Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Brasil - Primeiro cultivo

Diário de cultivo problemático.
Saudações!
Depois de ler bastante, tirar algumas dúvidas com os colegas, e ter o meu cultivo anterior da raça Teonanacatl frustrada por contaminação surgida durante uma incubação muito longa, com colonização muito lenta, acho que estou prestes a aniversariar os quatro bolos da strain Brasil. Iniciei a incubação (nessa incubadora aí embaixo, que modéstia à parte ficou muito louca) a exatamente 22 dias. Havia checado os copos três dias atrás. Hoje, quando chequei novamente, percebi que não houve expansão do micélio. Todos os copos apresentam uma pequena área não colonizada, creio que por falta de algum elemento que tenha sido consumido nessas três semanas. Estou considerando aniversariar os bolos assim mesmo. Ou será que vale a pena esperar mais? Também acho que depois desse tempo todo é melhor dar um "dunk" nos bolos antes de colocá-los no terrário, não?

Bolos: Preparados seguindo as instruções da técnica PFTek na biblioteca.

Terrário: Modelo Shotgun [caixa plástica furada (furos tapados com micropore)], utilizando perlita como mantenedor de umidade. Instalei um higrômetro dentro da caixa. A perlita úmida, sozinha, consegue manter a URA acima de 90% por mais de uma semana sem que haja necessidade de repor a água.

Incubadora: Caixa de madeira (sou contra isopor) com forração interna dupla de feltro. Instalei três aquecedores de aquário (2 x 5W e 1 x 2,5W), os quais alterno a utilização conforme a temperatura ambiente, de modo a manter a temperatura interna entre 27 e 29°C.

Abraços!

3.JPG2.JPG1.JPG4.JPG
 
Vou fazer uma sugetão pra vc testar na área do bolo que apresenta contaminação. Faça uma infusão de Capim-limão, citronela ou tomilho ( 1 sachê P/ 150 mL de água ou 1 colher das de sopa se o chá for do produto não processado). São fungicidas. Tente não borrifar com spray difuso poi pode prejudicar o seu produto. O ideal seria gotejar pouco sobre o centro da área que você vê contaminada. Os óleos essenciais vão volatilizar e causar inibição mesmo sem contato direto. Use poucas gotinhas mesmo. Se estiver com medo de testar neste, experimente em situações semelhantes, nas quais você cogita descartar o bolo. E posta o resultado...
Espero que ajude.
 
Muito legal Carol. Tenho capim-limão aqui em casa. Vou testar. Valeu mesmo!
 
seria coveniente cossumilos frescos
ou em forma de chá amigo manda ver
em ambas possibilidades.

Paz e luz.
 
Eu não colocaria um pingo de psilo misturada com aquela coisa venenosa do duende verde na minha boca sem antes ferver. Mas tambén não sou o dono da verdade.

Paz e luz
 
Vou deixar a experiência com o capim-limão pra outra vez. Estou com vários cogumelos de tamanho médio cujos véus estão abrindo. Acho que já deve dar uns 25 gramas de cogus frescos.

Aquele bolor verde está crescendo de novo em diversos pontos do bolo. Apesar de estarmos nos referindo a ele como duende verde, eu não tenho certeza de que é o Trichoderma. Pode ser outro tipo de bolor (parece bolor de pão). É uma mancha verde escura, sem relevo, que cresce sobre a superfície do substrato. Li em posts aqui no fórum que fica difícil identificar corretamente sem ajuda de microscópio.

Já providenciei o aparato para secagem (túnel de vento e sílica), então vou fazer o seguinte:

1. Colho os cogus;

2. Mergulho-os rapidamente em água oxigenada para matar algum esporo do contaminante que porventura possa se desenvolver sobre os cogumelos durante o processo de secagem; *

3. Faço a secagem;

4. Consumo sob a forma de chá para que a água fervente elimine qualquer fungo potencialmente nocivo à saúde; **

* Gostaria que os colegas se manifestassem sobre a eficácia dessa proposta
** Também não tenho certeza se é efetivo, uma vez que para esterilizar o bolo, utilizamos a panela de pressão, que promove temperatura mais alta que a alcançada na fervura em panela aberta.

Abraços..
 
** Usamos a panela de pressão para matar os resistentes esporos de outros fungos, mas acrdito que qualquer chá mate qualquer criatura viva que ali esteja. Penso nas pessoas que fazem chá com folhas velhas expostas dentro de um armário as vezes por anos e em nós gaúchos que tomamos o chimarrão que vai saber o que tem misturado, e niguém fica doente. Acrdito ser saudável qualquer chá fervido, desde que seja de cubensis, heheheh.
 
Tenho certeza que vou ser repreendido mas tudo bem. Estou dando a cara aos tapas mesmo.

Fiquei bem grilado com a contaminação, apesar de que o fungo intruso era visível apenas sobre o substrato. Assim, colhi os cogumelos (19,5 gramas), e antes de colocar no túnel de vento mergulhei-os rapidamente em água oxigenada e depois em álcool etílico. Antes de fazer isso pesquisei e não encontrei qualquer referência de que a psilocibina reaja quimicamente com essas substâncias. Se alguém souber de alguma coisa a respeito de possíveis reações por favor me avise. Sei que devo ter perdido um pouco de psilo dissolvida nos banhos, mas tudo bem..

E ainda há o processo de secagem, e após, a fervura para fazer o chá. Depois de tudo isso creio que terei neutralizado qualquer contaminante (vivo) presente.

Foto do substrato com o contaminante:
5.JPG
 
Vendo a foto agora me preocupei mais, porque tá muito contaminado. Me diz uma coisa, os cogumelos ficaram cobertos por esse fungo verde? Apesar do que eu disse da fervura não posso ter certeza de que não faria mal caso eles estivessem cobertos pelo fungo, pois vai saber quais substancias esse fungo contém!
 
Vendo a foto agora me preocupei mais, porque tá muito contaminado. Me diz uma coisa, os cogumelos ficaram cobertos por esse fungo verde? Apesar do que eu disse da fervura não posso ter certeza de que não faria mal caso eles estivessem cobertos pelo fungo, pois vai saber quais substancias esse fungo contém!

Não, não ficaram. O fungo verde cresceu apenas sobre o substrato.

to achando que é azulamento do micélio, tem que ver isso direito

Parece mesmo, mas não é. Quando aniversariei o bolo apareceram as manchas azuladas, mas depois de alguns dias elas sumiram e a superfície ficou toda branca. Mais alguns dias e surgiu a contaminação.


E quanto ao banho químico? Acham que pode ter comprometido os cogumelos?
 
Só se a foto é de ma qualidade mesmo, mas esse bolo ta mais pra SECO que pra contaminado.
 
Tirei os cogus do túnel de vento já quase completamente secos (ventilador potente). Ficaram totalmente pretos, parece que joguei no fogo.. é normal essa aparência?
 
Primeiro parabéns pelo cultivo! Eu já me frustrei muito com contaminação, dos meus 3 cultivos até agora 2 foram pro lixo.

E quanto ao banho químico? Acham que pode ter comprometido os cogumelos?

Água oxigenada é um poderoso oxidante (3% de H2O2 e 97% de H2O).

Psilocibina reage muito facilmente com o oxigênio, dando aquela coloração azulada aos cogumelos quando cortados e expostos ao ar.

Ou seja, pelo que entendo... vc oxidou toda a psilococibina dos seus cogumelos com água oxigenada, tanto que ficaram "pretos de tão azuis" :(

A psilocina que havia nos cogumelos se perde durante a secagem.

Kalenji... estou com muito medo de que seus cogumelos perderam toda a magia nesse banho. :(

Vc fez isso com todos os cogumelos?
 
Kalenji... estou com muito medo de que seus cogumelos perderam toda a magia nesse banho. :(

Vc fez isso com todos os cogumelos?

Sim! Mas eram poucos de qualquer maneira.. 20 gramas.
Então já era. Vou começar tudo de novo.
 
Faça um teste com eles.

Nada de jogar fora sem tentar.
 
Hmm.. e essa suposta oxidação da psilocibina acaba resultando em quê exatamente? Nada tóxico espero. Droga, se pelo menos tivesse prestado atenção nas aulas de química..
 
Hmm.. e essa suposta oxidação da psilocibina acaba resultando em quê exatamente? Nada tóxico espero. Droga, se pelo menos tivesse prestado atenção nas aulas de química..

Não sei no que resulta, mas não deve ser tóxico, visto que mesmo cogumelos com manchas azuis graças a oxidação são consumidos normalmente.

Eu odiava com todo meu ser as aulas de química, fui aprender de verdade depois que terminei o ens. médio, as aulas de lá estavam atrapalhando meu aprendizado, ahhahahahhaha.
 
quem se oxida é a psilocina. a psilocibina tem um grupamento fosfato e por isso é estável. não sei se a psilocina oxidada ainda mantém suas propriedades psicoativas, porém toda a psilocibina de um cogumelo é desfosforilada no fígado gerando o mesmo tanto de psilocina - que é o agente psicoativo mais potente do cogumelo. então mesmo se você perdeu psilocina com o banho de água oxigenada, ainda há bastante psilocibina no cogu...
 
Back
Top