Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Cambodian com FAI+Verm

Diário de cultivo problemático.
Opa pessoal do CM! bom dia!

Então, eu só ia postar o diário caso desse certo esse cultivo, mas acho que a opinião de vocês conta muito na hora de identificar se está saudável ou não o cultivo.

Bom, optei por fazer com FAI+Verm depois do desastre que foi o cultivo do B+ com milho de pipoca, preferi uma técnica mais solidificada e simples de fazer pra alcançar um resultado positivo.

Como medida de precaução fiz também uma GloveBox simples (sinceramente, a experiência mais desconfortavel da minha vida foi usar a GB....) porém dentro das specs de todos os lugares que eu ví, completamente isolada, com luvas (comprei a de lavar louça mesmo, pensando que ia funcionar, mas a sensibilidade é zero, e tentar abrir/raspar o print usando essa luva foi extremamente dificil, essa vai ser a primeira mudança na GB, luvas descartaveis...)

Também comprei uma panela de pressão melhor, 7L, pega pressão corretamente, então acho que esse problema foi resolvido em comparação ao cultivo anterior.

Eu segui a receita tradicional, 2 de Verm para 1 de FAI para 1 de água, com 90 min na pressão. Lembrando que eu mesmo "triturei" o arroz integral, não deixei ele numa gramatura de farinha, e sim pequenos pedaços...

Foi seguida as instruções dos videos do "Let´s grow mushroom" sobre a higienização no processo; Com isso quero dizer a limpeza das bordas dos potes e a camada superior de Verm.

Para a tampa dos potes foram feitas utilizando o seguinte método, as camadas na ordem:
  • Pré-Inoculação
    • Filtro de café sem dobrar ou abrir
    • 2 camadas de papel aluminio previamente furadas
    • Microporo
    • Amarração BEM firme com barbante
  • Pós-Inoculação
    • Adicionada mais uma camada de microporo nos furos
Tanto o processo de encher as seringas como a inoculação foram feitas dentro da GB

Para a inoculação foram usados 10ml de aguá mineral, para 1 quarto do carimbo

Tentei seguir uma dica que vi aqui na comunidade de usar um copo de agua mineral, e simplesmente fura-lo com a seringa para evitar exposição da água, fui em tudo quanto é comércio da região e só tinha garrafa, foi mais complicado de fazer o procedimento com a garrafa dentro da GB do que seria com o copo, mas acho que tudo correu bem.

A inoculação dos potes ocorreu no dia 19/06/2012.

Seguem fotos dos bolos no dia 29/06/2012 - 10 dias após inoculação

Alguns pontos que eu queria a opinião de vocês, no cultivo anterior, o duende verde começou simplesmente como um ponto mais escuro no milho, e depois escureceu o micélio ao redor, nesse cultivo fica mais dificil de saber se o ponto escuro é arroz, vermiculita ou contaminação, então deixo a questão, os pontos em destaque nas fotos podem ser duende verde?

Abraços pra todos

Obrigado

Bolo1_29-06.JPGBolo1-Foto2_29-06.JPGBolo2_29-06.JPGBolo2-Foto2_29-06.JPGBolo3_29-06.JPGBolo4_29-06.JPGBolo4-Foto2_29-06.JPGBolo5_29-06.JPGBolo5-Foto2_29-06.JPGTodos2_29-06.JPG
 
Opa pessoal!

24h depois de transferir o bulk pro terrário apareceu o primeiro pin!

A parte que estava mais cinza parece estar se revitalizando, a aparência no geral do bulk também esta melhor...

Kayaman, sei que somente a temperatura não estressaria, mas talvez em conjunto com um mal preparamento do bulk (ele ficou seco) o desenvolvimento pode ter desacelerado, e consumido toda a umidade que tinha, antes de completar o desenvolvimento, sei la, faz sentido pelo menos.

Mesmo que venham poucos frutos gostaria de tirar pelo menos um print pra tentar de novo a strain, como foi a primeira vez que usei a GB nesse cultivo, eu meio que destrui o print no processo tentando raspar (fiquei muito triste com isso, mas à esperança de dar certo e conseguir mais um carimbo).

Se esse cinza for contaminação, os esporos dos frutos automaticamente vem contaminados?

Bom, seguem fotos de agora

Abraços
MicelioCinza_25-07.JPGPin1_2_25-07.JPGPin1_25-07.JPG
 
Estamos aqui torcendo para que os frutos venham, tomltz.
 
Se esse cinza for contaminação, os esporos dos frutos automaticamente vem contaminados?

tomltz

Se for contaminação o mais provavel é que nem frutifique. Mas olhando bem as fotos me parece mais um micelio algodoado, de menor densidade que adere um tom mais escuro pela transparencia e o contraste com o substrato.

Nao esta com cara de contaminação nao!

Sorte ae na empreitada!
 
Depois q sai o primeiro pin ninguem segura mais, boa sorte.
 
Opa pessoal,

Eu sei que em comparação aos outros cultivos que saem 50 pins de uma vez, minha felicidade por 3 pode parecer exagero, mas isso ai, 2 dias depois de ir pro terrário, estão começando a surgir pins e alguns nós, o que já me reanimou em relação ao cultivo, talvez consiga uns prints e posso continuar o cambodian.

O que eu posso fazer nesse momento pra tentar aumentar o número de frutos?

Abraços!

Tom
MicelioCinza_26-07.JPGPin3_26-07.JPGPin2_26-07.JPGPin1e2_26-07.JPG
 
Tem fotos melhores, tomltz?
 
Opa Ecuador, vou tentar tirar umas fotos melhores agora...daqui a pouco eu posto

abraços
 
Bom dia!!

como prometido, seguem as fotos de hj de manhã, no total agora são 5 pins, aos poucos ta crescendo! espero que algum deles se desenvolva neh....

Abraços!
2.JPG4.JPG5.JPG8.JPG10.JPG11.JPG12.JPG
 
Não sei não, tá estranho esse desenvolvimento. Micélio cinza?
O problema é que a foto não está focando o micélio, ai fica difícil ter uma certeza, mas parece que está demorando a desenvolver esses frutos.
Temperatura por ai? Está estagnado os pins ou se desenvolveram?
 
Não sei não, tá estranho esse desenvolvimento. Micélio cinza?
O problema é que a foto não está focando o micélio, ai fica difícil ter uma certeza, mas parece que está demorando a desenvolver esses frutos.
Temperatura por ai? Está estagnado os pins ou se desenvolveram?

Opa tupy, então, tb to achando que está demorando o desenvolvimento e que tem alguma coisa errada, a parte cinza se recuperou quase que completamente, ficou mais denso o micélio e branqueou.

A temperatura ta bem fria aqui em sampa, hoje por exemplo está em torno de 17º, porém tenho acompanhado a temperatura do terrário, e nunca desce de 25º, a não ser quando abro pra troca de ar, quando o dia ta mais quente fica estavel a 26.5º

Os pins estagnaram, tem 4 pins q ficaram maiores, e 2 bem pequenos, esses 2 estão assim a uns 3 dias, acredito que ja era pra ter se desenvolvido.

A umidade eu sei que está no maximo possivel pro terrario, e eu a uns 4 dias pra tentar formar mais pins adicionei uma fonte de luz encima do terrário. Porém não adiantou muito, só alinhou os pins q estavam nascendo de lado e começaram a apontar pra cima.

Alguma sugestão?

Abraços!
 
nn


O micélio, geralmente vai se sobrepor a camada de casing, com a prioridade de formar nós hifais, o que quase sempre acontece em um curto período de tempo, mas como você descreveu um micélio cinza, é bem provável que esse ciclo tenha sido prejudicado (bem provável um contaminante), o que explica esse pouca quantidade de pins (e que não se desenvolvem).
Temperatura boa, troca de ar, umidade correta.
Não está enxarcado de água esses potes? Há vazão? Ou são potes com furos? Muitas vezes o contaminante pode estar escondido, ou por baixo ou pelo interior.
Não há muito o que fazer agora, resta aguardar e ver no que vai dar.
 
Opa tupy,

Em muitas partes o micélio sobrepos a camada, mas acho que não foi suficiente.

A falta de nutrientes no bulk poderia causar o problema? O processo de pasteurização não foi correto, e acho que "fritei" o bulk no microondas

Enxarcado de água não está, é uma travessa de vidro, sem furos.

Vou esperar mais uns dois dias, caso não mude vai pro lixo, fazer o q.

Pelo menos tenho mais 7 bolos de ecuador ficando 100% essa semana.

Teria alguma dica pra fazer o bulk sem esterco e sem termometro de cozinha? Eu li em algum post que o cara deixou 2h no forno com temperatura MINIMA e abrindo de vez em qndo o forno, eu tava pensando em tentar com esse processo para os próximos...o q acha?

Abraços
 
não envie pro lixo, faça um outdoor.
dá uma olhada nos meus bulks com balde, é o mais simples possível.
e ainda assim espere mais uns dias, pode ser que ainda saia frutos dai.
 
Teria alguma dica pra fazer o bulk sem esterco e sem termometro de cozinha? Eu li em algum post que o cara deixou 2h no forno com temperatura MINIMA e abrindo de vez em qndo o forno, eu tava pensando em tentar com esse processo para os próximos...o q acha?

Abraços
Acho que o termômetro é indispensável para pasteurização de bulk, você poderia utilizar outras teks até ter todo material necessário para executar a tek em questão com sucesso.
 
Opa pessoal,

Estou encerrando esse diario como problematico, infelizmente o bulk não reagiu e como eu precisava do terrario, preferi jogar fora para abrir espaço para o q esta saudavel.

muito obrigado a todos pela ajuda!

Abraços
 
Opa pessoal,

Estou encerrando esse diario como problematico, infelizmente o bulk não reagiu e como eu precisava do terrario, preferi jogar fora para abrir espaço para o q esta saudavel.

muito obrigado a todos pela ajuda!

Abraços

Pena tomltz, tente fazer peloemnos um outdoor ou imporvise um balde como terrario, assim da chances ao mesmod e frutificar.

Boa sorte com o outro cultivo de qqer jeito.
 
opa Insider, infelizmente eu moro em apartamento, nao tenho como fazer um out...a unica area verde do predio tem uma terra muito ruim, e fica perto da lixeira, aquela terra deve ter mais bactéria que qualquer outra coisa...

E mesmo assim, já foi pro lixo, é triste ver tanto trabalho indo embora mas tudo bem, aprendi muito com esse cultivo, e o outro que estou fazendo parece estar indo tudo muito bem, o bulk em um dia já mostra sinais claros de estar colonizando, os bolos aniversariados já estão formando nós, enfim, ta tudo indo certinho no outro.

Novamente obrigado a todos pela ajuda com esse cultivo, me ensinou muito
 
Back
Top