Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Brasil - Primeiro cultivo

Diário de cultivo problemático.
Saudações!
Depois de ler bastante, tirar algumas dúvidas com os colegas, e ter o meu cultivo anterior da raça Teonanacatl frustrada por contaminação surgida durante uma incubação muito longa, com colonização muito lenta, acho que estou prestes a aniversariar os quatro bolos da strain Brasil. Iniciei a incubação (nessa incubadora aí embaixo, que modéstia à parte ficou muito louca) a exatamente 22 dias. Havia checado os copos três dias atrás. Hoje, quando chequei novamente, percebi que não houve expansão do micélio. Todos os copos apresentam uma pequena área não colonizada, creio que por falta de algum elemento que tenha sido consumido nessas três semanas. Estou considerando aniversariar os bolos assim mesmo. Ou será que vale a pena esperar mais? Também acho que depois desse tempo todo é melhor dar um "dunk" nos bolos antes de colocá-los no terrário, não?

Bolos: Preparados seguindo as instruções da técnica PFTek na biblioteca.

Terrário: Modelo Shotgun [caixa plástica furada (furos tapados com micropore)], utilizando perlita como mantenedor de umidade. Instalei um higrômetro dentro da caixa. A perlita úmida, sozinha, consegue manter a URA acima de 90% por mais de uma semana sem que haja necessidade de repor a água.

Incubadora: Caixa de madeira (sou contra isopor) com forração interna dupla de feltro. Instalei três aquecedores de aquário (2 x 5W e 1 x 2,5W), os quais alterno a utilização conforme a temperatura ambiente, de modo a manter a temperatura interna entre 27 e 29°C.

Abraços!

3.JPG2.JPG1.JPG4.JPG
 
com relação àquela foto de micélio contaminad, as manchas azuladas podem indicar que o contaminante é do gênero Penicillium. alguém mais experiente poderia opiniar?
 
Tem Penicillium azul sim.

Mas acho que precisaríamos de outras características fora a cor para identificar.
 
Back
Top