Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Cambodian com FAI+Verm

Diário de cultivo problemático.
Opa pessoal do CM! bom dia!

Então, eu só ia postar o diário caso desse certo esse cultivo, mas acho que a opinião de vocês conta muito na hora de identificar se está saudável ou não o cultivo.

Bom, optei por fazer com FAI+Verm depois do desastre que foi o cultivo do B+ com milho de pipoca, preferi uma técnica mais solidificada e simples de fazer pra alcançar um resultado positivo.

Como medida de precaução fiz também uma GloveBox simples (sinceramente, a experiência mais desconfortavel da minha vida foi usar a GB....) porém dentro das specs de todos os lugares que eu ví, completamente isolada, com luvas (comprei a de lavar louça mesmo, pensando que ia funcionar, mas a sensibilidade é zero, e tentar abrir/raspar o print usando essa luva foi extremamente dificil, essa vai ser a primeira mudança na GB, luvas descartaveis...)

Também comprei uma panela de pressão melhor, 7L, pega pressão corretamente, então acho que esse problema foi resolvido em comparação ao cultivo anterior.

Eu segui a receita tradicional, 2 de Verm para 1 de FAI para 1 de água, com 90 min na pressão. Lembrando que eu mesmo "triturei" o arroz integral, não deixei ele numa gramatura de farinha, e sim pequenos pedaços...

Foi seguida as instruções dos videos do "Let´s grow mushroom" sobre a higienização no processo; Com isso quero dizer a limpeza das bordas dos potes e a camada superior de Verm.

Para a tampa dos potes foram feitas utilizando o seguinte método, as camadas na ordem:
  • Pré-Inoculação
    • Filtro de café sem dobrar ou abrir
    • 2 camadas de papel aluminio previamente furadas
    • Microporo
    • Amarração BEM firme com barbante
  • Pós-Inoculação
    • Adicionada mais uma camada de microporo nos furos
Tanto o processo de encher as seringas como a inoculação foram feitas dentro da GB

Para a inoculação foram usados 10ml de aguá mineral, para 1 quarto do carimbo

Tentei seguir uma dica que vi aqui na comunidade de usar um copo de agua mineral, e simplesmente fura-lo com a seringa para evitar exposição da água, fui em tudo quanto é comércio da região e só tinha garrafa, foi mais complicado de fazer o procedimento com a garrafa dentro da GB do que seria com o copo, mas acho que tudo correu bem.

A inoculação dos potes ocorreu no dia 19/06/2012.

Seguem fotos dos bolos no dia 29/06/2012 - 10 dias após inoculação

Alguns pontos que eu queria a opinião de vocês, no cultivo anterior, o duende verde começou simplesmente como um ponto mais escuro no milho, e depois escureceu o micélio ao redor, nesse cultivo fica mais dificil de saber se o ponto escuro é arroz, vermiculita ou contaminação, então deixo a questão, os pontos em destaque nas fotos podem ser duende verde?

Abraços pra todos

Obrigado

Bolo1_29-06.JPGBolo1-Foto2_29-06.JPGBolo2_29-06.JPGBolo2-Foto2_29-06.JPGBolo3_29-06.JPGBolo4_29-06.JPGBolo4-Foto2_29-06.JPGBolo5_29-06.JPGBolo5-Foto2_29-06.JPGTodos2_29-06.JPG
 
Opa pessoal...

Sabe aquela sensação que você cagou no final da missão? Tropeçou na linha de chegada? Pois bem, é assim que me sinto em relação ao cultivo...

Bom, em primeiro, fiz o bulk da maneira que me foi possível, mas sei que ele não foi feito corretamente, vejam se concordam
  • Proporção de 4 copos de bulk para 2 de micélio (Humus + Vermiculita)
  • Sessões de 10min HighPower no microondas esperando esfriar entre sessões (queria fazer no fogo e tudo mais, mas não tinha termometro de cozinha disponivel)
  • PROBLEMA: Para evitar ficar abrindo o microondas e inserir contaminantes no bulk, eu não verifiquei a umidade entre as sessões, e vamos dizer que no final da terceira sessão após esfriar quando fui misturar o micélio, o bulk estava assim, "crocrante", então adicionei água suficiente para deixar na umidade recomendada e misturei o micélio
  • Vasilhame levado ao terrário

Bolos aniversariados (2 bolos):

  • Dunk por 24h na geladeira
  • Bolos colocados em um pires com uma camada de vermiculita por baixo, e uma por cima
  • Levados ao terrário
  • PROBLEMA: tinha muita água no terrário, e como o pires era pequeno (senão não cabia tudo dentro do terrário) depois de um tempo fui ver se estava tudo certo, e vejo que um dos pires afundou quando a argila expandida foi saindo de baixo, e pra piorar nas tentativas de arrumar os 2 pires acabaram se molhando umas 3x, consequentemente molhando os bolos com a agua do terrário, eu esterilizei as pedras com agua sanitaria, e enxaguei bem elas antes de ir pro terrario, mas mesmo assim...

Vou ficar feliz se sair pelo menos 1 cogu desse cultivo pra conseguir tirar o print....

Depois ponho foto do terrário

Abraços
 
Só resta esperar, tomltz.

Não consigo avaliar se o bulk sofreu algum problema sério, mas os bolos devem ir adiante.
 
Só uma dúvida, após fazer o bulk, você deixou o spawn recolonizar o bulk? Algo que dura em torno de 2 semanas.
 
Opa Cosmik!

Então, é o que ta fazendo agora, mas como o produto final (Bulk + Spawn) não foi tão volumoso assim, resolvi por no terrário ao invés de no balde, ou eu devia ter posto o bulk misturado em algum lugar em especial? Todo mundo eu vi indo direto pro balde....

Não tenho muita experiência nessa parte de frutificação, a experiência que ganhei veio do kit, e comparando os dois eventos, com o kit foi o mesmo procedimento, mistura o spawn no bulk e deixa colonizar no terrário.

Nesse cultivo eu perdi a empolgação, a cagada inicial do terrário me fez ver que se sair alguns poucos cogus pra tirar print eu tive lucro ainda.

Mas por isso tem mais 9 bolos colonizando, sempre tentando fazer melhor na próxima!

Abraços!
 
Só uma dúvida, após fazer o bulk, você deixou o spawn recolonizar o bulk? Algo que dura em torno de 2 semanas.
Você deve deixar o spawn colonizar o bulk. Embole a bandeja com o bulk em plastico filme, para evitar a troca gasosa, e espere até que o micélio suba à superfície, o que deve demorar em torno de 2 semanas como disse nosso amigo Cosmik. Depois é só tirar o plastico e botar pra frutificar. Paz e Luz.
 
Você deve deixar o spawn colonizar o bulk. Embole a bandeja com o bulk em plastico filme, para evitar a troca gasosa, e espere até que o micélio suba à superfície, o que deve demorar em torno de 2 semanas como disse nosso amigo Cosmik. Depois é só tirar o plastico e botar pra frutificar. Paz e Luz.

Um passarinho me contou que devem ser feitos furos no plastico filme pois nessa fase o micélio precisa de muito mais troca gasosa que na fase anterior.
Ele disse que uns 7 furos com caneta deve ser o suficiente!
 
Um passarinho me contou que devem ser feitos furos no plastico filme pois nessa fase o micélio precisa de muito mais troca gasosa que na fase anterior.
Ele disse que uns 7 furos com caneta deve ser o suficiente!

Bem lembrado, Kaya. Sem os furos, ou mesmo tampados com micropore por exemplo, aumenta e muito as chances de fermentação.
 
Opa Kayaman! Vlw pelas infos, passarinho bem informativo! Estou fazendo os furos nesse instante...

Mas apesar de ter achado que o bulk nao tinha dado certo, quando olhei o fundo da travessa ao tampar, o micélio tava crescendo bastante pelo bulk, quem sabe não se salva ainda esse cultivo!


Vlw pela ajuda galera!


Abraços!
 
Opa, seguem fotos depois das instruções obedecidas fielmente!

Vamo ver se vai

(Apesar das fotos do fundo bulk não estarem com qualidade legal, o micélio se apresentando no fundo e laterais esta bem branquinho...)

Abraços
Terrario-Foto2_11-07.JPGTerrario_11-07.JPGBulk-Foto2_11-07.JPGBulk_11-07.JPG
 
esta com um aspecto bom, vai dar tudo certo!
 
Opa pessoal! Boa noite!

Então, só atualizando as noticias, o bulk parece estar colonizando direito, acho que vai demorar um pouco mais de duas semanas pela tempetura que está fazendo por aqui, mas consigo ver já o micélio saindo pela superficie do bulk, agora não sei se é onde tinha uns pedaços de bolo que está crescendo o que já tinha, ou se ta espalhando pelo bulk mesmo, de qualquer forma o crescimento é visivel e vale a pena esperar, já que ainda não há sinal de contaminações.

Sobre os dois bolos no terrário, bem, como está bem frio, eu estava meio encucado de não ter tido sinais de mudanças nos bolos, então estou culpando o clima antes de culpar os acidentes que aconteceram, então comprei um termometro e 2 termostatos, quando fui conferir, a temperatura no terrário era de 16º, coloquei o termostato no máximo (34º) e está la agora, conferi e fica onscilando entre 23º e 24º, o que já é melhor que 16º, sei que o ideal é entre 26º e 29º, mas é o máximo que consegui no terrário, acham que vai?

Para o outro cultivo, notei que ele está bem mais lento que o do cambodian, então resolvi fazer uma incubadora pra eles tb, nela eu consigo manter a temperatura em 27º (sem as pedras e menos água acredito eu...), quero ver se ajuda no desenvolvimento do micélio, o problema está sendo manter controle da umidade, mas estou fazendo um teste deixando a tampa um pouco aberta enquanto a caixa fica coberta por um lençol, quero ver o quanto mantem a temperatura e se para de suar um pouco o interior da incubadora.

Depois mando fotos

Abraços!
 
está fazendo o possível, com essa temperatura deve ter sucesso sim, alías com o frio que anda fazendo no sul do Brasil está fazendo milagre ai no terrário.
 
Opa tupy!

então, eu to no sudeste, imagino que no sul deve estar bem pior...mas aqui tb nao fica tao pra tras nao...

Fui dar uma olhada nos bolos da incubadora, e a mudança de ontem pra hoje foi GIGANTESCA, o micélio passou de um branco transparente pra um branco bem forte, e aumentou muito o tamanho, vou mante-los na incubadora, o lençol por cima com a caixa meio aberta funcionou bem, a umidade nao ta condesando nos copos, e a temperatura estabilizou a 25º

Quanto tempo leva pra começar a pinar os bolos aniversariados?

Vlw
 
Opa pessoal, bom dia!

Então, os dois bolos aniversariados não pinaram, e nem acredito que irão, 15 dias quase no terrário e eles nem se mexem, hj fui mexer neles e tinham uma aparencia bem seca e morta, uma pena.

O Bulk eu não sei se contaminou, ou se esta faltando umidade, e por isso o aspecto azulado do micélio, de qualquer maneira, hoje completou as 2 semanas, e acho que já evoluiu o que ele conseguia, resolvi mandar ele pro terrário e quem sabe conseguir alguns frutos pra conseguir tirar prints e tentar novamente.

Seguem fotos do bulk, o que vocês acham? Aonde o micélio começou a crescer forte ele ta bem branco, se eu não me engano, essas são as partes onde tinham pedaços maiores do bolo (não esfarelei o bolo), a parte cinza quando olhei bem, vi que era bulk mesmo, e não o bolo e é como se tivesse colonizado o bulk mais afastado, tirando a cor a aparência é praticamente a mesma entre os dois.

Seguem fotos

EDIT: Depois que postei que fui conferir a qualidade das fotos, nunca mais tiro foto logo depois de acordar....mais tarde eu tento umas melhores....

Abraços
photo 1.JPGphoto 2.JPGphoto 3.JPGphoto 4.JPGphoto 5.JPG
 
Opa pessoal, bom dia!

Então, os dois bolos aniversariados não pinaram, e nem acredito que irão, 15 dias quase no terrário e eles nem se mexem, hj fui mexer neles e tinham uma aparencia bem seca e morta, uma pena.

O Bulk eu não sei se contaminou, ou se esta faltando umidade, e por isso o aspecto azulado do micélio, de qualquer maneira, hoje completou as 2 semanas, e acho que já evoluiu o que ele conseguia, resolvi mandar ele pro terrário e quem sabe conseguir alguns frutos pra conseguir tirar prints e tentar novamente.

Seguem fotos do bulk, o que vocês acham? Aonde o micélio começou a crescer forte ele ta bem branco, se eu não me engano, essas são as partes onde tinham pedaços maiores do bolo (não esfarelei o bolo), a parte cinza quando olhei bem, vi que era bulk mesmo, e não o bolo e é como se tivesse colonizado o bulk mais afastado, tirando a cor a aparência é praticamente a mesma entre os dois.

Seguem fotos

EDIT: Depois que postei que fui conferir a qualidade das fotos, nunca mais tiro foto logo depois de acordar....mais tarde eu tento umas melhores....

Abraços
Os bolos ainda estão no prazo para pinar, você deve ficar preocupado se eles se mexerem e não por que não se mexem, se estão secos aumente a umidade do terrário e aguarde mais uma semana se não houverem resultados tenta induzir eles a frutificarem fazendo dunk e cold shock, quanto aos bulks não da pra ver direito por causa da qualidade das fotos mas não parecem estar com um aspecto legal se for possível poste fotos melhores!

Boas vibes aí para seus cultivos!
 
LOL, Kayman o que quis dizer em relação a se mexerem, é por não terem mudado o aspecto, em nenhum sentido, a umidade do terrário está no máximo possível, não tenho como medir, mas a formação de goticulas pelo terrário é imensa, eu já tinha feito um cold dunk neles antes de ir para o terrário.

É então, o bulk não ta mesmo com uma aparencia legal, tem bastante "micélio" cinza, provavelmente contaminou, mas o cheiro está bom, nao tem cheiro de podre não, assim que chegar em casa eu tiro umas fotos melhores

Vlwww
 
Como prometido seguem as fotos, porém de manhã a noite a aparência do micélio deu uma melhorada, diminuiram as partes cinzas, e ele se apresenta mais forte.

Só para explicar a situação, o bulk ficou 10 dias em um lugar fechado e escuro, porém muito frio, 16º+-, o que eu penso que pode ter acontecido é o micélio ter consumido toda a água antes de se desenvolver por completo, e por isso a aparência acinzentada/azulada, li diversas vezes que isso pode acontecer caso o micélio sofra algum stress, se encaixa nessa situação?

Bom, de qualquer maneira está la no terrário, vou acompanhando pelos próximos dias para ver o que da, não vou usar o terrario até os outros bolos colonizarem 100% mesmo...

Obrigado pelas opiniões!

Tom
Bulk_4_24-07.JPGBulk_3_24-07.JPGBulk_2_24-07.JPGBulk_1_24-07.JPG
 
Back
Top