Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Cambodian com FAI+Verm

Diário de cultivo problemático.
Opa pessoal do CM! bom dia!

Então, eu só ia postar o diário caso desse certo esse cultivo, mas acho que a opinião de vocês conta muito na hora de identificar se está saudável ou não o cultivo.

Bom, optei por fazer com FAI+Verm depois do desastre que foi o cultivo do B+ com milho de pipoca, preferi uma técnica mais solidificada e simples de fazer pra alcançar um resultado positivo.

Como medida de precaução fiz também uma GloveBox simples (sinceramente, a experiência mais desconfortavel da minha vida foi usar a GB....) porém dentro das specs de todos os lugares que eu ví, completamente isolada, com luvas (comprei a de lavar louça mesmo, pensando que ia funcionar, mas a sensibilidade é zero, e tentar abrir/raspar o print usando essa luva foi extremamente dificil, essa vai ser a primeira mudança na GB, luvas descartaveis...)

Também comprei uma panela de pressão melhor, 7L, pega pressão corretamente, então acho que esse problema foi resolvido em comparação ao cultivo anterior.

Eu segui a receita tradicional, 2 de Verm para 1 de FAI para 1 de água, com 90 min na pressão. Lembrando que eu mesmo "triturei" o arroz integral, não deixei ele numa gramatura de farinha, e sim pequenos pedaços...

Foi seguida as instruções dos videos do "Let´s grow mushroom" sobre a higienização no processo; Com isso quero dizer a limpeza das bordas dos potes e a camada superior de Verm.

Para a tampa dos potes foram feitas utilizando o seguinte método, as camadas na ordem:
  • Pré-Inoculação
    • Filtro de café sem dobrar ou abrir
    • 2 camadas de papel aluminio previamente furadas
    • Microporo
    • Amarração BEM firme com barbante
  • Pós-Inoculação
    • Adicionada mais uma camada de microporo nos furos
Tanto o processo de encher as seringas como a inoculação foram feitas dentro da GB

Para a inoculação foram usados 10ml de aguá mineral, para 1 quarto do carimbo

Tentei seguir uma dica que vi aqui na comunidade de usar um copo de agua mineral, e simplesmente fura-lo com a seringa para evitar exposição da água, fui em tudo quanto é comércio da região e só tinha garrafa, foi mais complicado de fazer o procedimento com a garrafa dentro da GB do que seria com o copo, mas acho que tudo correu bem.

A inoculação dos potes ocorreu no dia 19/06/2012.

Seguem fotos dos bolos no dia 29/06/2012 - 10 dias após inoculação

Alguns pontos que eu queria a opinião de vocês, no cultivo anterior, o duende verde começou simplesmente como um ponto mais escuro no milho, e depois escureceu o micélio ao redor, nesse cultivo fica mais dificil de saber se o ponto escuro é arroz, vermiculita ou contaminação, então deixo a questão, os pontos em destaque nas fotos podem ser duende verde?

Abraços pra todos

Obrigado

Bolo1_29-06.JPGBolo1-Foto2_29-06.JPGBolo2_29-06.JPGBolo2-Foto2_29-06.JPGBolo3_29-06.JPGBolo4_29-06.JPGBolo4-Foto2_29-06.JPGBolo5_29-06.JPGBolo5-Foto2_29-06.JPGTodos2_29-06.JPG
 
fase boa, com os novatos mandando ver!!!
parabens!!que venha o trauma!!!:whistle:
kkkk podiam ter colocado dessa forma mais clara para mim antes! rs

Mas é doidera né? São vários procedimentos, estágios etc...
E operar em Globe Box com luva de cozinha é TRAASH!

Na minha primeira vez, fui abrir o carimbo na glove, a luva soltou, não raspei direito... Foi muito chato...
Na segunda vez, esse foi um procedimento que eu fiz fora da glove.
A glove dificulta muito o procedimento...

Eu imagino algo do tipo: "para o primeiro cultivo: faça uma camara de gás com lysoform spray no ambiente, use luva, toca e limpe muito bem tudo (inclusive, tome banho)."
E colocaria um "SE":
- Se teve problemas de contaminação na fase da colonização, na próxima vez use glovebox.
- Caso contrário, continue sem.

Vai muito dinheiro numa glove... E ainda requer muita prática e técnica para se fazer... Quem nunca inoculou, inocular de prima numa glove fica 100X mais difícil...

Outra questão que eu não citei acima é a questão de usar durex, fita crepe, silver tape com luvas cirúrgicas... Quem usou sabe do que estou falando... Não é que seja impossível... Mas na primeira vez é muito estressante... rs

Não estou sugerindo para deixar as boas práticas de lado... Mas em meditar sobre essas condições iniciais de um cultivador.
 
Ae pessoal, obrigado pelos comentários!

John, continuando a conversa, sim, é uma doidera total, que se não prestar atenção acabamos fazendo o procedimento fora da ordem, ou esquecendo de algo essencial.

Não foi minha primeira inoculação nem tentativa de cultivo, tentei umas 3x já no decorrer da vida, a primeira vez eu lembro que os bolos pareciam arco-iris de tanta contaminação que vieram, a última, que eu pensei ter feito com EXTREMA cautela, com luvas, 3 dias de esterilização do milho, etc, contaminou, então eu decidi que se eu fosse continuar tentando ter um cultivo legal precisaria ser um pouco mais "profissional" nos meus métodos....e vou ser sincero, apesar de ter melhorado muito, e como o cultivo mostra até agora 5 de 5 bolos saudáveis e crescendo MUITO rápido (hj ponho mais fotos), a primeira experiência com a GB me trouxe muitas surpresas

Não sabia em que altura a GB tinha que estar para ser confortável o uso
O PVC pra por as mãos ficou um pouco cumprido, prejudicando a mobilidade para pegar as coisas nos cantos
A luva então nem se fala, só para abrir o carimbo foi uns 15min, suando muito, com muita dor nas costas
A inoculação em si, injetar os esporos, foi o procedimento mais simples na GB, mas agora a confecção da seringa foi a via crucis
Também deixei pra colar o microporo fora da GB, ja tinha uma camada de microporo no furo antes da inoculação, mais um filtro de café, não acreditei que alguns segundos de exposição para colar o microporo fariam alguma diferença

Não gastei tanto assim pra fazer a GB, ficou em menos de R$100, pq eu tinha uma caixa organizadora reserva (ex terrario) em casa, pq a q eu comprei pra fazer a GB no final do segundo furo pros braços rachou inteira....o que é uma tristeza só....ver quase R$50 e muito suor sendo jogados no lixo...

Uma dica pra quem quer fazer os furos em caixas de plástico, ao invés de ficar esquentando faca e estilete, qual processo é fedorento chato e não muito preciso...eu fiz da seguinte forma...somente o primeiro corte feito com uma lamina quente, depois para cerrar o circulo com controle, eu usei uma serra em arco sem o arco (aquelas cerras amarelas...) q com um pouquinho de força pra lateral consegue cortar um circulo perfeito...



Agora não sei se é pq eu sempre errei o processo antes, ou se é a strain, mas assim, o micélio ta devorando o bolo, com diferenças notáveis entre um dia e outro, e pela primeira vez em um cultivo que eu faço eu consigo um micélio rizomórfico, to bem orgulhoso do resultado, apesar de agora saber como melhorar ainda mais o procedimento.

Assim que chegar em casa ponho fotos...

Vlw pessoal!
 
Opa galera, como prometido seguem fotos de hj (02/07), 13 dias após a inoculação

O bolo 1 e 2 já estão quase colonizando todo o copo

Estou em dúvida se devo fazer algum tipo de bulk, ou soh um dunk&roll pra ir terrario mesmo, o q vcs acham?

Uma obs, na foto em close do bolo 4, o grão de arroz me pareceu meio esverdeado, vcs acham q pode ser contaminante?

Vlw pessoal!
Bolo5-Foto2_02-07.JPGbolo5_02-07.JPGbolo4-Foto2_02-07.JPGbolo4_02-07.JPGbolo3-Foto2_02-07.JPGbolo3_02-07.JPGbolo2-Foto2_02-07.JPGbolo2_02-07.JPGbolo1-Foto2_02-07.JPGbolo1_02-07.JPG
 
Todos os copos estão lindos, tomltz! Também não creio que o copo 4 esteja contaminado.

... Estou em dúvida se devo fazer algum tipo de bulk, ou soh um dunk&roll pra ir terrario mesmo, o q vcs acham? ...
Se você tem todos os materiais e não se importa com o trabalho/tempo a mais, então sugiro que tente aventurar-se no bulk. Ou então divide, metade você pode quebrar o bolo para fazer um casing simples, e a outra metade um bulk mais trabalhado.
 
Pessoal, vlw novamente pelos coments


Deixa eu perguntar, eu to procurando ja o esterco pra comprar pra poder fazer o bulk, e me deparei com um anuncio no ML

como não posso colocar link para produtos externos, segue a descrição do produto

ADUBO ORGÂNICO - ESTERCO BOVINO PENEIRADO E CURTIDO EMBALADO EM SACOS LACRADOS DE 2 E 10 KG PELO PREÇO DE R$ 1,25 REAIS POR KG.

Esse tipo de esterco serve para fazer o bulk?

Por enquanto achei só em mais um lugar na internet, mas o cara só vende de 1 tonelada e meia pra cima....sinceramente eu nao preciso de tanta merda ainda....

Se alguém aqui já "comprou" merda....e puder dar uma luz aonde eu vou conseguir isso...=)

vlw pessoal!
 
... como não posso colocar link para produtos externos, segue a descrição do produto

ADUBO ORGÂNICO - ESTERCO BOVINO PENEIRADO E CURTIDO EMBALADO EM SACOS LACRADOS DE 2 E 10 KG PELO PREÇO DE R$ 1,25 REAIS POR KG.

Esse tipo de esterco serve para fazer o bulk? ...

Links de sites sem relação com psicoativos podem ser postados sim: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-241339889-adubo-orgnico-esterco-bovino-_JM

É, ao que parece, é bem similar ao esterco bovino que tenho aqui. Acho que serve sim.

... Por enquanto achei só em mais um lugar na internet, mas o cara só vende de 1 tonelada e meia pra cima....sinceramente eu nao preciso de tanta merda ainda ...

1 tonelada? Hmm.. Merda dá dinheiro, heim. Cliente no CM é que não falta. Fikdik! :LOL:
 
Acompanhando o trabalho Irmão! :)
Dança do micélio na roda da fogueira da floresta hoje
 
Padrão!!
Fatiô, Passô!
Bôua 02!
hehe tá dá hora... Um dia eu chego lá também! rs

Aê... O lance de dor nas costas eu tô ligado também! kkk Tenso! Ainda mais com aquele quarto com cheiro forte de lysol para tudo quanto é lado... Mesmo com a máscara o ambiente fica meio pesado, mó cheiro de hospital! hehe
Eu achei interessante quando vc disse que amarrou bem os copos... Eu sinto dificuldade nisso! Os copos são mais finos para baixo... O barbante tende a cair... Como vc vez?
Eu geralmente amarro e deixo... Parece que é o alumínio que segura o barbante... Depois (de cozinhar o substrato) eu meto um silver tape que segura bem.

Quanto ao PVC na glovebox... Quando montei a minha, a grande sacada que percebi são as "luvas de cano":
Segue link da C&C (antigamente vendiam um bom pscicoativo... rs hoje em dia não vendem mais, então pode postar! hehe): http://www.cec.com.br/material-hidr...uva/luva-simples-esgoto-100mm?produto=1034384

A mão passa tranquilo... Ele firma bem por causa do formato dele... E vc pode escolher se quer um lado mais largo dentro ou fora... Eu escolhi o lado de fora ser mais largo, inclusive, para facilitar colocar a luva amarela...
Na minha opinião, uma luvas grandes de padeiro, para uso descartável, seria melhor que essa luva aí mesmo...

Manda uma foto da sua glove para darmos uma olhada nela... A minha, tá nesse diário aqui: https://teonanacatl.org/threads/do-tolueno-para-psilocibina-primeiro-cultivo.7329/ segunda página.

Abraço!
 
Opa John!

Então, em relação as amarrações eu devo agradecer a ajuda da minha esposa, que tem muito mais capacidade pra essas coisas do que eu, mas foi feita assim: Da uma volta, cruza, outra volta, puxa com bastante força, da um nó, põe o dedo (minha incrível participação!) e da outro nó, se você segurar com o dedo a tensão da volta do barbante antes de fechar o segundo nó ele fixa bem.

Todos os copos sobreviveram a panela de pressão, mas além desses 5 pequenos, eu tentei fazer dois potões também, mas como pus os 2 potões numa panela de pressão menor, acho que o barbante não foi suficiente pra segurar o tampo do tope e os dois abriram, deixei eles na varanda, meio abertos ainda pra ver se aparecia alguma coisa (contaminação mesmo), e o legal é que não apareceu nada, incrível a diferença que uma camada de vermiculita por cima do substrato faz.

Eu tenho até vergonha da minha GB john, como a caixa que eu comprei pra fazer ela rachou e quebrou um bom pedaço enquanto cortava, eu usei meu terrário, que estava já todo furado, tentei fechar os furos com silicone mas na hora de limpar por dentro começaram a sair os "selinhos", ai tapei com microporo mesmo, eu vou dar uma reformulada nela que eu quero fazer um outro cultivo de um carimbo que tenho aqui, e tentar comparar experiências (tanto de cultivo quanto de trip) recentes de strains diferentes, assim que receber e pagar as contas eu vejo se sobra um pouquinho pra consertar a GB e posto ela reformulada aqui.

Abraços!
 
Opa galera!

Só atualizando, hoje (03/07), 2 bolos chegaram a 100%, um deles falta só uma frestinha no fundo, e 2 estão em cerca de 70%

Estou em negociação pra comprar a merda de vaca pra fazer o bulk, vou pagar, 5 reais em 4kg, porém deve dar mais de 30 o frete....sacanagem...mas tudo bem...morar na capital tem suas desvantagens (loja grande de jardinagem como a CEAGESP fica muitoooo longe...e o cara soh entrega acima de 600kg...)

Se eu conseguir comprar o esterco vou fazer o bulk com "Esterco+Vermiculita+CascaDeOvo", se não conseguir vou ser obrigado a substituir por humus, ou alguém indica algum outro material?

O bulk vai ser feito com 3 dos 5 bolos, os outros 2 vão ser aniversariados, assim se tiver contaminação no bulk eu salvo pelo menos 2 bolos pra não ficar só com a vontade dos cogus e conseguir fazer prints.

Vlw galera!
 
Opa pessoal

Acordei meio triste hoje, fui ver os bolos, e vi que o mais lerdinho ta com um ponto de duende verde, em nenhum outro apareceu...assim, na minha visão, esporos de fungos estão em todo lugar, e se contaminou um nesse processo, é possível que os outros também estejam contaminados? Ou é possível que por esse ser o mais lerdo, deu tempo do duende que tava adormecido la dentro acordar, e os outros que foram BEM mais rápido que esse bolo, tenham dominado o ambiente primeiro?

Se deu sinal de contaminação nesse ponto, será que eu ainda devia tentar bulk com os outros copos? Digo isso por que talvez a adição de nutrientes e mais tempo para colonizar o bulk possam despertar mais duendes pelo caminho...o que vocês acham?

Segue abaixo foto do bixinho duente....se enterrar nasce? Mesmo que contaminado? nao que eu va consumir, mas ia ser um espanto pro meu prédio, ver cogumelos nascendo no jardim

Já tirei o contaminado do lugar que estão os bolos, vou fazer uma limpeza geral no local também, e tentar evitar mais contaminação.

NOTA MENTAL PARA PRÓXIMO CULTIVO: fazer uma incubadora para isolar ambientes para os bolos, hoje eles estão em um armário não utilizado (é muito alto e pequeno, então a gente nunca põe nada la) da cozinha, e minha mãe passou uns dias aqui e tirou uns maracujas velhos da geladeira (que ainda estavam bons, mas velhos), e como eles estavam umidos quando foi pra fora, o duende verde atacou os 3 maracujas em questão de um dia, na hora que eu vi eu joguei correndo no lixo, mas sei la se isso pode ter sido a causa....

Abraços, e agora é acreditar que os outros conseguiram fugir dos duendes....
bolo3-Foto3_DUENDE_04-07.JPGbolo3-Foto2_DUENDE_04-07.JPGbolo3_DUENDE_04-07.JPG
 
Olá tomltz ,

Nem entre os novatos eu sou o mais experiente... Mas eu vou tentar responder com o que eu já li por aqui...

- Tendo 1 copo contaminado, separe dos outros.
- Se for trico, o doende verde mesmo, vai continuar crescendo e tomando espaço... Tente continuar a colonização, separadamente, e veja no que dá. Se for outro contaminante mais fraco, o micélio cubensis pode ter mais chances de predominar e "vencer".

Com relação a incubadora, o meu exemplo não é o melhor... rs Eu coloco dentro de uma organizadeira dentro de uma sessão isolada no rack da sala... E ainda fico jorrando lysol spray toda vez que olho para evitar contaminação...

Um conhecido, tem muito sucesso usando o esquema da imagem anexa. rs Profissa... O meu esquema é ainda muito amador...
Incubadeira_Mazatapeca_Dutch_King.JPG
 
Se deu sinal de contaminação nesse ponto, será que eu ainda devia tentar bulk com os outros copos? Digo isso por que talvez a adição de nutrientes e mais tempo para colonizar o bulk possam despertar mais duendes pelo caminho...o que vocês acham?
Depois que colonizar 100% os potes de forma bem saudavel vai ser dificil contaminar se fizer um bulk.
Mas claro, tem chances, assim como se fizer somente bolos PF também tem chance de contaminar. É um hobby muito imprevisivel, ainda mais que trabalhamos em ambientes impróprios.
 
Opa tupy!, então, aparentemente os outros 4 colonizaram de forma bem saudavel sim, to esperando uns dias pra fazer o teste do cheiro, conheco o cheiro de micelio saudavel, e eh bem agradavel, se não estiver nos conformes a gente tenta de novo neh?

Mas vou fazer o bulk sim, não consegui o esterco, vou usar humus de minhoca mesmo.

Hoje eu to começando um outro cultivo, 4 copos (um pouco maiores) de Mexican Talpapa, nesse momento estao esfriando os copos na panela, enquanto termino os ajustes para tentar a GB ficar mais confortavel o uso.

To esperando um amigo meu pra tirar umas fotos do processo, ai ja mostro a GB (vergonhosa, mas tudo bem...)

Vou abrir um diario depois de tirar as fotos

Vlw!
 
Back
Top