidade e colocar para frutificar.

Na minha experiência, a vantagem de fazer um bulk é que os cogumelos azularam mais e a quantidade de cogumelos é bem maior.

Boa sorte!
 
Oi Pedori, tudo bom?

Acho que no caso de usar esse substrato com humús, já seria um bulk e não um casing.
Se já pasteurizou esse substrato nutritivo, melhor faça um bulk. Quebre os bolos e misture com o substrato, sem deixar os bolos expostos, colocando uma camada de substrato por cima. Cubra com um plástico filme, faça uns furos e deixe o micélio colonizar tudo. Depois, pode colocar uma camada de casing, tipo vermiculita ou pó de coco para ajudar na umidade e colocar para frutificar.

Na minha experiência, a vantagem de fazer um bulk é que os cogumelos azularam mais e a quantidade de cogumelos é bem maior.

Boa sorte!

Boa noite Champis! Valeu pelas dicas!
Eu acho que tecnicamente se trata de um casing ainda (na verdade, a definição as vezes é paradoxal; ao mesmo tempo que diz "cobertura não nutritiva", exemplifica com turfa).
No caso do cultivo desse diário eu não estou usando bolos, só grãos! Para cobrir eu tenho usado a própria tampa da quentinha - ela protege, não deixa entrar luz e é prático de retirar! Tem dado certo :)
 
Eu acho que tecnicamente se trata de um casing ainda (na verdade, a definição as vezes é paradoxal; ao mesmo tempo que diz "cobertura não nutritiva", exemplifica com turfa).

Não vejo nada paradoxal, e sim uma confusão recorrente sobre o conceito de casing. Turfa (ou peat moss) tem baixo valor nutritivo. E como bem descrito no link, o casing serve apenas como uma barreia contra contaminantes e fornece um microclima ao micélio. Tanto é que nas técnicas clássicas, recomendam elevar o pH, seja usando uma boa quantidade de sulfato de cálcio ou carbonato de cálcio. Já que a maioria dos contaminantes preferem um pH mais ácido (inclusive, o próprio P. cubensis tem essa preferência, mas é tolerante ao pH alcalino). Outro erro comum é que muitos deixam o micélio colonizar todo o casing, invalidando o propósito original.

Húmus de minhoca é um meio bem nutritivo, e duvido muito que você deixará toda a parte superior sem colonização, caso contrário contaminará facilmente. Portanto, acho que no seu caso, se trata sim de um bulk.
 


Estrume como casing é confusão de conceito ou de nome (me perdoe, @Mauricio :D).

A definição - bulk: nutritivo. casing: não - é a mais simples e fácil de trabalhar com. Mas sempre rola alguma confusão nessa história.

Por exemplo, há materiais que em teoria são casing mas sabemos que são nutritivos, no sentido que fornecem mais do água e micronutrientes ao micélio. Pode ser que só a vermiculita se encaixe numa definição "dura" de material para casing.
 
Última edição:
21/06
Com a segunda camada (nutritiva) colonizada,
DSCN1047.JPG
faço a última camada somente com vermiculita.

06/07
O problema é que ja se passaram 15 dias e o MI esta avançando pouco nessa camada:
DSCN1057.JPG

Vocês acham que eu já devo aniversariar? Ou espero mais?
 
Back
Top